x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de fredycoelho
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    46
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0

    Adulteração de bomba de abastecimento.




    Fiz uma viagem pelo brasil de 9500 km este mês. Abasteci a viatura nos mais diversos postos, sempre procurando com bandeira Petrobras, Shell, Ipiranga. Utilizei um galão de 30 L (extra) para em caso de não encontrar um posto confiável abastecer com o galão. Como não conhecia nenhum posto fui estabelecendo que :
    POSTO SUSPEITO - Têm Poucos caminhões abastecendo, mal cuidado, sujo externamente (tá sujo por fora que é fácil de limpar, imagina dentro dos tanques...), diesel baratão demais, etc...

    Na saída de BH na BR 381, abasteci num posto BR (não lembro o nome...), e fiquei surpreso com a quantidade de diesel que entrou, 73 Litros.
    Meu tanque tem 75 litros e eu tinha autonomia para 120 km e portanto +- 10 litros no tanque. O computador de bordo da minha é bem preciso e confio demais nele. O marcador do combustível não estava na reserva, não tinha acendido a luz...
    Já rodei 70 mil Km na Ranger e até agora esta foi a 1° vez que houve esta diferença absurda...
    Já abasteci uma vez 72 litros, porém andei com o carro no limite... e me lembro muito bem do perrengue que passei...

    Fiquei observando no restante da viagem se havia alguma descalibração do medidor de combustível, erro no computador de bordo, etc. E isto não se repetiu mais.

    Minha Conclusão: Acho que realmente a bomba tava batizada...
    Era daquelas digitais, e tinha um selo de averiguação válido..

    Queria saber da experiência dos colegas sobre o assunto...
    Troller 2012 3.0
    Prado 2004

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Fredy, realmente há indícios de bomba adulterada mesmo.

    Sempre que suspeitarmos de algo errado em postos, não custa nada tentar denunciar à ANP: http://www.anp.gov.br/forms/crc_form_denuncias.asp

    Aqui tb tem uma relação dos postos autuados/interditados http://www.anp.gov.br/petro/mapa_fiscaliza.asp
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de TarsoDL
    Entrada
    21/04/2009
    Local
    Itaqui/RS
    Idade
    42
    Posts
    368
    Agradecimentos: 0
    quando eu tinha um corsa, fui abastecer na argentina logo que entrou na reserva, tenho por 45L a capacidade do tanque, mas foi 47L...

    Na S10 tenho a capacidade do tanque por 60L, mas ja cansei de colocar 62, 63L, mas creio que a capacidade total seja uns 70L com a reserva..
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

  • #4
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    39
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    fredy, o maximo que coloquei na ranger foram 78L, mas aí a autonomia no comb. de bordo já tinha zerado. qnd chega na reserva e rodo mais um pouco cabem 72L +-.
    essa bomba devia estar adulterada mesmo.....

  • #5
    Usuário Avatar de fredycoelho
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    46
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Fredy, realmente há indícios de bomba adulterada mesmo.

    Sempre que suspeitarmos de algo errado em postos, não custa nada tentar denunciar à ANP: http://www.anp.gov.br/forms/crc_form_denuncias.asp

    Aqui tb tem uma relação dos postos autuados/interditados http://www.anp.gov.br/petro/mapa_fiscaliza.asp
    Realmente é muito simples denunciar, Valeu pela dica Rogerio!!
    Troller 2012 3.0
    Prado 2004

  • #6
    Usuário Avatar de Treco
    Entrada
    05/03/2009
    Local
    GARANHUNS/PE
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    A adulteracao da bomba de combustivel eh a fraude mais utilizada hoje em dia. A gente compra 1 litro de combstivel, leva 950ml e ganha de graca 50ml de ar para cada litro dentro do tanque...

  • #7
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    42,690
    Agradecimentos: 0
    Fredy,

    No link abaixo tem duas dicas interessantes que, apesar de terem sido postadas por mim a um bom tempo atrás (em 2003 pra ser mais exato), podem ser úteis.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1294

    PS.: As dicas servem tanto para combustível como pra bombas adulteradas.

    []'s...

  • #8
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por fredycoelho Ver Post
    Fiz uma viagem pelo brasil de 9500 km este mês. Abasteci a viatura nos mais diversos postos, sempre procurando com bandeira Petrobras, Shell, Ipiranga. Utilizei um galão de 30 L (extra) para em caso de não encontrar um posto confiável abastecer com o galão. Como não conhecia nenhum posto fui estabelecendo que :
    POSTO SUSPEITO - Têm Poucos caminhões abastecendo, mal cuidado, sujo externamente (tá sujo por fora que é fácil de limpar, imagina dentro dos tanques...), diesel baratão demais, etc...

    Na saída de BH na BR 381, abasteci num posto BR (não lembro o nome...), e fiquei surpreso com a quantidade de diesel que entrou, 73 Litros.
    Meu tanque tem 75 litros e eu tinha autonomia para 120 km e portanto +- 10 litros no tanque. O computador de bordo da minha é bem preciso e confio demais nele. O marcador do combustível não estava na reserva, não tinha acendido a luz...
    Já rodei 70 mil Km na Ranger e até agora esta foi a 1° vez que houve esta diferença absurda...
    Já abasteci uma vez 72 litros, porém andei com o carro no limite... e me lembro muito bem do perrengue que passei...

    Fiquei observando no restante da viagem se havia alguma descalibração do medidor de combustível, erro no computador de bordo, etc. E isto não se repetiu mais.

    Minha Conclusão: Acho que realmente a bomba tava batizada...
    Era daquelas digitais, e tinha um selo de averiguação válido..

    Queria saber da experiência dos colegas sobre o assunto...
    bom vou tentar ajudar na medida do possível;

    Todo posto revendedor, possui um aferidor no qual é feita a verificação uma vez por ano pelo inmetro.

    Ps: sempre que tiver duvida na quantidade abastecida, solicite ao frentista/gerente para que faça uma aferição no bico no qual foi abastecido o seu veiculo, dependendo da atitude tomada por parte do posto, vc ja saberá se este está correto ou não.

    Ps: o aferidor e um recipiente no qual tem a calibragem de 20L, e todo posto tem. E obrigatório.

    Normalmente é feito varias aferições por semana, pra saber se houve alguma alteração na bomba.

    Dica:
    Todo posto revendedor BR, que possuir o banner do programa:
    De olho no combustivel, e assegurado a ele a procedencia do combustivel comercializado somente da BR.

    O que isso quer dizer?
    Quer dizer que o posto que tiver o banner ''DE OLHO NO COMBUSTIVEL'' comercializa combustivel adiquirido da petrobras.

    Isso é uma garantia?
    Sim, pois isso significa que tem um programa de controle de qualidade do qual varios itens são avaliados por um tecnico da petrobras, no proprio posto.

    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/03/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    193
    Agradecimentos: 0
    A minha ranger quando bobeio pega uns 81, 82 litros e ja cheguei a colocar 83 litros quando a minha esposa ficou rodando com ela e achou que era a oxigenio, apesar de o manual indicar 75 litros.

    Abraçao alexandre

  • #10
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 4
    ah, mais um detalhe quanto a está questão da quantidade...

    Um dia eu retirei um tanque de um gol special 2001 no qual no seu manual marca a quantidade de apenas 51 litros.
    E depois de instalado completamente vazio, coloquei 55 litros.

    Então essa questão e bastante delicada, pois veja bem no manual marca o volume no qual está cheio no limite certo. Isso não significa que ainda não cabe mais.

    sds,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #11
    Usuário Avatar de fredycoelho
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    46
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0
    Boa Luiz Claudio, esta da "bomba reservada para diretoria" eu nunca tinha me ligado!! Pois o cara que coloca veneno na comida tem que ter uma panela sem veneno...


    Valeu Júnior, Realmente o programa de olho no combustível é um programa sério. O que já me disseram é que tem posto que manda fazer o banner e pendura lá e o técnico nunca apareceu lá... Assim como existe a rede de Postos I3R (que o cara faz uma arte para este I3R ficar igual ao BR da petrobrás ...) Parece mas não é!
    Troller 2012 3.0
    Prado 2004

  • #12
    Usuário Avatar de fredycoelho
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    46
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0
    Júnior, eu tinha um fiesta que o manual indicava 45 L e cansei de abastecer 47, 48 L, pois eu gostava de adrenalina e ele andava com oxigênio (segundo o Alexandreo).
    E quando abastecia e completava com 47 e 48 L o carro tava só no cheiro da gasolina e isso se repetia com frequência... Eu conhecia bem o carro e sabia do que ele era capaz.


    No caso da Ranger, evito andar na reserva e na maioria das vezes não espero acender a luz. Sei com certeza que se deixar o tanque dela secar, vai pegar mais de 75 L como disse o Alexandreo. No caso deste abastecimento era esperado pegar uns 64-68L pois já conheço o comportamento do marcador e do comp de bordo. Pensei que estes estivessem descalibrados... Porém esta situação não se repetiu mais durante a viagem. Por isso a conclusão de bomba mexida...
    Troller 2012 3.0
    Prado 2004

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade