x
Convex Datacenter
  • #18865
    Usuário
    Entrada
    17/05/2015
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0



    Todos os mecânicos da Volks que conversei disseram que esses motores tem um problema crônico (além das correias etc). Estão durando cerca de 100.000 kms mesmo.

    Eu uso o carro para viajar, não forço nem nada. Ele fundiu no Chui e tiver que guincha-lo por mais de 250 kms pois a concessionária mais perco fica em Pelotas. Como não resolveram nada em Pelotas tive que guinchar até SP

  • #18866
    Usuário
    Entrada
    19/07/2012
    Local
    Americana/SP
    Posts
    116
    Agradecimento: 1
    Muito estranho isso, esses motores são usados a muito tempo lá fora retirando na faixa de 140 a 150 HP. Teoricamente passar para os 180 CV não deveria ser o limite do bloco.

    Creio que o problema pode estar relacionado a algum aumento da temperatura da câmara de combustão. Aliás a válvula EGR tem por estratégia exatamente diminuir a temperatura da câmara de combustão, por isso talvez não seja uma boa estratégia para estes motores eliminar a EGR.

    Pode ser algo relacionado ao biodiesel também, pois até onde sei este motor não foi homologado para rodar com o Bio7.

    Uma coisa é certa: Nenhum motor principalmente a diesel pode durar somente 100k km, pois o custo dele é muito alto quando novo e a manutenção é muito cara.

    Isso somente corrobora com o que venho falando: Não vale a pena mais picape à diesel. Muito melhor é ter uma boa opção automático com um V6 de tecnologia mais moderna como os Ford Ecoboost ou mesmo GM americanos, mas andar de flex 4 cilindros muito obrigado, prefiro uma SUV usada V6 como a Santa Fé que substituiu minha Amarok.

  • #18867
    Usuário
    Entrada
    13/12/2015
    Local
    tupanatinga/PE
    Idade
    50
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde!
    alguém pode me ajudar?
    tenho uma frontier SE 2011 4x4 automática ano 2011 e nunca apresentou qualquer defeito mas hoje pela manhã tirei ela da garagem fui ao mercado e quando voltei fui colocar ela na garagem e quando parei e fui engatar uma ré simplesmente o cambio ficou neutro e não entra marcha nenhuma ,vai pra p retira a chave ou liga a ignição mas quando coloca em D fica neutra e também em R fica tudo neutro, alguém pode me ajudar? só para lembrar ela nunca apresentou qualquer anormalidade no cambio! me ajudem por favor!

  • #18868
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    74
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Concordo com os seus comentários. Mas, é fato existirem modelos da Amarok que já rodaram mais de 200.000 kms sem qualquer problema aqui no Brasil, cujos motores são exclusivamente do ciclo diesel. Com apenas 100.000 kms é bastante curiosa a situação.
    Agora, apesar das opiniões em contrário, que consideram os motores diesel mais robustos e duráveis, considerando os atuais controles de emissões, o elevado custo de manutenção, o preço de compra, além do custo do diesel e, dependendo do uso, não vejo vantagens nas picapes diesel sobre as versões a gasolina ou flex.





    Citação Postado originalmente por geraaraujo Ver Post
    Muito estranho isso, esses motores são usados a muito tempo lá fora retirando na faixa de 140 a 150 HP. Teoricamente passar para os 180 CV não deveria ser o limite do bloco.

    Creio que o problema pode estar relacionado a algum aumento da temperatura da câmara de combustão. Aliás a válvula EGR tem por estratégia exatamente diminuir a temperatura da câmara de combustão, por isso talvez não seja uma boa estratégia para estes motores eliminar a EGR.

    Pode ser algo relacionado ao biodiesel também, pois até onde sei este motor não foi homologado para rodar com o Bio7.

    Uma coisa é certa: Nenhum motor principalmente a diesel pode durar somente 100k km, pois o custo dele é muito alto quando novo e a manutenção é muito cara.

    Isso somente corrobora com o que venho falando: Não vale a pena mais picape à diesel. Muito melhor é ter uma boa opção automático com um V6 de tecnologia mais moderna como os Ford Ecoboost ou mesmo GM americanos, mas andar de flex 4 cilindros muito obrigado, prefiro uma SUV usada V6 como a Santa Fé que substituiu minha Amarok.
    Andrejur

  • #18869
    Usuário Avatar de Carolino
    Entrada
    02/08/2008
    Local
    Carmo do Paranaiba/MG
    Idade
    50
    Posts
    534
    Agradecimentos: 0
    Boa noite a todos! Alguém ja fez ou sabe como se faz, body lift na Amarok? Queria uns 3 cm a mais na carroceria dela, mas não sei se e so colocar os calcos maiores na carroceria algum pode me dar uma luz? Obrigado desde ja....
    Amarok HL 18/18 V6
    Trollha 3.0 2012, Maxxi competition 37",Warn Zeon 12000
    Mohave 3.8 V6 2012, Reos 6x6 r TON,Terex UAI m1 50 MB Mamute 1519 6x6

  • #18870
    Usuário Avatar de artuuk
    Entrada
    05/11/2015
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por geraaraujo Ver Post
    Muito estranho isso, esses motores são usados a muito tempo lá fora retirando na faixa de 140 a 150 HP. Teoricamente passar para os 180 CV não deveria ser o limite do bloco.

    Creio que o problema pode estar relacionado a algum aumento da temperatura da câmara de combustão. Aliás a válvula EGR tem por estratégia exatamente diminuir a temperatura da câmara de combustão, por isso talvez não seja uma boa estratégia para estes motores eliminar a EGR.
    Mas a idéia de eliminar a EGR é justamente para reduzir a temperatura na câmara e ter uma combustão mais rica.

    Para reduzir emissões, a válvula EGR recircula os gases que já passaram pelo motor, e um componente nela é o cooler de resfriamento (o maldito que vive dando problema). Desativando a EGR, você desativa toda essa circulação, e não apenas o cooler, e com isso tem-se uma mistura mais rica, somente com ar frio, direto do filtro de ar.

  • #18871
    Usuário Avatar de artuuk
    Entrada
    05/11/2015
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Também concordo André. Vale a pena analisar caso a caso, comparando os modelos e versões Diesel e Gasolina.

    Recentemente ví um comparativo muito interessante sobre isso.. Vou tentar achar e postar aqui.. Mas pelo que me lembro ficou assim:

    Hilux Flex VS Hilux Diesel - A diesel vale mais a pena.
    S10 Flex (205cv) VS S10 Diesel - A gasolina vale mais a pena, porém não tem cambio automático.
    Triton 3.5 V6 Flex VS Triton 3.2 Deisel - A diesel vale mais a pena.
    Ranger 2.5 Flex VS Ranger 3.2 Diesel - Empate.


    Eu mesmo tive antes da Amarok uma Hilux 2.7 VVTI Flex. Andava muito menos que a VW e fazia 5km/l de gasolina na cidade e 7 na estrada. Neste caso a Amarok tem um custo total mais interessante do que a Toyota (considerando uma média de 1500km rodados por mês, com a Amarok fazendo 10km/l na cidade e 12 na estrada, com diesel a R$2.69 e gasolina a R$3.59 - em Curitiba).

  • #18872
    Usuário
    Entrada
    19/07/2012
    Local
    Americana/SP
    Posts
    116
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por artuuk Ver Post
    Mas a idéia de eliminar a EGR é justamente para reduzir a temperatura na câmara e ter uma combustão mais rica.

    Para reduzir emissões, a válvula EGR recircula os gases que já passaram pelo motor, e um componente nela é o cooler de resfriamento (o maldito que vive dando problema). Desativando a EGR, você desativa toda essa circulação, e não apenas o cooler, e com isso tem-se uma mistura mais rica, somente com ar frio, direto do filtro de ar.
    Negativo, no motor à diesel a razão estequiométrica é sempre bem mais pobre que um motor a gasolina e a explosão acontece pela compressão não é igual a gasolina que é por faísca. Sendo assim a temperatura dentro da câmara de combustão no diesel é bem alta e a mesma é diminuída pelo retorno dos gases de escape refrigerados (pela ação da EGR refrigerada), esses gases de escape vão ocupar o espaço da mistura diesel/ar provocando uma queda na temperatura de combustão e emitindo menos Nox.

    Fazer o motor trabalhar sem a EGR significa preencher toda a câmara de combustão com a mistura ar/diesel cuja característica é de mistura pobre e sim levará a um aumento médio da temperatura de combustão. Isso é exatamente o oposto do motor a gasolina que quando se deseja diminuir a temperatura da câmara de combustão torna-se a mistura mais rica. Por isso o motor à diesel é mais eficiente que o motor a gasolina, pois consegue trabalhar com a temperatura média mais quente que o a gasolina, pois tem taxa de compressão mais elevada. Tornar a mistura ar/diesel mais rica não funciona pois como não tem faísca não é possível controlar o momento da explosão. Se por muito diesel o que pode ocorrer é um calço hidraulico.

    Se a ação da retirada da valvula EGR provocará diminuição da vida util do motor não sei dizer, mas em tese trabalhar com temperatura média da câmara de combustão mais alta degrada mais rápido o óleo lubrificante, além de exigir mais do sistema de arrefecimento. Como este motor da Amarok tem uma cilindrada menor e quase a mesma potencia específica dos outros, talvez não tenha muita folga para mudanças drásticas de funcionamento, como retirar a EGR e incremento de potencia sem comprometer a vida útil.

    O que ajudaria o bloco se retirar a EGR seria diminuir a pressão do turbo e consequentemente a potencia e torque máximos, pois com menos mistura ar/diesel dentro dos cilindros menor a temperatura dentro dos mesmos, já que não se altera a mistura ar/diesel. Mas ninguém faz isso, pois o que se vende é exatamente aumentar a potência e torque com a retirada da válvula EGR. Se retirar a EGR e aumentar a pressão do turbo para se extrair mais potência, duvido muito que não afete a vida util do motor, principalmente se tiver uso pesado e agressivo.
    4X4 Brasil

  • #18873
    Usuário Avatar de artuuk
    Entrada
    05/11/2015
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por geraaraujo Ver Post
    Negativo, no motor à diesel a razão estequiométrica é sempre bem mais pobre que um motor a gasolina e a explosão acontece pela compressão não é igual a gasolina que é por faísca. Sendo assim a temperatura dentro da câmara de combustão no diesel é bem alta e a mesma é diminuída pelo retorno dos gases de escape refrigerados (pela ação da EGR refrigerada), esses gases de escape vão ocupar o espaço da mistura diesel/ar provocando uma queda na temperatura de combustão e emitindo menos Nox.
    Cara, você tem razão. Fiquei encucado com o que escreveu e fui buscar a fundo mais informações (pois todos os que eu havia conversado anteriormente tinham me dito o contrario do que você escreveu).

    Aí garimpando na internet achei a apostila para mecanicos VW, onde explica componente por componente do motor da Amarok, inclusivo falando da EGR e explicando seu funcionamento e importancia no sistema.

    Se tiver interesse em ler mais, o link é esse:
    http://pt.slideshare.net/Henriquecar...arok-edc-16e17

    Obrigado pela contribuição e por me "ensinar" mais uma.

  • #18874
    Usuário
    Entrada
    19/07/2012
    Local
    Americana/SP
    Posts
    116
    Agradecimento: 1
    Por isso que digo que estes motores a diesel modernos no Brasil são verdadeiras bombas ambulantes.

    Quando morei nos EUA a diferença de preço entre uma Touareg TDI V6 a diesel e a versão equivalente a gasolina era algo de U$$4k Obamas, além do mais o diesel lá é em torno de 20% mais caro que a gasolina.

    As peças de reposição deste motor eram caras, mas nunca o absurdo do que custam no Brasil. Se lá nos EUA a VW cobrar os valores que ela cobra aqui pelas peças deste motor 2.0 TDI ninguém compraria carro com este motor lá.

    O que os consumidores precisam fazer aqui é levar em conta na hora de comprar um carro 0 km o custo do reparo e não só as simples trocas de óleo das tais revisões programadas.

    Uma picape como a Amarok com o custo de reparo que tem fora da garantia teria nos EUA um valor de revenda quase nulo, pois ninguém em sã consciência compraria um veiculo cujo custo de somente o bloco do motor seja equivalente a quase 70% do valor do carro, isso sem considerar a mão de obra.

    Eu não tenho coragem de comprar Amarok fora da garantia por preço algum, pois o custo de reparo corretivo mecânico beira o surreal. Isso é um verdadeiro estupro!!!!

  • #18875
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Daqui um pouco o pessoal começa adaptar motor sprint nas amarok velhas.

  • #18876
    Usuário
    Entrada
    17/05/2015
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por geraaraujo Ver Post
    Muito estranho isso, esses motores são usados a muito tempo lá fora retirando na faixa de 140 a 150 HP. Teoricamente passar para os 180 CV não deveria ser o limite do bloco.

    Creio que o problema pode estar relacionado a algum aumento da temperatura da câmara de combustão. Aliás a válvula EGR tem por estratégia exatamente diminuir a temperatura da câmara de combustão, por isso talvez não seja uma boa estratégia para estes motores eliminar a EGR.

    Pode ser algo relacionado ao biodiesel também, pois até onde sei este motor não foi homologado para rodar com o Bio7.

    Uma coisa é certa: Nenhum motor principalmente a diesel pode durar somente 100k km, pois o custo dele é muito alto quando novo e a manutenção é muito cara.

    Isso somente corrobora com o que venho falando: Não vale a pena mais picape à diesel. Muito melhor é ter uma boa opção automático com um V6 de tecnologia mais moderna como os Ford Ecoboost ou mesmo GM americanos, mas andar de flex 4 cilindros muito obrigado, prefiro uma SUV usada V6 como a Santa Fé que substituiu minha Amarok.
    Combustível só usava S10 de posto com bandeira (BR ou Shell)

    Com relação ao motores Diesel X Gasolina, eu concordo com você. Os de diesel atuais não compensam pois não duram nada, são pequenos e frágeis, muito diferente dos motores antigos robustos que equipavam as D-20, caminhonetes Ford e etc.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade