x
Convex Datacenter
  • #8713
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5



    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Se voce utlizar ALCOOL como combustivel(estequiometria de 8/1), e esta potencia for a 6500rpm, com um bom INTERCOOLER, VAI PRECISAR DE 1,67 Bar DE PRESSÃO NO COLETOR, PARA "EMPURRAR" 36 Lib./Min. DE FLUXO. CONSIDERANDO PERDAS DE CARGA "RAZOÁVEIS" PRECISARÁ DE UM TURBO QUE PRODUZA 1,95 a 2,02 Bar.( OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO DE 2,88 a 2,95) COM ESTE FLUXO. O A/R DA CAIXA FRIA (COMPRESSOR) POUCO VAI INFLUENCIAR, SE UTILIZAR UM MAIOR QUE .48, FAVORECERÁ AO FLUXO DE AR(DINAMICAMENTE FALANDO), MAS SE UTILIZAR UMA CARACAÇA QUENTE COM A/R .48 , E UM BOM SISTEMA DE WG, CONSEGUIRÁ BONS NÍVEIS DE TORQUE EM BAIXA RPM, E UMA CURVA DE TORQUE MAIS PLANA. SACOU?? OU QUER QUE EU DESENHE??
    Abraço.
    Sérgio.
    isso eu sei
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #8714
    Que confusão!

    Sem polemizar e respeitando o conhecimento técnico de TODOS colegas...

    Garanto e tenho absoluta certeza do que eu digo... A pressão dos turbos (original) da Amarok é de 2 bar.

    Sem mais...

    Abraços

  • #8715
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Leo, como vc está fazendo facul de engenharia explica pra nóis como uma moto de 1000cc tem 176CV?
    1º já me formei,
    2º é muito fácil uma moto esportiva consegue ter alta potência, pois a desenvolve em alta rotação, como cada rotação temos algumas explosões dentro do cilindro (depende do nº de cilindros da moto) este motor em alta rotação consegue ter um maior nº de explosões num mesmo intervalo de tempo (cerca de o dobro de rotação que um motor de carro de mesma cilindrada atingi), porém mantendo o torque baixo e só atingindo um valor de torque máximo tambem em alta rotação, pois devido ao peso de uma motocicleta ela não precisa de tanto torque para conseguir deslocar o seu peso, como em um carro.

    Alguns dados técnicos:
    Suzuki GSX-R1000: potência máxima de 185 cv a 12.000 rpm*.
    Yamaha YZF R1: potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm*.
    Honda CBR 1000RR Fireblade: potência de 178,1cv a 12.000rpm*.

    Suzuki GSX-R1000: torque máximo de 11,90 kgf.m a 10.000 rpm*.
    Yamaha YZF R1: torque máximo de 11.78 kgf.m a 10.000 rpm*.
    Honda CBR 1000RR Fireblade: 11,4kgf.m a 8.500rpm*.
    Fonte dos valores: GSX R1000 - YZF R1 ou CBR 1000RR Fireblade - Motos Motor

    Entendeu o principio básico?
    Demais detalhes o pessoal já postou até as formulas de torque e potência.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #8716
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    explica então a difença entre volume de ar e pressão?
    Se quiser entender pesquise sobre os assuntos que o Thiago descreve abaixo:

    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Hahahahahaha! Cara vc tem sérias dificuldades conceituais e sem o conceito fica difícil entender.

    Pressão é força sobre área, volume é volume...Google it!

    joga no Google tb...procura por primeira lei da termodinâmica.
    Eu já falei basicamente a diferença nest post.

    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Putz o cara me fala que o tamanho do caracol consegue mandar o dobro ou mais de volume de ar....(eu não estou acreditando nisso)
    O volume de ar admitido, é o volume da câmara de combustão. Ex. se o motor da Amarok é 2.0 e tem 4 cil. o volume de ar admitido é de aprox. 500 ml ou cm³ por cilindro. E isso não se altera pois o volume da câmara é sempre o mesmo. O que consegue-se variar é a massa de ar admitida, devido as alterações de temperatura e pressão.

    A temperatura desse ar influência diretamente na massa de ar admitida e consequentemente na massa de oxigênio (que é o importante para a combustão).
    A Pressão também é diretamente proporcional a massa de ar admitido, visto que quanto maior a pressão, maior massa de ar consegue-se acondicionar dentro deste mesmo volume de câmara.
    Como salientou o Sérgio, a turbina não gera pressão, ela gera fluxo de ar, quem gera pressão é a restrição ao fluxo. E aí chega-se num limite de pressão que o sistema consegue atingir por a turbina ser uma espécie de bomba centrífuga.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #8717
    Usuário Avatar de Lobo!
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    92
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Então, eu faço umm motor de Gol 2.0 para arrancada com uma turbina .48 na caixa fria com 1.8 bar de pressão render 450CV.
    Por acaso vc ja esqueceu dos F1 da era turbo, motor 1.5 com mais de 1000hp agora com explicou o Leo a rotação é outra, a marcha lenta já é em torno de 5000rpm e a durabilidade....

    Abraço,
    Frontier LE AT 12/13

  • #8718
    Usuário Avatar de Lobo!
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    92
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Isso qualquer mecânico formado sabe disso, vai ter que acelerar até voar as bielas para fora para dar pressão ou então engatar uma marcha e arrancar freado para dar carga no motor, o teste da pressão é feito com o carro andando em terceira marcha a 1200rpm, aí vc acelera e mede a pressão máxima que vai dar.
    Se desta forma você só consegue 0,6 bar de pressão máxima com certeza você está aplicando pouca carga no motor.

    Abraço,
    Frontier LE AT 12/13

  • #8719
    Usuário Avatar de Lobo!
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    92
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    1º já me formei,
    2º é muito fácil uma moto esportiva consegue ter alta potência, pois a desenvolve em alta rotação, como cada rotação temos algumas explosões dentro do cilindro (depende do nº de cilindros da moto) este motor em alta rotação consegue ter um maior nº de explosões num mesmo intervalo de tempo (cerca de o dobro de rotação que um motor de carro de mesma cilindrada atingi), porém mantendo o torque baixo e só atingindo um valor de torque máximo tambem em alta rotação, pois devido ao peso de uma motocicleta ela não precisa de tanto torque para conseguir deslocar o seu peso, como em um carro.

    Alguns dados técnicos:
    Suzuki GSX-R1000: potência máxima de 185 cv a 12.000 rpm*.
    Yamaha YZF R1: potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm*.
    Honda CBR 1000RR Fireblade: potência de 178,1cv a 12.000rpm*.

    Suzuki GSX-R1000: torque máximo de 11,90 kgf.m a 10.000 rpm*.
    Yamaha YZF R1: torque máximo de 11.78 kgf.m a 10.000 rpm*.
    Honda CBR 1000RR Fireblade: 11,4kgf.m a 8.500rpm*.
    Fonte dos valores: GSX R1000 - YZF R1 ou CBR 1000RR Fireblade - Motos Motor

    Entendeu o principio básico?
    Demais detalhes o pessoal já postou até as formulas de torque e potência.

    []s
    Pois é, e ainda tem os Honda, lembra do Civic VTi 1.6 com 160cv e o S2000 2.0 com 240cv e ambos aspirados, mas com a rotação lá em cima 8300rpm.


    Abraço,
    Frontier LE AT 12/13

  • #8720
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post

    Edit: Ahh a equação disso é pV=nRT joga no Google tb...procura por primeira lei da termodinâmica.
    Nossa! Algo famliar, que bom... kkk
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #8721
    "...a couple of turbochargers and a suitably fettled ECU credit it with 120kW and 400Nm at 2 bar boost pressure..."

    Volkswagen Amarok BiTDI « All Revved Up with Aaron Borrill

    Fora isso eu vi pessoalmente um engenheiro da Volkswagen no lançamento dela aqui em Fortaleza falando nisso, por isso eu disse que tinha certeza.

  • #8722
    Usuário
    Entrada
    30/12/2011
    Idade
    64
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    E para se chegar nestes números, não tem segredo algum, são as equações;
    (Ce/60) x Pot D x Rel. AR/COMB. - TEM-SE O FLUXO DE AR EM LIBRAS POR MINUTO ou Fl/min.
    Onde:
    Ce- consumo especifico - motor diesel = 0,38
    Pot D - Potencia desejada = ?
    Rel. AR/COMB. - A ideal, segundo estudos dos entendidos, para emissões "aceitáveis", em motores turbo = 22/1
    Pressão absoluta no coletor(P.A. C.) =(Fl/min x Const. Gás x (460 + (temp. col. x 1,8 x 32)))/(E.V. x(rpm/2) x (Cil. x 61,02))
    Onde:
    Fl/min.= Fluxo de ar em libras/min
    Const. Gás = 639,6
    temp. col. = no caso de intercooler bem dimensionados = 50 graus celsius
    E.V = ECFICIENCIA VOLUMÉTRICA = nos mtores de 4 vlavulas por cilindro, podemosm considerar 95 a 98%
    Rpm= nem precisa dizer, mas É A RPM DO MOTOR, NA QUAL SE DESEJA UMA POTENCIA
    Cil.= capacidade volumétrica = cilindrada.
    Ai, é só montar as equações, simples assim, e menos "trabalhoso"(hehe...) que ficar falando o que não se tem nem "noção". E como matemática/física química, dificilmente( sempre "NUNCA") tem "mais ou menos", é isso ai.
    Abraço
    Sérgio.
    Bom dia,

    Não sou empregado ou vinculado a nenhuma ccs ou montadora, apenas fiquei curioso com esta questão da pressão. Como já foi dito inúmeras vezes aqui, para ter potência é preciso pressão de ar que garanta o fluxo.

    Sem querer polemizar, mas analisando seu post acima percebi um erro na conversão de temperatura de graus C para graus F. Está escrito "temp. col. x 1,8 x 32" quando o correto é temp. col. x 1,8 + 32. Provavelmente é um erro de digitação, mas se algum desavisado tentar fazer as contas não vai conseguir.

    A pressão fornecida pela equação dos gases ideais é absoluta, como você destaca. E alguns posts atrás você calculou a pressão requerida de 1,8/1,9 bar. Esta pressão é manométrica ou absoluta? Só estou tentando esclarecer se não estamos falando de 0,6 Bar_man e 1,8 Bar_abs.

    Abs
    AMAROK HL 2012 AT

  • #8723
    vw-crtdi-2-0l-ssp826803.pdf


    A quem interessar, achei esse manual técnico completo sobre o motor da Amarok TDI em .pdf

  • #8724
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Maranguas Ver Post
    vw-crtdi-2-0l-ssp826803.pdf


    A quem interessar, achei esse manual técnico completo sobre o motor da Amarok TDI em .pdf
    Valeu!!!

    Bacana pra caramba!

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade