Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
André, você se refere à cidade de Itatiaia, no Vale do Paraíba, ou à parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, onde ficam as Agulhas Negras?

Caso a sua dúvida seja relacionada à segunda hipótese, você poderia fazer o percurso entre a Garganta do Registro e Maringá em cerca de 4 horas. Entretanto, neste caso, você estaria fazendo um "rallye", sem paradas para aproveitar a beleza das paisagens. O que eu recomendo é que você reserve um dia para o passeio, para poder fazê-lo sem pressa, com diversas paradas para fotos e para um descanso. Alguns locais que valem uma parada:

após Vargem Grande, antes de descer a serra, para apreciar o visual;

Pousada Fragária de baixo, para chegar até o rio Aiuruoca, que passa ao lado dela. Mande minhas lembranças à Flávia, que cuida da pousada;

Pousada Fragária de cima, para tomar um Guaraná Mantiqueira, enquanto aprecia o bonito visual das montanhas. Mande minhas lembranças ao Otávio e à Ceila (donos) e seus filhos (a Flávia da pousada de baixo é filha deles também);

estrada de ligação Fragária-Capivara, para avistar, ao longe, a cachoeira da Fragária;

diversos pontos da estrada Capivara-Sto. Antonio do Rio Grande;

Santo Antonio do Rio Grande, na lojina de artesanato ao lado do bar (que também vale a visita);

Cachoeira antes de Mirantão (não me lembro do nome da cachoeira);

Mirantão (não precisa parar, mas passe devagar, a vila é bem simpática!)

Após Mirantão, preste atenção a saída para V de M e Maringá é à direita. Depois desta entrada, há outra bifurcação, cuja placa indicativa está voltada para o lado de que vem de V de M. Preste atenção para não errar, você deverá entrar à direita novamente, para chegar em Maringá. Se errar, você vai parar em V de M, o que, embora também sirva, é um trajeto mais longo.

Este trecho também é bonito, passa pelo Vale das Flores. Se você estiver adiantado, aproveite para visitar as cachoeiras da Saudade, cujo acesso fica neste trecho. Há placas indicativas. Também dá para ir até as cachoeiras do Alcantilado.

Caso o seu objetivo seja ir e voltar no mesmo dia, recomendo que você siga apenas até Santo Antonio, retornando pelo mesmo trajeto. Neste caso, você poderá, em Monte Belo (vilarejo que fica no trajeto), seguir até Berta e depois subir até Campo Redondo, de onde há uma estrada que leva à Fragária.

IMPORTANTE: caso chova muito nos dias anteriores ao seu passeio, a estrada entre Vargem Grande e Fragária pode ser perigosa, não recomendo. Neste caos, a opção é ir via Itamonte até Monte Belo, seguindo depois até Santo Antonio.

Os mapas anexos poderão orientá-lo sobre os lugares que eu descrevi acima.

[ ]s, bom passeio!

Obrigado pelas dicas Gil!

Pelo que você me passou, estou pensando aqui comigo que vou acabar separando um final de semana inteiro para me dedicar. Como neste estarei com as crianças e elas (pelo menos a mais nova) não encara tanto tempo no carro, acho que prefiro fazer sozinho porque pelo que ví, tem muito pra se ver e aproveitar e fazer corrido é bobagem. Moro em São José dos Campos, perto para voltar com calma...

Abraço.