x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/08/2006
    Idade
    46
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Exclamation NOVATO- PReciso de AJUDA - Qual melhor custo beneficio para uma Picape Diesel ???




    Olá pessoal, já de antemão peço q desculpem- me a santa ignorância... mas pretendo adquirir uma picape DIESEL como meu carro pro dia-a-dia... e viagens... não entendo nada do assunto... vejo no mercado várias versões de motores com preços totalmente diferentes...

    quero começar com uma picape entre os anos 85 à 90... especificamente D20 e F-1000... (Não sei a Relação entre consumo e durabilidade de motores Turbo e não Turbo... MWM ou PERKINs e etc...

    Estou trabalhando com transporte de Cachaça Artesanal Mineira... e farei entregas com ela... na cidade e aos finais de semana vou cair na estrada com ela...

    Por favor me orientem...

    Desde já agradeço a atenção de Todos...


    Patrick

  • #2
    No fórum PicapesGm http://www.picapesgm.com.br/forum/, você vai encontrar muitos tópicos que tratam a respeito do motor perkins e da d-20 e alguma coisa a respeito da F-1000, mas já poderá te dar um bom subsídio. Pesquisando neste fórum também poderá achar alguns tópicos correlatos.

    Pouco conheço sobre elas, mas pelos relatos de amigos e conhecidos que as possuem, são camionetes equivalentes. Ambas tem boa disponibilidade de peças no mercado paralelo, ambos os motores são duráveis e com manutenção relativamente barata, mas por serem motores de baixa rotação tem baixo rendimento e são barulhentos.

    O maior problema que eu vejo é a questão da longevidade. Pelo fato de serem veículos com mais de 15 anos de uso, a probabilidade de comprar gato por lebre é muito maior, por isso vai ter que ficar de olho na hora da compra.

    O pessoal aqui do fórum já fez um roteiro de alguns pontos que devem ser verificados, seguindo abaixo as dicas que o colega Edintruder deu em outro tópico que podem lhe ser úteis:

    "Dicas na hora de olhar:
    MOTOR
    É difícil encontrar problemas devido a alta durabilidade e robustez, mas vazamentos de óleo é considerado comum em motores diesel. Quando deres uma volta, em segunda marcha pisa fundo e vai até a bomba cortar, dá todo o giro do motor e procura por ruidos incomuns, fumaça azul ou excesso de fumaça. Sente o motor puxar quanto entrar na faixa de torque e morrer quando sair da faixa de torque, se não souberes qual é a faixa, descobrirás olhando para o conta giros. Não te assusta se entrar no vermelho pois a bomba corta o diesel antes de apresentar riscos de quebras.

    TRANSMISSÃO
    Não pode ter vazamentos nesse sistema, olha a embreagem, ela não pode patinar, estar dura ou emitir ruídos. Tenta fazer cantar pneus numa arrancada mais forte, se o motor não perder rpm e os pneus não patinarem a embreagem não presta, se o motor morrer mesmo que não apague está ok. Até a S-10 2.5 canta (pia) pneus no asfalto, não sei a L-200.
    Engate a tração e ande em linha reta se for no piso firme. Procure por ruídos. Se conseguires por numa estrada de terra melhora pois dá para dar uma boa esticada na transmissão.

    SUSPENSÃO
    É comum pivôs estourados não transmitirem as batidas para dentro do veículo, por isso soca nos buracos e tenta sentir folgas ou batidas com os pés no assoalho e as mãos no volante no volante. O vidro aberto pode ajudar um pouco. A suspenção traseira ingnora pois não estraga, mas a dianteira é bom prestar atenção. Chutar as rodas dianteiras é bom para mostrar folgas em ponteiras de direção.

    ROLAMENTOS
    Quando deres uma volta, anda numa rua asfaltada e embala para escutar roncos provenientes de rolamentos, aproveita para sentir se tem alguma vibração na palanca das marchas. Estalos durante as trocas de marchas ou arrancadas denunciam cruzetas com folgas.

    CARROCERIA
    É de praxe como qualquer outro veículo, mas procura em baixo dos bancos traseiros pelos parafusos de fixação da cabine e procura rachaduras no metal ao redor desse parafuso.

    Dependendo do uso que deres para a caminhonete, podes optar por forração acarpetada ou borracha (preferível) pois é fácil de limpar e não tem problema de molhar.
    A Km alta indica que deverás gastar com amortecedores e similares em pouco tempo. O problema é que os componentes em geral duram muito e por muitas vezes o pessoal roda 100000km sem mexer em quase nada. O que manda muito também é um histórico de manutenção.
    Vale lembrar que uma caminhonete que faz trilha não necessariamente é pior que uma que andou sempre na cidade.
    Se já tivesses caminhontete diesel antes então sabes disso. Se nunca tivesses uma, vais gostar muito..."

    Aqui há pouco, os mestres do fórum devem aparecer por aqui e elucidar de forma consistente as tuas dúvidas.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Patrik,

    De 87 a 95 tive 3 F1000.As minhas eram duplas e as F1000 duplas eram as mais numerosas em relação as D20.
    Entretanto diziam que as F1000 eram mais macias que as D20 , daí a preferencia para as duplas.Se isso é verdade, dada a "delicadeza" do produto que vai transportar acho que eu iria de F1000...
    Alem disso os MWM 229 tinham fama de ser mais duráveis que os Perkins que na epoca equipavam as D20.(depois virou maxion mas era o mesmo )
    Quanto ao motor MWM 299 posso dizer que aparentava ser indestrutível.
    Alguns motores saiam de fabrica originalmente turbinados , mas quase todos os usuários de duplas acabavam turbinando seus motores.Os originais são melhores pois pelo menos nos MWM que conheço , os mancais das bielas eram de diametro maior comparados ao aspirados, mais , a rotação máxima era limitada a 2800 rpm (e a transmissão era mais longa) , ao passo que a aspiradas quando eram turbinadas pelos mexanicos , alem de fumaçar em baixa rotação , (tinha que aumentar o debito) os caras aumentavam a rotação máxima que nas aspiradas era 3000 rpm para 3500 pois o cambio era relativamente curto.
    Isso para quem ficava até uns 200 ou 300 mil km com a pickup não fazia muita diferença , mas se vai comprar uma hoje , elas devem ter passado muito disso e eu ou compraria uma aspirada ou uma turbinada original.
    Saiu também F1000 com motor igual ao da Ranger , mas eu não compraria , apesar de achar o motor da Ranger 2.5 adequado para ela , na F1000 creio que ele sofre muito mais.


    Não sei como andam os preços , mas se é para trabalho talves devesse considerar comprar F100 inclusive a alcool se conseguir abastecer em São Paulo , em minas costuma não valer a pena o alcool.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ninguém comentou, mas a F-1000 é melhor de suspensão dianteira que a F-1000 em todos os anos. Não que a D-20 tenha problemas, mas se o mecânico bobear na montagem, os grampos do suporte da balança se quebram muito fácil.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Homero
    Alem disso os MWM 229 tinham fama de ser mais duráveis que os Perkins que na epoca equipavam as D20.(depois virou maxion mas era o mesmo )
    Quanto ao motor MWM 299 posso dizer que aparentava ser indestrutível.
    Tenho um amigo daquele tipo que chamam de Cupim de Ferro, que me disse um dia que teve que ferver o MWM da F1000 dele 3 vezes pra ele abrir o bico. Nas duas primeiras ele disse que só teve que trocar a junta do cabeçote.

    Não sei o quanto de verdade tem no relato dele, mas sempre ouvi falar que este motor é robusto.

    Hoje esta série é aplicada em equipamentos agrícolas, principalmente em tratores da Agrale e na linha pesada da Valtra.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Cs irani,

    Teu check list para o Patrik avaliar a pickup é muito bom... gostei.

    Os 229 só tem um probleminha , um aspirado com 90cv pesa 400 kg enquanto um 3.0 CR com 163cv pesa 200 kg...

  • #7
    Homero,


    Na verdade o check list eu peguei de uma dica que o Edintruder havia dado em um tópico anterior e como ao tentar colocá-lo como citação ele estava dando um erro, citei-o entre aspas, dando o crédito ao autor no parágrafo anterior.

    Apesar de estar referindo-se a veículos 4x4, essas dicas aplicam-se perfeitamente aos demais. Essas dicas são importantes para leigos em veículos diesel não cair na lábia dos vendedores de veículos usados, que costumam farejar de longe inexperientes.

  • #8
    Alem disso os MWM 229 tinham fama de ser mais duráveis que os Perkins que na epoca equipavam as D20.(depois virou maxion mas era o mesmo )

    Isto é uma richa muito velha eu defendia os Perkins, mais no final é o mesmo, até hoje agente encontra motores MWM e Perkins ainda intactos, são motores p/ ficar de herança.

    Aqui no Norte a D-20 era a preferida.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por edubelem
    Alem disso os MWM 229 tinham fama de ser mais duráveis que os Perkins que na epoca equipavam as D20.(depois virou maxion mas era o mesmo )

    Isto é uma richa muito velha eu defendia os Perkins, mais no final é o mesmo, até hoje agente encontra motores MWM e Perkins ainda intactos, são motores p/ ficar de herança.

    Aqui no Norte a D-20 era a preferida.
    Isso é bem verdade.
    Qualquer uma das duas que pegares estarás bem servido de caminhonete independente do motor, mas para as duas, dá preferência de compra para câmbio de 5 marchas e motores turbinados (nenhum original).
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Estas picapes de hoje, se colocadas a D-20 ou F-1000, perecem que são feitas de papel, pois estas antigas aguentavam o tranco, tanto o motor caixa e diferencial, eram realmente brutas. O único incômodo era a vibração em marcha lenta até os dentes do motorista batiam.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edubelem
    Estas picapes de hoje, se colocadas a D-20 ou F-1000, perecem que são feitas de papel, pois estas antigas aguentavam o tranco, tanto o motor caixa e diferencial, eram realmente brutas. O único incômodo era a vibração em marcha lenta até os dentes do motorista batiam.
    Edu

    Os MWM vibram menos que os Perkins.

    Patrick

    Com relação a durabilidade vá de MWM, que alem de durar mais tem a manutenção e até mesmo uma futura retifica facilitada pelo sistema de camisas removíveis (vc encontra tudo em forma de Kits).

    Se pintar uma D-20 com o Maxion S4 ou o ST4 Plus fica tranqüilo que tambem são ótimos motores.
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    De fato a D20 (não dupla) vendia mais que F1000 acho que no Brasil todo .Mas acho que é a mesma razão que hoje a S10 é a que mais vende , o povo acreditava que CHEVROLET ERA MELHOR QUE FORD .
    Como o Edintruder falou a suspenção das D20 eram complicadas.
    Quanto a diferença de motores existia a crença que talves não tivesse justificativa real , mas minha impressão era que os MWM eram mais tolerantes a aquecimento por falta de água e olando um e outro esse ultimo era grandalhão e impressionava.
    Tinha também o fato de os cabeçotes dos MWM serem individuais e os mecanicos elogiavam

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade