Olá amigos Javalizeiros,
Estou com um vazamento na cx transferência na saída do cardã traseiro do Javali,já tinha visto a muito tempo, mas ao andar sem a carenagem do assoalho ví que vaza muito óleo da cx, além disso tem uma folga tb no eixo entalhado.Será que só o retentor resolveria???ou tem que comprar aqueles "calços" similares aos do willys para ajustar??se alguém teve problema parecido e possa me ajudar a solucionar....agradeço!!!!!!
Estou até com receio de colocar ele numa lama pois acho que vai entrar lama\água na cx transferência!!!!!!
Olá Roland , sem querer assustar, mas folga no eixo é provavel causa de rolamento desgastado, trocar o retentor apenas não resolveria o problema, só vai perder o mesmo. Os calços são colocados na montagem do conjunto ajustando a folga.Colocar calços, só aumenta a folga, na verdade deveria-se retirar calços.Mas se apresentou folga, é pq o rolamento pode ter ido pro saco.O melhor é desmontar e verificar o estado dos mesmos.Se estiverem boms ai sim fazer novo ajuste.
Olá Zé Renato,
Para trocar esse rolamento tem que abrir a cx toda ou somente pela tampa traseira faz o serviço?????se for desarmar tudo aproveito e troco a embreagem( que trepida um pouco em algumas situações), se for somente retirar a tampa traseira da cx transferência deixo a embreagem para depois!!!!!!!tenho uma trilha para ir e estou com receio que entre lama por ali e termine de estragar tudo!!!!abs
Pode ser feito com a caixa no lugar, mas dá mais trabalho para fazer os ajustes,principalmente se não for feito com ajuda de elevador usando só o macaco.
Todo o procedimento de desmontagem e montagem e ajustes, veja no manual do mecânico Willys, em caixa de transmissão multipla.Se vc não possuir, aqui no forúm em "dowloads" tem tudo.É muito semelhante a caixa do Javali o procedimento, pode se basear por ai que dá certo.
a minha caixa de transferencia sempre teve vazamentos nas tampas, ai um dia desmontei todas as tampas, dela e do cambio, e limpei bem tirei todo o resto de junta e de cola, passei uma lixa e limpei com gasolina, fiz juntas novas, e pronto pelas tampas não vazam mais, os mecanicos daqui são uns lambão. e tem uns vazamento pequeno na saida traseira tambem, mais não vou mexer agora.
simtesch coloca fotos da manutenção pra gente ver
Olá amigos Javalizeiros,
Estou com um vazamento na cx transferência na saída do cardã traseiro do Javali,já tinha visto a muito tempo, mas ao andar sem a carenagem do assoalho ví que vaza muito óleo da cx, além disso tem uma folga tb no eixo entalhado.Será que só o retentor resolveria???ou tem que comprar aqueles "calços" similares aos do willys para ajustar??se alguém teve problema parecido e possa me ajudar a solucionar....agradeço!!!!!!
Estou até com receio de colocar ele numa lama pois acho que vai entrar lama\água na cx transferência!!!!!!
Abs
Roland
Roland....é como diz o Renato....mas eu incluo que tenha cuidado na desmontagem...aí dentro desse mancal tem o anel roscado sintético, que aciona o pinhão do velocimetro...faça os ajustes com calços, não deixe enforcado e nem com folga excessiva. Verifique se não tem desgaste na pista do retentor no garfo. Costumo fazer isso sem a tampa da cx para que eu possa ver também se fica bem ajustado a parte frontal do eixo.