x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0

    Consumo Diesel x RPM




    Sabe-se que em motores do ciclo Otto usar marchas mais altas possíveis traz menor consumo, mesmo que isso implique em pisar mais fundo no acelerador para "andar" no mesmo ritmo. Essa forma econômica de conduzir traduz-se em mudanças de marcha em rotações menores que as indicadas pelo fabricante, afinal, o regime que eles recomendam é de bom compromisso entre desempenho e economia.
    E nos motores Diesel? Em relação ao consumo o que vale é o peso do pé, estou certo?

    Abraços

    Me desculpem se postei na seção errada.

  • #2
    Boa pergunta. Pq no diesel, se jogamos marcha alta e pisamos, o resultado é fumaça preta. E fumaça preta não é excesso de diesel? Não estariamos jogando no ar, mais diesel do que deveríamos?
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #3
    Pessoal

    Pra começar um motor regulado não joga nada ou pouquíssima fumaça mesmo voce tuchando a bota não se pode nem considerar fumaça preta.
    Agora respondendo ao tópico hoje em dia no ciclo diesel tem as BI mecânicas o qual quanto mais baixa for a rotação melhor consumo voce terá.
    Já nos eletrônicos noto que existe uma faixa de rpm ideal que não pode ser a mínima pois fica falhando e pipocando e se passar da máxima começa a consumir mais combustível.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #4
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    bom..
    na f250 tem uma faixa verde no contagiros...ali,pelo que percebi.. é onde se tem o melhor rendimento quando prioriza-se o consumo! Exatamente pelo que disseram, o motor está com sua mistura ar x combustivel em nivel bom.
    Uma coisa é certa, se vc ficar deixando a rpm la embaixo e forçando o motor até a turbina pressurizar, consome mais!

  • #5
    Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    1,556
    Agradecimentos: 22

    Talking

    Citação Postado originalmente por Miranda Ver Post
    bom..
    na f250 tem uma faixa verde no contagiros...ali,pelo que percebi.. é onde se tem o melhor rendimento quando prioriza-se o consumo! Exatamente pelo que disseram, o motor está com sua mistura ar x combustivel em nivel bom.
    Uma coisa é certa, se vc ficar deixando a rpm la embaixo e forçando o motor até a turbina pressurizar, consome mais!
    Isso é fato mesmo.
    Até onde me lembro, via de regra para qualquer motor original, o ponto do "grafico" onde a curva de torque cruza a curva de potëncia é teoricamente o de melhor relação rendimento X economia (me corrijam se estiver errado).
    De um jeito ou de outro, mantenho o giro da Ranger no 3000 o tempo todo quando estou na estrada. Viajo na faixa de 120 a 130Km/h e mantenho uma boa média (NMHO) de 9 a 9,5 Km/l...

    Abraço!!

  • #6
    Felippetti, nessas mesmas condições, se não passar dos 2.500 rpm, a uns 110 Km/h fará uns 11,5 Km/l ou até 12,0 Km/l. Podes crer !
    E fumaça negra, só se o motor e BI estiverem desrregulados, Diesel ruim, motor já muito baleado. Em motores mais cansados, mesmo com as BIs bem reguladas, pode sair um pouco de fumaça após desaceleração e repentina aceleração, já durante algumas horas de funcionamento do motor.
    Abração
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #7
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Amigos,

    Na minha opinìão, o mais econônico é andar com giro o mais baixo possível, mas dentro da faixa de giro onde o motor apresente bastante torque.

    O ideal é verificar no manual, em qual faixa de giro seu motor apresenta bom torque.

    Abraços Du.

  • #8
    Usuário Avatar de Acreano
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Rio Branco/Goiânia/AC
    Posts
    759
    Agradecimentos: 7

    Fumaça

    Citação Postado originalmente por MarBO Ver Post
    Pessoal

    Pra começar um motor regulado não joga nada ou pouquíssima fumaça mesmo voce tuchando a bota não se pode nem considerar fumaça preta.
    Agora respondendo ao tópico hoje em dia no ciclo diesel tem as BI mecânicas o qual quanto mais baixa for a rotação melhor consumo voce terá.
    Já nos eletrônicos noto que existe uma faixa de rpm ideal que não pode ser a mínima pois fica falhando e pipocando e se passar da máxima começa a consumir mais combustível.
    Olha, a minha camionete diesel eletrônica com pouco mais de 10.000km solta fumaça quando arranca rápido. Relatei o fato ao mecânico e ele disse não poder fazer nada, pois a central de injeção já vem programada de fábrica e nenhuma concessionária tem aparelho para reprogramar e caso faça fora, perde-se a garantia.

  • #9
    Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    1,597
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Acreano Ver Post
    Olha, a minha camionete diesel eletrônica com pouco mais de 10.000km solta fumaça quando arranca rápido. Relatei o fato ao mecânico e ele disse não poder fazer nada, pois a central de injeção já vem programada de fábrica e nenhuma concessionária tem aparelho para reprogramar e caso faça fora, perde-se a garantia.
    Eu percebi isso na Ranger do meu tio,quando eu tava viajando com ele,nas acelerações brabas ela solta um pouco de fumaça!!!
    Minha F250 ta soltando mais fumaça por que a com bomba aberta!!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #10
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    consumo

    Tenho um motor diesel, com bomba mecanica.
    E' logico entender o consumo:
    1. Pisa-se no acelerador, injeta-se diesel. Direto e simples.
    2. Quanto mais alta a rotacao, mais diesel estara sendo enviado em determinado tempo. Por ex: Com mesma aceleracao, em 1 mim a 1000RPM, injeta-se 15ml... ----> 1 mim a 3000RPM injeta-se 45ml, no mesmo esforco (empurrando mesmo peso, no mesmo nivel de solo).

    Logo, o menor consumo esta na melhor relacao RPM x Aceleracao (peso do pe)....

    Obs: quanto maior a rotacao, maior o desgaste do motor e maior o risco de quebras, logo maior serah o gasto com manutencao. (Nao adianta economizar no combustivel e gastar na manutencao...)

    Daniel

  • #11
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    "Na prática a teoria é outra"

    Sábio foi o cara que disse essa frase, que eu nao lembro quem foi! Mas, vi num desses foruns de preparação de motores uaheuaheua

    Muito bonitinho isso, de é só nao pisar que nao consome..entao ande na cidade de terceira o tempo todo, passando por quebra molas, virando esquinas etc, (na f250 CD com 285/75, isso pesa bastante, por isso utilizei como exemplo a terceira marcha, mas pro pessoal das médias, faça tudo isso em 4ª)... ao sair de um quebra molas, nao reduza, ande sempre com rpm baixa.. e pise pra re aver seus 40~50km/h de velocidade.

    Depois me conta como foi o consumo.

    Isso ai serve muito bem pra veiculos aspirados, pode até ser...

    Agora pra turbinados, a questao nao é essa..
    vc precisa saber onde é a rotação onde o maior torque é entregue e ainda, rodar com a turbina pressurizando um pouco... pra sua mistura nao ficar tao gorda.

  • #12

    Angry

    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Felippetti, nessas mesmas condições, se não passar dos 2.500 rpm, a uns 110 Km/h fará uns 11,5 Km/l ou até 12,0 Km/l. Podes crer !
    E fumaça negra, só se o motor e BI estiverem desrregulados, Diesel ruim, motor já muito baleado. Em motores mais cansados, mesmo com as BIs bem reguladas, pode sair um pouco de fumaça após desaceleração e repentina aceleração, já durante algumas horas de funcionamento do motor.
    Abração
    Anthoniusnikos

    Gente, é de fumacinha q to falando, não é um cogumelo de fumaça preta não. Meu motor tá novinho (completando 7.000 km) , a bomba tb acabou de voltar da revisão. Sem contar que a jubiraca tá fazendo 12 km/l na estrada, a 100 km/h. Mas se tochar o pé no acelerador dá uma fumada preta e principalmente se sair devagar, giro baixo e já engatar uma terceira marcha, ela fuma pretinho, um pouco mas fuma. A noite só se vê se olhar no farol do carro de trás, quando a turbina apita, a fumaça some. Mas de dia, eu vejo a diferença, tem hora q sai mais preta. Se for assim, só vi ranger de motor fundindo até hoje. Pq todas q vejo quando arrancam, soltam uma fumaça preta, pouca mas solta. E não é só ranger não, todas a diesel soltam. Então assim é bom demais.... Carro a diesel não polui mais?
    4X4 Brasil
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade