Powered by vBulletin

Alguem conhece Passeios em Itatiaia e região?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/06/2008, 21:31
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    Gil,

Falando da Pedra Bonita, me estranha teu relato.

Subi uma única vez, há uns dois anos atrás. Lembro que a caminhada meswmo começava em um bosque de verdade, super conservado, cheio de araucárias e com vários pequenos riachos. Inclusive lembro-me que me surpreendi com a quantidade de mirtilhos que haviam (redberry e blueberry), com muitos e muitos arbustos rasteiros carregados destas frutinhas.

Logo após este bosque, começa a subida mais puxada. Em alguns momentos até pensamos em abortar a subida, pois o trilho se perdia entre a densa vegetação.

Não sei se há outro caminho, mas o fato é que este caminho que lhe descrevi estava longe de se encontrar em estado de degradação/desmatamento.

Presumo que, para chegar até este bosque, onde começou a caminhada, você subiu por uma estrada de terra, certo? Esta estrada não existia, a trilha começava quase ao lado da estrada principal, e a subida demorava cerca de 2 a 2,5 horas (não me lembro faz muito tempo!). Este lindo bosque era grande, bem maior do que é hoje, paret de suas árvores foram (ilegalmente, ao que sei) derrubadas. :-(
  • 07/06/2008, 07:25
    Fernando da Terra
    serra da balança
    Citação:

Fiquei curioso... Entrando no site da Gonçalvestur, vi que ela poderia ser uma estrada que desci algumas vezes (a primeira delas, há muitos anos, de Dodge Polara!). Ela sai à esquerda da estrada que liga Gonçalves a Camanducaia, desce forte até Sapucaí Mirim, passando por uma bonita capelinha e por algumas fazendas. Seria esta? Pelo mapa anexo, deve ser...

Quanto a V de M, é uma pena! Em que pousada você vai /costuma ficar?
    Então Gil, acho que deve ser essa, pois quando fui, quem sabia os caminhos era um de meus amigos, que já tinha ido varias vezes lá, a gente ia comboiando atrás dele.
    Essa capelinha que você fala seria quando se chega em Sapucai? Não tô lembrado dela não..... agora,.... Dodge Polara? .... Só se foi assim que fizeram ou reformaram a estrada, pois quando fui tinha muita erosão e muitas pedras grandes..... carro normal não passava de jeito nenhum lá....
    Você viu as fotos dos Nivas? Tinhamos formado o Montanha Russa aqui em Amparo, e sempre faziamos passeios pela região. Éramos nós 4. Hoje, dois deles venderam (um tá reformando uma rural e o outro tá cursando faculdade e tá sem 4x4). Eu ainda tenho o meu Niva 91, branco. Tô tentando vender ele há um ano e meio, mas tá dureza. O pessoal pexinxa demais na hora da compra...... Ele tá lá parado, coitado....louco para fazer trilha....rsrs....... alguém ai não se interessa em adotar o bichinho? Ele é bem bravo, isso eu garanto!!!
    Quanto à pousada em Visconde, como a grana tá curta, procurei uma pelo preço mesmo, sem café e refeição. É a Pousada Céu Azul, que fica a 200m da praça de Maromba. Peguei um chalé individual com cozinha, fora da sede. Pelas fotos parece legal e vai dar bem para o gasto.....você conhece? Qual pousada você fica mesmo? (você já falou antes, mas agora deu preguiça mental....rs..)

Fernando
  • 08/06/2008, 07:55
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Então Gil, acho que deve ser essa, pois quando fui, quem sabia os caminhos era um de meus amigos, que já tinha ido varias vezes lá, a gente ia comboiando atrás dele.
    Essa capelinha que você fala seria quando se chega em Sapucai? Não tô lembrado dela não..... agora,.... Dodge Polara? .... Só se foi assim que fizeram ou reformaram a estrada, pois quando fui tinha muita erosão e muitas pedras grandes..... carro normal não passava de jeito nenhum lá....
    Você viu as fotos dos Nivas? Tinhamos formado o Montanha Russa aqui em Amparo, e sempre faziamos passeios pela região. Éramos nós 4. Hoje, dois deles venderam (um tá reformando uma rural e o outro tá cursando faculdade e tá sem 4x4). Eu ainda tenho o meu Niva 91, branco. Tô tentando vender ele há um ano e meio, mas tá dureza. O pessoal pexinxa demais na hora da compra...... Ele tá lá parado, coitado....louco para fazer trilha....rsrs....... alguém ai não se interessa em adotar o bichinho? Ele é bem bravo, isso eu garanto!!!
    Quanto à pousada em Visconde, como a grana tá curta, procurei uma pelo preço mesmo, sem café e refeição. É a Pousada Céu Azul, que fica a 200m da praça de Maromba. Peguei um chalé individual com cozinha, fora da sede. Pelas fotos parece legal e vai dar bem para o gasto.....você conhece? Qual pousada você fica mesmo? (você já falou antes, mas agora deu preguiça mental....rs..)

Fernando

Eu passei lá com o Polara há muitos anos (por volta de 88/89), portanto bem antes de vocês passarem. Mas talvez não fosse a mesma estrada. Só me lembro que cruzamos algumas fazendas, e que a estrada era bem ruim.

Quanto à pousada, eu costumo ficar na Tiatiaim, fica depois da Maromba, não muito longe do Escorrega.
  • 20/08/2009, 13:10
    Fernando da Terra
    reativando....
    Bom galera, reativando o tópico, estou indo acampar em Itatiaia, hoje à noite....devemos chegar lá às 6:oo da matina, amanhã....... ficaremos no alsene mesmo, que apesar dos pesares, garante um bom banho quente...... (e é o único lugar permitido para acampar lá).....

Chuva, frente fria forte chegando do sul....... vamo que vamo atrás do frio!!!!

Devo voltar na segunda à tarde......... quando chegar, coloco fotos.....

Abraço

Fernando
  • 20/08/2009, 15:28
    NilsinhoRox
    Preguiiiiiça de ler o topico todo... rsrsrsss

Então não sei se já deram a idéia, mas nesse Sabado dia 22 vamos pra Fazenda Santa Rosa do nosso amigo Loló!!!

Tem um indoor massa, com varios graus de dificuldades!!!

Tem um topico só sobre: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=56368&page=22

Site do local: www.fazendasantarosa.com.br

[]'s
  • 20/08/2009, 19:01
    Girti
    3 Anexo(s)
    Citação:

Bom galera, reativando o tópico, estou indo acampar em Itatiaia, hoje à noite....devemos chegar lá às 6:oo da matina, amanhã....... ficaremos no alsene mesmo, que apesar dos pesares, garante um bom banho quente...... (e é o único lugar permitido para acampar lá).....

Chuva, frente fria forte chegando do sul....... vamo que vamo atrás do frio!!!!

Devo voltar na segunda à tarde......... quando chegar, coloco fotos.....

Abraço

Fernando

Acampei lá pertinho na semana passada, de quinta para sexta-feira, quando seguimos para V de Mauá "por dentro". Tempo maravilhoso, mas muuuuuito frio, de madrugada chegou perto dos - 4 graus!

As fotos anexas são de outra vez em que acampei no mesmo local, em Abril do ano passado.

Boa viagem!

• 25/08/2009, 15:46
    Fernando da Terra
    5 Anexo(s)
    frio não muito intenso
    Citação:

Boa viagem!
    Fala Gil!! E foi muito boa meesssmmmo!
    Muito legal. Pegamos chuva fina e névoa quando chegamos lá às 7:00 da matina, montamos barracas debaixo de chuva, mas depois parou de chover, alternando neblina (leia-se nuvens) e sol.
    Só voltou a chover no domingo à tarde. Ai foi chuva forte, durante quase a noite toda, mas parou de manhã pra gente desmontar o acampamento na maior paz!!
    Não chegou a fazer negativo. A temperatura mínima, foi de 1 grau positivo, na sexta feira. Lá dentro do Parque deve ter feito negativo, com certeza. Como estava chovendo, isso não deixou a temperatura baixar muito.
    Fiquei impressionado com a quantidade de arbustos e galhos caidos, na estrada entre a Garganta do Registro e o parque.
    De terça à quinta, foram dias de muita chuva, com uma tempestade num dia, que fiquei sabendo, estragou as barracas de 3 caras que estavam acampados lá no parque (parece que tinham autorização especial) e tiveram que se abrigar no Alsene depois da ventania.
    Subimos o Agulhas, num dia que iniciou totalmente fechado, que depois abriu um sol fenomenal com aquele visual acima das nuvens, e depois, conforme fomos descendo, as nuvens também vieram nos acompanhando e conseguimos chegar bem a tempo de nos safarmos dela. Mas teve grupo que chegou na portaria do parque à 20:30 hs. O guia desses caras abusou da sorte. Subiu muito tarde e como fechou o tempo, tiveram muita sorte de nada de mais grave acontecer. Lá, com o tempo não se brinca....
    Bom, vamos às fotos:

1-Acampamento
    2-Altos visuais
    3-Invasão dos azuis
    4-Beleza pura
    5-Serra Fina, ao fundo
  • 25/08/2009, 16:00
    Fernando da Terra
    5 Anexo(s)
    mais
    1-Acampamento
    2-Visual clássico
    3-Subida do Agulhas, com Couto ao fundo
    4-O mesmo Pico do Couto, visto mais de cima
    5-Topo do Agulhas, com Prateleiras ao fundo
  • 25/08/2009, 16:05
    Fernando da Terra
    5 Anexo(s)
    mais
    1-No meio das nuvens
    2-Invasão na nossa cozinha
    3-Prateleiras
    4-Mais névoa
    5-Emprestando a bateria para a Sportage pegar...
  • 26/08/2009, 12:12
    Girti
    Citação:

Fala Gil!! E foi muito boa meesssmmmo!
    Muito legal. Pegamos chuva fina e névoa quando chegamos lá às 7:00 da matina, montamos barracas debaixo de chuva, mas depois parou de chover, alternando neblina (leia-se nuvens) e sol.
    Só voltou a chover no domingo à tarde. Ai foi chuva forte, durante quase a noite toda, mas parou de manhã pra gente desmontar o acampamento na maior paz!!
    Não chegou a fazer negativo. A temperatura mínima, foi de 1 grau positivo, na sexta feira. Lá dentro do Parque deve ter feito negativo, com certeza. Como estava chovendo, isso não deixou a temperatura baixar muito.
    Fiquei impressionado com a quantidade de arbustos e galhos caidos, na estrada entre a Garganta do Registro e o parque.
    De terça à quinta, foram dias de muita chuva, com uma tempestade num dia, que fiquei sabendo, estragou as barracas de 3 caras que estavam acampados lá no parque (parece que tinham autorização especial) e tiveram que se abrigar no Alsene depois da ventania.
    Subimos o Agulhas, num dia que iniciou totalmente fechado, que depois abriu um sol fenomenal com aquele visual acima das nuvens, e depois, conforme fomos descendo, as nuvens também vieram nos acompanhando e conseguimos chegar bem a tempo de nos safarmos dela. Mas teve grupo que chegou na portaria do parque à 20:30 hs. O guia desses caras abusou da sorte. Subiu muito tarde e como fechou o tempo, tiveram muita sorte de nada de mais grave acontecer. Lá, com o tempo não se brinca....
    Bom, vamos às fotos:

1-Acampamento
    2-Altos visuais
    3-Invasão dos azuis
    4-Beleza pura
    5-Serra Fina, ao fundo

Pois é, vocês deram sorte! Conversei com um amigo que foi para a Fragária na sexta-feira e voltou no domingo, e ele me contou que o Sol brilhou a maior parte do tempo na região, ao contrário do que ocorreu aqui em Sampa.

Quanto aos caras que subiram e desceram tarde das Agulhas Negras, infelizmente eu já vi e ouvi diversos casos semelhantes, alguns deles obrigando à formação de grupos de resgate para buscar os irresponsáveis. Tem gente que não só não respeita a própria vida com ainda não dá a mínima para as conseqüências de seus atos irreponsáveis!
  • 30/03/2010, 17:20
    andre_tome
    Consulta aos amigos mais experientes...
    Estarei bem próximo de Itatiaia nesse feriado e gostaria de saber se consigo ir de Itatiaia à Visconde de Mauá por trilhas (acredito que sim), mas como não conheço e ví que vários já desbravaram a região (Almir, Girti, ...), resolví perguntar.

Quanto tempo aproximadamente eu levaria nesse trajeto?

Desde já agradeço a ajuda dos colegas.

Abraços. :concordo:
  • 30/03/2010, 19:46
    Girti
    3 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por andre_tome Ver Post
    Estarei bem próximo de Itatiaia nesse feriado e gostaria de saber se consigo ir de Itatiaia à Visconde de Mauá por trilhas (acredito que sim), mas como não conheço e ví que vários já desbravaram a região (Almir, Girti, ...), resolví perguntar.

Quanto tempo aproximadamente eu levaria nesse trajeto?

Desde já agradeço a ajuda dos colegas.

Abraços. :concordo:

André, você se refere à cidade de Itatiaia, no Vale do Paraíba, ou à parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, onde ficam as Agulhas Negras?

Caso a sua dúvida seja relacionada à segunda hipótese, você poderia fazer o percurso entre a Garganta do Registro e Maringá em cerca de 4 horas. Entretanto, neste caso, você estaria fazendo um "rallye", sem paradas para aproveitar a beleza das paisagens. O que eu recomendo é que você reserve um dia para o passeio, para poder fazê-lo sem pressa, com diversas paradas para fotos e para um descanso. Alguns locais que valem uma parada:

após Vargem Grande, antes de descer a serra, para apreciar o visual;

Pousada Fragária de baixo, para chegar até o rio Aiuruoca, que passa ao lado dela. Mande minhas lembranças à Flávia, que cuida da pousada;

Pousada Fragária de cima, para tomar um Guaraná Mantiqueira, enquanto aprecia o bonito visual das montanhas. Mande minhas lembranças ao Otávio e à Ceila (donos) e seus filhos (a Flávia da pousada de baixo é filha deles também);

estrada de ligação Fragária-Capivara, para avistar, ao longe, a cachoeira da Fragária;

diversos pontos da estrada Capivara-Sto. Antonio do Rio Grande;

Santo Antonio do Rio Grande, na lojina de artesanato ao lado do bar (que também vale a visita);

Cachoeira antes de Mirantão (não me lembro do nome da cachoeira);

Mirantão (não precisa parar, mas passe devagar, a vila é bem simpática!)

Após Mirantão, preste atenção a saída para V de M e Maringá é à direita. Depois desta entrada, há outra bifurcação, cuja placa indicativa está voltada para o lado de que vem de V de M. Preste atenção para não errar, você deverá entrar à direita novamente, para chegar em Maringá. Se errar, você vai parar em V de M, o que, embora também sirva, é um trajeto mais longo.

Este trecho também é bonito, passa pelo Vale das Flores. Se você estiver adiantado, aproveite para visitar as cachoeiras da Saudade, cujo acesso fica neste trecho. Há placas indicativas. Também dá para ir até as cachoeiras do Alcantilado.

Caso o seu objetivo seja ir e voltar no mesmo dia, recomendo que você siga apenas até Santo Antonio, retornando pelo mesmo trajeto. Neste caso, você poderá, em Monte Belo (vilarejo que fica no trajeto), seguir até Berta e depois subir até Campo Redondo, de onde há uma estrada que leva à Fragária.

IMPORTANTE: caso chova muito nos dias anteriores ao seu passeio, a estrada entre Vargem Grande e Fragária pode ser perigosa, não recomendo. Neste caos, a opção é ir via Itamonte até Monte Belo, seguindo depois até Santo Antonio.

Os mapas anexos poderão orientá-lo sobre os lugares que eu descrevi acima.

[ ]s, bom passeio!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:26.