x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Lightbulb Bico eletronico Dakota diesel




    Amigos, alguem sabe como testar o bico eletronico da Dakota diesel? Parte eletronica.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu não. Mas pesquisa pelo fórum os tópicos e relatos do nosso amigo Sergio Augusto, pois ele sabe fazer isso com os dois pés e as duas mãos amarradas nas costas e de olhos fechados...
    Usa o botão pesquisa.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Qualquer oficina de vergonha que tenha um simples teste eletrônico ou uma bancada de testes para motores eletrônicos pode executar esse serviço.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #4
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lucianosantos07 Ver Post
    Amigos, alguem sabe como testar o bico eletronico da Dakota diesel? Parte eletronica.
    Fala Luciano:
    A única( única mesmo!!) maneira de testar o PORTA INJETOR COM SENSOR DE MOVIMENTO DE AGULHA, este é o nome do "popular" "BICO ELETRONICO" da Dakota, sem colocar no motor, é com a máquina do link http://www.bosch.com.br/br/equiteste...sel/eps200.asp (foto http://www.bosch.com.br/br/equiteste...eps200_big.htm ) , e infelizmente, não é toda oficina que tem, na verdade alguns BOSCH SERVICE, a possuem, pois andei dando uma pesquisada, apenas por curiosidade e esta "preciosidade" custa mais de 10K, e pra se ter uma idéia, o meu bombista, aqui na cidade, me disse que não investe numa destas pois a procura é pouca, não seria interessante ele gastar 10 k numa e mais outros 30K, na máquina que se testa e ajusta as BI EDC(com controle diesel eletronico, como a da Dakota, do VOLVO EDC 360,etc), se bem que eu não concordo com o pensamento dele, mas é meio que regra geral entre os bombistas "autonomos".
    Mas com um SCANER OBD2, e algum conhecimento e paciencia, se consegue saber se o PORTA INJETOR COM O SENSOR DE MOVIMENTO DE AGULHA, está funcionando; escreve ai, quais os sintomas que sua Dakota está apresentando, que posso tentar te ajudar. Caso não ache o SCANER, vamos conversando que vou lhe passando algumas informações.
    Por coincidencia, a minha está com o "bico" queimado, rodei já aproximadamente 5 mil Km, assim. Já comprei o bico, estou aguardando chegar, pra trocar.
    Abraço
    Sérgio

  • #5
    Sergio minha Dakota tá muito fraca não passa dos 80 km e esta soltando muita fumaça preta, vcsabe onde encontro o sensor de preção do oleo motor? Valeu

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Essa válvula é a chamada Waste Gate, ou porta de alívio. Serve para manter a pressão da turbina num limite desejável. Se ela estiver sem função, em rpm alta fica uma droga, e gera inclusive maior aquecimento do motor.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Fala Luciano e Edin:
    Pelo que posso entender, do relato que o Luciano fez, sobre a tal valvula, tá me parecendo ser a EGR( RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPAMENTO), pois o Luciano fala que ela tem ligação do coletor e escape ao de admissão. Esta válvula é controlada por um solenoide que está preso num suporte perto da parte traseira do cofre do motor, e serve para mandar ao coletor de admissão, digamos, o excesso de gases de escape, para serem "requimados", com finalidade de diminuir as emiisões de "poluentes". Não deve ser desligada, pois o solenoide que a abre/fecha, é controlado pela centralina, e isso pode interferir no funcionamento do motor.
    A função do "bico eletronico" é enviar sinais do posicionamento da agulha de injeção do elemento( injetor propriamente dito), que comandam/influenciam(os sinais enviados pelo bico eletronico) no VOLUME( e avanço) DE INJEÇÃO, por isso que o carro fica "fraco" quando o "bico eletronico' não funciona, pois a BI não "recebe" o "aviso" que os inejtores estão ABERTOS, esperando combustível, e então não abre o débito de combustível( descrevi aqui numa liguagem bem simplória, mas o princípio é por ai mesmo). Veja o anexo, que entenderá quais são os sensores que influenciam e determinam o funcionamento da BI VE ELETRONICA(EDC), da Dakota.
    Abraço
    Sérgio
    Bico eletronico Dakota diesel Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #8
    Amigos,
    minha Dakota não possui o solenoide para o acionamento da válvula EGR. Em relação ao funcionamento do sensor do bico eletrônico, a leitura é feita com a agulha abrindo e fechando ? Caso seja essa a função do sensor, há possibilidade de substituí-lo por outro modelo pra realizar o teste, pois, a central só precisa de retorno de sinal.

  • #9
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lucianosantos07 Ver Post
    Amigos,
    minha Dakota não possui o solenoide para o acionamento da válvula EGR. Em relação ao funcionamento do sensor do bico eletrônico, a leitura é feita com a agulha abrindo e fechando ? Caso seja essa a função do sensor, há possibilidade de substituí-lo por outro modelo pra realizar o teste, pois, a central só precisa de retorno de sinal.
    Fala Luciano:
    tem certeza que a sua camionete está sem o solenoide? Amanha vou postar a foto do solenoide, pra voce checar direitinho, pois o funcionamento ou não do EGR, influencia no sistema de inejção. E quanto ao bico, NÃO EXISTE outro modelo, o sensor é incorporado ao porta injetor. Não tem outro porta injetor COM SENSOR, que caiba no cabeçote, pelo menos observando as informações que tenho.
    Abraço
    Sérgio

  • #10
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    [QUOTE=SERGIO AUGUSTO;1375194]Fala Luciano:
    tem certeza que a sua camionete está sem o solenoide? Amanha vou postar a foto do solenoide, pra voce checar direitinho, pois o funcionamento ou não do EGR, influencia no sistema de inejção. E quanto ao bico, NÃO EXISTE outro modelo, o sensor é incorporado ao porta injetor. Não tem outro porta injetor COM SENSOR, que caiba no cabeçote, pelo menos observando as informações que tenho.
    Abraço
    Sérgio
    Fala Luciano:
    Anexo as fotos do SOLENOIDE DA EGR, e do BICO INJETOR(este da foto está pifado), e foi soldado os fios, no porta injetor, coisa( asolda) que segundo informações que obtive, geralmente "acaba" de danificar a resistencia do sensor, se não for feite com cuidado.
    Abraço
    Sérgio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bico eletronico Dakota diesel-img00519-20110215-1746.jpg   Bico eletronico Dakota diesel-img00521-20110215-1746.jpg   Bico eletronico Dakota diesel-img00520-20110215-1746.jpg   Bico eletronico Dakota diesel-img00522-20110215-1746.jpg   Bico eletronico Dakota diesel-img00525-20110215-1751.jpg  

  • #11
    Realmente Sergio minha Dakota não tem o solenoide, encontrei só o conequitor. Onde posso encontrar esta peça?

  • #12
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lucianosantos07 Ver Post
    Realmente Sergio minha Dakota não tem o solenoide, encontrei só o conequitor. Onde posso encontrar esta peça?
    Fala Luciano:
    VEja na SOPEÇASIMPORT(http://www.sopecasimport.com.br/sess...subcategoria=5 ), fale com Emanuel, diga que eu indiquei, é bem provável que ele tenha nova e usada. Também veja na VALIMPORTPEÇAS(http://www.valimportpecas.com.br/ ), fale com o Magno.
    Como este solenoide "apenas" recebe um sinal eletrico para abrir/fechar a passagem de vácuo, que por sua vez vez aciona a válvula EGR, acredito que pode ser substiuido por outro solenoide, desde que tenha o mesmo "esquema" de funcinamento( ex: tres vias, normalmente fechado, bobina 12 volts,etc), que voce encontra na www.movimatic.com.br ou na www.acepil.com.br
    Abraço
    Sérgio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade