Postado originalmente por
Viking
Anthon, vc continua equivocado cara... a soja transgênica não tem parte de molécula de agrotóxico nenhum. O q a Monsanto fez, ao criar as primeiras variedades de soja transgênica, foi inserir na planta parte do código genético de uma bactéria naturalmente resistente a um herbicida específico, no caso o glifosato. Esta é a única (e grande)vantagem da soja transgênica comparada à soja convencional, pois como o glifosato é um herbicida muito potente, uma aplicação normalmente é suficiente para controlar as ervas daninhas, AO CONTRARIO DO PLANTIO DE SOJA CONVENCIONAL NAO MODIFICADA, ONDE ACABA SENDO NECESSÁRIO UTILIZAR VARIOS HERBICIDAS COM PRINCÍPIOS ATIVOS DIFERENTES EM DIVERSAS FASES DO PLANTIO, OU SEJA, MUITO MAIS VENENO E MUITO MAIS CONSUMO DE DIESEL E MÃO DE OBRA PARA ESPALHAR ESSES AGROTÓXICOS TODOS. Resumindo, a soja transgência não é envenenada, simplesmente é resistente ao veneno utilizado para matar as pragas, e o cultivo de soja convencional não dispensa a utilização de agrotóxicos, pelo contrario, pede muito mais.
Mas numa coisa vc tem razão, como as variedades transgênicas foram inicialmente mal introduzidas no brasil, graças à babaquice ideológica do governo, os agricultores não foram suficientemente bem informados com relação ao correto cultivo das variedades transgênicas, não fizeram cultivo rotacional, não respeitaram as regras de vazio sanitário e como resultado estão aparecendo cada vez mais pragas resistentes ao glifosato nas lavouras e isso tem diminuído a vantagem econômica da soja transgênica em algumas regiões. Os mercados q têm restrições quanto à soja transgência, o fazem por pura guerra comercial e protecionismo, e não para proteger a saúde da população, já q consomem sem restrições muitos outros produtos geneticamente modificados. Q o digam os países Europeus, q chegavam ao cúmulo de alimentar gado com resíduos animais e criaram a vaca louca, mas fazem inúmeras exigências absurdas para importar carne brasileira q tem ótima qualidade e preço muito mais baixo. A China nem merece comentário, o país utiliza tecnicas tão arcaicas q hj possui as regiões mais poluídas do planeta e ainda corre o risco de virar deserto. Esse bla bla bla contra os transgênicos é so protecionismo e desinformação, nada mais q isso.
Só pra finalizar, eu acredito q os produtores devem ser livres para escolher qual cultura plantar, afinal o capital investido é DELES e eles sabem melhor q ninguem calcular custos de produção. A agricultura já carrega naturalmente um alto risco inerente à atividade e os produtores não precisam de governo burro atrapalhando e espalhando pânico desnecessario.