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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Angry Rosca de cárter danificada




    Olá a todos,

    ao fazer a última troca de óleo, quando foi retirado o bujão para esgotamento do óleo do cárter, verificou-se que saíram fragmentos dos fios da rosca do cárter.
    Ao repor o bujão houve dificuldade para que o mesmo pegasse aperto.

    Apenas colocando teflon e silicone de alta temperatura, foi possível apertar mas não muito.

    Já andei uns 500Km assim, mas não acho que seja a solução definitiva.

    Alguém já teve essa experiência ?

    A única solução é mesmo desmontar toda a frente para retirar o cárter e refazer a rosca ?

    Além do custo, tenho receio de que ao remontar surjam problemas graves na mecânica !

    É impressionante constatar que o bujão tem mais dureza que a rosca do carter quando deveria ser o contrário. O bujão sempre deveria "perder" a disputa com a rosca já que é infinitamente mais fácil substituí-lo.

    Torço por sugestões !

    [ ]s

  • #2
    Itamar,

    Vais ter que tirar a tampa do carter e refazer a rosca, ou trocar a tampa.
    Se fores refazer a rosca lembre-se que ela ficará diferente da original e assim terá que trocar o bujão e anéis de vedação também. E se, no futuro, necissitar trocar o bujão o original não vai servir.

    Cuidado onde vais fazer o serviço pois para tirar a tampa do carter, ou se desmonta o eixo dianteiro (passa por baixo) ou retira-se no motor, duas operações complicadas para um ZERRUELA fazer. Alem disto depois de retirada a tampa do carter o virabrequim vai ficar exposto, então CUIDADO...

    abraço

  • #3
    Ricardo,

    pela sua experiência vc. acha que o Everaldo é capacitado ??

    Obrigado.

    Itamar

  • #4
    Banido
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    isolar

    Existe a possibilidade de isolar o bujão com alguma cola resistente ou então mesmo solda leve por fora e ficar trocando o óleo por sugadores. Eu faria assim.

    Meu amigo, porque se você for tirar a tampa do carter... É tanto trabalho nojento e sujo para fazer que não imaginas. Eu tive que tirar a tampa do meu recentemente para arrumar a bomba de óleo e me arrependi enormemente de ter feito eu mesmo o serviço. Compensa realmente pagar para alguém fazer.
    É serviço para dois dias.
    E lembre-se que necessitará trocar o óleo.

    Só pela troca do óleo que é praticamente obrigatória ao tirar o cárter, compensa isolar definitivamente o bujão.

    Do jeito que está, o parafuso (bujão) pode ceder com a pressão dentro do cárter, mas não se preocupe muito porque sensores avisarão no painel... Monitore a quatidade de óleo pela vareta e não deixe passar do "MAX".

    Daniel

  • #5
    Usuário Avatar de FRanger
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    Apesar do custo eu mandaria trocar o carter...
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #6
    O que se poderia fazer nesse caso pra não ter que trocar o carter seria a adaptação de uma válvula pra drenar o óleo. Já vi isso em um monte de motores estacionários. Não sei porque ao é usado nos veículos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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