x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/12/2018
    Local
    Boa Vista/RR
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Amarok fumaçando somente no motor




    Tenho uma amarok 2014 highline e ela está fumaçando branca somente no motor, a fumaça não passa pro escapamento. Quando abre a tampa do óleo do motor com o carro ligado ela fumaça muito, além de consumir bastante combustível, fora do normal. Já levei na consercionaria e não diagnosticaram nada, somente dizem que tem que abrir o motor, como não está na garantia não fiz o serviço, entretanto levei em outras oficinas e deram quatro diagnósticos diferentes, problema na/nas turbinas, problema com anel de seguimento alinhando, ovalizacao de cilindro ou então válvula egr suja. Gostaria de saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução!?

  • #2
    A fumaça branca faz sempre?
    Só pelo respiro ou ao redor do motor?
    Quando o motor está frio faz fumaça branca? E a fumaça sai pelo escapamento quando frio (diesel)? Tem DPF?
    A fumaça pelo respiro de óleo é melada (diesel) ou úmida (água)?
    O respiro de óleo chega a arremessar a tampa de tanto golpe de ar?
    O nível de óleo tem subido?
    O nível da água não mudou?
    O motor falha ou vibra de forma estranha?

    Pode ser bastante ruim (pois você disse que fumaça muito). Parece ser bico travado aberto que chegou ao ponto de estourar o anel ou comer a camisa do cilindro. São 2 problemas, um causou o outro.

    1. No scanner da concessionária eles conseguem ver o quanto fora do normal é injetado de diesel por cilindro. Vai mostrar um cilindro no máximo e outro no mínimo.

    2. Observado isso, tem que tirar a mangueira de retorno dos bicos e medir qual dá o maior retorno (vai ser o cilindro que deu o mínimo no scanner).

    2.1 Caso não tenha dado muita diferença entre os bicos (quer dizer que estão bons) tem que realizar um teste de compressão. Se falhar, tem que tirar o cabeçote e tirar a parte de baixo do motor e inspecionar pistão/camisa/anel/biela/bronzina.

    2.2 Caso deu muita diferença tem que descobrir oque causou dano ao bico. Pode ser combustível ou as bombas.

    Se foi combustível o ideal é trocar filtro de diesel, adicionar aditivo de diesel, trocar o bico, lavar o tanque, trocar as bombas, nessa ordem $$$.

    Se foi a bomba, tem que fazer tudo acima.

    3. Caso o 2.2 não resolva, fazer o 2.1.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/12/2018
    Local
    Boa Vista/RR
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Sai pela tampa onde coloca o óleo do motor, pela vareta e pela mangueira do suspiro, quando desaclopa ou abre a fumaça sai.
    Quando está frio também também sai a fumaça, logo ligando pela manhã, mas não sai pelo escapamento. Possui DPF.
    Da fumaça pro respiro é melada de óleo do motor.
    A tampa onde coloca o óleo fica pulando se deixar ela desencaixada.
    Motor não falha nem vibra de forma excessiva.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Lucasabfreitas Ver Post
    Sai pela tampa onde coloca o óleo do motor, pela vareta e pela mangueira do suspiro, quando desaclopa ou abre a fumaça sai.
    Quando está frio também também sai a fumaça, logo ligando pela manhã, mas não sai pelo escapamento. Possui DPF.
    Da fumaça pro respiro é melada de óleo do motor.
    A tampa onde coloca o óleo fica pulando se deixar ela desencaixada.
    Motor não falha nem vibra de forma excessiva.
    A tampa não estar sendo arremessada é um sinal muito bom.

    Faz fumaça tanto em ponto morto quanto acima de 2000rpm?

    Fumaça branca é diesel quente não queimado. Acontece com bico sujo, com bico travado aberto, com falta de ar.

    Fumaça branca também com motor frio é problema na combustão. Porém dá para perceber na vibração no motor e no barulho. Parece um caminhão velho, "tucho estourado".

    De qualquer forma tem fazer oque falei antes.

    Por acaso deixou o tanque quase vazio por uns dias em temperatura próximo a 5C? O Diesel solta parafina e os bicos sujam.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    Amigo, como está o freio do seu carro? Ele tá pesado ou tá normal? Seria interessante você testar o seu hidrovacuo, pois o meu deu o mesmo sintoma uma vez, e quando fomos ver era o hidrovacuo. Detalhe, o freio de meu carro estava normal, porém o hidrovacuo tinha um micro duro que dava passagem de ar.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    16/05/2021
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Idade
    59
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Lucas..minha amarok,uma 2013 SE,está igual...funciona bem,não falha,anda muito,mas o cheiro de oleo queimado é constante,principalmente parado...cheiro do vapor do motor...e a tampa do motor,fica flutuando sobre o boca quando desrosqueada...mas não baixa oleo,não está entupido aquele suspiro que vai para turbina...muito estranho!!em outro motor,concluiria ser problema de anéis(compressão para o carter)...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    16/05/2021
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Idade
    59
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    amarok

    Renato .....Boa dica!!vou avaliar esta semana...será que só desengatando a mangueira e e tapando-a será suficiente para este teste?
    4X4 Brasil Razão: esqueci de mencionar a quem me dirijo

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/09/2016
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    36
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, eu tenho um Renegade diesel e queria agradecer aos comentários nesse tópico.

    Meu carro estava com alguns problemas estranhos e foi a partir do que li aqui que me ajudou a descobrir
    E acho que posso colaborar.

    O carro estava vazando óleo na lateral do motor, junto a bomba de vácuo.
    Ao retirar a tampa de oleo fazia igual seu motor até 2000~~2500 rpm, acima disso nada vazava ou ventava.
    O que pra mim era o mais esquisito, como o carro poderia ter anéis ruins e na situação critica nada acontecer

    Lendo esse tópico achei alguns vídeos como esse:


    Acho que é o motor da Amarok ou um parente dele, nesse vídeo a pessoa comenta da fumaça saindo.

    Voltando pro meu carro, troquei a bomba de vácuo que estava realmente com defeito porém ao tirar a tampa de oleo continuava a sair essa fumaça igual do vídeo, foi quando puxei a mangueira que liga a EGR até a bomba de vácuo e tampei com o dedo e.... sumiu toda a fumaça.

    Ou seja, tenho uma mangueira de vácuo com um micro furo fazendo isso, vou encostar o carro e descobrir,

    Acho que na Amarok seja o mesmo defeito, vale a pena conferir.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/04/2021
    Local
    SSA/BA
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduardo_rp Ver Post
    Pessoal, eu tenho um Renegade diesel e queria agradecer aos comentários nesse tópico.

    Meu carro estava com alguns problemas estranhos e foi a partir do que li aqui que me ajudou a descobrir
    E acho que posso colaborar.

    O carro estava vazando óleo na lateral do motor, junto a bomba de vácuo.
    Ao retirar a tampa de oleo fazia igual seu motor até 2000~~2500 rpm, acima disso nada vazava ou ventava.
    O que pra mim era o mais esquisito, como o carro poderia ter anéis ruins e na situação critica nada acontecer

    Lendo esse tópico achei alguns vídeos como esse:


    Acho que é o motor da Amarok ou um parente dele, nesse vídeo a pessoa comenta da fumaça saindo.

    Voltando pro meu carro, troquei a bomba de vácuo que estava realmente com defeito porém ao tirar a tampa de oleo continuava a sair essa fumaça igual do vídeo, foi quando puxei a mangueira que liga a EGR até a bomba de vácuo e tampei com o dedo e.... sumiu toda a fumaça.

    Ou seja, tenho uma mangueira de vácuo com um micro furo fazendo isso, vou encostar o carro e descobrir,

    Acho que na Amarok seja o mesmo defeito, vale a pena conferir.
    Mano, respondi seu post lá no tópico do Renegade. Conseguiu resolver de uma vez?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 fumaçando com o motor frio... Bico injetores?
      Por Marcelo Bezerra de Araújo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 12
      Última resposta: 10/06/2012, 12:17
    2. Compro bloco gm 151 (motor opala 4cc) documentado - somente com retentor.
      Por jkdaniels no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 09/06/2012, 09:10
    3. Motor da Grand Cherokee Limited (V8, 5.2) Fumaçando
      Por Max81.Costa no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/12/2009, 22:11
    4. Grand Vitara - Motor 2.0 16v fumaçando
      Por andersonlira no fórum Suzuki
      Respostas: 12
      Última resposta: 22/07/2009, 16:35
    5. Motor GM151 Álcool falhando somente em alta.
      Por Ronaldo B. no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 29/11/2005, 11:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade