x
Convex Datacenter
  • #2197
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93



    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Perfeito. Eu ia comentar exatamente isso. O pessoal costuma confundir o sistema do Duster com outros modelos que têm distribuição de tração inteligente.

    Quanto à questão de trocar o Tracker pelo Duster, é o caminho natural. Não porque o Duster seja melhor que o Tracker, mas porque o Tracker saiu de linha. Então o substituto mais próximo em características, pra quem ficou órfão do Tracker, é o Duster.

    Agora diesel é diesel. Não se compara.
    Concordo Vinícius. É bem porraí. Eu já tive Tracker (foi um dos primeiros da última leva que veio da Argentina) e foi e ainda é o 4x4 de melhor relação custo benefício do Brasil, só que agora, como disse o colega, não é mais fabricado e o Duster 4x4 é o caminho natural. Eu mesmo pretendo trocar o meu bruto por um mais confortável. Apesar de poder comprar um RN , Novo Vitara ou Suzuki Cross, todos 4x4, não tô sentindo muita firmeza, principalmente em relação ao vão livre ridículo desses últimos. E a vantagem do Duster 4x4 é que é o mais barato , mas mesmo assim é caro e o preço do diesel tá ali com o da gasolina. Como a linha Duster vai sofrer muitas mudanças na linha 2018 e como eu não tenho pressa, vou esperando na tranquilidade. Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #2198
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    70
    Agradecimento: 1
    Desculpe se não fui claro, não quiz desmerecer o Duster, tive um, sei que pode ser azar, mas o meu tive que trocar 2 vezes a mangueira de alta pressão da direção hidráulica, duas vezes o aparelho de som original, 4 vezes tive que encostar o carro para trocar as presilhas dos parachoques que se quebrava e o parachoque ficava torto, isso que nunca fiz trilha, só estradas de terra e paralelepípedos. também troquei o atuador hidráulico da embreagem. tudo isso em pouco mais de um ano. Foi tudo trocado na garantia pela renault mas toda vez ficava sem carro 2, 3 e até uma semana inteira, como foi o caso da mangueira de alta pressão. Talvez esse problemas tenham sido sanados nos mais novos. Comentei porque quem está pesquisando sobre o carro tem direito de saber esse tipo de informação.

    Quanto a tração, ela funciona muito bem, não tenho reclamação, mas não funciona, insisto, em alta velocidade, o Duster NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, nenhum carro sem diferencial funciona em alta velocidade no 4x4 4wd ou Awd, independente do nome que se dê. Inclusive não tem muita regra nessas nomenclaturas. O duster funciona sempre 4x2, quando há o sensor das rodas detecta velocidades diferentes, presume que está patinando, daí ele aciona sozinho eixo traseiro.

  • #2199
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    Desculpe se não fui claro, não quiz desmerecer o Duster, tive um, sei que pode ser azar, mas o meu tive que trocar 2 vezes a mangueira de alta pressão da direção hidráulica, duas vezes o aparelho de som original, 4 vezes tive que encostar o carro para trocar as presilhas dos parachoques que se quebrava e o parachoque ficava torto, isso que nunca fiz trilha, só estradas de terra e paralelepípedos. também troquei o atuador hidráulico da embreagem. tudo isso em pouco mais de um ano. Foi tudo trocado na garantia pela renault mas toda vez ficava sem carro 2, 3 e até uma semana inteira, como foi o caso da mangueira de alta pressão. Talvez esse problemas tenham sido sanados nos mais novos. Comentei porque quem está pesquisando sobre o carro tem direito de saber esse tipo de informação.

    Quanto a tração, ela funciona muito bem, não tenho reclamação, mas não funciona, insisto, em alta velocidade, o Duster NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, nenhum carro sem diferencial funciona em alta velocidade no 4x4 4wd ou Awd, independente do nome que se dê. Inclusive não tem muita regra nessas nomenclaturas. O duster funciona sempre 4x2, quando há o sensor das rodas detecta velocidades diferentes, presume que está patinando, daí ele aciona sozinho eixo traseiro.
    Não vou polemizar, mas acho que o material das páginas 178 a 180 reponde sobre o tipo de tração do Duster, Murano e outros Nissan e Renault, principalmente no países onde dão mais valor a tração em modo 4wd. Já postei vídeos em páginas anteriores mostrando o sistema de tração traseiro que não é um simples diferencial, tem um parte de engrenagens e outras embreagens...etc. Já dirigi os dois Duster, modelos 4x4 e 4x2, a performance é totalmente diferente em curvas e arrancadas. Outra coisa todo sistema de sensores de ABS, Estabilidade, Tração, Aira e outros funcionam em frações de segundos, sem contar que em toda curva, uma roda desliza mais que outra...

    Quem roda no Duster 4wd só modo Auto, pode confirmar que os 04 pneus acabam no mesmo tempo de uso, muito diferente de um carro que roda somente em 4x2, que acaba primeiro o pneu da tração. Fiz esse teste só rodando em 4x2 (pois queria acabar com duros barulhentos Bridgestone), e os da frente se foram, agora vou colocar os Conti, se tivesse deixado no modo Auto os pneus acabariam juntos, pois está sempre tracionando nas 4, desde baixas rotações.

    No sistema Awd, esse sim usa as 04 rodas motriz sempre, sem possibilidade de desligar (acho na maioria), afinal esta é a definição de AWD, muito utilizado em grandes sedas esportivos...Não é preciso diferencial central para ativar as 04 rodas em alta velocidade, o que precisa é de alguma sistema que compensa a rotação a fazer um curva... vai um matéria boa

    Best Cars Web Site - Consultório Técnico

    Best Cars Web Site - Avaliação - Renault Duster Dynamique 4WD

    E por ultimo, estou ajudando meu amigo comprar uma Tracker (ótimo carro mas pequeno para meu uso).

  • #2200
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    Desculpe se não fui claro, não quiz desmerecer o Duster, tive um, sei que pode ser azar, mas o meu tive que trocar 2 vezes a mangueira de alta pressão da direção hidráulica, duas vezes o aparelho de som original, 4 vezes tive que encostar o carro para trocar as presilhas dos parachoques que se quebrava e o parachoque ficava torto, isso que nunca fiz trilha, só estradas de terra e paralelepípedos. também troquei o atuador hidráulico da embreagem. tudo isso em pouco mais de um ano. Foi tudo trocado na garantia pela renault mas toda vez ficava sem carro 2, 3 e até uma semana inteira, como foi o caso da mangueira de alta pressão. Talvez esse problemas tenham sido sanados nos mais novos. Comentei porque quem está pesquisando sobre o carro tem direito de saber esse tipo de informação.

    Quanto a tração, ela funciona muito bem, não tenho reclamação, mas não funciona, insisto, em alta velocidade, o Duster NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, nenhum carro sem diferencial funciona em alta velocidade no 4x4 4wd ou Awd, independente do nome que se dê. Inclusive não tem muita regra nessas nomenclaturas. O duster funciona sempre 4x2, quando há o sensor das rodas detecta velocidades diferentes, presume que está patinando, daí ele aciona sozinho eixo traseiro.
    Você foi claro sim, e não conversou nada de besteira. É que tem gente que se incomoda quando é contrariado. Os problemas que você citou já foram amplamente discutidos nesse tópico, mas como está gigante demais vai ter gente que não vai ler.
    Quanto à tração você está certo, com exceção do AWD, que é o sistema de tração integral, portanto tem diferencial central.
    4X4 Brasil
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2201
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Não vou polemizar, mas acho que o material das páginas 178 a 180 reponde sobre o tipo de tração do Duster, Murano e outros Nissan e Renault, principalmente no países onde dão mais valor a tração em modo 4wd. Já postei vídeos em pág...
    Os vídeos e o sistema que você postou não são o do Duster nacional. Não comentei nada lá porque achei que isso já estava bem estabelecido pelas postagens anteriores.
    Se você não fez ainda o teste, vá pra areia fofa no modo Auto e depois você me diz se era como você pensava.
    Não está correto achar que os 04 pneus vão acabar ao mesmo tempo. Como eu já falei, vou repetir: Nem em carros de tração traseira isso acontece. Me refiro aos 4x4(ou 4WD) que quando estão sem a tração acionada funcionam com tração traseira: S10, Ranger, Tracker, TR4, Frontier, Hilux, Triton, etc
    Não sei dizer dos tração traseira com motor na frente como: Chevete, Chevy, Opala, etc
    Muito menos os tração traseira com motor traseiro: Buggy, Fusca, Kombi, Brasília, Variant, etc
    Vamos raciocinar no caso do Duster: Vamos fazer de conta que o sistema funciona como você pensa, funcionando todas as rodas o tempo inteiro. O desgaste seria maior nos dianteiros pelo peso do motor e pelas curvas que os dianteiros fazem. Não tem nem lógica desgastar os 04 igualmente. Repito: Se você tem um Duster que está desgastando os traseiros iguais aos dianteiros, corra pra fazer alinhamento/cambagem traseira.
    É frustrante ficar repetindo isso pra quem não quer ouvir. Haja visto que você posta links que dizem uma coisa e você afirma outra. Mas sei que pode ser útil pra outros leitores.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2202
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde,
    Meu duster está entrando nos 4 anos e 50.000 km. Fazia a manutenção básica da Renault (garantia) mas agora sem garantia vou ver o que tem de ser feito. Recomendam o que? Kit correia dentada? Freios, Suspensão...?
    O kit correia dentada vcs trocam juntamente com a do alternador?
    Obrigado

  • #2203
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

  • #2204
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    Quanto a tração, ela funciona muito bem, não tenho reclamação, mas não funciona, insisto, em alta velocidade, o Duster NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, nenhum carro sem diferencial funciona em alta velocidade no 4x4 4wd ou Awd, independente do nome que se dê. Inclusive não tem muita regra nessas nomenclaturas. O duster funciona sempre 4x2, quando há o sensor das rodas detecta velocidades diferentes, presume que está patinando, daí ele aciona sozinho eixo traseiro.
    Vai aqui minha humilde opinião sobre o sistema de tração do Duster 4x4. Não sou mecânico, nem tenho grandes conhecimentos na área. É a opinião de um usuário do carro. Verdade que pesquisei bastante sobre o assunto, pois gosto de entender a máquina que estou usando, desde um forno micro ondas até o carro... Um tipo de obsessão...

    Por isso mesmo fico surpreso e indignado com a falta de informação sobre o sistema disponível. Um absurdo a Renault não divulgar mais detalhes sobre o funcionamento. Temos que contar com informações de outras versões pelo mundo afora, e até de outros modelos e marcas.

    Já fiz vários posts sobre o assunto, mas este é o primeiro depois de já ter mais experiência com o carro.

    Nas páginas 179 e 180
    (
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...r-4x4-179.html (Renault Duster 4X4)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...r-4x4-180.html (Renault Duster 4X4)
    )
    Postei uma tabela do funcionamento do sistema do X-Trail, que supostamente é o mesmo do duster, tem também o link pra matéria (em inglês) de onde a tabela vem.

    Como já disse também, é claro que grande parte do sistema é software, e portanto a programação pode (deve) ter sido alterada/atualizada nos duster da Renault Brasil.

    De qualquer maneira, este artigo e esta tabela são a melhor descrição do sistema que achei.

    Pra não ficar me repetindo aqui, sugiro a leitura das páginas citadas e adjacentes.

    Então aqui vai uma lista de coisas que EU considerei fato (por enquanto)

    - O sistema é o mesmo que o do X-Trail, pelo menos a base é igual. Não se sabe as alterações feitas no Duster.

    - Parte do comportamento do sistema, a saber o travamento da roda que patina em um eixo via abs, tem a ver com o controle de estabilidade, que não existe no Duster brasileiro. MAS... A parte que é responsável por travar a roda patinante entra em ação quando o sistema (nos carros que tem) é DESLIGADO. Então é possível, e parece provável, a julgar por relatos de usuários, que mesmo sem o sistema ESC esta função funcione no Duster nacional. Há vários vídeos e relatos sobre isso. Entretanto, não consegui ter certeza disso.

    - O sistema é ativado por uma embreagem eletromagnética. É rápido. E variável, ou seja pode transferir parte do torque apenas ou dividí-lo totalmente, que seria 53% - 47%. Entendo que essa embreagem faria a vez do diff central, mas não estou certo

    - O modo AUTO pode ser usado em qq piso, em qq velocidade.

    - Só o modo LOCK altera o comportamento do ABS para o modo off-road.

    - O sistema é muito rápido.

    - O nosso Duster não tem controle de traçao. Não há nada que permita ao sistema mandar torque pra uma única roda de um mesmo eixo. Exceto o polêmico bloqueio via ABS.

    E agora coisas que tomei com certas, baseadas na minha experiência ao dirigir.

    - O carro é muito diferente em AUTO ou em 2WD, mesmo em condições secas e aderentes e não apenas quando a dianteira patina. É nítida (pra mim) a diferença no comportamento dinâmico do carro em AUTO. Faz melhor as curvas, arranca melhor, fica mais estável, poderia dizer que até mais amarradinho... Em 2WD o carro é mais solto. Amigos que já dirigiram a viatura tiveram a mesma percepção. Este cara que avaliou o carro para o garagem-fora-de-estrada, também teve a mesma percepção. Ele elogiou muito o sistema.



    - O modo AUTO é muito eficiente em situações de pouca aderência. Funciona rápido e corretamente. O carro é valente

    A descrição do funcionamento do X-Trail explicaria muito bem estes comportamentos. Lá diz que o sistema é preditivo, ou seja não espera as rodas patinarem pra atuar e diz também que em AUTO 5% do torque é direcionado ao eixo traseiro todo o tempo, pra deixar o sistema "esperto" pra entrar em ação...
    Talvez a gente devesse escrever pra Renault em conjunto pra que eles sanassem de uma vez por todas estas dúvidas...

    abraços a todos

  • #2205
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Talvez a gente devesse escrever pra Renault em conjunto pra que eles sanassem de uma vez por todas estas dúvidas...

    abraços a todos
    Exatamente o que pensei em sugerir enquanto lia seu post.... como assim a montadora não descreve como é o funcionamento do sistema de tração do carro?... mas né, as montadoras por aqui são meio desleixadas mesmo, já que vende mesmo assim... as experiências que tive na Suzuki só me fizeram perceber o absurdo que é um vendedor e ou chefe de oficina não terem a menor noção do produto que vendem / atendem....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #2206
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite vkbrv,

    Acho que você fez a melhor exposição sobre o assunto, e foi no ponto principal, os três modos de tração são totalmente diferente de dirigir no Duster, tudo isto em questão de milésimos de segundo, como no vídeo. Quem já dirigiu as versões dos Duster 4x2 e 4x4 (como no vídeo) vai saber a diferença. Lembrando que nosso Duster parece mais com o russo, com o mesmo motor 2.0 F4R. Quando coloca no 4x4 lock, fica travado, parece até um jipe.

    Quando ao 4WD do Duster, tem que ter algo diferente, pois não faria sentido ser a versão mais cara do carro, mais cara que a versão automática. Não sei até quando a Renault vai manter esta versão, pois a maioria dos brasileiros não valorizam ou não precisam do 4wd, pois hoje a maioria dos SUVs que tinham essas versões estão vindo só com tração dianteira, é questão de mercado.

  • #2207
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Agora este teste em um carro AWD, um honda CRV (lindo, ótimo para asfalto, muito conforto), pena que falhou, se fosse no Duster pé de boi teria passado direto. Este teste foi feito com vários SUVs

    Honda CR-V e reprovado em testes de tracao | Quatro Rodas

  • #2208
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Vocês só podem estar brincando comigo!
    Não tem nada que escrever pra Renault pedindo explicação nem ficar comparando com outros veículos de outras marcas.
    O carro faz apenas o que está no manual e qualquer coisa além disso está na mente do usuário. O rapaz do garagem-fora-de-estrada afirma que entra com mais tranquilidade e segurança na curva porque existe um sistema de "segurança" que não permitiria uma patinagem das rodas. Sistema sob demanda. Não tem como prever que a roda vai patinar. Não sei se é tão seguro assim, e mesmo assim, é só a impressão que ele teve.
    Pra andar no barro ele ligou o Lock, então não tenho mais que me repetir.
    Não sei por quê diabos vocês leem e veem vídeos, e não se conformam com o que está descrito.

    Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    Eu achava que o SX4 era AWD, mas pelo que andei lendo parece que era selecionável igual ao Duster. Vou perguntar a um amigo meu que teve um.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade