x
Convex Datacenter
  • #19357
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30



    Citação Postado originalmente por geraaraujo Ver Post
    Pela característica de ciclo dos motores. O motor à diesel é mais eficiente que o a gasolina do ponto de vista termodinâmico. Essa eficiência ocorre porque o motor a diesel trabalha com mistura mais pobre que o a gasolina e taxas de compressão mais elevadas.

    A razão estequiométrica (mistura ar/combustível) é bem mais pobre no ciclo diesel, porém mistura pobre eleva muito a temperatura na câmara de combustão. Temperaturas elevadas na câmara de combustão aumentam muito a emissão de NOX (oxido de nitrogênio) produto altamente cancerígeno. Para atender as emissões os motores a diesel pegam parte dos gases de escape e passam por um pequeno radiador para diminuir a temperatura destes gases. Esses gases voltam para a câmara de combustão dentro dos cilindros e irão ocupar parte do espaço da mistura ar/diesel, diminuindo a temperatura da combustão bem como a eficiência do motor.

    Ao não usar a válvula EGR o motor diesel sem ela terá rendimento térmico máximo, pois quanto maior a temperatura de combustão melhor o rendimento. Por isso esse motor V6 se vier sem a EGR terá rendimento bem melhor que o atual 2.0. Andará mais e será mais econômico.

    No motor à gasolina a EGR tem outra finalidade. É mais usada em cargas parciais durante a fase de aquecimento do motor e nunca quando se está em WOT a aceleração plena. Motores a gasolina ou flex quando requisitados a plena carga trabalham sempre com mistura rica, injetando mais combustível para exatamente abaixar a temperatura da câmara de combustão e também pelo avanço da ignição, tendo em vista que o momento da combustão pode ser controlado diferente do motor à diesel. Isso salva o motor de uma quebra e diminui a emissão de NOX, mas aumenta a emissão de outros gases como o CO2.

    Motores a gasolina ou flex também sofrem de carbonização de válvulas com carvão quando usam o tipo de injeção direta como nos motores à diesel. Motores modernos turbo a gasolina tem tido problemas com isso especialmente os VW TSI 2.0. A razão para isso é que na injeção indireta o combustível é injetado no coletor de admissão junto com o ar aspirado. Essa mistura ao passar pelas válvulas terá o efeito limpante nas mesmas. Mas isso somente acontece com combustível de boa procedência e aditivado. Por isso motores a gasolina estradeiros tem bem menos carbonização enquanto aqueles que rodam basicamente na cidade sofrem bem mais.

    Km não diz muito sobre a saúde dos motores, mas sim o tipo de uso. Uso em estrada a velocidade cruzeiros dentro dos limites das vias é muto melhor que km baixa de uso basicamente na cidade ou trechos curtos.
    Sobre os outros itens já tinha conhecimento, mas não sabia com exatidão essa diferença de função a EGR, obrigado.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #19358
    Usuário
    Entrada
    28/02/2016
    Local
    Nova Lima/MG
    Posts
    57
    Agradecimentos: 2
    Oh Gera. Tu entende mesmo do lance, cara. Valeu pela exposição. Mudando um pouco de assunto, estou em dúvida sobre a troca do fluido de freio. O manual da maroca fala que deve trocar a cada dois anos, o que para mim vai acontecer em outubro. Mas vou viajar agora em julho e não quero correr riscos na estrada com a família. O consultor da css disse que tem que ser feita a troca na autorizada, senão perde a garantia. Achei estranho porque é item de desgaste, não coberto pela garantia. O valor da troca é mais caro lá, mas não muito significativo. Mas além disso, terei que trocar os discos e novamente as pastilhas de freio. Aí vira brincadeira de gente grande, porque a diferença é muito grande e o valor bem significativo. Alguém pode me ajudar nesta questão?

  • #19359
    Usuário
    Entrada
    27/01/2015
    Local
    Nova York/TO
    Posts
    164
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por bazze Ver Post
    Oh Gera. Tu entende mesmo do lance, cara. Valeu pela exposição. Mudando um pouco de assunto, estou em dúvida sobre a troca do fluido de freio. O manual da maroca fala que deve trocar a cada dois anos, o que para mim vai acontecer em outubro. Mas vou viajar agora em julho e não quero correr riscos na estrada com a família. O consultor da css disse que tem que ser feita a troca na autorizada, senão perde a garantia. Achei estranho porque é item de desgaste, não coberto pela garantia. O valor da troca é mais caro lá, mas não muito significativo. Mas além disso, terei que trocar os discos e novamente as pastilhas de freio. Aí vira brincadeira de gente grande, porque a diferença é muito grande e o valor bem significativo. Alguém pode me ajudar nesta questão?
    Eu optaria por trocar fora. A minha já está com 112 mil km e cinco anos de uso e nunca nem pensei em trocar fluido de freio. Vou trocar agora os discos porque já estão muito gastos. Claro, todo esse serviço vou fazer fora da Ccs, pois não quero ser assaltado. Tive que trocar o conjunto de embreagem que custou R$ 1.600,00 com mão de obra. Na Ccs a mão de obra ficava em R$ 1.000,00 e o kit de embreagem R$ 4.500,00... Não dá para fazer serviço em concessionária...
    Amarok Highline 2011, "Amaciando motor"
    Pajero Dakar, 2014, capotada e recuperada

  • #19360
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Sons Of Anarchy Ver Post
    Eu optaria por trocar fora. A minha já está com 112 mil km e cinco anos de uso e nunca nem pensei em trocar fluido de freio. Vou trocar agora os discos porque já estão muito gastos. Claro, todo esse serviço vou fazer fora da Ccs, pois não quero ser assaltado. Tive que trocar o conjunto de embreagem que custou R$ 1.600,00 com mão de obra. Na Ccs a mão de obra ficava em R$ 1.000,00 e o kit de embreagem R$ 4.500,00... Não dá para fazer serviço em concessionária...
    Acho que poderia repensar sobre a troca do fluido, o fluido absorve umidade, a longo prazo pode trazer danos muitos maiores que o custo da troca preventiva, só minha opinião.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #19361
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Acho que poderia repensar sobre a troca do fluido, o fluido absorve umidade, a longo prazo pode trazer danos muitos maiores que o custo da troca preventiva, só minha opinião.
    Eu troco o fluido no máximo a cada dois anos, pois exatamente a umidade que o fluido absorve corroê tudo por onde passa, inclusive a central do ABS.

    Uma troca com fluido de qualidade não sai por mais de R$200,00 em uma oficina honesta e competente.
    Se tiver a maquina e não precisar ficar bombando o pedal melhor ainda.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #19362
    Usuário
    Entrada
    27/01/2015
    Local
    Nova York/TO
    Posts
    164
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Acho que poderia repensar sobre a troca do fluido, o fluido absorve umidade, a longo prazo pode trazer danos muitos maiores que o custo da troca preventiva, só minha opinião.
    Na verdade, nunca troquei óleo de freio de nenhum carro meu. E nunca apresentou problemas. Mas concordo que a troca é salutar.
    Amarok Highline 2011, "Amaciando motor"
    Pajero Dakar, 2014, capotada e recuperada

  • #19363
    Usuário
    Entrada
    30/12/2015
    Local
    anicuns/GO
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    alguem ja passou pelo erro p0234 que possa me adiantar o problema e a cura

  • #19364
    Usuário
    Entrada
    28/06/2012
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    73
    Agradecimentos: 2
    Amarok com 84mil Kms (2012) e até aqui só alegria. Faz uns 12km/L na estrada (130-140km/h) e uns 9 na cidade. Hoje troquei discos e pastilhas e saiu por R$900 peças e m.o. Lá pelos 90mil vou trocar a correia para prevenir enquanto aguardo a chegada da V6. Abs a todos.
    Amarok V6 2019 AT / ex-Amarok HL AT, Hilux, L200, Rav4, Dakota, Ranger

  • #19365
    Usuário Avatar de Alex-Amarok
    Entrada
    05/07/2015
    Local
    brasilia/DF
    Posts
    174
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bazze Ver Post
    Oh Gera. Tu entende mesmo do lance, cara. Valeu pela exposição. Mudando um pouco de assunto, estou em dúvida sobre a troca do fluido de freio. O manual da maroca fala que deve trocar a cada dois anos, o que para mim vai acontecer em outubro. Mas vou viajar agora em julho e não quero correr riscos na estrada com a família. O consultor da css disse que tem que ser feita a troca na autorizada, senão perde a garantia. Achei estranho porque é item de desgaste, não coberto pela garantia. O valor da troca é mais caro lá, mas não muito significativo. Mas além disso, terei que trocar os discos e novamente as pastilhas de freio. Aí vira brincadeira de gente grande, porque a diferença é muito grande e o valor bem significativo. Alguém pode me ajudar nesta questão?

    3,5 anos em CCs e nunca falaram em troca de fluído.
    "O BRASIL PRECISA CRIAR UMA CULTURA DE INVESTIGAÇÃO, DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, DE SOLIDARIEDADE E DE EXIGÊNCIA DE SERVIÇOS"

  • #19366
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Alex-Amarok Ver Post
    3,5 anos em CCs e nunca falaram em troca de fluído.

    Via de regra e salvo algumas exceções, ccs são os piores locais pra se fazer a manutenção de um carro hj em dia.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #19367
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Eu troco o fluido no máximo a cada dois anos, pois exatamente a umidade que o fluido absorve corroê tudo por onde passa, inclusive a central do ABS.

    Uma troca com fluido de qualidade não sai por mais de R$200,00 em uma oficina honesta e competente.
    Se tiver a maquina e não precisar ficar bombando o pedal melhor ainda.
    No manual de serviço da Ranger, a troca de fluido de freio é feita a cada 40.000km ou 2 anos.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #19368
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Alex-Amarok Ver Post
    3,5 anos em CCs e nunca falaram em troca de fluído.
    No manual da minha é a cada 50.000 km ou 2 anos, o que vier primeiro.

    Quando tinha um Civic e levava na CSS eles trocaram, mas, não avisaram, afinal fazia parte da manutenção preventiva de 80.000 km.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade