Tenho uma S10 cabine dupla, 2001.
Quando subo rampa irregular ( tipo sargeta) sempre ouço um estalo muito forte na barra de torçao. A suspensão está OK.
Será que é mesmo na barra ou deficência na bandeja. É grave? é necessario alguma reparo?
Na verdade esse estalo é falta de lubrificação nos sextavados de fixação. Coloca um desingripante e depois coloca um óleo por cima da barra de forma que escorra para dentro dos sextavados que esses estalos param. A minha sempre fica assim um dia depois de pegar água.
Estou com o mesmo estalo nas barras comentado pelo Daniel.Mandei um WD e depois um óleo fino porém ...nada mudou O que pode ser se não for só lubrificação?
Pivôs com folgas. Mas eles costumam bater nos buracos juntamente com os estalos. Pra ver se tem folga, levanta a roda e força ela com as mãos para verificar alguma folga. Qualquer folga é perceptível dessa forma.
Fim dos estalos
Troquei, tem dois meses, balanças superiores e pivôs inferiores (TRW).Rolou também os batentes da 2005 e quatro BF 31`.No mais,tudo ok.Nessa mexida demos uma levantada de leve na frente ajustando as barras porém, um lado ficou quase 2 centimetros mais baixo Hoje ajustei essa diferença e nada mais estala!!!
Na minha opinião foi um erro de projeto da GM, pois trabalho com uma BLAZER e ela também dá esse mesmo estalo, com a barra de torção virada e descendo uma guia por exemplo, e é um barulho muito feio, parece que vai quebrar no meio a nave, já conversei com diversos proprietários da BLAZER e todos dizer que faz esse barulho também, e em muitos mecânicos, informaram que só trocando a suspensão toda, é um barulho tão extridente que lembra até uma araponga gritando
A minha L200 faz um barulho igual ao descrito pelos colegas sempre que pego barro.
Sempre soluciono jogando bastante água na suspenção dianteira e engraxando um pino que dá batente à parte móvel da suspensão com a parte fixa da bandeja (chamo de parte móvel a estrutura que vira junto com a roda - não sei os nomes técnicos).
Este pino quando sujo faz um barulho muito forte quando encosta no batente e ao mesmo tempo a suspenção trabalha para cima e para baixo- tipo um estalo - parece algo quebrando. Isso acontece muito ao sair da garagem, descendo a guia com a roda esterçada para um lado ou para o outro.
Espero ter ajudado.
()s
Daniel
Suspensão independente tem disso. Sempre tem alguma articulação pedindo pra ser trocada e ainda mais entre um total de 11 esféricas.
Alem das articulações esféricas existem outras 8 elásticas.
Não sei porque as da S10 não dura 30% do que duram as da Ranger e outras picapes
Se todas essas articulações forem trocadas ao mesmo tempo o problema acaba.
A Ranger e a Nova Hilux tem a vantagem de três 3 a menos, por utilizar caixa de direção com pinhão e cremalheira.