x
Convex Datacenter
  • #1993
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15

    Troca da Bucha da Bandeja




    Bom dia, Dusteiros e Dusteiras!

    No fim do ano passado meu carro começou a apresentar uma trepidação no volante quando eu acelerava ou quando tirava o pé do acelerador. E depois se agravou pra um desvio na trajetória. Sinal característico de defeito na suspensão.

    Fui em um mecânico de confiança e ele nem precisou levantar o carro pra saber do que se tratava. Mas quando levantou, vimos a gravidade do problema. O pneu se movia mais de 2cm pra frente e pra trás. Bucha dianteira da bandeja direita estragada.

    Ele ligou pra um fornecedor dele que não vendia somente a bucha. Só vendia a bandeja completa por R$280,00. E ele disse que fazia o serviço em meio dia. Insisti na troca da bucha e ele disse que eu podia ir em "um cara no alecrim" que fazia a borracha da bucha, mas não era a mesma coisa, e só em dia de semana(era um sábado).

    Fui embora de lá pensando em voltar depois, mas fiquei encucado com a troca da bandeja, pois ele disse que achava que a bandeja nova vinha sem o pivô, e como o meu é cravejado ele teria que cortar os cravos e parafusar na bandeja nova...
    ...Terminou sendo um ponto negativo na minha decisão. (Porém pesquisando depois eu vi bandejas pra Duster nessa faixa de preço que já vêm com o pivô cravejado.)

    Na segunda feira fui no Mercado Livre pesquisar o preço da bucha. Marca RFlex, R$22,20. O problema pra quem mora em Natal é o frete de R$29,90. Pesquisei numa autopeça local e era R$80,00. Encomendei no Mercado Livre mesmo, em 19/12 e recebi em 30/12, vindo do Paraná por PAC.

    Tentei trocar na véspera de ano novo, mas fui pra praia e não levei minha caixa de ferramentas. Só tinha o jogo de chaves dentro do carro, mas esse só ia até a chave 19mm. Já no dia 02/01, após a virada, voltei pra casa e peguei a caixa pra fazer o serviço.

    Essa semana estou dormindo na praia e vindo trabalhar de manhã. São só uns 20Km. 30 minutinhos de viagem. Na segunda à noite fiquei na cerveja com caranguejo e não fiz o serviço. Mas da terça não deu pra escapar. O sintoma vinha se agravando com os dias, e na terça de manhã estava uma pancada grande. O resto da borracha estava saindo. Foi chegar na praia e me deitar embaixo do carro.

    Removi os parafusos das buchas com certa facilidade. Parece que meu jogo de chaves foi feito pra isso. A única medida que tinha duas chaves era exatamente a do parafuso e porca. Não tive que segurar a porca com alicate, ou algo assim. Porém o pivô me deu dor de cabeça. Removi a porca até o fim, até encostar na homocinética forçando o parafuso pra baixo, mas ele não saiu de jeito nenhum. Tive que fazer o serviço com a bandeja presa pelo pivô. Olha o estado da bucha velha!
    Renault Duster 4X4-20170103_205648.jpgRenault Duster 4X4-20170103_184005.jpgRenault Duster 4X4-20170103_184022.jpg

    Pra meu desespero a parte externa da bucha velha ficou dentro. Quando fui olhar direito, algum filho do cramunhão deu uns pontos de solda. Só saiu na serra. Serra na mão, sem arco! E na pancada + alicate de pressão. Olha o jeito que ela saiu no final.
    Renault Duster 4X4-20170103_185756.jpgRenault Duster 4X4-20170103_193534.jpgRenault Duster 4X4-20170103_200723.jpg

    Agora era hora de botar a bucha nova pra dentro!
    Eu estava numa garagem de condomínio, já à noite, com a bandeja presa pelo pivô, e não tinha muita alternativa. Depois de tirar umas rebarbas de solda e lixar um pouco a bandeja, tentei umas pancadas com a mão, que está dolorida, com pau, com martelo, etc. Depois tive a ideia de usar o parafuso e a porca como "prensa". Achei uma parte do suporte da bandeja onde dava pra fazer isso sem tirar o pivô! (Sorte monstruosa)
    Usando uma arruela grande obtive sucesso na introdução.
    Renault Duster 4X4-20170103_204629.jpgRenault Duster 4X4-20170103_205840.jpgRenault Duster 4X4-20170103_205930.jpg

    E após muito trabalho pra encaixar no lugar, pois a bucha nova ficou um pouco comprida demais, encurtando a distância entre as duas buchas, tive uma triste surpresa. Talvez o motivo dos pontos de solda e com certeza o motivo pela quebra da bucha velha: A bucha nova ficou desalinhada.
    Será que vou ter que morrer numa bandeja nova? Ou basta desempenar a minha? Vou verificar o estado da nova constantemente.
    Renault Duster 4X4-20170103_210422.jpgRenault Duster 4X4-20170103_210719.jpgRenault Duster 4X4-20170103_215230.jpg

    A traseira está novinha e bem alinhada. A dianteira apresentava claro sinal de ter sido mexida. E porcamente. Também vi um sinal de avaria embaixo da bandeja que pode ter iniciado isso tudo. Não poderia deixar de elogiar minha caixa de ferramentas Stanley, comprada na lojadomecanico, que apesar do aspecto amador(por ser cromada) é excelente e destinada a trabalho pesado.
    Renault Duster 4X4-20170103_215320.jpgRenault Duster 4X4-20170103_210305.jpgRenault Duster 4X4-20170103_220921.jpg

    Queria agradecer também a meu pai que durante todo o processo me ajudou com pitacos e também metendo a mão na massa, trazendo somente um copo de cerveja durante todo o trabalho e quase serrando minha bandeja na hora de ajudar a serrar a bucha . E ficou indignado com os vizinhos que passavam e não ofereciam ajuda!

    Um abraço e feliz 2017!
    Renault Duster 4X4-20170103_221713.jpg
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #1994
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Muito bom Grand Vinícius, a satisfação depois que a gente tenta algo e consegue é indescritível né?! Parabéns
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #1995
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Que bucha em Vinicius, ainda bem que foi pela máxima, hj famigerada: sou Brasileiro e não desisto nunca..., mas a luta foi grande.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #1996
    Pessoal, estou planejando uma viagem para o Jalapão em Abril. Alguém da lista já foi de duster 4WD para lá. Será que dá conta?

  • #1997
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Pessoal, estou planejando uma viagem para o Jalapão em Abril. Alguém da lista já foi de duster 4WD para lá. Será que dá conta?
    Olá Santos. Um conhecido meu do RJ foi recentemente e elogiou bastante o carro. Talvez no site ou Facebook dele tenha algum relato. Procure no Google por Baré 4x4. Abs

  • #1998
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    59
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0
    Olá. Desde que adquiri meu Duster 2013 há um ano, ele apresenta o problema de "engasgar" e falhar levemente ao sair em primeira ou segunda marcha. No começo era pouco perceptivo mas agora está mais acentuado.
    Na época que adquiri, foi trocado o corpo da borboleta e atenuou um pouco o problema, mas não resolveu.
    Tenho um amigo que está no seu segundo SANDERO e ele me falou que teve esse mesmo problema nos dois veículos. Seria algum problema nos veículos da Renault?
    Alguém aqui tem ou teve esse problema de falhar, quando saindo com o carro em primeira ou segunda marcha?

    Fernando

  • #1999
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Olá. Desde que adquiri meu Duster 2013 há um ano, ele apresenta o problema de "engasgar" e falhar levemente ao sair em primeira ou segunda marcha. No começo era pouco perceptivo mas agora está mais acentuado.
    Na época que adquiri, foi trocado o corpo da borboleta e atenuou um pouco o problema, mas não resolveu.
    Tenho um amigo que está no seu segundo SANDERO e ele me falou que teve esse mesmo problema nos dois veículos. Seria algum problema nos veículos da Renault?
    Alguém aqui tem ou teve esse problema de falhar, quando saindo com o carro em primeira ou segunda marcha?

    Fernando
    Bom dia, Fernando da Terra,

    No meu isto somente aconteceu nas poucas vezes nas quais havia abastecido em um posto desconhecido e, provavelmente com combustível com qualidade duvidosa (poucas situações de emergência). E isto normalmente era associado a dificuldades e demora para o motor pegar pela manhã com o motor frio, e principalmente, com a baixa temperatura ambiente.
    No geral, nesses 110.000Km isto não aconteceu.
    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2000
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    59
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, Fernando da Terra,

    No meu isto somente aconteceu nas poucas vezes nas quais havia abastecido em um posto desconhecido e, provavelmente com combustível com qualidade duvidosa (poucas situações de emergência). E isto normalmente era associado a dificuldades e demora para o motor pegar pela manhã com o motor frio, e principalmente, com a baixa temperatura ambiente.
    No geral, nesses 110.000Km isto não aconteceu.
    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Então DD1969, este problema no meu é contínuo.
    Alguém aqui do fórum tem ou teve o mesmo problema?

    Fernando

  • #2001
    Usuário
    Entrada
    19/08/2011
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    165
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por MARCIO MAMEDE Ver Post
    No link que o professador divulgou tem muita coisa boa.
    Gostei muito com protetor de motor. Pena não ter já pronto para venda aqui no Brasil
    Anexo 428270
    Visitando esse post, lembrei que vi na semana passada uma oferta no Mercado Livre, de um peito de aço semelhante a esse da foto, fabricado por uma empresa gaúcha, sediada em Canoas, de nome TORK. Fiz contato com um dos sócios, que me informou estarem trabalhando esse mes num projeto de criação de peito de aço, parachoques diant. e tras. para a L-200/2017. Se os participantes desse Forum demonstrarem interesse por produtos para os Duster, acredito que também teríamos produtos exclusivos.

  • #2002
    Usuário
    Entrada
    19/08/2011
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    165
    Agradecimentos: 3
    Gostaria de alertar aos foristas, sobre a fragilidade da parte frontal da Duster, principalmente quando equipado com o bumper. Como a parte inferior termina próximo ao protetor do cárter, e se casualmente o parafuso central que fixa esse bumper vier a se soltar. Ficaria essa parte inferior do bumper mais arriada, ao estacionar de frente para um meio fio, e esse bumper encavalar nesse meio fio, ao dar ré para sair, arrancaria todo o parachoque, junto com o bumper e demais acessórios, ganhando um grande prejuízo. Para prevenir esse infortúnio,seria interessante checar sempre o aperto dos tres parafusos que fixam o bumper.

  • #2003
    Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Olá. Desde que adquiri meu Duster 2013 há um ano, ele apresenta o problema de "engasgar" e falhar levemente ao sair em primeira ou segunda marcha. No começo era pouco perceptivo mas agora está mais acentuado.
    Na época que adquiri, foi trocado o corpo da borboleta e atenuou um pouco o problema, mas não resolveu.
    Tenho um amigo que está no seu segundo SANDERO e ele me falou que teve esse mesmo problema nos dois veículos. Seria algum problema nos veículos da Renault?
    Alguém aqui tem ou teve esse problema de falhar, quando saindo com o carro em primeira ou segunda marcha?

    Fernando
    Olá Fernando,

    Sim, percebo exatamente a mesma coisa, sinto mais o engasgo em direção mais esportiva, estivando um pouco a marcha e fazendo trocas rápidas.

    Na autorizada o chefe dos mecânicos falou que era uma característica do carro, devido ao torque do carro e a um delay do sistema de injeção. Fez uma atualização do software da injeção o que melhorou um pouco o engasgo e até o consumo.

    abs

    FH

  • #2004
    Usuário
    Entrada
    19/08/2011
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    165
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Fernando da Terra Ver Post
    Olá. Desde que adquiri meu Duster 2013 há um ano, ele apresenta o problema de "engasgar" e falhar levemente ao sair em primeira ou segunda marcha. No começo era pouco perceptivo mas agora está mais acentuado.
    Na época que adquiri, foi trocado o corpo da borboleta e atenuou um pouco o problema, mas não resolveu.
    Tenho um amigo que está no seu segundo SANDERO e ele me falou que teve esse mesmo problema nos dois veículos. Seria algum problema nos veículos da Renault?
    Alguém aqui tem ou teve esse problema de falhar, quando saindo com o carro em primeira ou segunda marcha?

    Fernando
    Boa tarde Fernando!
    Eu faria um teste, instalando as velas de iridium, NGK BKR6EIX. Acredito que esse problema acabaria, pois essas velas exigem menos da ignição, alem de durarem 3X mais que as originais.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade