x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61
  • #1
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Diesel x Óleo vegetal.




    Opa! É o seguinte, eu não frequento a parte geral do fórum, por isso vim postar aqui!

    Na minha região aqui, alguns agricultores começaram a abastecer os tratores e máquinas agrícolas com 50% do tanque de oleo diesel e 50% do tanque com oleo de soja! (mais barato)
    Até em caminhonetes estão fazendo isso!

    Minha dúvida... pode causar algum dano ao motor? O rendimento fica pior correto?

    abraços
    4X4 Brasil

  • #2
    O óleo de soja deveria ser processado para se tornar o biodiesel. Bruto deve deixar resíduos grudados nos pistões e válvulas...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    ah sim! Também pensei nessa possibilidade!

    mas nao sabia que o óleo de soja também gerava biodiesel.. pra mim era cacau e girassol!

  • #4
    O biodiesel pode vir de: algodão, mamona, babaçu, girassol, soja... acho que de tudo que tem óleo vegetal.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    ahmmm! vlw ae!

    Otra coisa, essa porcaria de oleo de soja nao vai deixar os trator manco nao?? isso tem combustão?

  • #6
    Pessoal,

    Para produzir biodiesel precisa de alcool(metanol ou etanol) no processo (transesterificação) e soda caustica como catalisador.
    E processar soja para queimar é ignorancia, soja é nobre demais para isso. Temos mamona e dendê que seria mais barato, além do que o soja rende pouco óleo.
    Soja é para alimentar o povão e não motor


    Agora onde se compra oleo de soja a granel por menos de 1,40 o litro??????
    Só o oleo de soja não deve queimar direito senão o biodiesel não tinha alcool no meio.

    [ ]´s achando isso lenda
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #7
    Citação Postado originalmente por SJKCaio
    Agora onde se compra oleo de soja a granel por menos de 1,40 o litro??????
    Em Jataí! Terra do Miranda
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Não sei se alguns de voces lembram mas alguns anos atras apareceu um tal de motor ELKO que era diesel com uma taxa de compressão muito alta (+de 25), cuja camara de combustão estava quase toda no pistão e queimava qualquer coisa , até banha de porco colocaram num tanque de um Santana que se não me engano apareceu numa reportagem do Fantastico (em 1990 +ou-)

    Dizia que queimava qualquer oleo vegetal in natura sem deixar residuos.Se usado com diesel tinha um rendimento magnífico , aparentemente não tinha refrigeraçao (liquida) e trabalhava com altissima temperatura , o rendimento aumentava com a temperatura... Tinha até kit para motor mercedes virar ELKO... Se não me engano o Grupo Garnero estava por detras disso.Acabou sumindo...

    Obs: escrevi só o que lembrei , não significa que acredito nisso.


    Homero

  • #9
    Homero,
    Que memória em? Quando o cara virou uma bacia de óleo usado de uma pastelaria, ainda cheia de resíduos de maça de pastel no tanque, eu não teria acreditado não fosse um artigo que tinha lido na revista Quatro Rodas sobre esse motor.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Walter,

    O gozado de ficar velho é que é mais fácil se lembrar de coisas do passado do de coisas mais recentes...mas agora que voce falou , lembrei do oleo da pastelaria ...

    Mas, procurando na internet achei esse link que é uma entrevista com om cara que vende kit de conversão para oleo vegetal :http://www.aondevamos.eng.br/boletins/edicao16.htm



    Homero

  • #11
    O biodiesel pode vir de: algodão, mamona, babaçu, girassol, soja... acho que de tudo que tem óleo vegetal.

    Yeah, isso mesmo, só nâo dá pra usar óleo de peroba pq o palácio do planalto comprou toda a produçâo ...

  • #12
    Também me lembro do teste inicial deste motor, mas, se não me engano, como sempre faltou financiamento para pesquisa (o que é fundamental para uma nova tecnologia se desenvolver), e a coisa foi caindo no esquecimento.
    Havia também problemas de quebra prematura de componentes, devido as altas temperaturas e pressão. Mas, hoje em dia, o uso da cerâmica está mais às mãos face ao declínio do seu preço, em razão da produção maior.

    Realmente o óleo de soja é um produto mais nobre, voltado para alimentação, o seu preço está onde está porque acabou virando uma commodities no mercado internacional. Quem não se lembra (ao menos os da minha idade), que nossas mães cozinhavam era com gordura de côco.

    A obtenção do biodiesel é relativamente simples. Pelo menos em bancada. Uma produção em série, que possa suprir o mercado de maneira nacional e perene, não vindo a ter a curva de Goes como o Proalcool, é que são elas. E isto, os amigos sabem, no Brasil é o mais fácil ocorrer.

    Haverá os problemas de distribuição, padronização, equalização de preços e muita, muita, mas muita política nisto tudo. Certamente irão criar uma Biobrás e um ProBio, onde irão se pendurar inúmeros inúteis nas sinecuras governamentais. Sem falar no enriquecimento de usineiros que, mesmo assim, sempre estarão tentando extorquir renúncia fiscal e não explicando o porque falta biodiesel no mercado.
    Já vimos o filme.
    Aí, o que irá inflamar será a nossa paciência.

    De qualquer maneira é uma saída para um país que tem uma exponencial quantidade de terras cultiváveis.
    A mamoma, só para citar um exemplo, é simplesmente excelente para a produção do biodiesel: 1) Não há pragas conhecidas que possam, até agora, impor obstáculos ao seu cultivo. E, não havendo pragas, não há despesas com defensívos agrícolas.
    2) Ela é igual a certas madames da sociedade, "dá" em qualquer lugar.
    3) Não requer solo corrigido ou de grande adubagem. Além de aceitar solo úmido ou seco.
    É show!
    Agora, colocar óleo in natura... dá galho, ao menos futuramente no motor.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade