Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Guilherme,
Qual o motor da sua S-10? O Sprint gosta de rotações mais elevadas, em torno das 2000rpms. O Powertech 2,4L para um motor de ciclo otto, gosta de rotações mais baixas. O Vortec 4.3 (antigas S-10 6 cilindros a gasolina) e Duramax/VM Motori 2,8Lm atual (nova S-10) eu sinceramente desconheço.
Na verdade o próprio motor "falará" isso para você. Não existe uma regra do tipo "rode acima da rotação de torque máximo", "rode abaixo", "fique próximo da potência máxima". Quem vai dizer é o motor e o uso que você dará a ele. E vale para qualquer motor, até porque eles tem caracteristicas individuais. E essa percepção dependerá de sua sensibilidade.
Em caminhões, o ideal para obter um bom desempenho é rodar proximo a rotação de potencia máxima (se você rodar na rotação de torque máximo, você não sai do lugar). Os motores são projetados para tal. Caminhonetes diesel com motores de alta rotação, você usará a potencia máxima por alguns momentos. Não são motores feitos para rodar em altos giros o tempo inteiro.
Em suma, você vai ter que perceber a "tocada" correta do seu veiculo. Vai ter uma faixa de trabalho que o motor rodará "liso" e terá bom desempenho, boas respostas. Minha Ranger por exemplo, ele trabalha bem entre 1800 e 2800 rpms: ele funciona lisinho, tem boas respostas e baixo consumo. Mas cada motor é um. Até mesmo no mesmoi modelo de veiculo e motorização isso acaba ficando individualizado.
Abraços
Edit: Uma correção: O Sprint tem 3 valvulas por cilindro, duas de admissão e uma de escape, sendo que as de admissão abre em tempos ligeiramente diferentes