x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/05/2016
    Local
    cuiaba/MT
    Idade
    34
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Amarok higline 2016, posso fazer uso continuo do Diesel S500?




    Boa tarde amigos,

    A situação é a seguinte, caso eu compre de fato a Amarok 0km, irei abastecer cerca de 90% na fazenda, onde apenas se utiliza diesel S500 e de boa qualidade, pois ha 15 anos compramos do mesmo distribuidor e regularmente fazemos a limpeza dos tanques.
    A recomendação da concessionaria da Volks é que abasteça apenas o Diesel S10, assim como na Toyota existe a mesma recomendação, porem temos 2 Hilux que já a 5 anos abastecem 100% Diesel S500 e nunca tivemos nenhum problema. Posso ter algum tipo de problema com a Amarok em abastecer apenas o S500?

  • #2
    Citação Postado originalmente por fullmann Ver Post
    Posso ter algum tipo de problema com a Amarok em abastecer apenas o S500?
    Esses motores modernos foram feitos pra funcionar com S50, no mínimo.

    Você pode usar até o S1800 e nunca precisar de manutenção, agora, se prepara, porque se o carro tiver qualquer problema de motor (bicos, bombas, turbinas, etc) a garantia não vai cobrir, por motivos óbvios (o manual avisa o combustível adequado).

    Considerando que trocar os bicos de uma pick-up moderna como a Amarok deve custar uns R$ 10 mil, você acha que o risco compensa ?


  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Veículos leves a diesel fabricados a partir de 2012 possuem um filtro de partículas (DPF) no escapamento e válvula EGR que faz recircular os gases de escape para a admissão. Os pesados, em vez disso, usam ARLA32.
    Usar S-500 fará com que o DPF sature muito mais rápido, podendo inclusive danificá-lo.
    Além disso a válvula EGR vai sofrer rápida carbonização pois o enxofre contido no S-500 produz grande quantidade de material particulado.
    Como o manual manda usar apenas S-10, a primeira consequência é a perda da garantia pois esses efeitos são facilmente verificáveis pela concessionária.
    Para usar S-500 só há 2 opções:
    1-Comprar uma caminhonete até 2011.
    2-Mandar um preparador de motores reprogramar o módulo eletrônico, retirar o DPF e tapar a EGR, como se faz em carros de competição. Isso também dá perda da garantia.

  • #4
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por fullmann Ver Post
    Boa tarde amigos,

    A situação é a seguinte, caso eu compre de fato a Amarok 0km, irei abastecer cerca de 90% na fazenda, onde apenas se utiliza diesel S500 e de boa qualidade, pois ha 15 anos compramos do mesmo distribuidor e regularmente fazemos a limpeza dos tanques.
    A recomendação da concessionaria da Volks é que abasteça apenas o Diesel S10, assim como na Toyota existe a mesma recomendação, porem temos 2 Hilux que já a 5 anos abastecem 100% Diesel S500 e nunca tivemos nenhum problema. Posso ter algum tipo de problema com a Amarok em abastecer apenas o S500?
    Digo o mesmo que o companheiro Walter, só se fazer a reprogramaçao na central e deletar o DPF e EGR, mesmo assim ainda corre o risco de dar problema pois os bicos nao sao preparados para tal, caso contrario, sua picape ira rodar 50km e vai entrar em modo de segurança, fumacear branco, perigoso ate dar problema na turbina(sem falar nos bicos, etc).

    a hilux desde 2012 entrou com 2 filtros de combustivel, lembrando que em 2012 pouquissimos postos no interior havia diesel s50, ainda estava em processo de adaptaçao nos postos, muita gente por exemplo teve problema com o combustivel pelo fato de utilizarem o mesmo tanque de s1800(comum) para depositar o s50, a hilux possui o filtro principal e o pré filtro, tornando possivel o abastecimento de diesel s500 ou ate s1800, mas nao com frequencia, e se pegarem mesmo assim vao tirar sua garantia.

    fazendo as contas, 5 anos atras, era 2011. Hilux ate 2011/12 ainda se abastece com diesel comum, apartir de 2012/12 ja sao com 2 filtros como mencionei acima.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Laramie, quanto a dar problema nos bicos, não sei não... sou capaz de dizer que vão durar até mais, em razão da maior lubricidade do S-500. Outra coisa: segundo minhas pesquisas a questão da quantidade de enxofre no diesel não se resolve pela simples filtragem. As refinarias fazem um processo químico complexo chamado hidrotratamento para reduzir o teor de enxofre para 10 PPM (diesel S-10). As Hilux pós 2012 que andam com S-500 acumulam fuligem na turbina e no coletor de admissão e, com certeza, reduzem muito a vida útil do DPF. Esses problemas demoram a manifestar-se em alguns motores.

  • #6
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Laramie, quanto a dar problema nos bicos, não sei não... sou capaz de dizer que vão durar até mais, em razão da maior lubricidade do S-500. Outra coisa: segundo minhas pesquisas a questão da quantidade de enxofre no diesel não se resolve pela simples filtragem. As refinarias fazem um processo químico complexo chamado hidrotratamento para reduzir o teor de enxofre para 10 PPM (diesel S-10). As Hilux pós 2012 que andam com S-500 acumulam fuligem na turbina e no coletor de admissão e, com certeza, reduzem muito a vida útil do DPF. Esses problemas demoram a manifestar-se em alguns motores.
    Entao Walter, falando sobre a hilux, ela nao tem dpf, entao ela poderia rodar tranquilamente com o s500, descartando a questao de dpf.. o diesel s10 nao possui os aditivos lubrificantes para repor essa perda de lubrificaçao?

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Qual ano da Hilux? Se for pós 2012 e não tem DPF, tem que ter algum tipo de catalizador que faça a mesma função, para atender à norma EuroV.

    O Governo (Petrobrás) afirma que a adição de biodiesel repõe a lubricidade perdida no processo de hidrotratamento. Mas já foram feitos testes em laboratórios de faculdades (tese de mestrado, doutorado...) que encontraram menor lubricidade no S-10. Tem uns 3 tópicos no forum discutindo sobre isso.

    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Entao Walter, falando sobre a hilux, ela nao tem dpf, entao ela poderia rodar tranquilamente com o s500, descartando a questao de dpf.. o diesel s10 nao possui os aditivos lubrificantes para repor essa perda de lubrificaçao?

  • #8
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    895
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Qual ano da Hilux? Se for pós 2012 e não tem DPF, tem que ter algum tipo de catalizador que faça a mesma função, para atender à norma EuroV.

    O Governo (Petrobrás) afirma que a adição de biodiesel repõe a lubricidade perdida no processo de hidrotratamento. Mas já foram feitos testes em laboratórios de faculdades (tese de mestrado, doutorado...) que encontraram menor lubricidade no S-10. Tem uns 3 tópicos no forum discutindo sobre isso.
    Entendi. Entao as vezes a gnt nem pesquisa mas acaba entrando no assunto, depois vou ver os topicos. Referente a Hilux, ela nao tem nada no escape que faça o trabalho do dpf. É 100% livre eu tive uma 2014 e arranquei o escape dela completo, ate nessa 2016 que é minha atual, nao tem nada no escape e ja arranquei fora tambem. Kkkkk
    Mas creio que em 2012 foi colocado o pre filtro p justamente nao ser obrigado a usar dpf. Como a L200 triton que ate hoje tambem nao possui dpf e as s10 com 180cv que foram ate final de 2013.. nao sei tecnicamente sobre essas leis. Mas tem alguma brexa no meio q algumas estao aproveitando, como os maquinarios rurais que ate hoje nao se aderiram ao Euro5..

  • #9
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Entendi. Entao as vezes a gnt nem pesquisa mas acaba entrando no assunto, depois vou ver os topicos. Referente a Hilux, ela nao tem nada no escape que faça o trabalho do dpf. É 100% livre eu tive uma 2014 e arranquei o escape dela completo, ate nessa 2016 que é minha atual, nao tem nada no escape e ja arranquei fora tambem. Kkkkk
    Mas creio que em 2012 foi colocado o pre filtro p justamente nao ser obrigado a usar dpf. Como a L200 triton que ate hoje tambem nao possui dpf e as s10 com 180cv que foram ate final de 2013.. nao sei tecnicamente sobre essas leis. Mas tem alguma brexa no meio q algumas estao aproveitando, como os maquinarios rurais que ate hoje nao se aderiram ao Euro5..
    Na Hilux 3.0 D4D, segundo li certa vez (careço da fonte no momento), os bicos realizam uma queima mais completa em razão do tempo de injeção mais curto e a combinação com uma pressão (no bico! e não no rail) mais acentuada o que provoca uma queima mais completa gerando menos resíduos. E os resíduos que são produzidos são direcionados a EGR que os manda de volta para a combustão. Essa seria a razão para não usar DPF. Acredito que o mesmo se dê na nova Hilux.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por fullmann Ver Post
    Boa tarde amigos,

    A situação é a seguinte, caso eu compre de fato a Amarok 0km, irei abastecer cerca de 90% na fazenda, onde apenas se utiliza diesel S500 e de boa qualidade, pois ha 15 anos compramos do mesmo distribuidor e regularmente fazemos a limpeza dos tanques.
    A recomendação da concessionaria da Volks é que abasteça apenas o Diesel S10, assim como na Toyota existe a mesma recomendação, porem temos 2 Hilux que já a 5 anos abastecem 100% Diesel S500 e nunca tivemos nenhum problema. Posso ter algum tipo de problema com a Amarok em abastecer apenas o S500?
    Prezado amigo fullmann ...

    Existem muitas coisas que a gente pode fazer neste mundo, porém, algumas não são recomendáveis ... uma delas é abastecer veículos fabricados após 2012 com diesel S500 ...

    Corroboro as palavras do amigo Walter da Camper ...

    Dê uma boa lida no pequeno manual do “link” abaixo, em particular, nos itens “6” e “7" ...

    http://www.metalsinter.com.br/metals...idas%20S10.pdf

    Vendo seu caso, lembrei-me que uma vez, ano passado, estive numa css da GM para ver uma Trailblazer ... dei uma circulada pela oficina para ver se ali se encontrava alguma, e, por acaso, lá estava uma semi-nova, com baixíssima quilometragem, encostada em manutenção ... perguntei ao chefe da oficina qual era o problema e o motivo ... ele foi enfático: "Descarbonização!!!!!" ... Motivo: Utilização de diesel S500 ... Perguntei sobre a garantia: Ele disse-me que, apesar do cliente ter utilizado um combustível fora do especificado no manual do proprietário, o serviço estava sendo feito por conta da garantia de fábrica ... mas, quanto a isso, também foi enfático: "Se não fosse um cliente nosso, muito especial e antigo, não haveria essa deferência especial" ...

    Forte abraço e boa sorte.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #11
    Usuário Avatar de SavioBatista
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    42
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fullmann Ver Post
    Boa tarde amigos,

    A situação é a seguinte, caso eu compre de fato a Amarok 0km, irei abastecer cerca de 90% na fazenda, onde apenas se utiliza diesel S500 e de boa qualidade, pois ha 15 anos compramos do mesmo distribuidor e regularmente fazemos a limpeza dos tanques.
    A recomendação da concessionaria da Volks é que abasteça apenas o Diesel S10, assim como na Toyota existe a mesma recomendação, porem temos 2 Hilux que já a 5 anos abastecem 100% Diesel S500 e nunca tivemos nenhum problema. Posso ter algum tipo de problema com a Amarok em abastecer apenas o S500?
    Ola, meu sogro possui duas amarok`s, ambas Highline sendo uma Manual 2012 e outra Aut. 2013, o Detalhe e que as duas já deram defeito e foram rebocadas para a CSS por usar o Diesel S500, a manual ainda chegou no segundo tanque para a mesma entrar em modo de segurança já a Aut. no primeiro meio tanque ela simplesmente parou.
    Isso ocorreu pq as vezes no Interior aqui do Nordeste simplesmente não possui S10 nos postos e como as picapes são utilizadas 100% nas estradas o motorista foi obrigado a colocar o s500, resumindo hj e feito uma rota já com os postos para abastecimento antes de cada viagem.
    ASX AWD 2015 / Pajero Dakar 2013 3.2
    Membro: Pajero Dakar Clube (Facebook)
    FORTALEZA-CE

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Na minha opinião, usar diesel S500 em camionetes pós 2012 só em último caso, emergencial, porque a diferença entre ambos é muito grande. As ECU pós 2012 estão programadas para o diesel S10, e, ao notarem que o diesel é bem diferente, podem entrar em modo de segurança ou simplesmente parar de funcionar, mas isso depende de N fatores, tipo: fabricante dos veículos e da ECU, tipo de programação da ECU, quantidade de sensores e sua calibração, kilometragem rodada com o veículo e etc,etc.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvida: diesel S10 x S500 - danos na bomba injetora e tanque?
      Por Piotrek no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 178
      Última resposta: 18/01/2022, 08:10
    2. Postos com diesel S500
      Por Atila250s no fórum Nissan
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/10/2015, 08:28
    3. tr4 o que posso fazer???
      Por Dionathan no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/07/2010, 07:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade