x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1

    Amarok grilando motor




    Prezados, sou novo no fórum, mas já acompanho vcs há muito tempo, já extrai muito conhecimento com vcs, aqui tem um excelente conteúdo. Vou fazer meu relato com minha viatura:

    Possuo uma Amarok cabine simples 2013 122cv há um ano, e ela tem algo que está me tirando do sério. Desde quando comprei, noto que ela "grila" o motor entre 1000rpm a 2000rpm, um barulho tipo vávula batendo, um "castanhado". Ela apresenta isso principalmente quando arranca ou quando se faz uma retomada, mas quando ultrapassa os 2000rpm o motor fica liso, silencioso, sem nenhum barulho. Ela só faz isso em movimento, quando parada vc pode acelerar como for mas ela não "grila". Daí ela teve problema nos bicos em novembro do ano passado, troquei por novos originais Bosch mas continuou do mesmo jeito. Eu de saco cheio, mandei abrir o motor pra ver se tinha algo de errado, mas tudo estava perfeito, sem folgas ou desgaste, tudo dentro dos parâmetros. Remontamos de volta, coloquei aneis novos e troquei todas as válvulas, guias e tuchos, afinal o barulho era característicos de tucho de valvulas. Ao funcionar o motor e sair pra testar, o maldito barulho do mesmo jeito, ou seja, só gastei dinheiro. Já conferi ponto de sincronismo, está tudo ok. O mecânico me disse que isso é normal, que é caracteristico de Amarok, mas já andei em outros carros e os mesmos não são assim, são silenciosos, não grilam. Alguem já passou por isso? O que pode ser? Bomba de vácuo faz esse barulho? Pois o barulho vem de cima, como se fosse nas válvulas ou bomba de vácuo.

    Aguardo resposta.

  • #2
    1. Foi checado e rechecado os bicos injetores, assento do bicos, rosca, etc? Foram postos os bicos corretos? Usado arruelas e o-rings corretos?

    2. Verifique o turbo. Cheque a linha de vácuo dele, o atuador, as palhetas móveis.

    3. Tensionador/guia/polia da corrente/correia.

    Fora isso, é válvula ou cabeçote. Selos/Guias/Molas/Válvula/Assentos.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    NovoRei, como eu havia dito, os bicos foram colocados novos em novembro, estão com apenas 5mil km rodados. Comprei original Bosch pela mesma referência do antigo, as arruelas fora colocadas novas tbm na mesma medida. O kit correia (correia, tensor, polia) tbm foi colocado novo recentemente, checado o ponto de sincronismo tbm. Quanto a linha de vácuo, essa eu não verifiquei, como eu devo fazer? Existe ferramenta específica pra isso? Qual é o procedimento?
    Grato pela atenção.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    taguatinga/DF
    Posts
    364
    Agradecimentos: 13
    O barulho persiste se acelerar ela no elevador engatada?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    thyagovieira eu não fiz esse teste, não sei te dizer. Ela parada em ponto morto, vc pode acelerar como for que ela não grila, só quando anda mesmo, quando arranca ou faz retomadas. Ocorre entre 1000 e 2000 rpm

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    taguatinga/DF
    Posts
    364
    Agradecimentos: 13
    Dá uma olhada nos coxins do motor, diferenciais e cruzetas.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por thyagovieira Ver Post
    Dá uma olhada nos coxins do motor, diferenciais e cruzetas.
    Irei verificar sim, é uma boa sugestão. Mas fiquei curioso com a dica do amigo NovoRei aí encima quanto as mangueiras de vácuo. Eu gostaria de saber como é feito o procedimento

  • #8
    Citação Postado originalmente por Renato Junior Ver Post
    Irei verificar sim, é uma boa sugestão. Mas fiquei curioso com a dica do amigo NovoRei aí encima quanto as mangueiras de vácuo. Eu gostaria de saber como é feito o procedimento
    O procedimento é ao gosto do mecânico que for fazer o serviço. Pode ser uma bombinha de fumaça, espuma, pressurizar a linha, medir a pressão.

    O que você pode fazer é arrancar um por vez a linha de vácuo antes e depois da válvula do turbo, acelerar, e ver se tem vácuo na linha, se a válvula atua, e se o turbo atua.

    Também checar se está entupido ou rachado a válvula PSV. Também experimenta soltar a tampa de óleo e ligar o motor (nãi vai espirrar óleo). Se a tampa voar longe ou ficar parada é um problema no vácuo assumindo que anel dos pistões estejam ok.

    A idéia é que se o turbo estiver travando em baixa rotação (falta de vácuo ou válvula/atuador com problema ou palhetas travando), a pressão é menor no cilindro, e talvez produza o barulho.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    NovoRei, obrigado pelas dicas, irei verificar eu mesmo essas linhas de vacuo, como vc disse aplicando pressão nelas pra ver se estão vedando bem. Quanto a valvula PSV, onde fica ela na amarok? Eu sei onde fica na Ranger 3.0, mas na Amarok eu não sei.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    NovoRei, segui suas dicas e descobri o problema. Era a valvula controladora de vacuo da turbina que fica presa no filtro de ar, ela estava com mau funcionamento, a turbina não enchia direito em baixa fazendo com que o motor grilasse além do normal. Fica a dica pra quem tiver passando pelo mesmo problema

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/10/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    O colega poderia dizer como ficou a solução do problema? Comprei uma amarok 2011 mês passado e estou com o mesmo problema. Você substituiu a válvula? Quanto ficou?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimento: 1
    Amigo, eu troquei ela, comprei no mercado livre, mas antes de comprar coloque outra valvula pra testar, pega emprestado com alguem, pois esta válvula é cara.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 26
      Última resposta: 05/10/2016, 15:23
    2. motor castanhando ( grilando alto )
      Por daniel--pires no fórum Kia Sportage
      Respostas: 24
      Última resposta: 23/10/2015, 07:52
    3. Motor grilando na subida
      Por Rustão no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 10
      Última resposta: 04/10/2012, 16:51
    4. Motor grilando
      Por gaiolarodan no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 19
      Última resposta: 14/09/2012, 09:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade