Vibrações em motores de 3 cilindros em linha
Motores de 3 cilindros em linha apresentam desequilíbrio de primeira e de segunda ordem. Neste tipo de motor quando o cilindro numero um, por exemplo, atinge o ponto morto superior e começa a descer, é gerada uma força de baixo para cima. Neste mesmo instante o cilindro numero 3 está subindo, o que gera uma força de cima para baixo. Esta duas forças produzem um binário que provocam um movimento de balanço no motor fazendo-o vibrar ao longo de um eixo horizontal que passa pelo centro do motor. Esta vibração é de primeira ordem e tem, portanto, freqüência igual a rotação do motor.
O valor deste binário é igual a 1,732kWa, onde:
W são massas em movimento alternativo (pistão mais parte da biela);
r é o raio do eixo de manivelas;
a é distancia entre os cilindros
k=n^2r
O desequilíbrio de segunda ordem é provocado pela diferença de aceleração entre os pistões que sobem e os que descem e seu valor é igual r/l vezes o conjugado de primeira ordem, onde l é o comprimento da biela. Como o comprimento da biela é sempre maior que o raio (por quê?), temos que o valor do conjugado de segunda ordem é menor que o de primeira.
Vibrações em motores de 6 cilindros boxer e em V
O motor boxer de 6 cilindros pode ser visto como sendo composto por 2 motores de 3 cilindros em linha. Cada um dos bancos de 3 cilindros irá apresentar oscilação fim-a-fim conforme explicado no tópico sobre motores de 3 cilindros. Mas, como os 2 bancos estão em oposição, cada um irá anular a vibração do outro. Desta forma, o motor boxer de 6 cilindros apresenta equilíbrio dinâmico de primeira e de segunda ordens.
O motor V6 é um pouco mais complicado. Eles apresentam, em principio o mesmo problema de vibração dos motores de 3 cilindros. A vibração é maior nos V6 de 90 graus, menor nos de 60 graus e praticamente nula nos motores VR6 da Volkswagen cujos bancos estão dispostos a 15 graus. Nos V6 de 90 e 60 graus a vibração de primeira ordem pode ser quase totalmente eliminada através de contrapesos no virabrequim. Não é possível eliminar totalmente a vibração de primeira ordem porque o movimento alternativo do conjunto pistão-biela não é completamente senoidal, enquanto o movimento rotativo dos contrapesos é perfeitamente senoidal. Desta forma, nos V6 de 60 e 90 graus sobra apenas a vibração de segunda ordem que pode ser adequadamente controlada fazendo-se a relação r/l (raio do eixo de manivelas dividido pelo comprimento da biela) menor que 0,3 e também, é claro, através dos coxins.
Espero ter ajudado.
Neto