x
Convex Datacenter
  • #1885
    Usuário Avatar de tomrocha
    Entrada
    14/04/2013
    Local
    Teixeira de Freitas/BA
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimento: 1



    Primeiras impressões Duster 2.0 Dynamique 4x4

    Depois da demora do consórcio para liberar o dinheiro para a concessionária, finalmente peguei o carro. O primeiro teste foi logo uma viagem de Salvador para Teixeira de Freitas (Via BR 101), pouco mais de 800 km de pista simples com muitos trechos bem movimentados e várias cidades para atravessar. O carro foi aprovado, com ressalvas! rs
    Vou tentar elencar os itens mais importantes:
    Ergonomia: conforme já foi dito por muitos, existem pontos ruins. Comando do retrovisor, comandos dos vidros, trava do cinto de segurança, porta-copos em frente aos botões do ar condicionado e da tração. Realmente poderiam estar mais bem posicionados;
    Conforto: no geral achei bom, mas poderia ser melhor. O que incomodou nesse quesito foi a "bateção" do tampão do porta-malas, para falar a verdade, foi o que achei pior no carro, muito foda aquela barulheira vinda de trás. Não é parâmetro, mas tive um Focus 2011 (que hoje está com minha esposa) que completou 5 anos e não faz qualquer barulho desse tipo.
    Consumo: 9,2 km/l com o ar ligado o tempo inteiro e na posição "Auto" da tração em alguns trechos. Acho que esse consumo vai melhorar, ainda não me adaptei a pegada do carro, fiz 53 pontos de 100 possíveis no Driving Eco, ou seja, posso melhorar muito ainda.
    Desempenho: nota 10! foi que mais gostei, carro forte, boa retomada, mantem a velocidade mesmo na 6ª marcha. Outra coisa que preciso aprender são as trocas de marchas. a 1ª é muito reduzida, mas o diabo é desacostumar a sair com ela. Então, com algumas diferenças de escalonamento, senti que a exceção são mesmo a 1ª e a 6ª (que não funciona como uma 5ª dos câmbios convencionais, ela serve mesmo para longos períodos planos, retos e sem muito trânsito).
    Tração 4x4: Ainda não pude testar nesse aspecto. Deixei na posição "auto" durante boa parte da viagem, mas mesmo com alguns trechos de chuva, não pude perceber uma diferença significativa para o 2wd, talvez não tenha chovido suficiente para fazer funcionar o sistema.
    Resultado (por enquanto): quase tudo já era esperado, a única surpresa desagradável foi a "bateção" do tampão do porta-malas. Nota: 8,5 é um bom carro!

  • #1886
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por tomrocha Ver Post
    ... quase tudo já era esperado, a única surpresa desagradável foi a "bateção" do tampão do porta-malas. Nota: 8,5 é um bom carro!
    Bom dia, tomrocha,

    Provavelmente algo deve estar desencaixado no porta-malas, pois, pela descrição, não é normal esse barulho.

    Sugiro rever o encaixe do tampão (de madeira no 4x4) do fundo do porta-malas, verificar se o estepe está preso, se as ferramentas (macaco, chave de roda, triângulo) estão fixadas no lugar, e se a cobertura do porta-malas (parece de nylon) está encaixada nos buracos reservados para isto, e finalmente verificar se não deixaram nenhum objeto solto no porta-malas.

    Vale a pena também checar se os bancos do carro estão travados corretamente e se não são os cintos de segurança que estão batendo (onde não estão os passageiros no momento). Outra coisa é verificar o fechamento das portas e do próprio porta-malas.

    Parece que a concessionária não percebeu algo na revisão de entrega do carro.

    Abraços, parabéns pela aquisição do carro e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1887
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Caros companheiros,

    Efetuei a substituição da válvula termostática aos 100.000Km, e agora a temperatura estabiliza nas 4 barras (a suspeita do MOAJF estava correta, conforme o seu post #1769 na página 148 deste tópico do fórum).

    Entretanto, ainda estou em dúvida sobre aquele problema de variação brusca da 2ª para a 4ª barra (sem passar temporariamente pela 3ª). A minha suspeita era que o sensor de temperatura estivesse avariado e poderia não indicar corretamente se o carro fervesse e não indicasse a 5ª e/ou as barras superiores ...

    Em razão disso, encomendei o seguinte scanner de OBD para avaliar o funcionamento do sensor (entre outros parâmetros interessantes do carro):

    Scanner Diagnostico Bluetooth Veiculo Obd2 V2.1 Promocao - R$ 29,90 no MercadoLivre

    Funcionou perfeitamente no carro, utilizando um smartphone Android com o app Torque do desenvolvedor Ian Hawkins (versão gratuita), bastando parear o app via Bluetooth com o módulo de interface OBD II recém adquirido.

    O que descobri neste teste foi que:

    1) Inicialmente a temperatura do líquido de arrefecimento estava em 31ºC (a mesma do sensor do ar de admissão do motor);
    2) O scanner mostrou que o sensor está funcionando corretamente, incrementando de grau em grau progressivamente (sem saltos de leitura de temperatura);
    3) Quando o mostrador do painel saltou de 0 para 2 barras, o app apontava 52ºC;
    4) Quando o mostrador do painel saltou de 2 para 4 barras, o app apontava 82ºC;
    5) Ao longo do teste, o sensor de temperatura do ar de admissão também subia, mas muito mais lentamente, conforme esperado) e ficou na casa dos trinta e tantos graus pelo que me lembro (o ar no cofre do motor também esquenta normalmente);

    Uma vez que o teste mostrou que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento está funcionando corretamente, somente vejo 2 alternativas:

    a) Ou o salto brusco das barras do termômetro no painel do Duster é uma característica de projeto;
    b) Ou há algum problema no módulo de controle eletrônico do painel do meu carro;

    Por isso pergunto:

    Nos carros de vocês acontece o mesmo? Ou seja, não passa temporariamente pela 1ª e 3ª barras?

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1888
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Nunca vi uma nem três barras. Sempre nenhuma, duas ou quatro.

    TomRocha, vê se não é a luz de freio interna. A minha o cara que colocou a película deixou batendo.
    4X4 Brasil
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #1889
    Usuário
    Entrada
    06/07/2016
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    33
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite, tenho uma Duster 4wd e sempre tive vontade de erguer um pouco mais a suspensão da camioneta. Semana passada troquei os 4 amortecedores (Monroe) junto com os coxins e com os batentes, porem antes de instalar,levei num torneiro e mandei tirar e soldar os pratos 3cm a cima da medida original.

    A camioneta ficou top na minha opinião, mas agora quando arranco na sinaleira a 1 e a 2 marcha fazem com que o carro vibre. Sera que o fato de ter levantado ela esta prejudicando as tulipas e trizetas??

    Obrigado

  • #1890
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Nunca vi uma nem três barras. Sempre nenhuma, duas ou quatro.

    TomRocha, vê se não é a luz de freio interna. A minha o cara que colocou a película deixou batendo.
    Bom dia, Grand Vinicius,

    Muito obrigado pela valiosa informação! Infelizmente, eu nunca havia reparado que não passava pela 1ª e nem pela 3ª barras, e somente fui me atentar a isto por ocasião do problema da válvula termostática.

    Para mim esta informação significa que não há problema algum com meu painel, e então não corro risco de ferver o carro sem perceber por erro de indicação no painel.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1891
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Rafael Gil Ver Post
    ... A camioneta ficou top na minha opinião, mas agora quando arranco na sinaleira a 1 e a 2 marcha fazem com que o carro vibre. Sera que o fato de ter levantado ela esta prejudicando as tulipas e trizetas??
    Obrigado
    Bom dia, Rafael Gil,

    Eu faria o seguinte:

    1) Conferir o reaperto de todos os componentes de suspensão/direção;
    2) Refazer o alinhamento e balanceamento de rodas, inclusive da parte traseira que também possui ajustes de convergência, cáster e câmber;
    3) Conferir a calibragem de todos os pneus;
    4) Refazer os testes de arrancada e perceber o novo comportamento do carro;

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1892
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, Grand Vinicius,

    Muito obrigado pela valiosa informação! Infelizmente, eu nunca havia reparado que não passava pela 1ª e nem pela 3ª barras, e somente fui me atentar a isto por ocasião do problema da válvula termostática.

    Para mim esta informação significa que não há problema algum com meu painel, e então não corro risco de ferver o carro sem perceber por erro de indicação no painel.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Ou que o meu tem o mesmo defeito!!!

    E os outros aí, o que dizem?
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #1893
    Usuário Avatar de tomrocha
    Entrada
    14/04/2013
    Local
    Teixeira de Freitas/BA
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimento: 1
    Não consegui olhar a temperatura.
    Renault Duster 4X4-novoduster2016_039-620x386.jpg

  • #1894
    Usuário Avatar de tomrocha
    Entrada
    14/04/2013
    Local
    Teixeira de Freitas/BA
    Idade
    44
    Posts
    36
    Agradecimento: 1
    Como relação ao barulho do fundo, melhorou um pouco, acho que tinha alguma coisa desencaixada e que com o balanço voltou para o lugar certo.

  • #1895
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por tomrocha Ver Post
    Não consegui olhar a temperatura.
    Renault Duster 4X4-novoduster2016_039-620x386.jpg
    Bom dia, tomrocha,

    É porque no modelo novo não há o mostrador instantâneo da temperatura do líquido de arrefecimento, e somente há um alerta que se acende na região interna (mais central) inferior esquerda do velocímetro quando a temperatura está num patamar de risco de superaquecimento.

    Renault Duster 4X4-renault-duster-painel-novo_cr.jpg

    Já no modelo antigo, além deste alerta que ficava na parte central inferior do painel, havia na parte central superior um mostrador com várias barras para indicar a temperatura instantânea. Ambos indicadores ficavam na região entre o tacógrafo (conta-giros) e o velocímetro.

    Renault Duster 4X4-renault-duster-painel-antigo_cr.jpg

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1896
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Bom dia,
    Quem acompanha o fórum sabe que tbm fui vítima do ferrugem na tampa do porta malas do Duster. Na ocasião levei na concessionária (em Brasília) e bateram foto e a Renault autorizou.

    Marquei na autorizada e o serviço foi realizado.

    Pois bem, o ferrugem voltou NO MESMO LOCAL e em um outro ponto.

    Levei novamente na autorizada, agora em Fortaleza (mudei no início do ano) e pasmem! A Renault não autorizou pois disse que eu devo levar na Concessionária de Brasília pois o serviço foi feito lá.

    Ora, a garantia é da Renault, as concessionárias são autorizadas por ela..... Pedi um documento com a negativa da Renault e o consultor disse que não poderia fornecer.... na mesma hora informei que a ligação estava sendo gravada (todas as minhas são gravadas) e pedi que ele confirmasse a negativa e os motivos, e que usarei a gravação para judicializar essa questão.

    Pretendo numa última tentativa de resolver numa boa, ligar no SAC da Renault .... recebendo outro não vou no Juizado.

    Alguém mais teve problema similar?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade