Postado originalmente por
Renato Fraga
Poxa esse assunto é polêmico.....
MAs não dá pra ninguém ser dono da razão.
Fica difícil alguém induzir o pensamento de alguém a uma opinião particular.
Isso pode cair no que o Sérgio está falando, de ouvir isso e aquilo e acabar por acreditar numa teoria que não condiz com a verdade.
MAs falando do VM Motori, só digo que é uma motor pouco popular no Brasil, na Argentina sei que tem de monte, e equipa diversos veículos por lá, mas aí já vem o primeiro indício de subdimencionamento, pois a DAkota é um veículo de quase 2 toneladas com capacidade de carga para mais 1 tonelada e a maioria dos carros argentinos que usam esse motor têm proposta de uso diferente, sem falar que por lá o uso de motores Diesel é muito maior que por aqui.
O lance de optar pelo MWM é pelo simples fato de ser um motor muito popular por aqui, consagrado, equipa caminhões pequenos, têm histórico de sucesso, eficiência etcetc etc.
Agora, investimento é investimento.
Optar por aliar o carro que você gosta pela mecânica que te agrada é coisa muito particular e fica difícil colocar essa idéia para os outros muito menos entender essa teoria.
Eu se fosse pensar em investimento valer a pena, jamais teria feito o que fiz na minha Dakota. Ouví muitas críticas, mas te asseguro que estou muito contente com o resultado e principalmente, como nunca pensei em me desfazer dela, acho que fiz um bom negócio.
Como disse já colhi relatos de pessoas que fizeram tal adaptação não só em Dakotas, mas em Nissan Pathfinter, GM Tracker, Jeep CJ, XJ, YJ, Land Discovery e todos num princípio parecido. Gostam do carro, não o vêem como investimento mas sim como bem de consumo, e a mecânica não agradava.
Se hoje você adquire um carro com a necessidade de investimento e já está pensando na hora de vender, pode esquecer.
Mas se gosta do carro e quer deixá-lo mais confiável e eficiente, pode ser uma boa opção.
Fazendo uma suposição: Comprar uma DAkota com o motor danificado pela metade do preço. Você saberá exatamente o que é preciso investir e o resultado a ser obtido.
Comprar uma Dakota "em perfeito" estado a preço de mercado, sabe-se lá que estado perfeito é esse e quais os problemas que estão por vir. Vai que você pega uma que dá o mesmo problema que o Sérgio teve????? Ou que trinca o cabeçote posteriormente??? Ou que já tem algum problema maquiado e vai estourar na sua mão.
O fato desse motor VM ser "delicado" implica em possibilidade de existirem muitos com problemas por aí no mercado.
MAs essa é minha opinião, não quero ser o dono da verdade.
Abraços a todos