x
Convex Datacenter
  • #2089
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8



    [QUOTE=dd1969;2427209]
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post

    Bom dia, Galeraco2017,

    Eu já havia lido há alguns anos que o sistema 4x4 do Duster é o mesmo do Nissan Murano, mas ainda não sabia que tratava-se do mesmo sistema do X-Trail.

    Hoje localizei novamente o seguinte texto na Internet:

    "No modelo com tração integral, o modo 4x4 é ativado através do painel de controle equipado com um botão que controla a embreagem eletromagnética, diretamente herdada do Nissan Murano. A versão 4x4 é equipada com a nova transmissão TL8 de seis velocidades.".

    Vejam no link abaixo:


    "http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/05/04/duster-impressoes-ao-dirigir"


    E pelo site abaixo, consta que o sistema 4WD do Duster é o mesmo que o dos modelos Murano e X-Trail, ambos da Nissan:


    "http://www.ebay.com/itm/RENAULT-DUSTER-DACIA-AWD-REAR-Diff-Lock-CD-30P-ATB-Limited-slip-differential-/111887598706"


    Acredito que o sistema seja ligeiramente superdimensionado para o Duster, uma vez que o X-Trail e o Murano são maiores e mais pesados que o Duster.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

    Sendo assim achei este ótimo descritivo de 2007 em inglês do sistema do Nissan X-Trail:

    Nissan X-TRAIL - All New Chassis | Part Five

    Algumas partes interessantes:

    ALL-MODE 4x4-i includes a predictive mode, which anticipates the risk of wheel spin based on throttle position and engine torque, and transfers torque to the rear before the front wheels start to lose grip. Four-wheel drive systems on most other compact SUVs do not have the benefit of ALL-MODE 4x4-i’s predictive capability.

    FUN TO DRIVE
    On road, it translates into a car that is more fun to drive. It has more neutral handling as understeer is virtually eliminated regardless of vehicle speed while high speed stability and steering feedback are also enhanced. The system also works
    exceptionally well on low grip and split mm surfaces when the constant monitoring of grip levels guarantees traction where it’s needed.

    em tradução livre:

    O Modo ALL 4x4 inclui um modo "preditivo" que antecipa o risco de uma roda patinar, baseado na posição do acelerador e o torque do motor e transfere torque para trás antes das rodas dianteiras começarem a perder tração. ... ...

    Na estrada isso se traduz em um carro que é mais divertido de guiar. Ele tem um manejo mais neutro já que o "sub esterço" é virtualmente eliminado ,independente da velocidade do veículo, enquanto a estabilidade em altas velocidades e o "feedback no volante" também é melhorado. O sistema também atua muito bem em situações de baixo atrito....


    ... ...


    ALL MODE offers further sophistication during everyday driving. Even in 2WD mode some torque is transferred to the rear wheels under certain circumstances, namely during hard acceleration when the electromagnetic clutch is engaged by 50%, and if massive slippage occurs at the front wheels, in which case the clutch is engaged by 75%.
    If AUTO is selected, under light acceleration the electromagnetic clutch is engaged by up to 50%, dividing the torque to suit the conditions. During hard acceleration, the unit is fully engaged (100%) to allow the maximum permissible front/rear torque split of 50/50.


    O all mode oferece mais sofisticação durante a direção do dia a dia. Até em 2WD algum torque é transferido para a rodas traseiras em certas circunstâncias, por exemplo durante uma aceleração forte, quando a embreagem eletromagnética é acionada em 50%, e se um deslizamento grande ocorrer nas rodas dianteiras, o sistema é acionado em 75%

    Se AUTO estiver selecionado, sob aceleração leve a embreagem eletromagnética é acionada em 50%, dividindo o torque para se encaixar na situação. Durante uma aceleração forte, a unidade é totalmente acionada (100%) para permitir a máxima divisão de torque frente/trás de 50/50.
    ....



    Essa descrição condiz com minha percepção ao volante de que o carro arranca diferente ("empina menos a dianteira") em AUTO e faz curvas melhor também.

    abraços.



  • #2090

  • #2091
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post

    kkkkkk
    Благодаря Галера

  • #2092
    Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Idade
    44
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Olá dd1969

    Não estava esterçando. O barulho ocorre quando piso na embreagem, e não quando solto ela. Mesmo que seja só pra pisar no freio. Faz clac clac clac, vai diminuindo e para. Provável que nem seja no sistema 4x4. Vou levar no mecânico pra ver.

    Obrigado.

    Abraços.
    A minha faz isso também... depois avisa...
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

  • #2093
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Rmdamiani Ver Post
    A minha faz isso também... depois avisa...
    Claro, aviso sim. A sua sempre fez? Comprou nova?

    Vi um vídeo em que o cara fala de um "defeito característico" da Duster. Uma bucha subdimensionada na suspensão dianteira. Que causaria um barulho como se o carro estivesse desmontando. Já viram? Achei que o barulho é meio desmontando o carro kkkkk

    Alguém já fez ou procurou ver se há verdade neste alegado "defeito característico"?


  • #2094
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    O meu está com 68.000 km, não tem esse barulho, talvez seja da versao 1.6 ou de alguns modelos e já teria sido corrigido.

    Como tinha dito anteriormente, quando não encontro nada aqui no fórum, dou uma procurada no forum do Duster em russo (digito em portugues no tradutor do google e tradução literal para o russo) e sempre acho coisas interessantes, como esta modificação na alavanca do macaco do duster (que uma M...)..


    4X4 Brasil

  • #2095
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Rmdamiani Ver Post
    A minha faz isso também... depois avisa...
    Bom dia, Rmdamiani e vkbrv,

    O meu (2012/2013) está com 114.000 Km e nunca fez esse barulho que remete à ideia do carro estar desmontando, entretanto às vezes quando passo muito rápido em quebra-molas altos e estreitos (fora do padrão aprovado pelas autoridades de trânsito) escuto um ruído do tipo "nhéc-nhéc" (perdoem-me pela onomatopeia, mas fica mais fácil de entender ...) vindo da parte dianteira, e, pelo que o mecânico alegou, trata-se de ressecamento de algumas borrachas de componentes da suspensão.
    Levei o carro em um lava-jato (estabelecimento comercial de limpeza expressa de veículos automotores, que fique bem claro, rsrs) e o lavador aplicou vaselina, o que somente resolveu por um a dois dias, e o tal ressecamento voltou novamente.
    Talvez seja necessário aplicar outro produto que dure mais tempo, ou, em último caso, talvez tenha que trocar essas borrachas de suspensão....

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #2096
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Essa "vaselina" é exatamente o que estraga as borrachas
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2097
    Usuário
    Entrada
    19/04/2017
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos bom dia. Estou vendendo meu Fluence para adquirir uma Duster 4X4, enjoei um pouco dos sedans, e estou disposto a abrir mão do conforto do Fluence para curtir um pouco o estilo de um carro como o Duster, andei avaliando a possibilidade de pegar também uma Tucson V6 4X4, Pajero TR4 e Outlander 2008 4X4, porém o custo com seguro e manutenção pesam a favor do Duster 4X4. Surgiu um rapaz interessado em efetuar a troca do Duster 4x4 no meu Fluence, o carro dele é um 2011/2012 com 56 mil KM rodados e parece estar com as revisões em dia. Tanto o carro dele, como o meu, possuem GNV 5ª geração, aqui no Rio de Janeiro é muito vantajoso economicamente falando. Existe algum problema crônico que eu deva observar no Duster ou alguma dica? Estou pensando em pedir que ele leve o carro no meu mecânico para uma avaliação. Obrigado a todos e espero poder fazer parte do grupo em breve.

    Abs.

  • #2098
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Mais um pouco de informação do diferencial do duster, visto por dentro, já to quase lendo em russo....rsrsr.. o link da discussão.

    ????? ??????? ??????? 4?4 - ????? ????? ???? ?????? / Renault Duster Club

    http://terranorium.ru/extensions/ima...6i9cs175c1.jpg

    http://m.awdwiki.com/images/nissan-q...fferential.png

    Муфта 4wd, замена изношенной — бортжурнал Nissan X-Trail Челябинский турботрактор 2005 года на DRIVE2

    Pelo que vi e li, o diferencial traseiro é bem complexo, sendo em duas partes, uma das engrenagens e outra da embreagem, que usam oleo/fluido diferentes. Tem um cara que fala de barulho e faz uma revisão trocando somente o oleo da embreagem/discos
    4X4 Brasil

  • #2099
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por FLopes Ver Post
    Olá amigos bom dia. Estou vendendo meu Fluence para adquirir uma Duster 4X4, enjoei um pouco dos sedans, e estou disposto a abrir mão do conforto do Fluence para curtir um pouco o estilo de um carro como o Duster, andei avaliando a possibilidade de pegar também uma Tucson V6 4X4, Pajero TR4 e Outlander 2008 4X4, porém o custo com seguro e manutenção pesam a favor do Duster 4X4. Surgiu um rapaz interessado em efetuar a troca do Duster 4x4 no meu Fluence, o carro dele é um 2011/2012 com 56 mil KM rodados e parece estar com as revisões em dia. Tanto o carro dele, como o meu, possuem GNV 5ª geração, aqui no Rio de Janeiro é muito vantajoso economicamente falando. Existe algum problema crônico que eu deva observar no Duster ou alguma dica? Estou pensando em pedir que ele leve o carro no meu mecânico para uma avaliação. Obrigado a todos e espero poder fazer parte do grupo em breve.

    Abs.
    Olá FLopes. Passei por um caminho parecido com o seu até chegar aqui. Mas não posso te ajudar muito, pois só estou com a minha (porque no feminino?) a pouco tempo.

    O que posso te dizer é o que pesquisei.

    As primeiras vinham com uma mangueira do fluido da direção hidráulica que provocava vibrações. Muitas destas foram trocadas pela renault. Se não me engano a nova seria com algo na cor azul. A ruim em amarelo. Mas não estou certo se não é o contrário. Alguém vai saber. A minha (2013) não trepida, mas não vi a mangueira. Acho que 2013 foi o ano das últimas com esse defeito.

    Os botões do vidro não acendem (não sei até que ano, mas é até depois de 2013), mas tem os leds pra acender... Vai entender... Tem vários vídeos e fotos mostrando como conectar dois pinos nos botões e fazer acender. É o mesmo problema e solução do Sendero. Todos que eu vi soldam. Fiz na minha sem solda, e sem abrir o botão até o fim. Usei um pedaço de fio (cabo) e uni os contatos mecanicamente. Achei melhor, pois é fácil desfazer e não deixa vestígios. Funcionou bem. Tem q ter cuidado pra tirar a moldura do botão da porta. Com jeito, se não pode quebrar a travinha de plástico.

    Não sei de mais nada fora os cuidados comuns ao comprar carro usado.

    Boa sorte.

  • #2100
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Mais um pouco de informação do diferencial do duster, visto por dentro, já to quase lendo em russo....rsrsr.. o link da discussão.

    ????? ??????? ??????? 4?4 - ????? ????? ???? ?????? / Renault Duster Club

    http://terranorium.ru/extensions/ima...6i9cs175c1.jpg

    http://m.awdwiki.com/images/nissan-q...fferential.png

    Муфта 4wd, замена изношенной — бортжурнал Nissan X-Trail Челябинский турботрактор 2005 года на DRIVE2

    Pelo que vi e li, o diferencial traseiro é bem complexo, sendo em duas partes, uma das engrenagens e outra da embreagem, que usam oleo/fluido diferentes. Tem um cara que fala de barulho e faz uma revisão trocando somente o oleo da embreagem/discos

    Sveltana, nadia babouskcha. Kremilin! Perestroika.

    Maneiras as imagens.

    ab.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade