x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Dúvida na utilização do 4x4




    Galera, tava numa discussãozinha aqui, e eu dizendo que PODE usar o 4x4 no asfalto molhado, mesmo para fazer curvas. E uma outra pessoa dizendo que não, que já leu até na 4rodas(eu nao confio). Disse que no asfalto nao se pode usar o 4x4,nem em reta muito menos em curva.

    Eu acho que EU estou certo, que vc pode utilizar a tração 4x4 High das pickups(S10 Ranger) em estradas de asfalto, se eles estiverem molhados.

    agradeço se puderem me esclarecer!

  • #2
    Ja tem muitas discursoes em outros foruns sobre essa utilizaçao.Dá uma pesquisada ai q vc encontra detalhadamente

    abraços
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3
    Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    60
    Posts
    341
    Agradecimentos: 0
    Miranda,
    sou da opinião que NÃO . Não vou abordar o caso das viaturas fulltime...
    Explico porque: outro dia um amigo maluco resolveu fazer o teste num Troller. Na reta, havia momento em que cantava pneu (aquele barulho quando estamos em alta velocidade e freiamos repentinamente). Na curva, o barulho aumentava mais ainda...chegava assustar o pessoal que vinha atrás ou ao lado do Troller. O detalhe é que não estava chuvendo nem o piso estava molhada...
    No entanto, dado ao elevado atrito do asfalto, esta situação não mudaria muito...
    Abs
    Marvila
    Ranger Limited 2.8 04/04

  • #4
    Peço desculpas ao colega que sugeriu a procura em outros tópicos, mas penso que esta indagação do vetusto Miranda (pô! 99 anos é um Matuzalém, rss), traz a baila dúvidas ainda não bem explicadas.
    Certo é que sabemos que as picapes nacionais não são full time (dizem que às l200 Sport são) e que não podem rodar com tração 4x4 em pisos "duros".
    Contudo, em dias de chuva pesada, ou mesmo se a estrada ficar escorregadia, o excesso de atrito tende a dimninuir. Isto, em tese, daria azo ao seguro - mas sem abusos - acionamento da tração.
    Eu mesmo, quando desço serras em dias de chuva, traciono minha S10. Sinto-me muito mais seguro assim, ela se agarra bem mais. E isto, para uma S10 naturalmente "dançarina em pisos molhados" é uma ajuda e tanto.
    A quebra do diferencial, pelo efeito da rotação diferente nas rodas, ocorreria se em pista seca ou se forçassemos excessivamente as "brutas", ainda que em piso molhado. Quanto às curvas, quer em piso molhado ou não, basta não faze-las muito fechadas.
    Se não só irá se escutar os estálos e as partes do diferencial de transferência caindo, rss

  • #5
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Agradeço pelas respostas! Marvila, ja vi o Walter da ranger verde, dizer que usa no asfalto e já vi comentarios em outros topicos, mas lembro que nao eram topicos relacionados ao assunto, foram apenas comentarios, mas obrigado!

    João obrigado pela tua resposta tbm! Eu imaginava algo parecido com isso! =D

  • #6
    esta no manual, que se usarmos em terrenos com maior aderencia, irá desgastar prematuramente o conjunto, portanto eu uso apenas quando corro risco de atolar, ou quando necessito de uma mair tração, eu engataria em dessida de serra, apenas se a estrada fosse de terra.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #7
    Eu já usei uma vez em uma estrada q alem de estar xuvendo, tinha um poko de olho na pista e muitas ondulaçoes.Estava meio suja tambem.Nesse caso, fez a diferença, mais aaxo q asfalto bom e xuvendo, nao compensa usar nao...
    (dizem que às l200 Sport são)
    pedro, as l-200 nao sao, porque nao possuem diferencial central.Elas sao iguais as rangers , q permitem ligar a traçao ate 100 km/h...
    abraços
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    73
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Miranda,

    Outro dia na autorizada Toyota que uso , tinha uma SW4 das antigas (não 4x4 full time) que havia saido da estrada em uma serra num dia de chuva e estava com o 4x4 ligado.
    Trocando ideas com o mecanico , comentando que muitos usam 4x4 no molhado , ele acredita que:

    -No asfalto seco nãp se deve usar , apesar de causar maior desgaste das peças devido ao maior esforço , ele nunca de fato viu nenhuma com problemas desse tipo , mas , tambem não sabe de ninguem que use 4x4 no asfalto continuadamente.Nas curvas fica claro o aumento estupido do atrito de rolagem.A consequencia imediata seria o desgaste acentuado de pneu e combustível.

    -No molhado , se houver somente agua e asfalto bom melhor seria não usar .Em asfalto precario e/ou com barro , areia,etc que prejudique a aderencia seria recomendado usar , porem , a sensação de segurança que se sente ao usar 4x4 nessa situação pode ser enganosa .Nas retas e curvas de grande raio nem tanto , mas no caso de serras com curvas fechadas (pequeno raio) , a diferença de rotação seria grande e causaria uma das rodas escorregar para acomodar a diferença e uma vez que a roda perdeu aderencia , se for uma dianteira , voce perde o controle da direção que foi provavelmente o que aconteceu com a SW4 que estava lá .Então se usar 4x4 no molhado , nas curvas , mesmo a de raio não muito pequeno não se deve confiar integralmente na sensação de segurança que se sente e ir ttão devagar ou mais do que não tivesse com 4x4.

    Homero

  • #9
    O João Pedro quando estiver sentado ai na sua S-10, de preferencia com ela parada, baixe o para-sol do lado do motorista e de uma lida nas instruções para engatar a tração, principalmente na parte que diz respeito a engatar somente em piso escorregadio.
    Outra coisa para quem tem mania de tracionar no asfalto, de uma olhada na lubrificação do eixo da caixa de transferencia, pois com alta velocidade de rotação a graxa é expulsa e sobra espaço para agua ,areia e outras coisas mais.
    A vida é assim tem teimoso em todo lugar, ainda bem que eu aprendi, espero que sirva para os outros tambem.
    http://img489.imageshack.us/my.php?i...emieixo0jg.jpg

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu sou da opinião de NUNCA usar no asfalto nem mesmo molhado, pois em curvas a diferença de voltas entre os eixos, força a perda de aderência em um eixo não ajudando muito na estabilidade. O que deve ser feito é reduzir a velocidade em casos onde a segurança fica comprometida. Essa perda de aderência em um veículo com diferencial de deslizamento limitado, faz o eixo inteiro traseiro escorregar uma vez que a frente mantém mais aderencia pelopeso maior sobre as rodas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Andando com 4x4 no asfalto seco a mais de 60Km/h não tem problema nenhum. Em terceira, quarta ou quinta marcha o torque não é suficiente para quebrar ou desgastar nada. Alem do mais a aderência dos pneus em velocidades acima de 60Km/h são menores quanto maior a velocidade e na prática a transmissão não fica tencionada pela falta do diferencial central.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Tenho uma Sportage e também tenho esta dúvida, pois meu cunhado tem uma Ranger e certa vez, fez uma viagem de aproximadamente 300 Km debaixo de chuva fina e utilizou a tração o tempo inteiro e não teve problema nenhum. Não sei a velocidade que ele usou, mas não deve ter sido abaixo dos 100 Km/h. Alguém pode informar o funcionamente da Sportage utilizando 4 X 4 sob chuva no asfalto?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade