x
Convex Datacenter
  • #2137
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Olá pessoal. Uma pergunta. Nunca tive carro flex antes, este, segundo o antigo proprietário, nunca tinha visto álcool, só gas. Completei com álcool antes de uma viagem de +- 250km. O carro ficou bom só não gostei muito da demora pra pegar de manhã. Depois, com o tanque quase já quase vazio, completei com gas. Tomei o cuidado de rodar pelo menos uns 10km depois de completar. Agora, com gasolina o carro permanece demorando a pegar de manhã.

    Será que o motor não reconheceu o combustível? Existe algo a fazer a respeito? Li que se desconectar a bateria, unir os rabichos, faria reset na injeção e o carro reconheceria o combustível. Li também que isso é lenda...

    Alguém tem alguma experiência neste sentido?

    Obrigado.
    abs
    O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.

  • #2138
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Falando em velas, estou esperando chegar umas de iridium que comprei na China, assim que trocar e ver os resultados posto aqui.

  • #2139
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    ... Vocês acham que faz sentido? Digo, condiz com a sua percepção do funcionamento? ...
    Bom dia, vkbrv,

    Minha percepção é similar ao que é demonstrado no gráfico, com relação aos modos AUTO e LOCK.

    Entretanto, fiquei surpreso ao saber que até 35,25% do torque poderia ser enviado a alguma roda traseira no modo 2WD quando alguma roda dianteira estivesse patinando. Somente para esclarecer, o torque transferido a alguma roda traseira seria, no máximo, de 47% da porcentagem indicada no gráfico, pois 100% de acoplamento na unidade eletromagnética do conversor de torque significaria 53% para a dianteira e 47% para a traseira. Então, até 75% de acoplamento no modo 2WD (quando patinando alguma roda na dianteira) seria equivalente a até 35,25% do torque em alguma roda traseira (47% de 75).

    Imagino que para comprovar que algum torque seria enviado à traseira no modo 2WD (não com relação à precisão da porcentagem), pensei na seguinte possibilidade:

    1) Levantar o carro em elevador de oficina;
    2) Engatar a primeira marcha e soltar levemente a embreagem;
    3) Alguém observar o giro de alguma roda traseira, mesmo estando no modo 4x2 (2WD);

    Vou tentar me lembrar de efetuar o teste acima quando fizer a próxima revisão na oficina.

    Observação: Já comprovamos que mesmo no modo 4x2, o eixo cardã sempre gira, pois o acoplamento se dá no diferencial traseiro, e não no dianteiro como eu imaginava no início.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2140
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.
    Olá Galeraço. Obrigado pelas dicas. O tanquinho está cheio. Vou conferir o resto. Depois que pega tudo vai bem, marcha lenta estável, desempenho normal. É só pra pegar que está demorando um pouco.

    Depois posto o que achar.

    Valeu!!!

  • #2141
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, vkbrv,

    Minha percepção é similar ao que é demonstrado no gráfico, com relação aos modos AUTO e LOCK.

    Entretanto, fiquei surpreso ao saber que até 35,25% do torque poderia ser enviado a alguma roda traseira no modo 2WD quando alguma roda dianteira estivesse patinando. Somente para esclarecer, o torque transferido a alguma roda traseira seria, no máximo, de 47% da porcentagem indicada no gráfico, pois 100% de acoplamento na unidade eletromagnética do conversor de torque significaria 53% para a dianteira e 47% para a traseira. Então, até 75% de acoplamento no modo 2WD (quando patinando alguma roda na dianteira) seria equivalente a até 35,25% do torque em alguma roda traseira (47% de 75).

    Imagino que para comprovar que algum torque seria enviado à traseira no modo 2WD (não com relação à precisão da porcentagem), pensei na seguinte possibilidade:

    1) Levantar o carro em elevador de oficina;
    2) Engatar a primeira marcha e soltar levemente a embreagem;
    3) Alguém observar o giro de alguma roda traseira, mesmo estando no modo 4x2 (2WD);

    Vou tentar me lembrar de efetuar o teste acima quando fizer a próxima revisão na oficina.

    Observação: Já comprovamos que mesmo no modo 4x2, o eixo cardã sempre gira, pois o acoplamento se dá no diferencial traseiro, e não no dianteiro como eu imaginava no início.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Brigado pelas observações dd1969. Tinha entendido também que 100% é 47% Mas é um bom esclarecimento pros menos atentos.

    Sua idéia de levantar o carro é ótima, se tiver oportunidade não deixe de postar os resultados.

    Ontem tentei algo mais mambembe

    Em 2WD saí cantando pneu no asfalto molhado. Mas não deu pra ter certeza.

    Primeiro fiz com a segunda engatada, no plano. Me deu a impressão de que, sim as traseiras receberam tração e o carro quase não patinou. Daí a rua foi virando uma subida, tentei então com a 1ª. Rapaz... o negócio foi violento...
    Que diferença! Nossa reduzidinha é realmente forte. As rodas dianteiras patinaram loucamente, o carro chegou a sambar de lado, e não senti as traseiras ajudando. Pode ser que por estar em subida e o torque ser tão violento os 50%(35,25) não tenham sido suficientes pra eu perceber, não sei... Com o teste no plano e em 2ª tive a nítida sensação da ajuda das traseiras, mas depois fiquei sem saber...

    KKKKK teste tabajara.

    Sua idéia é muito mais elegante e eficiente. Outra alternativa seriam os "rollers" que fazem as rodas patinarem esses seriam perfeitos. Fazer um teste como o deste vídeo...



    Outra coisa que percebi é que não houve o corte em 3000 giros em primeira... Troquei a marcha ali pelos 5500...
    Engraçado que com o carro parado e a 1ª engrenada, o corte acontece. Passa um pouco de 3000 e volta. Mas tracionando não aconteceu... O que eu nem achei ruim...

    Este é o documento de onde tirei a tabelinha (lembrando, é do x-trail):

    Abraços.
    Renault Duster 4X4 Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #2142
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    violento os 50%(35,25)
    digo 75%...

  • #2143
    Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Idade
    44
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Olá pessoal

    Esse diagrama é do x-trail, supostamente o mesmo sistema do Duster.

    Segundo ele, em AUTO e velocidade constante, 5% do torque é transferido pra o eixo traseiro.

    E mesmo em 2WD a tração é eventualmente transferida pra o eixo traseiro.

    Vocês acham que faz sentido? Digo, condiz com a sua percepção do funcionamento?

    Anexo 547747

    Também li por aí, não lembro aonde acho que num fórum da Inglaterra que o Duster em AUTO parte em 4wd e se não for necessário ele passa pra só as dianteiras, ao contrário do CRV por exemplo.
    Quase comprei um XTRAIL a uns 5 anos atrás, só não fiz negócio porque o seguro era carissimo... o sistema realmente parece ser o mesmo inclusive o botão de acionamento é igual e fica na mesma posição...

    Ótima contribuição esse post...

    Abraços...
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

  • #2144
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Quanto ao diferencial traseiro, se você levantar o carro você verá que está escrito Nissan e Renault na peça, igual esse do video russo. Um teste eficiente seria esse de levantar o carro, desconectar o o plug do diferencial e colocar o multímetro e ver se ele manda sinal quando ligar o carro e acelerar, porém acho perigoso. Mas o video mostra como testar se o diferencial está funcionando. Aos 40 segundos do video você verá o codigo da peça.


  • #2145
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Quanto ao diferencial traseiro, tenho pesquisado bastante, principalmente nos fóruns russo (lá tem o Duster com motor igual o nosso F4R, 4wd) e eles tem muita tradição em veículos 4x4, como no vídeo abaixo, fazendo manutenção no terreiro,,,rsrsr,,, o cara é bom, fazendo no chão mesmo. Lembrando que esse diferencial tem duas partes, a que tem a embreagem eletromagnética e a segunda (comum) como as engrenagens. Lá eles trocam óleo do diferencial, da parte traseira (aqui, nem a as concessionárias tem informação), quanto a parte da embreagem do diferencial, há um discussão se é seca ou se óleo da traseira passa para frente.
    https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin
    https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin

    Aviso de redirecionamento



  • #2146
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Não entendi nada do vídeo.. Prá mim , ele tá falando russo. Brincadeiras a parte, realmente ela tem tradição com 4x4, haja vista o Niva, pois as estradas da Rússia não são de trânsito fácil, sem contar quando tem neve e junta neve com estrada de terra. Aí o carro tem que ser valente mesmo. Abs
    4X4 Brasil

  • #2147
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.
    Só pra deixar registrado. O funcionamento normalizou sozinho. Talvez tenha sido mesmo uma demora pra reconhecer o combustível novo.

  • #2148
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Rmdamiani Ver Post
    Quase comprei um XTRAIL a uns 5 anos atrás, só não fiz negócio porque o seguro era carissimo... o sistema realmente parece ser o mesmo inclusive o botão de acionamento é igual e fica na mesma posição...

    Ótima contribuição esse post...

    Abraços...
    Valeu Rmdamiani.

    Já não tenho dúvidas que o sistema é o mesmo, mas como parte grande do sistema é software, imagino que a programação possa ser diferente.

    Sigo pesquisando pois ainda não sei se uso em geral em 2WD ou AUTO. :P

    Sei que essa questão já foi muito discutida. Aliás até mesmo antes do DUSTER existir. Em fóruns de x-trail, vi várias vezes esta questão. E eles tinham esse esquema da tabelinha divulgado pela montadora... Há relatos da tração traseira sendo acionada quando em 2WD, inclusive de maneira a interferir na direção, alterando a trajetória do carro, um efeito negativo no caso. Tem até um cara que defende que o 2WD deveria se chamar AUTO e o AUTO deveria ser permanente, já que o sistema pode atuar em 2WD e quando em AUTO 5% da tração está sempre nas traseiras... Até faz sentido. Mas veja aí um exemplo de uma característica facilmente alterável pela programação...

    De qualquer modo a parte dos 5% me parece fazer sentido.

    Primeiro pela percepção, de várias pessoas e minha também de que há uma mudança nítida de comportamento do carro em 2WD ou AUTO. Já vi até gente reclamando que em AUTO o carro fica amarrado, ruim. Outros preferem o "amarrado" interpretando o mesmo como mais controle e estabilidade. Realmente em 2WD sinto o carro mais "soltinho". Não sei ainda o que eu prefiro :P tenho o carro a pouco tempo.

    Depois, estes 5% "permanentes" explicariam a diferença entre o desgaste dos pneus entre os dois modos, relatada/contestada neste fórum.

    E, inevitavelmente, isto também geraria necessariamente desgaste em todas as peças do sistema, que estariam sendo usadas todo o tempo. Ao contrário do que notei ser a opinião predominante.


    Já a informação de que o carro, em AUTO, sempre parte com tração nas 4 e se "perceber" que não há necessidade muda pra 2wd, não bate muito com a minha percepção. Eu acho, vou prestar atenção nisso. Mas talvez sejam coisas que acontecem em uma escala de tempo e espaço muito pequena, tipo milésimos de segundos e milímetros.

    Acho um absurdo a renault não divulgar mais informações sobre o sistema. Tudo bem que eu estou meio obsessivo com esse assunto he he, mas é que eu prefiro saber como a máquina funciona. Cheguei a escrever pro SAC e recebi um resposta do tipo: "sua opinião é muito importante para nós, todas as informações estão no manual, se ainda tiver dúvida procure um consultor técnica em uma css." O que duvido vá ajudar muito...

    Pra terminar um vídeo que achei dos Dusters no "moose test". Nosso 4x4 se saiu bem




    tradução das frases que aparecem no vídeo:

    O Duster 4x4 levanta uma roda traseira, mas permanece no chão.

    No t4x2as duas rodas internas levantam. O ESP poderia evitar tal comportamento.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade