Vocês tão esquecendo o no motor diesel o combustível só entra no momento da combustão. Só o ar é comprimido no motor diesel e não existe perigo de pre-ignição.
Versão Imprimível
Vocês tão esquecendo o no motor diesel o combustível só entra no momento da combustão. Só o ar é comprimido no motor diesel e não existe perigo de pre-ignição.
O numero de cetano tem um significado inverso do numero de octanas, ou seja quanto maior o n de cetano o combustível tem maior facilidade de queimar por temperatura e pressão então misturar gasolina "deveria" piorar o numero de cetano da mistura e por consequencia o rendimento , mas ainda acredito que o pior é perda da capacidade de lubrificação.
Aditivos como o STP devem na minha opinião ser usado com reservas pois quando ele dizem que "dispersam a agua" significa que a agua presente no combustível que seria provavelmente separado no filtro (separador) acabam fazendo uma mistura homogenea com o combustível e indo para o motor e agua +enxofre=acido sulfurico.Prefiro decantar a agua e sangrar o filtro.
Gasolina e diesel são, como a forma em que inflamam nos seus respectivos motores, completamente incompatíveis. Cada um na sua, ou seja, cada um no seu motor.
Aditivos tem, como princípio ativo, detergentes que não deveriam ser usados se usássemos diesel mais limpo. Porque, como disse o Homero, bastaria "sangrar" o filtro para a separação da água. A borra deve ser evitada com limpeza do tanque e o uso de um diesel mais "confiável".
No entanto, nunca li um trabalho sério sobre aditivos para diesel, já li sobre aditivos para gasolina, que NÃO são recomendados pelos fabricantes. A razão dos fabricantes não recomedarem, segundo uma exposição da VW, é extamente a ação dos detergentes contidos nos aditivos. Estes, com o tempo, acabam por atacar algumas mangueiras de condução e peças que entram em contato com eles. Mas isto era no tempo do carburador. Hoje não sei o que eles acham. Sei, apenas, que NUNCA li nenhuma recomendação deles para estes produtos.
Uso o da Bardhal vez ou outra.Porém, ainda acho que a melhor prevenção é conseguir achar um diesel "razoável".
Quanto ser o biodiesel mais ou menos fluido, e daí fluir mais ou menos do que o diesel creio não ser bem assim. Não importa a aparência dele antes da adição de pressão,mas importa é como ele fica depois. Isto, mais outras propriedades físico-químicas do "tinhoso".
O ponto de injeção do diesel fica há alguns graus à frente do PMA do pistão, antecedendo retardos mecânicos por conta do funcionamento dos bicos, então ele é injetado justamente quando o pistão atinge o PMA, queimando qualquer porcaria que passe pelos bicos e seja injetado de forma pulverizada.
Motores diesel trabalham com tudo o que pode se imaginar de combustível, até com álcool ele pega. Porém entramos num outro problema que é a lubrificação da bomba injetora, que no caso da gasolina vai contra a regra de boa conduta e acaba por deteriorar as mínimas propriedades de lubrificação do diesel.
Porém motor diesel queima quese tudo o que colocar pra dentro. Já ligamos motor de Scania 111S com óleo lubrificante puro, motor Q20B com acetileno e WD40 na admissão e outras experiências bizarras como 24volts no arranque...
Em relação ao ponto de injeção, nos motores eletrônicos existe uma pré injeção com um volume de diesel muito baixo, apenas para criar uma atmosfera mais homogênea quando o restante do combustível for injetado no PMA, e mesmo assim não dá pré ignição pois o volume não é suficiente para criar uma detonação expontânea. Se injetar diesel antes do ponto, o motor bate tudo devido à explosões em tempos irregulares, porém também funciona.
Se o motor tivesse uma injeção adiantada e se esperasse o ar chegar numa temperatura certa para explodir, cada fabricante de motor deveria ter um combustível diferente, pois as taxas de compressão variam de um veículo para outro.
Então, bianor, o que o Walter postou está correto, pois a única forma de um motor diesel ter pré ignição, seja qualç for o combustível que estiver usando, será se a bomba injetora trancar o sistema de avanço ou for montada fora do ponto.
Você ta enganado Bianor. O diesel inflama assim que entra em contato com o ar comprimido dentro da câmera de combustão. Inflama a medida que é injetado e não comprimido. Só nos motores eletrônicos existe a pré-injeção, mesmo assim em quantidade muito pequena.
Em suma, e com elocubrações bíblicas: "A César o que é de César e ao diesel o que é do diesel".
Deixe,os de inventar. Rss