x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Peugeot 504 - Reforma, Manutenção, Customizações e Adaptações




    Embora tenha bastante tempo que me inscrevi no 4x4 Brasil, esta é minha primeira participação mais efetiva, onde após mais de um ano como proprietário de uma Peugeot 504 GRD 98/99, resolvi compartilhar minhas experiências com a pequena grande valente.
    Gostaria desde já, de agradecer a todos os companheiros que puderem se engajar comigo nesta empreitada, crendo que este tópico poderá com a ajuda de todos, se materializar como ferramenta de grande valia, servindo como fonte de consulta para proprietários e futuros proprietários de uma Peugeot 504.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Aquisição da Peugeot 504

    A primeira experiência que gostaria de compartilhar é a do ato da compra.
    Estava a procura de um pequeno carro utilitário, preferencialmente à diesel, que me oferecesse um bom custo benefício.
    Num primeiro momento, procurava por uma saveiro a diesel. Vi na internet algumas em bom estado, sendo que a maioria se encontrava no sul do país.
    No final de 2014, ao voltar de férias, tive um problema com o carro da família, o que acelerou minha procura por um carro para uso diário. Achei então em um anúncio na internet, uma Peugeot 504, que segundo anúncio estaria em excelente estado, o que atenderia a primeira vista a minha ideia de custo benefício.
    Em virtude da urgência imposta pelo momento que vivia, resolvi e adquiri a 504, começando assim minha jornada de aprendizado.
    Após ter vivido muitas situações com este carro, hoje posso afirmar que o grande problema da 504 é a manutenção realizada de forma incorreta, a não execução da manutenção preventiva e a falta de conhecimento pelo proprietário de particularidades deste motor.
    Acredito que a primeira pergunta feita por todos que pensaram em adquirir uma 504 foi se existe dificuldade para aquisição de peças de reposição. Posso afirmar que não é possível encontrar em algumas regiões do Brasil peças para reposição, contudo em virtude do advento das vendas pela internet, não houve até hoje, nenhuma peça que precisei que não fosse passiva de ser encontrada na rede mundial, havendo lojas virtuais principalmente em São Paulo e na região Sul que fornecem para todo o país.
    A primeira colaboração que gostaria de pedir, é a de criarmos uma lista das principais lojas fornecedoras de peças para a Peugeot 504.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Peças para reposição

    Conforme citei na minha última mensagem, até o presente momento não tive dificuldade de conseguir peças para reposição, onde gostaria de destacar que esta é a minha experiência pessoal, limitada as partes do carro que precisaram até o presente momento de manutenção.
    Na cidade onde moro, são poucas as lojas que possuem peças para a 504, sendo seu estoque restrito a peças que comercialmente possuem maior giro e mesmo estas já tenho tido dificuldades. Surgiu então a necessidade de conseguir fornecedores que possuíssem um catálogo mais completo. Após consulta na internet, consegui algumas lojas virtuais que poderiam atender a minha demanda.
    Já comprei peças do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, a maior parte das peças tenho comprado de São Paulo.
    Neste momento minha ideia é tentar manter o carro preventivamente manutenido e o mais original possível, embora já tenha feito algumas adaptações que facilitarão manutenções futuras.

  • #4

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelos Links!

    Estou estudando a respeito do sistema de arrefecimento da 504.
    Quando comprei o carro, recebi uma cópia do manual original. Procurei sobre as especificações do aditivo do radiador, mas o manual não descreve qual deve ser usado.

    Em manual pode-se observar as seguintes características:

    Que a temperatura normal de funcionamento do motor é em torno de 90°C, descrito em manual como a parte central do termômetro do painel;
    Que o volume total do sistema de arrefecimento é de 10 litros.
    Uma orientação já conhecida de todos, de nunca completar o nível do líquido de arrefecimento com o motor quente, preservando assim o cabeçote contra trincas;
    Que o nível máximo do líquido no reservatório não deve ultrapassar a cinco centímetros abaixo do bocal;
    Que 33% do volume total do sistema é constituído de anticongelante com anticorrosivo.

    Como já tive problemas de aquecimento com o motor da Peugeot 504, vou compartilhar em uma próxima mensagem, após finalizar algumas pesquisas, minhas experiências para tentar resolver o problema.

    Gostaria de convidar a todos que passaram por problemas semelhantes, a contribuir com suas experiências pessoais.
    Obrigado.

  • #6
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Acompanhando!!!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Sistema de arrefecimento



    Antes de compartilhar a respeito da experiência que tive na manutenção do sistema de arrefecimento da minha caminhonete, gostaria de discorrer sobre o aditivo do líquido de arrefecimento.
    O fabricante da Peugeot 504 recomenda a troca do líquido de arrefecimento aditivado a cada dois anos, mantendo-se assim as características protetivas do líquido no sistema. Contudo, devido a ser um carro antigo, rodando muitas vezes sem aditivo em virtude de receio dos proprietários em aditivar o sistema, normalmente você vai se deparar com um líquido avermelhado por oxidação dos componentes do motor, o que não foi diferente no meu caso.
    Caso o proprietário venha a limpar o sistema, fazendo a inserção do aditivo, poderá em virtude do desgaste prévio do mesmo, ocorrer vazamentos.
    Segundo minhas pesquisas, não é o aditivo que corrói o sistema antigo, pelo contrário, ele limpa o sistema, fazendo com que a sujeira que estava encrostada, tampando alguns buracos, seja removida, ficando em suspensão no líquido de arrefecimento. Por isso que, quando o sistema não possuía aditivos e é esgotado, após aditivado sem a devida limpeza, torna a ficar com a água turva.
    Segundo as fontes de consulta em que tive acesso, todas online, a composição e as propriedades dos aditivos variam de acordo com as circunstâncias as quais o mesmo vai ser submetido: temperatura, tipo de material e pressão.
    Como o manual da 504 não informa qual o tipo de aditivo deve ser usado em seu sistema, ao ler a respeito dos tipos de aditivos disponíveis no mercado, fiquei preocupado pois, alguns protegem seletivamente partes do motor, deixando outras partes totalmente desprotegidos, em função do material em que as peças são constituídas.
    Concentrei então minha pesquisa nos produtos à base de polímeros e monoetilenoglicol, ambos com agentes anticorrosivos, onde encontrei no canal do youtube três vídeos feitos em laboratório, obedecendo metodologia científica à luz da NBR-13.705.
    Após ter assistido aos vídeos, minha conclusão pessoal é que mesmo com o sistema aditivado, ainda existe a corrosão de elementos do motor afinal: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Contudo, o desgaste apresentado pelos materiais, fica dentro dos padrões estabelecidos pela NBR 13.705 (e com folga), sendo inferior ao desgaste apresentado nos materiais na ausência do aditivo (somente água).
    Tanto o produto a base de polímeros, quanto a base de monoetilenoglicol, atenderam as especificações, protegendo contra corrosão de forma efetiva os seguintes materiais: açõ, cobre, latão, solda, alumínio e ferro fundido. Segundo o manual da Peugeot 504 seu bloco do motor é de ferro fundido, o cabeçote de alumínio e o radiador, segundo o fornecer de uma loja virtual é de cobre latão, recebendo a devida proteção de ambos os produtos.
    Outra característica importante observada nos dois aditivos é a elevação do ponto de ebulição da água e a lubrificação da bomba d'água. No caso específico do produto a base de polímeros, observei que este produto melhora a troca términa do sistema quando comparado com o monoetilenoglicol.
    Em virtude das informações em que tive acesso nesta pesquisa, na próxima vez que precisar esgotar o líquido de arrefecimento, pelo fato do motor da 504 trabalhar com temperaturas elevadas, devo testar o aditivo a base de polímeros, na expectativa de propiciar a queda mais rápida da temperatura do motor após ter sido submetido a esforços.


    Espero ter ajudado e caso alguém posso acrescentar ou até mesmo corrigir algum erro que tenha cometido em minha pesquisa, desde já agradeço.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/01/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Robson, eu comprei a pouco mais de um mês uma 504. Estava a mais de 4 anos procurando uma com baixa quilometragem, e com o ar condicionado funcionando. Finalmente encontrei, e sem titubear, fechei negócio. Estou descobrindo o carro, mas em um primeiro momento, levei no meu mecânico, e troquei os cabos de embreagem, e de acelerador, além do tanque de combustível, e a bóia, pois o carro ficou muito tempo parado, e o tanque simplesmente apodreceu. Depois, levei na Leon Motores, para revisar a bomba, que teve que ser trocada, e os bicos. Estou para completar 5.000 quilometros rodados, e na troca de óleo que eu fizer, provavelmente vou trocar amortecedor dianteiro, bem como os pivôs e embreagem.
    Peças, eu tenho comprado de um senhor que fica localizado na Zona Norte de SP, Sócrates, e na Tolouse, em Santo Amaro.
    Mas gostaria de saber se alguém aqui tem uma tabela, ou algo assim com um Plano de Manutenção preventiva.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    PCLuque, parabéns pela aquisição.

    Gostaria de convidá-lo para continuarmos a fazer deste tópico mais uma ferramenta de referência dentro do fórum para ajudar a todos os proprietários a manter em bom funcionamento suas Peugeot 504.
    Quando comprei o carro, recebi apenas uma cópia do manual do proprietário, e neste, não temos a tabela do plano de manutenção preventiva do veículo. Provavelmente deveria existir um manual à parte.
    Consegui dois manuais online da peugeot 504 que embora não sejam da pick-up 504, por possuírem o mesmo motor, podem servir como referência. Segue on links abaixo:

    http://manualdomeucarro.blogspot.com...1_archive.html
    http://peugeot504ti.no.sapo.pt/id21.htm

    Abraço.
    4X4 Brasil
    R.Alvares

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Manutenção do sistema de Arrefecimento da Peugeot 504

    Quando se começa a pesquisar a respeito da 504, ao se falar com mecânicos que têm vivencia com o veículo, um dos pontos que sempre é citado é o fato do motor ser susceptível a superaquecimento.
    Em virtude deste fato, a primeira preocupação que o proprietário deve ter é com a integridade do sistema de arrefecimento do veículo.
    Devido a manutenção incorreta ou até mesmo a falta de manutenção do sistema, o carro fica mais propenso a problemas de aquecimento, sendo comum observarmos as 504 nas oficinas com o sistema sem aditivo, possuindo vazamentos e rodando sem a válvula termostática.
    A função do sistema de arrefecimento nos projetos atuais não é manter o motor o mais frio possível e sim aquecê-lo e, após quente, manter sua temperatura na faixa ideal de operação, propiciando que o mesmo trabalhe com maior eficiência. Desta forma, devido ao receio de superaquecimento, embora empiricamente tudo possa indicar o contrário, na minha opinião de proprietário, estando o motor em boas condições mecânicas, não seria bom para “saúde” do motor suprimir do sistema de arrefecimento a válvula termostática, embora alguns profissionais me aconselharam a manter o meu carro sem a válvula.
    A supressão desta peça, permite grandes variações de temperatura do motor em função dos esforços a que o mesmo for submetido (subidas e descidas), o que segundo pesquisas que fiz em alguns sites, acarretaria a diminuição de sua vida útil.
    Ao ter meu primeiro problema de aquecimento, fiz o dever de casa, levei meu radiador para revisão, troquei o reservatório de água (estava velho e opaco), verifiquei o estado geral das mangueiras do sistema e dos sensores de temperatura do motor.
    Após análise do profissional que me prestou o serviço de manutenção do radiador, em virtude de sinais de corrosão em várias partes, inviabilizando a execução de soldas, optamos por substituir a colmeia do mesmo, haja a vista que, um radiador novo pode ser encontrado por volta de R$ 1.600,00. Portanto a substituição da colmeia gerou uma boa economia.
    Fiz então a substituição do sensor de temperatura da bomba d’água (estava engatilhado), do sensor de temperatura do cabeçote (estava quebrado) e do sensor do reservatório. Embora meu sensor do nível do reservatório estivesse funcionando, fui informado pelo mecânico e visualizei na prática, que o sensor antigo com o reservatório novo vazaria água com a pressão natural do sistema, portanto, aproveitei a oportunidade e efetuei a troca.
    Não troquei a tampa do reservatório, pois, julgamos que ela estava em boas condições. Contudo, uma tampa desgastada em virtude do ressecamento da borracha que faz sua vedação e da ferrugem que coroe sua mola, pode deixar de suportar a pressão natural do sistema gerada pela expansão do líquido ao aquecer, permitindo que o mesmo venha a derramar pelo suspiro lateral que fica na boca do reservatório. Outra consequência de seu desgaste seria a ineficiência em manter a pressão projetada para o sistema, o que permitiria a ebulição da água a temperaturas mais baixas.
    Com o sistema manutenido, coloquei uma válvula termostática nova e aditivo, esperando obter os seguintes resultados: em caso de vazamentos devido sua coloração, identificar rapidamente por inspeção visual; lubrificar a bomba d’água e a válvula termostática; aumentar a vida útil dos sensores de temperatura e aumentar a temperatura de ebulição da água uma vez que o motor da 504, dentro do limite normal de operação, pode chegar aos 100°C quando submetida a esforços.
    Devido a limpeza promovida pelo aditivo no sistema de arrefecimento, poderiam ocorrer vazamentos pela desobstrução de pequenos buracos preexistentes (estágio avançado de corrosão). Como tínhamos verificado o estado dos selos do motor (selos de alumínio), constatando que estavam em perfeitas condições e, uma vez que o radiador havia sido manutenido, não tive problemas.
    Desta forma, com o sistema pressurizado, limpo, sensores e parte elétrica funcionando, passei a ter a informação confiável da temperatura de funcionamento do motor, sendo possível no caso da elevação anormal da temperatura, parar o carro e analisar a causa do problema.

    R.Alvares

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    onde fica seu mecanico?
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    onde fica seu mecanico?
    Raphael, tenho feito a manutenção da Peugeot 504 na Maxlub.
    O endereço da oficina é St Shcgn Cl Residencial Quadra 712 Loja, 06, Bloco B, Asa Norte, Brasilia, DF, CEP 70760-512. Os telefones de contato são (61) 9274-6431 / (61) 3340-1332.
    O proprietário da oficina é o Sr. José Ivando.
    Além de conhecer muito bem a mecânica da Peugeot 504, ele também é proprietário de uma.

    Abraço.
    R.Alvares

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Compra de Blazer 1996 - Ajuda com manutenção e adaptações
      Por jucahlitoral no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/01/2016, 01:07
    2. reforma e adaptaçoes
      Por Dener Augusto Zavatin no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/07/2014, 21:52
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade