x
Convex Datacenter
  • #2845
    Usuário Avatar de JOE-X4
    Entrada
    02/01/2021
    Local
    SP/SP
    Idade
    55
    Posts
    30
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Anexo 575503

    Anexo 575504

    Anexo 575505

    Anexo 575506

    Aqui só sobe no Auto ou 4x4. Para subir no 2wd tem que embalar e as vezes volta.

    Gostei da estradinha. Se estivesse perto iria até aí andar um pouco.

  • #2846
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Olá, Galeraco2017, bom dia!

    Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

    Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

    Obrigado
    Boa tarde

    O meu é desta marca aqui, tenho usado muito, há três anos, sempre subindo e descendo serra (de verdade, quando estou descendo coloco 3ª e o carro vai a 80km/h e 100km/h se deixar).

    Enforth - Engates para veiculos de todas as marcas e modelos em Caxias do Sul

    Não fura o carro....parafusos bem robustos,,,, tem os locais de colocar na longarina. Chato de instalar, pois fica justinho. Ele é de duas partes. Só fiz reaperto nos parafusos uma vez. Vou tirar umas fotos.

    Segredo do reboque (carretinha equilibrada, bem produzida) e divisão da carga. Tem que dirigir levando em conta o reboque, principalmente se não tiver freio (este pra mim é o maior problema acima de 800kg PBT). Não passo de 80 km quando estou carregado.





    Já puxei muito com o clio 1.0 (no plano/cidade e na BR), carro vai bem. A maioria dos carros francês seja 1.0/1.4/1.6.... tem no manual que podem puxar de 800 a 1.000kg.

    Sempre uso opção de tração no modo AUTO, dificilmente uso o 4x4, mesmo subindo as rampas da minha chácara. Agora no 2wd é muito ruim, depois que voce tem AUTO/4wd.

  • #2847
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Olá, Galeraco2017, bom dia!

    Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

    Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

    Obrigado
    Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

  • #2848
    Citação Postado originalmente por JOE-X4 Ver Post
    Gostei da estradinha. Se estivesse perto iria até aí andar um pouco.
    Não há a necessidade de andar em 2WD no Duster. Ande sempre no "AUTO". Explico. Mesmo no 2WD o diferencial da tração continua girando. E toma alguns sopapos na mudança de marcha de vez em quando. Isso acentua o desgaste da cruzeta fazendo com que bata mais cedo do que o esperado. O modo AUTO trabalha por demanda, a exemplo do sistema integral da Amarok. O sistema só entra em ação na roda que houver necessidade, ficando livre em pisos normais. Também não altera em nada o consumo, na verdade estando em 2WD você está em desvantagem. Não desligo o ar condicionado pra nada e ando só em AUTO, o consumo é 9 na cidade e 11 até 11.8 na estrada. Não passa disso nem em 2WD. Também não sou adepto a banguelas em carros com IE. Banguela é para a época dos carburados.

  • #2849
    Quanto ao reboque, o assunto é polêmico. Tenho um desde 2004, Randon, fábrica de reboques e barcos de Goiânia. Nunca me deu dores de cabeça. Nunca trincou, quebrou, soltou rodas nada. Claro que faço manutenções anualmente. Durante seu uso em obras troquei os amortecedores. Puxava 1000 kg ou mais de materiais de construção e acabamento. Meu companheiro de acampamentos e pescaria, não vendo por nada. Apesar dos anos parece novo e nunca pintei ou reformei. Apesar dos cuidados foi usado com força. Sua aprovação está justamente na origem da fabricação. Nada de carretinhas de fundo de quintal ou oficinas desqualificadas.

  • #2850
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

    Boa noite. Esse da Enforth é de marca boa, já usei em outros carros. Tem selo do Inmetro e teste de 03 anos (uso de 02 a 03 vezes por semana, só carregando material de construção. Muito bem construído e os pontos de fixação no lugar correto. Outra coisa, ele é em duas partes, fica bem justinho no carro.

    Segue manual do Engate Enforth Duster 4x4. Olhe as especificações do parafusos e porcas (M12 e M10...)

    Enforth Duster 4x4.pdf


    Não adianta ter engate bom e se a carreta/reboque for ruim (sem equilíbrio, cambão curto, desalinhada) e conforme os vídeos que postei, se não colocar a carga bem dividida.

    Outra dica: Com a carreta carregada no máximo (500/600 até 800 kg) você tem que conseguir levantar sozinho o cambão da carreta e colocar no engate, que na maioria dos casos, não suportam mais de 80 kg (sentido para baixo), diferente da tração.


    Carro com reboque dirige diferente, passa a ser carro de transporte (tipo caminhão). Queria ter uma carretinha com freios.
    4X4 Brasil

  • #2851
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite

    Sobre o transporte de carga no teto, utilizo muito, por ser muito prático e rápido. Tenho duas travessas/racks desta marca aqui:

    Kiussi Racks e Transbike

    Neste tempo de chácara já carreguei muita coisa pesada e longas distâncias, até em estradas esburacadas/terra (barco de 100 kg), estacas de cerca, vigas de lajes, pranchões e muita madeira.

    O suporte de teto do Duster é muito bom, bem fixado no teto. Minhas barras são de 130 cm de largura, KIUSSI MILANO.

  • #2852
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa noite. Esse da Enforth é de marca boa, já usei em outros carros. Tem selo do Inmetro e teste de 03 anos (uso de 02 a 03 vezes por semana, só carregando material de construção. Muito bem construído e os pontos de fixação no lugar correto. Outra coisa, ele é em duas partes, fica bem justinho no carro.

    Segue manual do Engate Enforth Duster 4x4. Olhe as especificações do parafusos e porcas (M12 e M10...)

    Enforth Duster 4x4.pdf


    Não adianta ter engate bom e se a carreta/reboque for ruim (sem equilíbrio, cambão curto, desalinhada) e conforme os vídeos que postei, se não colocar a carga bem dividida.

    Outra dica: Com a carreta carregada no máximo (500/600 até 800 kg) você tem que conseguir levantar sozinho o cambão da carreta e colocar no engate, que na maioria dos casos, não suportam mais de 80 kg (sentido para baixo), diferente da tração.


    Carro com reboque dirige diferente, passa a ser carro de transporte (tipo caminhão). Queria ter uma carretinha com freios.
    Exatamente! concordo em tudo! e claro, Enforth é maraca renomada!

  • #2853
    Não conheço a marca Kiussi Milano, conheço a Transbike. No entanto se é uma marca com garantia e selo do do Inmetro com certeza é confiável. Costumo salientar para prestar atenção na origem e destino da peça. Sou velho praticante do campismo selvagem e pescador. Já presenciei acidentes com carretinhas e peças de má qualidade. De soltar o eixo por completo e quebrar soldas do engate a trincas no cambão e capotamentos por desengate do reboque. Boa marca e qualidade são fatores primordiais para adquirir esses equipamentos. Hoje em dia tem muita gente fabricando carretinhas no fundo do quintal. E Engates também. Evitem esse tipo de mercadoria. Aqui na minha cidade me deparo sempre com esse tipo de fabricante comprando carroças velhas para aproveitamento das molas e outras peças. Também pneus e rodas usadas. Imaginem o perigo.

  • #2854

    pneus

    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa noite

    Tenho usado o meu Duster muito para ir a chácara que compramos há um ano, região de muita serra e sempre puxando uma caretinha. Quanto aos pneus já utilizei todos no Duster. O original Dueler, Continental (o melhor no asfalto) e Michelin LTx Force (o melhor misto). Usei todos de uma marca, misturado, em todos os eixos.

    Agora estou usando PNEU 215/65R16 98T TRAIL LIFE AT SEMPERIT, já tem um ano, digo que é igual Michelin LTx Force, não escorrega, boa tração.

    Na minha chácara tem uma subida entre 35/40 graus e sempre faço uns testes na tração. Se for no 2wd, tem que embalar e vai rebolando, se parar, tem que descer e subir novamente. No modo Auto, posso até parar no meio e depois ligar o carro que sai normalmente. Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.

    Vi quanta diferença tem o modo Auto do modo 2wd, é só colocar em subida íngreme para ver que só tração na frente não sobe o morro, já fiz o teste várias vezes.
    Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

    Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
    outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

    agradeço a colaboração

    Flávio

  • #2855
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite

    Até agora não vi diferenças entre o semperit e o michelin, seja na terra ou no asfalto. Como falei ando em serra com muitas curvas, carregado, tenho kit GNV. Aqui chove muito e o carro freia bem, sem sustos. Hoje tenho mais problemas com pastilhas e discos/pastilhas (devido aquecimento, travamento e desgastes).

    Quanto a durabilidade não posso te afirmar se vai durar o que durou os pneus da Michelin Force (média 50 mil km). Ressalto que faço alinhamento e rodizio total dos pneus a cada 5.000 km. Só uso o pneu até a marca de segurança.

    Agora, se os "Dueler originais, que duraram 78 mil km", essa é a melhor km que já vi, lógico que depende de vários fatores. No meu caso o percurso é bem travado, usando muito freio.

    Essa marca é da continental, tem mais de 100 anos, tinha uma promoção de lançamento no Brasil e comprei bem barato na americanas (com o Ame ficou 50% mais barato).

    Atualmente estou igual aos carreteiros da serra, tenho usado muito o freio motor do Duster (descendo em 3ª) que é muito bom.

  • #2856
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

    Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
    outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

    agradeço a colaboração

    Flávio
    Vá de Michelin LTX. Não vendo pneus, acompanho o mercado. O LTX é o melhor pneu para uso misto no momento.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade