Tenho uma Veraneio à Diesel, motor Q20B, 4 marchas, ano 72. Quero saber algumas dicas sobre manutenção, filtros, velocidade ideal em estrada e estrada de chão(ruim,mas não intransitável), como devo fazer para que o motor renda mais e melhor, etc...
Já agradeço as dicas, que Deus abençoe a todos!
Velho, esse motor é o verdadeiro "pau pra toda obra!", o perquinho só exige manutençãoperiódica dos filtros a cada 5000 km troca todos (ar, combustível óleo) e a troca do óleo. Só lembra de encher os filtros antes de colocar no lugar para não passar tanto trabalho sangrando a linha de combustível da bomba injetora. O motor é tão bom que não se entrega e trabalha sem problemas mesmo batendo embaixo. O defeito mais comum que ocorre nele e ainda assim raro, é na bomba injetora que dá desgaste normal a cada 100.000 km e os bicos, porém se usares óleo diesel de qualidade associado com um pouco de óleo lubrificante no tanque (meio litro por tanque cheio), essa peça chega a durar quase 200.000 km. Fora isso, ele aguenta trabalhar continuamente acima da faixa de torque máximo sem problemas.
Velho, esse motor é o verdadeiro "pau pra toda obra!", o perquinho só exige manutençãoperiódica dos filtros a cada 5000 km troca todos (ar, combustível óleo) e a troca do óleo. Só lembra de encher os filtros antes de colocar no lugar para não passar tanto trabalho sangrando a linha de combustível da bomba injetora. O motor é tão bom que não se entrega e trabalha sem problemas mesmo batendo embaixo. O defeito mais comum que ocorre nele e ainda assim raro, é na bomba injetora que dá desgaste normal a cada 100.000 km e os bicos, porém se usares óleo diesel de qualidade associado com um pouco de óleo lubrificante no tanque (meio litro por tanque cheio), essa peça chega a durar quase 200.000 km. Fora isso, ele aguenta trabalhar continuamente acima da faixa de torque máximo sem problemas.
O único porém dele é o excesso de barulho e vibração.
Caro Edintruder,
Que coincidência tu me responderes! E não é que tu és meu conterrâneo? Sou de rio Grande Também! Lá do Parque Marluz! moro no Rio desde 1998, mas todas as férias eu viajo prá aí...Que tal se nós nos encontrarmos pra tomar um mate e papear? lá pra janeiro eu devo chegar por aí, com a "Muchacha"! Só queria saber qual a velocidade ideal para a estrada, com três adultos mais bagagem...Se alguém tiver mais dicas, por favor, me mandem!
Agradeço muito, Deus Abençoe a todos
Zilton Carvalho
Quando vieres para cá pode mandar uma mensagem que marcamos aqui no Cassino. Esse motor agüenta a mesma coisa com ou sem carga, porém a velocidade vai depender da relação de marchas que está na tua veraneio. Mas parte considerando como se forre uma D-20, então podes viajar entre 100 e 110km/h numa boa. O melhor a ser feito é fincar o pé e ver até que velocidade ela anda, a partir daí sabes o limite dela, se a final ficar em torno de 120 ~ 130 km/h a relação deverá estar semelhante a da D-20 4 marchas, então anda no máximo a 110 km/h, sendo que o melhor é andar sempre a 100, porém se andar até 140 é pq está com o diferencial mais longo, portanto 110 de cruzeiro será excelente. Em motores diesel, ao andar na marcha mais longa (4a ou 5a), ele nunca chegará o rpm no vermelho, pois ao sair da faixa de torque (verde) ele praticamente pára de desenvolver.
turbina nele é a melhor forma de fazer o motor render mais, em subidas ele "perde" rapidinho o giro, se tiver carregado entao!!! nem se fala. c/ turbina é um exelente motor.
Amigos, tenho um perkins 4.236, antecessor do Q20B.
Claro que turbina melhora, e MUUUIIIITTTTOOOO . . .
Mas, não pro meu gosto, pelo menos em minha picape, andar a 100km/h em estrada é molinho. Ultrapassar e subidas, excelente. Claro, não é o "máximo", mas é muito bom. Não tenho a menor vontade de incluir turbo.
Sou do RJ, mas em janeiro/fevereiro devo ir ao CE com a picape D10 CB.
Um amigo de SP me ofereceu um kit ENGESA 4x4 por R$6mil. Aí sim, eu teria coragem de investir.
Outra coisa que aumenta muito o conforto é DH. Esta estou procurando da D20, que dizem ficar muito bom e fácil de por. Basta encurtar a barra da direção.
Mas, claro, cada um tem suas preferências pessoais. Um prefere desempenho em asfalto. Outro, brincar na lama ou areia. Creio que a maioria de nós gosta das duas coisas.
Caro amigo WanderMendes:
Agradeço a tua visita! Quanto à tua picape, devo dizer que aparentemente ela não precisa mais de nada. Conseguiste uma relíquia,camarada!!! O motor dela é original? Quanto ela tá fazendo na estrada? Tô perguntando porque eu já me conformei com o meu "Perquinho" e sei que poucos motores vão me dar uma relação de economia/uso tão boa quanto ele. Lembro de te dizer que o meu motor é o 4203, e não o Q20b, como está escrito. Na época o meu mecânico confundiu o nome... .Vale lembrar também que eu gosto de asfalto e lama, mas minha mulher tem calafrios só de pensar que eu vou fazer a "Muchacha" chafurdar!!! Claro que, não sendo a Veraneio uma 4x4, não é recomendável fazer aventuras muito tenebrosas, mas ás vezes não temos escolha ...
Um abraço, amigo!!!
Caro amigo WanderMendes:
Agradeço a tua visita! Quanto à tua picape, devo dizer que aparentemente ela não precisa mais de nada. Conseguiste uma relíquia,camarada!!! O motor dela é original? Quanto ela tá fazendo na estrada? Tô perguntando porque eu já me conformei com o meu "Perquinho" e sei que poucos motores vão me dar uma relação de economia/uso tão boa quanto ele. Lembro de te dizer que o meu motor é o 4203, e não o Q20b, como está escrito. Na época o meu mecânico confundiu o nome... .Vale lembrar também que eu gosto de asfalto e lama, mas minha mulher tem calafrios só de pensar que eu vou fazer a "Muchacha" chafurdar!!! Claro que, não sendo a Veraneio uma 4x4, não é recomendável fazer aventuras muito tenebrosas, mas ás vezes não temos escolha ...
Um abraço, amigo!!!
Caro amigo Edwint:
Primeiramente, quero dizer que é uma grande honra ter uma opinião tua neste tópico. Sempre que eu visito esse site, leio tuas opiniões e comentários, e acho que, juntamente com o Edintruder, o VaCa, entre outros, tu fazes desse Fórum uma excelente fonte de informação, principalmente para aqueles que, assim como eu, estão começando no mundo "Diesel", "4x4", "Off Road", etc. Com relação ao que disseste, já haviam me falado a respeito desse problema, de que é melhor deixar esses tipos de motor em seus estados "naturais", não turbinando, interculando, etc, por causa do baixo regime de rotação em que eles trabalham e da idade dos projetos. O 4203, por exemplo, é um motor agrícola. Talvez seja uma judiação fazê-lo funcionar sobrealimentado, uma vez que ele foi projetado para equipar, principalmente, tratores. Já equipou a Rural e algumas versões de camionetes, mas nada com "apelo esportivo".
[]'s honrados,
Quanto à tua picape, devo dizer que aparentemente ela não precisa mais de nada. Conseguiste uma relíquia,camarada!!!
Muito obrigado. Mas, sabe como é. A gente nunca tá totalmente satisfeito. Alguém aqui assina "ETERNAMENTE QUASE PRONTO", e acho que a frase é muito feliz e resume tudo.
Postado originalmente por Zilton Carvalho
O motor dela é original?
Não. Minha picape é uma C14 ano 1968. Originariamente a gasolina.
Postado originalmente por Zilton Carvalho
Quanto ela tá fazendo na estrada?
12 km/l se manter baixa a rotação (90/100km/h). E 10km/l se passar dos 100km/h.
Postado originalmente por Zilton Carvalho
já me conformei com o meu "Perquinho" e sei que poucos motores vão me dar uma relação de economia/uso tão boa quanto ele.
Se conformou? Deveria dizer, "descobri o diamante que tenho sob o caput de minha picape !!!"
Postado originalmente por Zilton Carvalho
não sendo a Veraneio uma 4x4, não é recomendável fazer aventuras muito tenebrosas
Atualmente estou aprendendo a andar na areia (praia) com a picape. Mas nada exagerado. Pois também é 4x2.