BAM, vamos por partes!!!! No Forum tem muitos posts desse assunto, não sou dono da verdade e não sou egenheiro automotivo, assim vou te passar as poucas coisas que eu sei, e pela prática no uso do carro.
Testei 3 chip's até chegar no H&S, é o melhor de todos indiscutivelmente para nosso carro!!!!!!
Ela com o H&S fica ótima, perfeita, e anda até demais, e fica mais economica, mas nada de fazer média comparando com Amarok,Hilux, etc.
Se voce meter o pau e ficar arrancando vai estragar sim, o motor e o cambio e tudo mais que estiver ligado a eles... KKKKKKKK O H&S tem algumas proteçoes que ajudam a não estragar o veículo, como controle de temperaturas e se voce gostar de meter o pau, precisa instalar pirometro, assim desliga a potencia automaticamente antes de derreter a turbina, cabeçote, etc.
Se chegar na CSS com o carro adulterado reclamando de peça estragada, voce não tem garantia...
A questão do DPF é muito polemica por aqui, já usei com e não tive problemas, mas hoje tirei por precaução alem do carro andar mais solto e responder melhor, tem RAM com 60.000 km rodando com e não deu problema, mas a recomendação da H&S é tirar sim.
O DPF é um filtro de particula que ajuda o meio ambiente e piora o desempenho do seu carro e atrapalha vc a usar o H&S... KKKKKKKKKK
Ví aqui no forum que a nova versão do software do H&S não tem mais a opção de potencia máxima, o HOT, mas no meu ponto de vista isso não faz diferença alguma, pois no WILD que é o intermediário ela já fica sobrado potencia, no meu ponto de vista também, usar no HOT vai judiar demais do carro e comprometer seu uso, eu não uso no HOT em hipótese alguma, só viajo no primeiro estágio MILD e quando a fila de caminhão é muito grade eu passo pro WILD.
Abraço,