x
Convex Datacenter
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 146
  • #13



    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Dilmar...
    Tudo que os motores a diesel tinham a seu favor ao longo dos anos tem desaparecido... confiabilidade, custo de manutenção, valor do diesel e somado a isso o seguro.... sem dúvida não vale a pena...

    Alem das vtrs, já comentadas... lembre-se da Pajero...
    Se fosse optar pela SW4... tbm iria na gasolina.... a diferença no custo da compra é mais de 10mil

    Veja só o sucesso q a Mit fez em lançar a triton flex.... a procura pelas usadas é bem maior q pelas diesel...
    Concordo Paulo,

    Atualmente está cada vez mais inviável manter uma Picape/SUV Diesel. Quando se coloca na ponta do lápis os custos de manutenção, seguro e combustível, percebe-se que o único motivo de permanecer é a tara no motor diesel mesmo, pq o custo x benefício simplesmente desapareceu.

    Esses motores atuais mais modernos estão se mostrando muito frágeis e beberrões, o Diesel S-50 já está com preço bem acima do etanol e próximo da gasolina.

    Qual a real vantagem hoje do motor Diesel? Acho que praticamente só o torque bem maior em baixa rotação......e se os novos motores a gasolina turbo de injeção direta chegassem nas Picapes, será que as Picapes Diesel estariam com os dias contatos?

    Não sei....mas que o abismo de custos entre motor gasolina e diesel só iria aumentar, isso tenho certeza...

    E olha que já defendi motor diesel com unhas e dentes, mas depois de ver a evolução e eficiência da injeção direta de gasolina aliada ao turbo....revi muitos conceitos...rsrsrs...

  • #14
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Uma vantagem além do torque é a maior durabilidade do motor.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #15
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Uma vantagem além do torque é a maior durabilidade do motor.
    Será que os motores diesel eletrônicos serão tão duráveis qto os mecânicos? E se assim ainda for, irá atingir uma parcela mínima de usuários, pois o que mais vejo são picapes diesel 4x4 com menos de 4 anos de uso nos pátios de usados...

  • #16
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Uma vantagem além do torque é a maior durabilidade do motor.

    Essa vantagem não existe ou não compensa mais com os motores modernos... obviamente comparando com motores de porte neh
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #17
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Economicamente falando, dificilmente vale a pena um motor diesel hoje em dia. Os cálculos estão aí pra provar. Detalhes importantes como durabilidade, confiabilidade dos motores diesel estão ficando pra trás, ainda mais em dias que você pode gastar facilmente mais de R$ 3.000 chegando ao absurdo de R$ 15.000 se o problema for no DPF da Amarok, por exemplo.

    Agora uma coisa é comparar um motor diesel super potente e super moderno como o que estamos tendo por aqui com essas carroças a gasolina que insistem em colocar nas picapes (honrosa exceção para a Triton V6). Comparar um motor 2.5L, de 4 cilindros, com míseros 20 kgfm (não lembro os dados precisos) e 173cv com um 3.2 diesel, turbo TGV é simplesmente covardia.

    Isso levado em conta, os motores diesel ainda valem a pena sim, desde que você possa pagar por eles e para mantê-los. Em geral, quando se analisa a compra diesel e gasolina, se analisa não só o preço de aquisição e combustível, mas também o conjunto de itens que a picape possui e nesse caso, na minha leitura, comprar picape flex 4x2 é simplesmente dar um tiro no pé.

    Picape 4x2 nem é picape, nem é carro de pista nem é sedan. É o típico carro que num dia de chuva pode ficar atolado na GRAMA.

    O aspecto final da minha análise se dá no prazer de dirigir. Não vou mentir: dirigir o 3.5 V6 da Triton e Pajero Sport antiga é muuuito mais prazeroso que dirigir qualquer motor diesel com uma vantagem, é silencioso. Claro que não são só vantagens: cavalo anda, cavalo come. O consumo ainda precisa melhorar bastante. O consumo dos motores a gasolina no Brasil ainda é pior por causa dessa viadagem (desculpem o termo) de motor flex (mesma coisa do 4x2: nem presta na gasolina, nem presta no álcool) e da nossa própria gasolina (alguma coisa misturada com água e álcool). E a pior parte dos motores a gasolina no Brasil (falo de motores regulares, não de carros de ponta de linha) é o atraso tecnológico em que um simples comando de válvula variável demorou mais de 15 anos pra aparecer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos é praticamente de série há 10 anos.

    E atraso tecnológico não se coaduna com eficiência de consumo. Taí o 4D56 pra provar isso.

    Pra concluir mesmo: hoje, eu não adquiro nenhum carro "grande" que não seja a diesel. Preconceito mesmo. Prefiro a grosseria do motor diesel e o coice do turbo. Respeito quem prefere o motor flex, mas ele não me parece uma decisão muito racional, sobretudo se pensando numa revenda, por exemplo (no mercado cearense, falo). No fim, me parece que quem compra uma picape com motor flex (se não for um MOTORZÃO) compra um flex porque não tem bala n'agulha pra comprar um diesel ou porque simplesmente não se assusta com o consumo absurdo desses motores.

    Não me referi a ninguém diretamente nesse post. Não tive intenção de denegrir ninguém.
    Abraços
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #18
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Taí um tema que vale a pena discutir. Respeito as opiniões contrárias, mas particularmente, "acostumei-me" com os veículos a diesel. Ainda mais, considerando que a minha "velhota" F-1000 é um trator. Rs.


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #19
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Economicamente falando, dificilmente vale a pena um motor diesel hoje em dia. Os cálculos estão aí pra provar. Detalhes importantes como durabilidade, confiabilidade dos motores diesel estão ficando pra trás, ainda mais em dias que você pode gastar facilmente mais de R$ 3.000 chegando ao absurdo de R$ 15.000 se o problema for no DPF da Amarok, por exemplo.

    Agora uma coisa é comparar um motor diesel super potente e super moderno como o que estamos tendo por aqui com essas carroças a gasolina que insistem em colocar nas picapes (honrosa exceção para a Triton V6). Comparar um motor 2.5L, de 4 cilindros, com míseros 20 kgfm (não lembro os dados precisos) e 173cv com um 3.2 diesel, turbo TGV é simplesmente covardia.

    Isso levado em conta, os motores diesel ainda valem a pena sim, desde que você possa pagar por eles e para mantê-los. Em geral, quando se analisa a compra diesel e gasolina, se analisa não só o preço de aquisição e combustível, mas também o conjunto de itens que a picape possui e nesse caso, na minha leitura, comprar picape flex 4x2 é simplesmente dar um tiro no pé.

    Picape 4x2 nem é picape, nem é carro de pista nem é sedan. É o típico carro que num dia de chuva pode ficar atolado na GRAMA.

    O aspecto final da minha análise se dá no prazer de dirigir. Não vou mentir: dirigir o 3.5 V6 da Triton e Pajero Sport antiga é muuuito mais prazeroso que dirigir qualquer motor diesel com uma vantagem, é silencioso. Claro que não são só vantagens: cavalo anda, cavalo come. O consumo ainda precisa melhorar bastante. O consumo dos motores a gasolina no Brasil ainda é pior por causa dessa viadagem (desculpem o termo) de motor flex (mesma coisa do 4x2: nem presta na gasolina, nem presta no álcool) e da nossa própria gasolina (alguma coisa misturada com água e álcool). E a pior parte dos motores a gasolina no Brasil (falo de motores regulares, não de carros de ponta de linha) é o atraso tecnológico em que um simples comando de válvula variável demorou mais de 15 anos pra aparecer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos é praticamente de série há 10 anos.

    E atraso tecnológico não se coaduna com eficiência de consumo. Taí o 4D56 pra provar isso.

    Pra concluir mesmo: hoje, eu não adquiro nenhum carro "grande" que não seja a diesel. Preconceito mesmo. Prefiro a grosseria do motor diesel e o coice do turbo. Respeito quem prefere o motor flex, mas ele não me parece uma decisão muito racional, sobretudo se pensando numa revenda, por exemplo (no mercado cearense, falo). No fim, me parece que quem compra uma picape com motor flex (se não for um MOTORZÃO) compra um flex porque não tem bala n'agulha pra comprar um diesel ou porque simplesmente não se assusta com o consumo absurdo desses motores.

    Não me referi a ninguém diretamente nesse post. Não tive intenção de denegrir ninguém.
    Abraços
    Fala Imperador!

    Cara, tenho certeza que vc expressou sua opinião sem querer denegrir ninguém, e o meu raciocínio é praticamente idêntico ao seu. Mas como o colega logo abaixo citou, essa é, com certeza, uma boa discussão e vale a pena levar a frente, lógico que de maneira sadia e adulta.

    Se vc ver posts antigos meus, verá como eu defendia ferrenhamente os motores diesel quando surgia a comparação com os motores otto, sobretudo essa desgraça de motor flex que nos empurram no Brasil...mas...o tempo passa e as coisas evoluem né?

    Lembra quando começaram a surgir as primeiras informações sobre a Amarok 2.0 e o pessoal caiu de pau em cima desse motor? Que quem gosta de motorzinho pequeno é dentista? Pois é....o pequenino biturbo está ai com força de sobra e vendendo como os grandes...

    Sei que tem mais entendidos que podem falar de todas as especificações técnicas dos motores diesel eletrônicos para justificar a sua superioridade em relação ao mecânico, mas pra mim, um leigo, senti muita falta do 2.8 PS quando parti para o 3.0 NGD, tanto em consumo como força, sem falar na impressão de fragilidade que esses motores novos passam....

    Mas, saindo do diesel e partindo para a gasolina.....vc viu q eu fiz uma pergunta no meu último post aqui? E se fossem introduzidos os modernos motores turdo com injeção direta de gasolina nas picapes? Acho inegável o avanço em eficiência desse tecnologia downsizing nos motores a gasolina....vide os motores TSI com o câmbio DSG de dupla embreagem da VW, o THP Prince em parceria da Peugeot/BMW, a linha Ecoboost da Ford que hoje equipa até os Volvos S60 T4 e T5....o Fusion Ecoboost chegando aí pra revolucionar o segmento....

    A Ford lançou a Picape F-150 com o 3.5 V6 Ecoboost (turbo + injeção direta de gasolina), o blovo V6 tem potência de V8 (356cv + 40kgfm de torque) e consumo de 4cc. Sinceramente, acho um avanço indiscutível que leva diretamente ao questionamento da "sustentabilidade" dos motores diesel e os seus custos.

    E eu acabei de falar de V6...mas voltando à realidade do nosso mercado, o Fusion ta chegando com um 2.0 4cc Ecoboost com impressionantes 240cv + 34,5kgfm a partir de 1700rpm, mais forte e muito mais eficiente que o antigo bloco 3.0 V6 do Fusion. Imagine esse motor repaginado com algumas melhorias para a Nova Ranger....e ai? Como fundamentar o bloco 3.2 Diesel e os seus infelizes custos?

    Quando se compara as picapes diesel com essas porcaria flex 4x2 que se vende por aqui e podem atolar até numa grama molhada, vc está coberto de razão, para quem pode, ainda é melhor arcar com os custos imorais do diesel, mas quando a comparação parte para essa nova linha dos motores a gasolina com injeção direta e turbo, acho que as picapes diesel perdem um pouco o seu sentido...

    Há relatos do 408 THP travado no PA a 110km/h e seus 1530kg fazendo 16-17km/l na estrada em piso plano...Jetta TSI e seus 200cv + 28,5kgfm fazeno 10km/l em uso 100% urbano com AC...

    Abs!

  • #20
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Alagoano, você tocou num ponto fundamental.

    O principal problema que temos por aqui, como falei, é comparar motores diesel modernos - linha mundial, padrão em todos os países - com motores a gasolina defesados como os que temos aqui. Como falei, atraso tecnológico e consumo não andam juntos. SE tivéssemos esses motores a gasolina que temos fora aqui no Brasil, talvez a história fosse bem diferente nessa relação comparativa diesel x gasolina.

    Da forma como está, é até covarde comparar diesel com gasolina (relembro a exceção para o V6 3.5 da Mitsubishi) - claro, falando do que existe no Brasil e não com o que existe no mundo.

    A questão do downsizing do diesel é o futuro (razão pela qual o 3.2 da Ranger chamou tanto a atenção). Reduz custos de produção, aumenta eficiência energética, reduz consumo, e a tecnologia hoje permite um motor 2.0 biturbo (Amarok) andar praticamente o mesmo que um 3.0 da Hilux, por exemplo. A única questão contra o downsizing é a repotenciação (reprogramação ou chip), pois um dos fatores limitantes é justamente a cilindrada do motor, implicando que, sob pena de redução da vida útil do motor, é improvável que o 2.0 da Amarok com, por exemplo, 250cv, dure o mesmo que o 3.2 da Ranger na mesma potência.

    Sinto que acabei divagando no assunto :P
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #21
    Usuário Avatar de JJVET
    Entrada
    27/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    293
    Agradecimento: 1
    é simples....
    qto vc anda por mês? em km
    qto é a média de consumo?

    exemplo: ando 5 mil km por mês em média
    custo do diesel 2,00/l
    média 10km/l

    valor gasto por mês
    R$1000,00

    se utilizasse gasolina...
    custo gasolina 2,75/l
    média 7km/l
    valor gasto mês
    R$1964,00

    o dobro....
    Sendo a manutenção de uma SUV ou Picape relativamente igual em termos de valores e a durabilidade do motor diesel maior... PONTO PARA O DIESEL.

    Agora...se comparar com carros de passeio, a manutenção realmente é infinitamente menor, porém dependerá do seu uso.

    Nenhuma opinião é 100%, cada carro tem seu uso e seu bolso.
    Mahindra CD 4x4 2009 diesel - 265x70x16 mud - Easy traction - guincho 9500xs - Body Lift de 2" - VHF Icom 2820 - PU2KGK -Snorkel

  • #22
    Usuário Avatar de JJVET
    Entrada
    27/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    293
    Agradecimento: 1
    adicionando ao pensamento....
    em um ano:

    economia de 12mil reais...tá aí o valor pago a mais pelo motor diesel...
    se multiplicar por 3 anos (troco a cada 3 anos) economia de 36mil

    é o dinheiro que uso na troca por uma mais nova...
    Mahindra CD 4x4 2009 diesel - 265x70x16 mud - Easy traction - guincho 9500xs - Body Lift de 2" - VHF Icom 2820 - PU2KGK -Snorkel

  • #23
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    A questão do downsizing do diesel é o futuro (razão pela qual o 3.2 da Ranger chamou tanto a atenção). Reduz custos de produção, aumenta eficiência energética, reduz consumo, e a tecnologia hoje permite um motor 2.0 biturbo (Amarok) andar praticamente o mesmo que um 3.0 da Hilux, por exemplo. A única questão contra o downsizing é a repotenciação (reprogramação ou chip), pois um dos fatores limitantes é justamente a cilindrada do motor, implicando que, sob pena de redução da vida útil do motor, é improvável que o 2.0 da Amarok com, por exemplo, 250cv, dure o mesmo que o 3.2 da Ranger na mesma potência.

    Sinto que acabei divagando no assunto :P
    Isso não poderia ser resolvido com uma câmbio automático ou automatizado moderno, de 7 ou 8 marchas ou até mais, que fizesse sempre o motor trabalhar folgado?

    O 2.0 do Fusion terá 240cv num AT convencional de 6 marchas...

  • #24
    Citação Postado originalmente por JJVET Ver Post
    é simples....
    qto vc anda por mês? em km
    qto é a média de consumo?

    exemplo: ando 5 mil km por mês em média
    custo do diesel 2,00/l
    média 10km/l

    valor gasto por mês
    R$1000,00

    se utilizasse gasolina...
    custo gasolina 2,75/l
    média 7km/l
    valor gasto mês
    R$1964,00

    o dobro....
    Sendo a manutenção de uma SUV ou Picape relativamente igual em termos de valores e a durabilidade do motor diesel maior... PONTO PARA O DIESEL.

    Agora...se comparar com carros de passeio, a manutenção realmente é infinitamente menor, porém dependerá do seu uso.

    Nenhuma opinião é 100%, cada carro tem seu uso e seu bolso.
    Diesel a R$ 2,00 é exceção, o S-50 já está em patamares muito próximos da gasolina. Acho que o custo com combustível, manutenção e principalmente o seguro, engolem boa parte das vantagens do diesel. E se for pensar na revenda, o mercado de usados, em geral, está sofrendo uma imensa depreciação...

    Usei carros de passeio só para citar os motores atuais e sua eficiência com o intuito de imaginá-los nas picapes e SUVs, comparar carro de passeio com picape realmente não dá.

    Com a gasolina mais limpa a partir de 2014, com 50ppm de enxofre, acho que os motores de injeção direta vão invadir o Brasil...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 11
      Última resposta: 26/01/2021, 21:11
    2. GALLOPER 4X4 DIESEL VALE A PENA??????
      Por Ribeiro no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 23
      Última resposta: 31/12/2018, 03:26
    3. Respostas: 31
      Última resposta: 18/07/2018, 21:48
    4. VIDEO DE 1943,eu ainda não tinha visto,vale a pena ver.
      Por valdir rainer no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/05/2007, 00:57
    5. Niva diesel !.6 ..vale a pena?
      Por catitoamaral no fórum Niva
      Respostas: 35
      Última resposta: 14/07/2005, 17:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade