x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 34 de 34
  • #25
    Usuário
    Entrada
    18/04/2012
    Local
    santa luzia/MG
    Idade
    53
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Guilherme,

    Qual o motor da sua S-10? O Sprint gosta de rotações mais elevadas, em torno das 2000rpms. O Powertech 2,4L para um motor de ciclo otto, gosta de rotações mais baixas. O Vortec 4.3 (antigas S-10 6 cilindros a gasolina) e Duramax/VM Motori 2,8Lm atual (nova S-10) eu sinceramente desconheço.

    Na verdade o próprio motor "falará" isso para você. Não existe uma regra do tipo "rode acima da rotação de torque máximo", "rode abaixo", "fique próximo da potência máxima". Quem vai dizer é o motor e o uso que você dará a ele. E vale para qualquer motor, até porque eles tem caracteristicas individuais. E essa percepção dependerá de sua sensibilidade.

    Em caminhões, o ideal para obter um bom desempenho é rodar proximo a rotação de potencia máxima (se você rodar na rotação de torque máximo, você não sai do lugar). Os motores são projetados para tal. Caminhonetes diesel com motores de alta rotação, você usará a potencia máxima por alguns momentos. Não são motores feitos para rodar em altos giros o tempo inteiro.

    Em suma, você vai ter que perceber a "tocada" correta do seu veiculo. Vai ter uma faixa de trabalho que o motor rodará "liso" e terá bom desempenho, boas respostas. Minha Ranger por exemplo, ele trabalha bem entre 1800 e 2800 rpms: ele funciona lisinho, tem boas respostas e baixo consumo. Mas cada motor é um. Até mesmo no mesmoi modelo de veiculo e motorização isso acaba ficando individualizado.

    Abraços

    Edit: Uma correção: O Sprint tem 3 valvulas por cilindro, duas de admissão e uma de escape, sendo que as de admissão abre em tempos ligeiramente diferentes
    Valeu, Daniel. O minha S10 é a nova, com cambio automático.
    Tô ainda acostumando com ela, também usando trocas manuais.

  • #26
    Usuário
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Ao ler este tópico e suas discussões, vejo um certo problema conceitual quando se diz que o que interessa é a potência e não o torque. Tenho longa experiência teórica no assunto e vou tentar esclarecer e passar o que entendo ser conceitualmente correto. Potência é uma grandeza derivada, uma vez que não pode ser medida, apenas calculada. O que se pode medir é torque e velocidade angular. As curvas de potência são exatamente as curvas de torque multiplicadas, ponto a ponto, pela correspondente velocidade de rotação. Não há como se separar potência de torque e da rotação. E pode-se dizer que, no que diz respeito a veículos, o que interessa é o que acontece nas rodas, e não no motor. Prossigo dizendo que a segunda lei de Newton até hoje não foi contestada, e jamais será, e diz que força é proporcional à aceleração e torque à aceleração angular. Quando não houver torque não haverá aceleração e vice-versa. Portanto, não é possível haver variação de velocidade de rotação (aceleração) sem torque resultante. Potência aí só entra como grandeza derivada. Quando se diz que é uma maior potência que produz a aceleração, está aí a confusão, pois o que provoca maior aceleração é o torque. Quando uma marcha é reduzida para aumentar a rotação, o que aumenta nesse processo é o torque nas rodas, pois se o mesmo diminuísse, poderia até haver maior potência, mas haveria desaceleração. O paradoxo é simplesmente porque o que interessa é o torque nas rodas e não no motor. Suponha que tenhamos um motor com curva de torque plana (que não existe mas serve para demostrar o conceito) e se reduzisse a marcha aumentando a rotação do motor. Este estaria entregando mais potência. No entanto, o torque nas rodas aumentaria (isso sempre acontece quando se reduz as marchas), apesar de o motor ter curva de torque plana, e o carro teria aumento de velocidade. Mas não é a potência que o motor entrega a mais que produz a aceleração e sim o maior torque nas rodas. Uma outra situação seria de um carro carregado subindo uma ladeira à potência máxima, mas não no torque máximo, e começasse a perder velocidade com o pedal do acelerador à plena carga. O carro poderia ir perdendo velocidade, mas poderia se estabilizar no ponto de rotação de torque máximo (ou pelo menos teria menor desaceleração), e nesse ponto a potência não seria máxima. Portanto, se tivermos como saber exatamente o torque nas rodas em cada rotação do motor, saberemos exatamente como será a aceleração do veículo. Não tem como fugir disso. Qualquer outra coisa é a combinação que existe entre torque, rotação e relação de transmissão. Vejam que uma curva de potência pode ser ascendente e a de torque descendente em uma faixa de rotação, geralmente em rotações mais altas. Potência aí serve apenas como informação derivada que, se não fosse usada, não geraria tanta confusão.

    (25 anos lecionando dinâmica dos sólidos para engenheiros mecânicos, mas a contestação é livre)

  • #27
    Banido
    Entrada
    21/07/2012
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    474
    Agradecimentos: 0
    quanto mais torque mais arrancada quanta mais potencia mais velocidade final..se colocar 100kg de torque e 30cv ela vai dar 140km/h no maximo..se coloca mais 300cv e 40kgfm vai da uns 20 segundos de 0-100 e vai dar 300km/h de final..um exemplo logico..e claro tudo depende da relacao do diferencial..
    mais se a gnt for entender qual a diferenca entre torque e potencia..a gnt naov ai entende nada so um fisico ou um engenheiro dando alguns exemplos..

    Em resumo: torque e potência são a mesma força, vista sob métricas diferentes. Esta diferença é fundamental para se definir o tipo de aplicação do motor, como veremos mais abaixo. Agora, o que é torque? ”É a força gerada na explosão dentro das câmaras de combustão pelo curso do virabrequim (força de giro) vezes o braço de alavanca”, diz Bock. É por isso que a sua unidade envolve trabalho e distância (newton x metro ou nm, quilogramas-força x metro ou kgfm, etc). Quando você aperta uma porca com uma chave de boca, está aplicando torque.
    O torque máximo do motor tende a ser alcançado em rotações mais baixas por causa da eficiência volumétrica (a porcentagem de mistura ar-combustível que o motor consegue aspirar a cada ciclo), que segundo Bock, é o momento onde há o melhor aproveitamento da explosão. Depois disso, a capacidade de fazer força começa a cair devido ao aproveitamento de energia dentro do cilindro.
    É mais ou menos como uma bicicleta: depois que você já está pedalando a mil por hora, é impossível dar aquela patada violenta no pedal. Veja no gráfico de dinamômetro abaixo, do V8 LS2 da Chevrolet: em vermelho, a linha de torque; em azul, a de potência.
    Qual a diferença entre torque e potência? - Jalopnik Brasil

  • #28
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tarcis Ver Post
    Ao ler este tópico e suas discussões, (...)Mas não é a potência que o motor entrega a mais que produz a aceleração e sim o maior torque nas rodas. Uma outra situação seria de um carro carregado subindo uma ladeira à potência máxima, mas não no torque máximo, e começasse a perder velocidade com o pedal do acelerador à plena carga. O carro poderia ir perdendo velocidade, mas poderia se estabilizar no ponto de rotação de torque máximo (ou pelo menos teria menor desaceleração), e nesse ponto a potência não seria máxima. Portanto, se tivermos como saber exatamente o torque nas rodas em cada rotação do motor, saberemos exatamente como será a aceleração do veículo. (...)

    Potência aí serve apenas como informação derivada que, se não fosse usada, não geraria tanta confusão.

    Tarcis;

    Existe uma enorme polarização do assunto: Muitos falam que torque é o que manda e potencia é insignificante. Na realidade, como você falou são indissossiáveis.

    Agora, mesmo potencia sendo uma grandeza derivada (fato inconteste - produto da rotação pelo torque), é ela quem determina o desempenho do veículo, e não seu torque. É simples.

    Agora perdoe-me voce dizer que Potencia é apenas uma informação derivada e que se ela fosse omitida não geraria confusão, isso beira o absurdo total. Absurdo total mesmo.

    Agora vou refutar seus argumentos com um exemplo PRATICO e BÁSICO

    Trator, caminhão, não se trabalha pelo torque do motor. E sim pela potencia. Dirija um caminhão com sobrecarga...você não vê veiculos com sobrevcargas subindo aclives em 1600-1800rpms (rotação de torque máximo de grande parte dos motores diesel usados nos Mercedes bicudos, MWM 6.10 e Cummins 6BTAA. Você vê os caminhões subindo aclives com o pé embaixo, em rotação de POTENCIA MÁXIMA.

    Tente dirigir uma máquina nessas condições usando apenas "a rotação de torque máximo". Não se extrairá desempenho da máquina e a operação será um tremendo suplicio.

    Ninguém, na agricultura, quer saber de torque. Quer saber mesmo é de potencia para arrasto de implementos, e máquinas. O torque serve só para saber quanto se aplica de força no aperto de parafusos.

    Ninguém na aeronautica quer saber de torque. Quem faz avião subir mais rapidamente ou mais lentamente é a potencia. Pura e simples.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #29
    Usuário
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tarcis;

    Existe uma enorme polarização do assunto: Muitos falam que torque é o que manda e potencia é insignificante. Na realidade, como você falou são indissossiáveis.

    Agora, mesmo potencia sendo uma grandeza derivada (fato inconteste - produto da rotação pelo torque), é ela quem determina o desempenho do veículo, e não seu torque. É simples.

    Agora perdoe-me voce dizer que Potencia é apenas uma informação derivada e que se ela fosse omitida não geraria confusão, isso beira o absurdo total. Absurdo total mesmo.

    Agora vou refutar seus argumentos com um exemplo PRATICO e BÁSICO

    Trator, caminhão, não se trabalha pelo torque do motor. E sim pela potencia. Dirija um caminhão com sobrecarga...você não vê veiculos com sobrevcargas subindo aclives em 1600-1800rpms (rotação de torque máximo de grande parte dos motores diesel usados nos Mercedes bicudos, MWM 6.10 e Cummins 6BTAA. Você vê os caminhões subindo aclives com o pé embaixo, em rotação de POTENCIA MÁXIMA.

    Tente dirigir uma máquina nessas condições usando apenas "a rotação de torque máximo". Não se extrairá desempenho da máquina e a operação será um tremendo suplicio.

    Ninguém, na agricultura, quer saber de torque. Quer saber mesmo é de potencia para arrasto de implementos, e máquinas. O torque serve só para saber quanto se aplica de força no aperto de parafusos.

    Ninguém na aeronautica quer saber de torque. Quem faz avião subir mais rapidamente ou mais lentamente é a potencia. Pura e simples.
    Daniel,

    Na verdade quis apenas abrir um caminho para uma discussão, que coloquei em termos de conceitos teóricos. Resolvi me aprofundar um pouco mais no entendimento das situações práticas e comecei um post novo sobre a questão torque e potência fazendo um comparativo entre 2 camionetes hilux, a diesel e a gasolina, em uma simulação. A potência pode sim ser considerada como uma informação útil no desempenho dos veículos, uma vez que o torque nas rodas está associado às relações de transmissão dos câmbios, o que são difíceis de serem obtidas e fica impraticável pensar assim. A potência acaba trazendo tudo isso para um mesmo número. O post é http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-gasolina.html (Torque e potencia x velocidade das hilux a diesel e gasolina). Se puder colaborar seria interessante.

  • #30
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tarcis Ver Post
    Claro!

    Vamos que vamos!

    Abs!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #31
    Usuário
    Entrada
    11/08/2014
    Local
    Santana De Parnaiba/SP
    Idade
    28
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Daniel como a D20 a 1500 rpm é mais forte que a blazer 2.4 sendo que fazendo a conta na hora que troca de marcha a blazer tem 19 kg/cv a 3000 rpm e a d 20 tem 30 kg/cv a 1500 rpm mas mesmo assim para chea nessas rotacoes d20 20,40,60,80 blazer 20,30,50,70

  • #32
    Usuário
    Entrada
    11/08/2014
    Local
    Santana De Parnaiba/SP
    Idade
    28
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tarcis;

    Existe uma enorme polarização do assunto: Muitos falam que torque é o que manda e potencia é insignificante. Na realidade, como você falou são indissossiáveis.

    Agora, mesmo potencia sendo uma grandeza derivada (fato inconteste - produto da rotação pelo torque), é ela quem determina o desempenho do veículo, e não seu torque. É simples.

    Agora perdoe-me voce dizer que Potencia é apenas uma informação derivada e que se ela fosse omitida não geraria confusão, isso beira o absurdo total. Absurdo total mesmo.

    Agora vou refutar seus argumentos com um exemplo PRATICO e BÁSICO

    Trator, caminhão, não se trabalha pelo torque do motor. E sim pela potencia. Dirija um caminhão com sobrecarga...você não vê veiculos com sobrevcargas subindo aclives em 1600-1800rpms (rotação de torque máximo de grande parte dos motores diesel usados nos Mercedes bicudos, MWM 6.10 e Cummins 6BTAA. Você vê os caminhões subindo aclives com o pé embaixo, em rotação de POTENCIA MÁXIMA.

    Tente dirigir uma máquina nessas condições usando apenas "a rotação de torque máximo". Não se extrairá desempenho da máquina e a operação será um tremendo suplicio.

    Ninguém, na agricultura, quer saber de torque. Quer saber mesmo é de potencia para arrasto de implementos, e máquinas. O torque serve só para saber quanto se aplica de força no aperto de parafusos.

    Ninguém na aeronautica quer saber de torque. Quem faz avião subir mais rapidamente ou mais lentamente é a potencia. Pura e simples.
    Daniel torque e para quem quer ter uma arrancada bruta e forca nas subidas e carregado e potencia e quem quer ter aceleraçao e velocidade final torque e forca e potencia e desempenho estou certo ou nao

  • #33
    Usuário
    Entrada
    11/08/2014
    Local
    Santana De Parnaiba/SP
    Idade
    28
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tarcis;

    Existe uma enorme polarização do assunto: Muitos falam que torque é o que manda e potencia é insignificante. Na realidade, como você falou são indissossiáveis.

    Agora, mesmo potencia sendo uma grandeza derivada (fato inconteste - produto da rotação pelo torque), é ela quem determina o desempenho do veículo, e não seu torque. É simples.

    Agora perdoe-me voce dizer que Potencia é apenas uma informação derivada e que se ela fosse omitida não geraria confusão, isso beira o absurdo total. Absurdo total mesmo.

    Agora vou refutar seus argumentos com um exemplo PRATICO e BÁSICO

    Trator, caminhão, não se trabalha pelo torque do motor. E sim pela potencia. Dirija um caminhão com sobrecarga...você não vê veiculos com sobrevcargas subindo aclives em 1600-1800rpms (rotação de torque máximo de grande parte dos motores diesel usados nos Mercedes bicudos, MWM 6.10 e Cummins 6BTAA. Você vê os caminhões subindo aclives com o pé embaixo, em rotação de POTENCIA MÁXIMA.

    Tente dirigir uma máquina nessas condições usando apenas "a rotação de torque máximo". Não se extrairá desempenho da máquina e a operação será um tremendo suplicio.

    Ninguém, na agricultura, quer saber de torque. Quer saber mesmo é de potencia para arrasto de implementos, e máquinas. O torque serve só para saber quanto se aplica de força no aperto de parafusos.

    Ninguém na aeronautica quer saber de torque. Quem faz avião subir mais rapidamente ou mais lentamente é a potencia. Pura e simples.
    dirigi as duas so que a d20 tinha um cambio mais longo e gostava do desempenho dela se bem que nao lembro muito porque a ultima vez que dirigi ela foi com 14 anos a blazer dirigi com 15 16 anos por aí meu mai me ensinou na d20 continuei treinando na blazer com 14,15 anos dirigi uma quantum gls 2000 i esse foi o carro mais rapido que dirigi sera porque ela tinha muita força e como eu e estava aprendendo eu me enganei pensando que torque é melhor que potencia e achei a blazer fraca porque precisei esguelar a 20 km/h queria muito dirigir essas duas de novo para eu saber melhor mas que a quantum anda melhor que as duas com certeza pois me lembro para a d20 acompanhar a blazer com meu pai dirigindo tinha que estar a 2000 rpm ou a quantum faz tempo que nao dirijo e nao lembro acho que na verdade nunca prestei atencao na aceleracao em si e sim na velocidade mas na quantum eu lembro da aceleracao dela detona as duas e a blazer entao da d20 eu nao lembro porque diriji ela faz um tempao e meu pai so tem a blazer agora

  • #34
    Usuário
    Entrada
    11/08/2014
    Local
    Santana De Parnaiba/SP
    Idade
    28
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tarcis;

    Existe uma enorme polarização do assunto: Muitos falam que torque é o que manda e potencia é insignificante. Na realidade, como você falou são indissossiáveis.

    Agora, mesmo potencia sendo uma grandeza derivada (fato inconteste - produto da rotação pelo torque), é ela quem determina o desempenho do veículo, e não seu torque. É simples.

    Agora perdoe-me voce dizer que Potencia é apenas uma informação derivada e que se ela fosse omitida não geraria confusão, isso beira o absurdo total. Absurdo total mesmo.

    Agora vou refutar seus argumentos com um exemplo PRATICO e BÁSICO

    Trator, caminhão, não se trabalha pelo torque do motor. E sim pela potencia. Dirija um caminhão com sobrecarga...você não vê veiculos com sobrevcargas subindo aclives em 1600-1800rpms (rotação de torque máximo de grande parte dos motores diesel usados nos Mercedes bicudos, MWM 6.10 e Cummins 6BTAA. Você vê os caminhões subindo aclives com o pé embaixo, em rotação de POTENCIA MÁXIMA.

    Tente dirigir uma máquina nessas condições usando apenas "a rotação de torque máximo". Não se extrairá desempenho da máquina e a operação será um tremendo suplicio.

    Ninguém, na agricultura, quer saber de torque. Quer saber mesmo é de potencia para arrasto de implementos, e máquinas. O torque serve só para saber quanto se aplica de força no aperto de parafusos.

    Ninguém na aeronautica quer saber de torque. Quem faz avião subir mais rapidamente ou mais lentamente é a potencia. Pura e simples.
    Daniel eu vi que a blazer e boa em baixa rotacao mas em alta ela fica fraca ja a 3500 rpm e porque ela nao tem conta giros ai fica ruim de sabem quantos giros esta mais quando ela esta com 1000 rpm parece que esta mais tipo a 60 km/h ela esta em quinta segundo meus calculos 1700 rpm em quinta ai fica bem fraca mesmo eu estou aprendendo e errando muito alem do mais eu sou muito novo agora eu sou mais sensato e estou buscando saber quando eu dirigi essa blazer eu vi que ela era mais fraca do que os carros que eu estava acostumado que era a quantum 2.0 que por mais que tinha um torque em rotacoes mais altas eu apertava o mesmo no acelerador a quantum tinha uma melhor aerodinamica do que a d20 por isso andava mais e a blazer pior aerodinamica mais um bom torque ou potencia em baixa rotacao minha intencao nunca foi te humilhar ate por que voce é um dos caras que eu adimiro mais vi uma coisa a blazer retoma bem melhor que um corsa 1.4,nao o antigo,mas sim o novo.e a blazer é um carro muito bom de retomada mais a quantum fazia melhor e a d20 tambem uma coisa que eu adimiro nos motores gm e a sua durabilidade ave maria o motor da blazer esta com 296000 km rodados e nada de ter que abrir o motor motor a gasolina

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Fórmulas para cálculo de potência, torque, pressão etc.
      Por Gomes Neto no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/05/2009, 01:55
    2. duvida torque / potencia
      Por BoaTrilha no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 13/05/2008, 13:01
    3. Respostas: 53
      Última resposta: 13/01/2008, 14:15
    4. Respostas: 13
      Última resposta: 30/10/2006, 14:35
    5. Curvas de torque e Potência - FORD EXPLORER
      Por kauiaires no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 18/07/2006, 15:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade