x
Convex Datacenter
  • #2221
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0



    Sei que o papo está bom, mas Alguém pode ajudar?

  • #2222
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Meu duster está entrando nos 4 anos e 50.000 km. Fazia a manutenção básica da Renault (garantia) mas agora sem garantia vou ver o que tem de ser feito. Recomendam o que? Kit correia dentada? Freios, Suspensão...?
    O kit correia dentada vcs trocam juntamente com a do alternador?
    Obrigado

  • #2223
    Cakito, não tenho um Duster, mas já tive um Sandero, que na época da garantia fazia as revisões na concessionária e assim que a mesma acabou, comecei a fazer as revisões em oficina de minha confiança. O que eu fazia era seguir o plano de manutenção que tem no site da Renault e pedia para os caras da oficina darem uma geral no carro (verificar suspensão, coifas, pastilhas de freio e etc), e, caso necessário, efetuarem as trocas. Nunca deu errado.
    O bacana do site da Renault é que eles esfecificam a km que farão as trocas de ítens como correias e tensores, troca dos fluídos, velas e etc. Mas é importante, que, mesmo que não esteja na km que a Renault especifica para a troca, você peça para o seu mecânico dar uma checada no estado dos componentes.
    Dei uma rápida olhada no site, e, pelo plano de manutenção deles, para essa revisão dos 50.000 é só troca de óleo e filtros mesmo.

    Aí está: Pecas e Servicos | Revisao Preco Fechado | Renault Brasil
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

  • #2224
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Meu duster está entrando nos 4 anos e 50.000 km. Fazia a manutenção básica da Renault (garantia) mas agora sem garantia vou ver o que tem de ser feito. Recomendam o que? Kit correia dentada? Freios, Suspensão...?
    O kit correia dentada vcs trocam juntamente com a do alternador?
    Obrigado
    Caro cakito,

    Eu também parei de efetuar serviços na concessionária um pouco depois do fim da garantia.

    O ideal é você procurar seguir o recomendado no Manual de Garantia e Manutenção (manual à parte que acompanha o Manual de Proprietário). Nas páginas 14 e 15 desse manual, constam as regularidades de manutenção para o Duster com motor F4R (2.0 16V).

    A minha correia dentada foi substituída aos 80.000 Km, juntamente com as demais correias e polias, conforme aquele manual.

    Freios normalmente são verificados quanto ao desgaste de pastilhas e lonas, pois não há uma regra de durabilidade, pois depende do modo de como se dirige.

    Agora, quanto ao fluido de freio, o ideal é não trocar somente pela quilometragem, e mais levando em conta o tempo, pois esse fluido é higroscópico, ou seja, absorve humidade do ar e vai se contaminando. Peça ao teu mecânico de confiança para testar o nível de contaminação do fluido de freio utilizando uma caneta de teste (eu comprei uma no Mercado Livre e funciona muito bem). Com 1 ano já estava com mais de 4% de água no fluido, e quando o mecânico substituiu o fluido, a caneta indicou 0% (LED de cor verde), e o freio ficou perceptivelmente melhor, especialmente em início de atuação (basta um leve toque no pé e já freava mais que antes). Somente para comparação do nível de contaminação, na minha motocicleta vou substituir a cada 6 meses, porque na moto, o reservatório é mais exposto às condições climáticas. Atente para utilizar fluido de especificação DOT 4, DOT 4+ ou DOT 5.1 (nunca utilize DOT 5).

    Quanto à suspensão, não ligue tanto para quilometragem, e mais para procurar por vazamentos de óleo. Procure também por verificar eventual instabilidade de condução em retas (especialmente em velocidades mais altas) e principalmente em curvas.

    A cada 10.000 Km troco o óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, e filtro do habitáculo (do ar-condicionado).

    Não esqueça de efetuar o alinhamento da direção para evitar desgaste irregular de pneus.

    No mais, é seguir aquele manual específico do carro, indicado acima.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2225
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Cara Cakito

    Acho que o dd1969 falou tudo. As questões dos kits/correias você tem que atentar pela Kilometragem (80.000 mil) ou tempo (acho que 04 anos), pois elas ressecam. Troquei do meu Duster agora com 70.000 km, pois ele 2012/2013 e tá fazendo 05 anos. Aqui na minha cidade se você comprar com CNPJ da mecânica tem desconto de 30% nesta peças. Tem uma concessionária de SP que vende esses kit no Mercador Livre, com o mesmo desconto. Disse concessionária Renault, mesmo.

  • #2226
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    E para complementar, a oficina tem que ter a ferramenta do motor (F4R), não serve do motor 1.6 (K4m), senão o carro fica fora do ponto. Meu mecânico comprou pra fazer o meu serviço e outro que apareceu lá.

    No dia que fui fazer o serviço não achei o Kit, pois a concessionária disse que tinha, quando fui buscar, disse que confundiu, pediu desculpa, história longa... como ia viajar e o carro não tinha chegado aos 80 mil, troquei somente a correia dentada, conferi os rolamentos e tensores, estava tudo justinho, o carro ficou ótimo e a correia estava em ótimo estado/nova. Agora quando chegar aos 80 mil troco o Kit, fazer o que...pra mim foi melhor do que ficar com a correia velha ou não viajava. Foi um aprendizado, só mando fazer o serviço com a peça na mão.

    Coloquei uma Dayco, custou R$ 150,00, mas é melhor trocar tudo, economiza na mão de obra. A correia original é Gates, mas você acha Conti e Dayco, que são ótimas. Na concessionária só vende Kit.
    4X4 Brasil

  • #2227
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Já tinha visto o vídeo. É legal. Mas alguns dados não são precisos.

    - O Duster não tem diferencial central, e sim um dispositivo de acoplamento eletromagnético no diferencial traseiro.

    - Como dito acima, o dito cujo, não é de acoplamento viscoso.

    - em 4wd lock a tração é dividida 53% na dianteira, 47% na traseira (parece que por causa do peso

    Concordo com o vkbrv,

    Outra coisa legal que ele não falou e que temos pouca informação é sobre o sistema de ABS, que funciona diferente no modo 4x4 Lock, não é um bloqueio de diferencial, mas faz a função, pois o carro não perde a tração se ficar em X.

    vkbrv, ainda não descobri como o Duster faz a compensação de rodagem em curvas quando está em modo Auto, que dispositivo ajuda pra não quebrar o sistema em piso aderente e com tração em Auto (acima dos 80km/h), será que seria através dos sensores do ABS?

    Pois na terra ou na lama o próprio pneu desliza ou afunda, pois o terreno é mais fraco que a tração do pneu, mas no asfalto? Fiquei com está dúvida, pois no sistema 4x4 Lock, o ABS atua, travando a roda que está no ar e passa a força para que está no chão.

  • #2228
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    ... vkbrv, ainda não descobri como o Duster faz a compensação de rodagem em curvas quando está em modo Auto, que dispositivo ajuda pra não quebrar o sistema em piso aderente e com tração em Auto (acima dos 80km/h), será que seria através dos sensores do ABS?
    Pois na terra ou na lama o próprio pneu desliza ou afunda, pois o terreno é mais fraco que a tração do pneu, mas no asfalto? Fiquei com está dúvida, pois no sistema 4x4 Lock, o ABS atua, travando a roda que está no ar e passa a força para que está no chão.
    Bom dia, Galeraco2017,

    No meu entendimento, o que permite ao Duster 4WD poder rodar em asfalto (ou em qualquer outro piso de alta aderência) no modo AUTO efetuando curvas sem problemas é o fato de o conversor de torque (fica no eixo traseiro, atrás do eixo cardã) não estar bloqueado em 100%. Ou seja, ele, no modo AUTO, permite que o torque seja distribuído diferentemente entre o eixo dianteiro e o traseiro, mais livremente. Isto permite à roda dianteira externa à curva girar mais rápido que as demais. De qualquer maneira, entendo que no modo AUTO, parte da tração também vá para a roda traseira externa à curva (pois gira mais rápido que a interna).

    Então, no modo AUTO, não ocorre aquela limitação de trafegar somente até 80 Km/h. Este limite aplica-se somente ao modo 4WD LOCK, modo este que não se deve utilizar jamais em pisos de boa aderência.

    Abraços, e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2229
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite dd1969,

    Obrigado pela resposta, muito boa sua experiência e explicação sobre o funcionamento do veiculo. Você já trocou alguma vez o óleo do diferencial traseiro ou dianteiro? É o seu carro que já passou dos 100.000 km?

    Aqui neste fórum tem uma discussão importante sobre o diferencial, segue para quem tiver curiosidade:

    ????? ??????? ??????? 4?4 - ????? ????? ???? ?????? / Renault Duster Club

    A foto da peça, com o Código e marcas Nissan/Renault é a mesma do nosso (hoje estava conferindo a ligação e parafusos do engate e conferi).

    Esta semana vou colocar os pneus Conti (espero que sejam muito melhor do que os Dueler, senão vou comprar dois Michelin), como andei muito no modo 2WD, é nítido a diferença de como os pneus gastaram de forma diferente entre o eixo dianteiro e traseiro, levando em conta que meu carro é alinhadíssimo, pois os pneus da frente gastaram por inteiro até o TWI. Vou até usar meu poderoso Mahr e fazer uma medida de profundidade.

    Outra modificação que fiz e ficou muito bom, foram as velas de iridium que coloquei no carro, depois de quase 2.000 km testando, ficou show, pois pega pela manhã (usando somente etanol) sem problemas, da primeira. Na próxima semana vou removê-las pra ver como foi a queima e a cor delas.


    Fiquem com Deus e boas semana pra todos.

  • #2230

  • #2231
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    ... Você já trocou alguma vez o óleo do diferencial traseiro ou dianteiro? É o seu carro que já passou dos 100.000 km? ...
    ...
    Esta semana vou colocar os pneus Conti (espero que sejam muito melhor do que os Dueler, senão vou comprar dois Michelin), ...
    ... Outra modificação que fiz e ficou muito bom, foram as velas de iridium que coloquei no carro, depois de quase 2.000 km testando, ficou show, pois pega pela manhã (usando somente etanol) sem problemas, da primeira. Na próxima semana vou removê-las pra ver como foi a queima e a cor delas.
    ...
    Bom dia, Galeraco2017,

    Que eu saiba, nunca foi substituído o óleo do diferencial traseiro e nem o do dianteiro. A não ser que a concessionária tenha efetuado isto em algum momento e o consultor não tenha comentado. Não me lembro de ter visto este item (óleo do diferencial) nas notas fiscais das revisões da concessionária.

    Meu carro já está com 118.000 Km, e desde os 100.000 Km, deixei de lidar com a concessionária e passei a contar novamente com meu mecânico de confiança (ele já efetuava manutenção em meus carros desde a década de 1990!). Somente utilizei a concessionária no período de garantia do carro (e acabei estendendo um pouco depois também).

    Você não vai se arrepender dos pneus Continental CrossContact LX. Na minha opinião, são muito melhores que os Bridgestone Dueler H/T 684 II! No meu post #1886 na página 158 deste tópico há um resumo das impressões após rodar uns 40.000 Km com eles. Mas eu me lembro de que havia postado anteriormente as impressões mais detalhadas sobre eles. Excelentes! Os meus Bridgestone duraram 60.000 Km. Estes Continental já estão com 58.000 Km e ainda há muito pneu para gastar! Depois vou utilizar o profundímetro para conferir. Eu até havia pensado em repetir este modelo quando fosse trocar, mas li algumas impressões de outros membros falando bem também dos Michelin LTX Force (se não me engano, era esse modelo), e talvez eu experimente os Michelin na próxima troca.

    Sobre as velas de Iridium, também eu já me decidi por colocá-las aos 120.000 Km. Li muitos relatos positivos neste fórum e em outros sites, além de que tenho colegas que já utilizam essas velas já há alguns anos e viraram fãs dessa tecnologia.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2232
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Concordo com o vkbrv,
    vkbrv, ainda não descobri como o Duster faz a compensação de rodagem em curvas quando está em modo Auto, que dispositivo ajuda pra não quebrar o sistema em piso aderente e com tração em Auto (acima dos 80km/h), será que seria através dos sensores do ABS?

    Pois na terra ou na lama o próprio pneu desliza ou afunda, pois o terreno é mais fraco que a tração do pneu, mas no asfalto? Fiquei com está dúvida, pois no sistema 4x4 Lock, o ABS atua, travando a roda que está no ar e passa a força para que está no chão.
    Cara, como já disse não sou entendido em mecânica. Mas acredito que a diferença de velocidade entre as rodas DE EIXOS DIFERENTES sejam compensadas pela "embreagem de acoplamento" que quando em AUTO, ou seja não completamente "pressionada" permitiria um "deslizamento" entre os componentes de atrito compensando a diferença de velocidade entre os eixos. Uma embreagem funciona desta maneira, permitindo deslizamento quando não totalmente acoplada ou desacoplada.

    A diferença entre as rodas externas e internas, de um mesmo eixo, em uma curva é compensada pelo diferencial de cada eixo. A diferença entre as rodas do eixo traseiro e do dianteiro seria compensada pela embreagem do sistema de acoplamento, que existe no diferencial traseiro. Acho que é por aí. Alguém, com mais conhecimento de mecânica poderia nos ajudar neste item.

    Neste fim de semana peguei uma considerável quantidade de lama. Aproveitei pra fazer um teste simples do ABS. Travando (quer dizer pressionando fundo e rápido o pedal do freio em baixa velocidade em terreno escorregadio) em modo AUTO e em LOCK.
    A diferença de comportamento é flagrante. Em auto vc sente o ABS atuando, e atuando contra vc, em algum momento da frenagem parece até que o carro dá uma aceleradinha. É o sistema tentando se entender em piso não favorável. Em LOCK as rodas travam e o carro para bem antes. Não deu pra perceber a alternância do travamento das rodas, mais a frenagem foi bem eficiente. Lembrando que estava em baixa velocidade, tipo 40/50 km/h

    abraços a todos
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 14 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 14 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade