x
Convex Datacenter
  • #2737
    Usuário
    Entrada
    28/09/2016
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    36
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0



    Vim aqui deixar minha opinião sobre o carro para quem estiver pesquisando em 2020.

    Acabei de vender o meu com dor no coração pois apareceu uma oportunidade muito boa de trocar em Renegade Diesel com apenas 30mil km.

    Era 2013 4wd verde.
    Comprei com 20k Km e vendi com 60k Km.
    fiquei 5 anos com o carro, era praticamente novo.
    NUNCA QUEIMOU NEM UMA LAMPADA!!!
    Mas a embreagem morreu em 30k km, e dependendo das expedições feitas você acaba gastando bastante ela
    Os amortecedores morreram com 40k km. (e já tive outros carro de passeio com bem mais quilometragem que a Duster e nunca troquei nenhum dos itens)

    Mas eu acho justo pelo tanto de trilha que eu andava com o veículo.
    Fiz diversas expedições com esse carro, fui do RJ para Bahia, para o centro do pais.

    Pontos positivos: Robustez, conforto do bancos, motor é potente, bastante espaçoso.
    Pontos negativos: consumo em cidade e estrada, cambio cansa no transito, ruído interno poderia ser melhor

    A Renault oferece o serviço renault minuto em suas oficinas. Bom preço de manutenção, tudo fica pronto na hora, da pra trocar correia dentada sem medo de tirarem o carro ponto.

    Respondendo ao colega acima, considerar o consumo adequado depende da sua renda e do seu padrão de comparação.
    Na cidade RJ maximo 8 km/l sem ar condicionado e na estrada no max 10,5 km/l de gasolina, se andar numa média de velocidade real de 110 km/h o consumo caí abaixo de 10 km/l.
    Isso acaba limitando a autonomia do veículo e gerando um gasto muito elevado em combustível e foi o que motivou a troca-lo.
    Terei o mesmo gasto anual com o RN diesel devido a economia com combustível.

    Nunca precisei de peito de aço especial mesmo andando na chapada diamantina, que alias foi o único lugar que atolei o carro pois não percebi a mudança do tipo de solo, mas não precisei ser guinchado, bastou usar os pranchões.
    Realmente, se a ideia é fazer 4x4 leve a moderado pode ir sem medo, ele vai nos mesmo lugares que uma boa pick up média;
    O carro é mais leve que o RN e na areia vai leve girando fácil.

    Comparando com o RN que acho que é o único concorrente dele dentre os carro dessa categoria:
    O Duster tem a direção mais viva e pula mais nos buracos sendo mais cansativo em estradas de terra e asfalto, mas acho mais gostoso de dirigir, o RN é mais maduro.
    O Duster tem a tomada de Ar bem acima do que o Renegade e passa por rios onde o RN tem que dar a volta.
    A Retomada do RN é melhor, a frenagem é bem melhor.
    A manutenção da Duster é pouca coisa mais barata.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa só fala.

  • #2738
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    68
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por eduardo_rp Ver Post
    vim aqui deixar minha opinião sobre o carro para quem estiver pesquisando em 2020.

    Acabei de vender o meu com dor no coração pois apareceu uma oportunidade muito boa de trocar em renegade diesel com apenas 30mil km.

    Era 2013 4wd verde.
    Comprei com 20k km e vendi com 60k km.
    Fiquei 5 anos com o carro, era praticamente novo.
    Nunca queimou nem uma lampada!!!
    Mas a embreagem morreu em 30k km, e dependendo das expedições feitas você acaba gastando bastante ela
    os amortecedores morreram com 40k km. (e já tive outros carro de passeio com bem mais quilometragem que a duster e nunca troquei nenhum dos itens)

    mas eu acho justo pelo tanto de trilha que eu andava com o veículo.
    Fiz diversas expedições com esse carro, fui do rj para bahia, para o centro do pais.

    Pontos positivos: Robustez, conforto do bancos, motor é potente, bastante espaçoso.
    Pontos negativos: Consumo em cidade e estrada, cambio cansa no transito, ruído interno poderia ser melhor

    a renault oferece o serviço renault minuto em suas oficinas. Bom preço de manutenção, tudo fica pronto na hora, da pra trocar correia dentada sem medo de tirarem o carro ponto.

    Respondendo ao colega acima, considerar o consumo adequado depende da sua renda e do seu padrão de comparação.
    Na cidade rj maximo 8 km/l sem ar condicionado e na estrada no max 10,5 km/l de gasolina, se andar numa média de velocidade real de 110 km/h o consumo caí abaixo de 10 km/l.
    Isso acaba limitando a autonomia do veículo e gerando um gasto muito elevado em combustível e foi o que motivou a troca-lo.
    Terei o mesmo gasto anual com o rn diesel devido a economia com combustível.

    Nunca precisei de peito de aço especial mesmo andando na chapada diamantina, que alias foi o único lugar que atolei o carro pois não percebi a mudança do tipo de solo, mas não precisei ser guinchado, bastou usar os pranchões.
    Realmente, se a ideia é fazer 4x4 leve a moderado pode ir sem medo, ele vai nos mesmo lugares que uma boa pick up média;
    o carro é mais leve que o rn e na areia vai leve girando fácil.

    Comparando com o rn que acho que é o único concorrente dele dentre os carro dessa categoria:
    O duster tem a direção mais viva e pula mais nos buracos sendo mais cansativo em estradas de terra e asfalto, mas acho mais gostoso de dirigir, o rn é mais maduro.
    O duster tem a tomada de ar bem acima do que o renegade e passa por rios onde o rn tem que dar a volta.
    A retomada do rn é melhor, a frenagem é bem melhor.
    A manutenção da duster é pouca coisa mais barata.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa só fala.


    muito útil sua comparação.
    Obrigado!
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #2739
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por GBARREY Ver Post
    Caro Lafayete, estou na mesma situação que vc, estou pretendendo comprar um 4x4 p fazer expedições 4x4 LEVES.
    E as razões q levam ao Duster são:
    - mecânica gasolina, simples, baixo custo, comparada a Diesel;
    - facilidade p abastecimento, se comparado ao Diesel
    - facilidade de encontrar peças na América do Sul;
    - amplo espaço interno
    - carro relativamente leve
    - consumo adequado
    - bom desempenho na lama.
    As dúvidas:
    - existe para-choque ferro ou peito de aço, com suporte a guincho;
    - pretendo instalar uma barraca de teto, estou em dúvida entre a de 1,20m ou a de 1,40m,
    - a falta de freio a disco na traseira, será q compromete?
    Bem... boa sorte na sua busca e até qualquer dia pelas estradas da vida.

    Boa tarde

    Também tenho Duster 2013, verde, agora com 110 mil km. Não faço trilhas, mas pesco, carrego barco, caiaque e puxo uma carretinha para o sítio. Subo 12 km de serra com puxando 800 kg, fácil. Esses dias saí do aclive com uns 750 de tijolos, sem patinar, o carrinho é bem forte.

    Também faço muito passeio, carro lotado, para praias do nordeste. Até hoje só troquei amortecedores e freio/pastilhas/correia dentada.

    Uso GNV desde os 60 mil km, funciona redondo, e dá uma média de 9,5 km/m3., perde um pouco do porta malas.

    Também uso umas travessas de teto, de 1,3 metro de largura, tenho transportado bastante peso (100 a 140 kg) e coisas para o sítio. Muito robusto.

    Quanto aos freios, mesmo sendo lonas traseira, muito bom, onde que eu tenho você sobe ou desce, não tem plano. Uma serra de 12 km de asfalto e carro segura bem, mesmo com reboque.

    Quanto ao peito de aço do carro, não saberia informar se aguenta guinchos, mas é bem diferente dos carros comuns, pois é uma chapa de aço grande, presa por 10 parafusos (mecânico reclama muito na troca de óleo e filtro).

    Manutenção barato, seguro, confiável, suspensão confortável, potente. Acabamento médio, barulho do motor dentro do carro.

    O câmbio tem que aprender a dirigir e usar somente de 2ª para frente, primeira só uso com o 4x4 ligado.

  • #2740
    Usuário
    Entrada
    15/04/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarde Turminha
    Por favor, qual o melhor ano de fabricação para compra de um Duster 4x4 ?

  • #2741
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    68
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    Outro bom relato. Obrigado!


    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa tarde

    Também tenho Duster 2013, verde, agora com 110 mil km. Não faço trilhas, mas pesco, carrego barco, caiaque e puxo uma carretinha para o sítio. Subo 12 km de serra com puxando 800 kg, fácil. Esses dias saí do aclive com uns 750 de tijolos, sem patinar, o carrinho é bem forte.

    Também faço muito passeio, carro lotado, para praias do nordeste. Até hoje só troquei amortecedores e freio/pastilhas/correia dentada.

    Uso GNV desde os 60 mil km, funciona redondo, e dá uma média de 9,5 km/m3., perde um pouco do porta malas.

    Também uso umas travessas de teto, de 1,3 metro de largura, tenho transportado bastante peso (100 a 140 kg) e coisas para o sítio. Muito robusto.

    Quanto aos freios, mesmo sendo lonas traseira, muito bom, onde que eu tenho você sobe ou desce, não tem plano. Uma serra de 12 km de asfalto e carro segura bem, mesmo com reboque.

    Quanto ao peito de aço do carro, não saberia informar se aguenta guinchos, mas é bem diferente dos carros comuns, pois é uma chapa de aço grande, presa por 10 parafusos (mecânico reclama muito na troca de óleo e filtro).

    Manutenção barato, seguro, confiável, suspensão confortável, potente. Acabamento médio, barulho do motor dentro do carro.

    O câmbio tem que aprender a dirigir e usar somente de 2ª para frente, primeira só uso com o 4x4 ligado.
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #2742
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite,

    Esta semana comprei um kit da correia dentada e kit correia de acessórios, pois quando troquei com 67 mil km (já tinha 4 anos), troquei somente as correias, os rolamentos e tensores estavam bons. Agora vou trocar tudo.

    Quanto a pneus, acho que já usei todos. Continental, Michelim e Bridgestone. Duram na média 40 a 50 mil km. Agora estou usando esses aqui , achei muito bom, são AT e não fazem barulho como os michelin at force (são duráveis). Bem alinhado e rodizio o pneus gastam por igual.

    Pneu 215/65R16 Semperit Trail Life AT98T by Continental | Achei Pneus

    Já fiz experiência em trocar os fluidos do diferencial, com 95 mil km, dianteiro (estava super limpo, nem troquei) e traseiro (estava limpo), mas já estava aberto aí troquei. Como diz o manual, não precisava trocar.

    Borrachas de suspensão, bieletas, rolamentos, embreagem, ainda original.

    Um defeito, muito comum (motor F4R e K4M), pois não tem tampa de motor, é entrar no 3º cilindro, na bobina. Aí o motor começa falhar em baixa, mas as bobinas alemãs BEIRU, são ótimas, não queimam. Já tirei muita água ali.
    Problema/Solução: Tem vídeo no youtube, pois entra água quando o T do esguichador racha ou pelo capô, no lugar de fixação do esguichador no capô (só colocar silicone).

    Queria comprar um Jimny, mas o espaço para família é muito pequeno, não caberia duas cadeiras grandes para crianças e mais um pessoa no meio (acho que no só no duster), pois o banco é grande.
    4X4 Brasil

  • #2743
    Usuário
    Entrada
    01/09/2019
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Estou negociando uma 4x4 2017/2017, essa versão já possui todas a melhorias e seria igual a 2019?

  • #2744
    Usuário
    Entrada
    29/07/2020
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    44
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarde! Você sabe informar qual Flange, Garfo e cruzetas foram usados para fazer a substituição?


    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa noite, Celio27rv,

    Eu precisei substituí-las porque travaram por conta de ferrugem, o que começou a forçar a flange traseira, chegando até a rachá-la, o que começou a provocar forte vibração no carro todo por conta do empenamento do eixo cardan (devido àquela rachadura). A vibração somente era percebida a partir de 85 Km/h, e era muito forte, pois quanto maior a velocidade, maior a vibração, e parecia que os vidros traseiros sairiam da tampa, para você ter uma ideia.

    Baseado num relato de alguém neste mesmo tópico do fórum (depois envio o número do post), tentei efetuar a troca em oficina especializada, uma vez que na concessionária o conjunto completo do cardan sairia por R$3.000,00 (já com um bom desconto).

    Efetuei o serviço, mas a oficina já havia me alertado que poderia não ficar muito bom, porque, como o rolamento de peso não é desconectado das 2 partes do cardan, eles não conseguiriam efetuar um bom balanceamento das 2 partes do mesmo. O serviço ficou por menos de R$800,00, se não me engano.

    Depois, posto as fotos de como estava antes, mas basicamente o que eles fizeram foi serrar as 2 flanges, e instalar 2 novas com medidas próximas e 2 cruzetas novas com medidas semelhantes também. Após soldar as flanges no eixo, pintaram e a aparência ficou muito boa (como novo).

    Melhorou muito, mas mesmo assim, percebo uma leve vibração e ruído no carro entre 85 e 105 Km/h (curiosamente, depois de 105 Km/h o funcionamento fica "redondo").

    Estou esperando uma oportunidade (com menos correria) para tentar falar com eles sobre o ocorrido e verificar se eles podem tentar desacoplar o rolamento de peso das 2 partes (para isso, precisarão, com minha autorização, cortar os guarda-pós), para eles poderem tentar balancear individualmente as 2 partes do cardan.

    Abraços, e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2745
    Usuário
    Entrada
    27/11/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite a todos. Sou novato aqui. Estou precisando de uma orientação se possivel.

    Tenho uma Duster 4x4 2019/2020. Ela começou a dar umas "derrapadas" com a roda traseira direita.

    O carro foi levado para uma concessionária e lá alegaram que o diferencial traseiro estava danificado por mau uso !!!!

    O carro tem menos de 6.500 km. Eu não utilizo o 4x4. Como pode ser mau uso ? Isso já foi discutido por aqui ? Alguém tem ideia de onde posso obter maiores informações sobre esse problema ? Ah.... e apesar do carro ter somente 7 meses de uso e menos de 6.500 km, a Renault negou a garantia por mau uso...
    4X4 Brasil

  • #2746
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por bujardon Ver Post
    Boa noite a todos. Sou novato aqui. Estou precisando de uma orientação se possivel.

    Tenho uma Duster 4x4 2019/2020. Ela começou a dar umas "derrapadas" com a roda traseira direita.

    O carro foi levado para uma concessionária e lá alegaram que o diferencial traseiro estava danificado por mau uso !!!!


    O carro tem menos de 6.500 km. Eu não utilizo o 4x4. Como pode ser mau uso ? Isso já foi discutido por aqui ? Alguém tem ideia de onde posso obter maiores informações sobre esse problema ? Ah.... e apesar do carro ter somente 7 meses de uso e menos de 6.500 km, a Renault negou a garantia por mau uso...
    Amigo . Tenta lá no Duster Clube fazer a sua pergunta.

    Grupo publico Duster Clube do Brasil | Facebook Abs

  • #2747
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por bujardon Ver Post
    Boa noite a todos. Sou novato aqui. Estou precisando de uma orientação se possivel.

    Tenho uma Duster 4x4 2019/2020. Ela começou a dar umas "derrapadas" com a roda traseira direita.

    O carro foi levado para uma concessionária e lá alegaram que o diferencial traseiro estava danificado por mau uso !!!!

    O carro tem menos de 6.500 km. Eu não utilizo o 4x4. Como pode ser mau uso ? Isso já foi discutido por aqui ? Alguém tem ideia de onde posso obter maiores informações sobre esse problema ? Ah.... e apesar do carro ter somente 7 meses de uso e menos de 6.500 km, a Renault negou a garantia por mau uso...

    Boa noite

    Se a Renault negou e o carro está na garantia, talvez tenha que procurar a Justiça mesmo. Cabe a eles provarem que você fez mal uso.

    Eles devem alegar que você andou com o carro no 4x4 ligado, em piso "duro", no asfalto/calçamento. Nunca ouvi falar que desse defeito com baixa quilometragem, sem fazer uso severo.

  • #2748
    Usuário
    Entrada
    16/08/2020
    Local
    Ubá/MG
    Idade
    46
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Duster desativando o 4x4 por aquecimento

    Olá!

    Este ano comprei um Duster 2013 com 55mil KM. Nas poucas vezes que usei o carro em terreno com terra solta e em barro ele pisca no painel informando aquecimento dos componentes voltando a 4x2. Trajetos menores a 10km de terra e barro a função Auto não mantém ativa todo o percurso por aquecimento.
    Fiz uma revisão com um mecânico de confiança e troquei os fluidos da caixa de câmbio, de transferência e do diferencial traseiro. Continua a desativar.
    Estou suspeitando que a qualidade dos pneus. O carro está com pneus remold, colocados pelo dono anterior. Estes não tem indicação AT, parecem bem comuns, mas estão novos. Acredito que a falta de aderência possa estar demandando do sistema e este esquentando mais rapidamente.

    Alguma sugestão ou opinião?

    Citação Postado originalmente por jhonata Alexandrino Ver Post
    Boa tarde amigos.
    Sou novo aqui e vou descrever oque esta acontecendo com a minha Duster 2013 4x4.
    Nunca usei um carro 4x4 fui testar na arreia e passar por umas dunas e acionei o modo 4x4 lock e fui de 2 macha o carro atolo tentei sair e ele começou pista luz 4x4 lock e passou para 4x2, fiz alguns testes.. desliguei liguei de novo sem patinar muito e desativo de novo, mas quando uso em um terreno mais de boa o 4x4 Lock na areia ele ja tranquilo e nao desativa, sera que por esta em rotação alta e as roda girando muito ele pode desativar? toda vida que atola ele pisca e desativa pro 4x2, acho que esta com problema..
    Gostaria de uma ajuda, sei que devo deixar os pneus com 15l e como já tenho pneus grande ajuda, mas eu acho que ela poderia atola e o 4x4 lock n poderia desativar..

    alguém sabe algo a respeito?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade