x
Convex Datacenter
  • #2077
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9



    Boa noite, vkbrv,

    Lembro de um vídeo, que não estou mais achando, não sei se vi aqui ou em outro lugar, de um camarada que ligou um voltímetro (eu acho, ou amperímetro, sei lá) em algum lugar do sistema, que monitorava a atuação da tração traseira, mas na época que vi, vi sem som e não prestei a devida atenção. Alguém sabe deste vídeo?

    Exatamente a sua dúvida que estou tentando sanar, por isso, meu mecânico sugeriu colocar o Duster no elevador pra gente fazer um teste no modo Auto, freando externamente uma das rodas, vamos ver a possibilidade. Esta idéia de medir com amperímetro se a central está enviando pulso para o diferencial também é legal, mais uma opção. Melhor seria se a renault divulgasse as informações

  • #2078
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Bom, achei o vídeo, mas na verdade não é um Duster, é um xtrail. Se o sistema for o mesmo... Mas tem ESC, enfim é legal, mas não esclarece tanto. Vale a idéia...


  • #2079
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Boa noite. Acabei de fazer minha estréia em estrada e estrada de terra. Finalmente
    Adorei o carro. Achei o casamento do escalonamento do câmbio com o motor, uma delícia. O carro está sempre bem disposto. Verdade que ainda não estou 100% habituado ao início do câmbio. Ainda penso um pouco, não "entrou no sangue ainda". O hábito de engatar a 2ª na saída do quebra-molas tenta persistir. Mas fora isso o câmbio é incrível, 3ª e 4ª deliciosas. Fácil de guiar.

    A suspensão também é ótima. Carro macio e firme... Bom de curvas. Gostei

    Não teve lama mas deu pra ver que o carro é valente. Várias subidas bem íngremes terreno ruim, pequenas erosões, pedras presas e soltas, e ele nem aí, sobe fácil.

    Mesmo sem necessidade testei o "lock". E aí surgiu uma dúvida, digamos angustiante. Testei em duas situações. Subindo e descendo "pirambeiras". Subindo, parei o carro na ladeira de pedriscos soltos, liguei o "lock" e saí. Fácil, como disse não precisava. Na descida testei o "crawling" segurando o carro no motor em 1ª, lock on, funcionou bem também.

    Nas duas situações ao pisar na embreagem, para trocar a marcha, o carro faz um barulho, clac clac clac, na dianteira. Parecido com quando erra-se a marcha por uma maior e o motor "bate" reclamando. Mas não acho que fosse o motor (nem haveria razão pra ele reclamar), só pra descrever o ruído. Mesmas situações em 4x2 ou AUTO, nenhum ruído. No geral, com essa excessão, o carro "soou" perfeito.

    No manual diz que em 4x4 lock podem-se ouvir ruídos, que seriam normais.

    Pergunto: São esses ruidos que são normais? Ou eu comprei um carro com algum defeito no sistema 4x4? (comprei usado...)


    Obrigado.

    (média do passeio com gas. 10.3)

  • #2080
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    [QUOTE=vkbrv;2426992]Bom, achei o vídeo, mas na verdade não é um Duster, é um xtrail. Se o sistema for o mesmo... Mas tem ESC, enfim é legal, mas não esclarece tanto. Vale a idéia...

    Não saberia informar se o mesmo diferencial da x-trail, mas posso te afirmar que o diferencial do Duster é da Nissan, pois tem uma etiqueta no mesmo gravado o nome da marca japonesa.

  • #2081
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    outra forma testar o modo auto seria igual o vídeo abaixo, só ter coragem e técnica

    Bom domingo e feliz pascoa

  • #2082
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    outra forma testar o modo auto seria igual o vídeo abaixo, só ter coragem e técnica

    Sim, mas no caso da atuação em curvas e etc, ainda não seria o ideal. No video do Nissan, dá pra ver que o sistema está atuando bastante, mesmo quando a roda dianteira não patina. Nos comentários no youtube o autor responde dizendo que acima de 85 km/h não tem nenhuma atividade.

  • #2083
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Sim, mas no caso da atuação em curvas e etc, ainda não seria o ideal. No video do Nissan, dá pra ver que o sistema está atuando bastante, mesmo quando a roda dianteira não patina. Nos comentários no youtube o autor responde dizendo que acima de 85 km/h não tem nenhuma atividade.
    Acho que nosso sistema seria igual esse aqui, o que nosso carro não tem é controle de tração e Estabilidade, que seriam outros modulos eletrônicos que ajudariam a controlar principalmente a carroceria. Mas se for conforme o documento em PDF já está bom, acho o Duster no modo Auto muito bom pra curvas, tá igual meu antigo Honda Fit.

    4WD SYSTEM - Duster Mechanical - Dacia Forum

    http://www.daciaforum.co.uk/forum/in...attach_id=2817

  • #2084
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    E pra quem quer conhecer por dentro do diferencial traseiro, vai alguns links russos, Duster 2.0 16v deles parece igual aos nossos. Na Russia usa muito 4x4 ou 4wd. Eles dizem que o nosso sistema de tração vem do Nissan Terrano, acho que já li isso no uolbestcars também.




  • #2085
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    [QUOTE=Galeraco2017;2427080]
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Bom, achei o vídeo, mas na verdade não é um Duster, é um xtrail. Se o sistema for o mesmo... Mas tem ESC, enfim é legal, mas não esclarece tanto. Vale a idéia...

    Não saberia informar se o mesmo diferencial da x-trail, mas posso te afirmar que o diferencial do Duster é da Nissan, pois tem uma etiqueta no mesmo gravado o nome da marca japonesa.
    Bom dia, Galeraco2017,

    Eu já havia lido há alguns anos que o sistema 4x4 do Duster é o mesmo do Nissan Murano, mas ainda não sabia que tratava-se do mesmo sistema do X-Trail.

    Hoje localizei novamente o seguinte texto na Internet:

    "No modelo com tração integral, o modo 4x4 é ativado através do painel de controle equipado com um botão que controla a embreagem eletromagnética, diretamente herdada do Nissan Murano. A versão 4x4 é equipada com a nova transmissão TL8 de seis velocidades.".

    Vejam no link abaixo:


    "http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/05/04/duster-impressoes-ao-dirigir"


    E pelo site abaixo, consta que o sistema 4WD do Duster é o mesmo que o dos modelos Murano e X-Trail, ambos da Nissan:


    "http://www.ebay.com/itm/RENAULT-DUSTER-DACIA-AWD-REAR-Diff-Lock-CD-30P-ATB-Limited-slip-differential-/111887598706"


    Acredito que o sistema seja ligeiramente superdimensionado para o Duster, uma vez que o X-Trail e o Murano são maiores e mais pesados que o Duster.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2086
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    ... Nas duas situações ao pisar na embreagem, para trocar a marcha, o carro faz um barulho, clac clac clac, na dianteira. Parecido com quando erra-se a marcha por uma maior e o motor "bate" reclamando. Mas não acho que fosse o motor (nem haveria razão pra ele reclamar), só pra descrever o ruído. Mesmas situações em 4x2 ou AUTO, nenhum ruído. No geral, com essa excessão, o carro "soou" perfeito.
    No manual diz que em 4x4 lock podem-se ouvir ruídos, que seriam normais.
    Pergunto: São esses ruidos que são normais? Ou eu comprei um carro com algum defeito no sistema 4x4? (comprei usado...)
    ...
    Bom dia, vkbrv,

    Por acaso você estava trafegando com a direção esterçada (mesmo que ligeiramente)?
    Pergunto porque em linha reta jamais poderia haver tal ruído (considerando que o mesmo tenha sido produzido pelo sistema de tração no modo 4WD Lock). Já aconteceu comigo, somente uma vez, quando em um passeio 4x4 com o pessoal do Niterói Jeep Club, eu havia colocado no modo "4WD Lock" para atravessar um riacho, e após sair do mesmo, me esqueci de voltar ao modo AUTO, e, ao iniciar uma curva à esquerda (já em piso bom), comecei a ouvir uns estalos, e me lembrei que não poderia trafegar no modo 4WD Lock em piso de boa tração (voltei imediatamente ao modo AUTO).
    Penso que em linha reta, ao soltar a embreagem, não deveria haver o ruído, considerando piso não escorregadio.
    Outra possibilidade é esta mesma que você alegou: pode ser que ao trocar para a segunda marcha, a rotação tenha caído bastante, e o ruído tenha sido provocado pelo motor mesmo (talvez pelo comando de válvulas). Digo isto porque às vezes me esqueço de reduzir marchas no anda-e-para de congestionamentos e ouço os estalos do motor quando a rotação cai além do normal ao soltar a embreagem sem a devida aceleração (se a aceleração estiver suficiente, os ruídos não são gerados).

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2087
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    ... Eles dizem que o nosso sistema de tração vem do Nissan Terrano, acho que já li isso no uolbestcars também. ...
    Bom dia, Galeraco2017,

    Exatamente. O Dacia Duster, o Renault Duster e o Nissan Terrano são basicamente o mesmo carro, apenas com algumas variações de design estético, acabamento, e em alguns casos equipamentos, mas a plataforma e carroceria, de um modo geral parecem ser os mesmos.

    Vale a pena comparar as fotos no hyperlink abaixo:

    http://overdrive.in/news/2013-nissan...ch-in-october/

    Pelo que temos visto, o sistema de tração também é o mesmo de outros carros diferentes da Nissan: Murano e X-Trail, esses dois são crossovers maiores e mais pesados que o Duster.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2088
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, vkbrv,

    Por acaso você estava trafegando com a direção esterçada (mesmo que ligeiramente)?
    Pergunto porque em linha reta jamais poderia haver tal ruído (considerando que o mesmo tenha sido produzido pelo sistema de tração no modo 4WD Lock). Já aconteceu comigo, somente uma vez, quando em um passeio 4x4 com o pessoal do Niterói Jeep Club, eu havia colocado no modo "4WD Lock" para atravessar um riacho, e após sair do mesmo, me esqueci de voltar ao modo AUTO, e, ao iniciar uma curva à esquerda (já em piso bom), comecei a ouvir uns estalos, e me lembrei que não poderia trafegar no modo 4WD Lock em piso de boa tração (voltei imediatamente ao modo AUTO).
    Penso que em linha reta, ao soltar a embreagem, não deveria haver o ruído, considerando piso não escorregadio.
    Outra possibilidade é esta mesma que você alegou: pode ser que ao trocar para a segunda marcha, a rotação tenha caído bastante, e o ruído tenha sido provocado pelo motor mesmo (talvez pelo comando de válvulas). Digo isto porque às vezes me esqueço de reduzir marchas no anda-e-para de congestionamentos e ouço os estalos do motor quando a rotação cai além do normal ao soltar a embreagem sem a devida aceleração (se a aceleração estiver suficiente, os ruídos não são gerados).

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Olá dd1969

    Não estava esterçando. O barulho ocorre quando piso na embreagem, e não quando solto ela. Mesmo que seja só pra pisar no freio. Faz clac clac clac, vai diminuindo e para. Provável que nem seja no sistema 4x4. Vou levar no mecânico pra ver.

    Obrigado.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade