x
Convex Datacenter
  • #1717
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0



    Só para lembrar que a comunidade dusteira Brasileira tem:
    grupo no Facebook, Procure por Duster Clube do Brasil, tem também o grupo "Duster 4x4 Trilhas e Aventuras"
    fórum de discussão: http://duster.forumeiros.com
    WhatApps (só para que é proprietário) me mande um email: professador@gmail.com
    este tópico tem muitas informações interessantes, vale a pena dar uma olhada.
    no youtube tem muitos vídeos, inclusive o canal Duster Clube do Brasil
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1718
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Amigos,

    só para dar notícia da duster aqui, fiz ontem a primeira revisão, dos 10 mkm. Foi somente a revisão normal, trocados óleo e filtro do motor, filtro de combustível e filtro do ar condicionado. Valor: R$270,00.

    Reclamei de um barulhinho na trava do cinto de segurança do passageiro dianteiro, nada de mais, mas fazia um rangidinho que com um spray lubrificante parou.

    Reclamei também do som, que lê o pendrive mas fica alternando entre ele e o radio, ou seja, falhando na leitura. Levei o mesmo pendrive até o showroom, testei em outras duas duster novas que lá estavam e vi que a minha realmente está com problema para ler pendrives. Bom, passaram o scanner e tinha uma falha no multimídia, qual foi resetada mas não sanou o problema. Eu nem sabia que o multimídia também podia ser verificado pelo scanner que faz a leitura do carro, mas aprendi mais essa.

    Resultado: Filmaram o defeito e iam mandar para a fábrica. Me pediram até sexta para me dizer o que farão para resolver. Disseram que pode ser que tenha alguma atualização a ser feita no multimídia ou a troca do aparelho. Vamos ver o que acontece.

    Por enquanto continuo muito satisfeito com a duster e o atendimento da concessionária foi muito bom também.

    Valeu!

    Professador, mandei email para o grupo whats app. Obrigado!
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1719
    Usuário
    Entrada
    07/07/2012
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Amigos,

    só para dar notícia da duster aqui, fiz ontem a primeira revisão, dos 10 mkm. Foi somente a revisão normal, trocados óleo e filtro do motor, filtro de combustível e filtro do ar condicionado. Valor: R$270,00.

    Reclamei de um barulhinho na trava do cinto de segurança do passageiro dianteiro, nada de mais, mas fazia um rangidinho que com um spray lubrificante parou.

    Reclamei também do som, que lê o pendrive mas fica alternando entre ele e o radio, ou seja, falhando na leitura. Levei o mesmo pendrive até o showroom, testei em outras duas duster novas que lá estavam e vi que a minha realmente está com problema para ler pendrives. Bom, passaram o scanner e tinha uma falha no multimídia, qual foi resetada mas não sanou o problema. Eu nem sabia que o multimídia também podia ser verificado pelo scanner que faz a leitura do carro, mas aprendi mais essa.

    Resultado: Filmaram o defeito e iam mandar para a fábrica. Me pediram até sexta para me dizer o que farão para resolver. Disseram que pode ser que tenha alguma atualização a ser feita no multimídia ou a troca do aparelho. Vamos ver o que acontece.

    Por enquanto continuo muito satisfeito com a duster e o atendimento da concessionária foi muito bom também.

    Valeu!

    Professador, mandei email para o grupo whats app. Obrigado!
    Muito bom saber dessas qualidades do carro.

    Minha irmã comprou um Duster Dynamique 1.6 14/15 seminovo. O carro está com 12MKM. Andei no carro dela, porém alguns detalhes não me agradaram:

    Motor 1.6 é um pouco fraco para o peso do carro
    Comando do retrovisor eletrico abaixo do freio de mão nao é legal (deveria ser junto aos comandos dos vidros elétricos na porta do motorista)
    Tela da Media Nave muito baixa em relação a visão do motorista (deveria ser no lugar das saidas de ar e vice-versa)

    De imediado, somente esses detalhes me incomodaram, não sei se a versao 2016 ainda permanece assim....

    Pretendo comprar um Dynamique 2.0 4x2 manual a partir de Janeiro de 2016, enquanto isso continuo buscando opiniões a respeito do carro
    4X4 Brasil
    Roberto Caldeira
    Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08

  • #1720
    Olá

    Minha primeira postagem aqui para buscar informações sobre o Duster 2.0. Estou em vistas de comprar um 4X4, e na verdade não precisaria ser 4x4, embora gostaria muito que fosse, se não me trouxer mais custos que benefícios. Vamos lá

    Juro que tentei achar na lista, mas já são quase 150 páginas e não vi discussão sobre as alterações que fizeram no motor 2.0 a partir de 2014. Alteraram a taxa de compressão e as curvas de torque. Isso melhorou ou piorou o consumo?

    O sistema de tração traz qual gasto adicional de manutenção, tirando possíveis trocas de óleo, a partir de quantos km preciso me preocupar em revisar o conversor de torque e etc?

    Agradeço muito os esclarecimentos, espero breve fazer parte do grupo de proprietários de um duster 4x4.

    Abs Flávio

    Camper 92 4x4 TDi
    4X4 Brasil

  • #1721
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    ...
    Juro que tentei achar na lista, mas já são quase 150 páginas e não vi discussão sobre as alterações que fizeram no motor 2.0 a partir de 2014. Alteraram a taxa de compressão e as curvas de torque. Isso melhorou ou piorou o consumo?

    O sistema de tração traz qual gasto adicional de manutenção, tirando possíveis trocas de óleo, a partir de quantos km preciso me preocupar em revisar o conversor de torque e etc?
    ...
    Boa tarde, fhsantos,

    Lembro-me de já ter lido neste tópico do fórum sobre as alterações no mapeamento da injeção eletrônica por parte da Renault visando incremento no nível de potência, e lembro-me também que comentaram sobre o aumento no consumo. Eu particularmente gosto do baixo consumo de meu Duster 4x4 (2012/2013) e estou bem satisfeito com a potência e torque do mesmo (especialmente quando rodo com etanol (diferença bem perceptível!)), sendo que, no meu caso particular, prefiro a manutenção do baixo consumo que o aumento da potência. Há neste mesmo tópico um gráfico que, se não me engano, foi postado pelo companheiro Professador, gráfico este que mostra que o motor do "antigo" Duster já era mais potente e possuia mais torque, em praticamente toda a faixa de rotações, que o motor do Ford Ecosport, sendo que somente na rotação de potência máxima (altíssima rotação) é que o Ecosport possuía ligeiramente mais potência. Vale a pena efetuar busca no Google com os termos que você quiser e informando também na pesquisa o argumento: "site:www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-".

    No plano de manutenção que veio com o carro consta verificação do câmbio e diferencial a cada 20.000Km ou 12 meses. Não encontrei nada sobre período de substituição da peça. Você verá neste mesmo tópico que, de acordo com pesquisas realizadas anteriormente, identificamos que o diferencial do Duster 4x4 é o mesmo do crossover norte-americano Nissan Murano, que possui quase 2 toneladas. Acredito que a peça esteja até ligeiramente superdimensionada para o Duster que possui apenas 1350Kg aproximadamente. O meu carro já está com praticamente 80.000Km com algumas poucas trilhas efetuadas especialmente no primeiro ano de uso do carro (já está com mais de 3 anos e meio) e, graças a Deus, nenhum problema até agora com o diferencial.

    Sobre o consumo do Duster no modo 4x4Auto, pelos meus testes a diferença é tão ínfima (na verdade o percurso não foi exatamente o mesmo) que ando 100% do tempo no modo 4x4Auto sem problemas. Caso você queira economizar ao máximo, pode desativar o 4x4 alterando para o modo 4x2, mas quase não haverá diferença até mesmo porque já verificamos que o conversor de torque fica instalado no eixo traseiro e o eixo cardã gira sempre, mesmo no modo 4x2. E como o consumo é o mesmo, fico com a maior sensação de estabilidade provida pela menor patinação das rodas do modo 4x4Auto, especialmente em subidas e descidas de serra com a rodovia molhada, e até mesmo nos paralelepípedos (a diferença é muito grande entre os modos 4x4Auto e o 4x2).

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1722
    Obrigado pelas informações od1969. Fico mais tranquilo com a manutenção da transmissão 4x4 então. Acredito mesmo que o projeto seja para andar em 4x4auto, inclusive é a única opção que não aparece indicação no painel!

    Quanto ao motor, então quer dizer que as mais antigas são mais econômicas? Depois das alterações de 2014 vcs acham que ficou mais gastona! Tb teria preferência pelo carro mais econômico, pena que o que estou em negociação é 2014....

    Abs FH

  • #1723
    Usuário Avatar de LRGagliardi
    Entrada
    05/11/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    34
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Buenas pessoal!!

    Edusao li na tua assinatura que voce possui um Jimny tambem. Tetia como passar um relato comparando as duas viaturas no quesito off road?

    Abraço

  • #1724
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Obrigado pelas informações od1969. Fico mais tranquilo com a manutenção da transmissão 4x4 então. Acredito mesmo que o projeto seja para andar em 4x4auto, inclusive é a única opção que não aparece indicação no painel!

    Quanto ao motor, então quer dizer que as mais antigas são mais econômicas? Depois das alterações de 2014 vcs acham que ficou mais gastona! Tb teria preferência pelo carro mais econômico, pena que o que estou em negociação é 2014....

    Abs FH
    Olá, fhsantos,

    Segundo podemos observar no site do INMETRO, a diferença de consumo não parece ser muito grande não:

    http://www.inmetro.gov.br/consumidor...leves_2015.pdf

    Veja no documento acima na seção "FORA DE ESTRADA" na página 24. A diferença entre o "Duster" e o "Novo Duster", segundo o critério utilizado pelo INMETRO, foi de 0,1Km/l a 0,2Km/l para mais ou para menos dependendo do tipo do circuito (cidade ou estrada) e do combustível utilizado (etanol ou gasolina). Ambos foram classificados comparativamente na categoria como "Classe A" (cor verde). O interessante é que o "Novo Duster" foi melhor em todos os quesitos sobre redução de poluentes, aumentando em uma estrela nesse quesito em relação ao modelo mais antigo.

    Deve considerar-se também que um dos fatores que mais influenciam no consumo de um carro (além da correta calibragem dos pneus, alinhamento de direção, balanceamento de rodas, e utilização de combustível de boa procedência, é claro) é o modo de condução. Dirigir antecipando-se às condições do fluxo evitando arrancadas e frenagens fortes aproveita bastante o "embalo" do carro e consegue-se extrair economia.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1725
    Bom, acabei comprando o Duster que estava em vista. Primeiras impressões da viatura foram muito boas, mas ainda tenho que rodar mais.

    Uma impressão que achei estranha, o cambio dela em qualquer marcha apresenta uma certa movimentação na alavanca, ao se acelerar e desacelerar, é assim mesmo? Estou acostumado com cambio da linha VW que é bem justinho.

    Abs FH

  • #1726
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Bom, acabei comprando o Duster que estava em vista. Primeiras impressões da viatura foram muito boas, mas ainda tenho que rodar mais.

    Uma impressão que achei estranha, o cambio dela em qualquer marcha apresenta uma certa movimentação na alavanca, ao se acelerar e desacelerar, é assim mesmo? Estou acostumado com cambio da linha VW que é bem justinho.

    Abs FH
    Bom dia, fhsantos,

    Efetuei este teste ontem à noite no meu carro da 1ª até a 6ª (infelizmente me esqueci de testar com a marcha-a-ré), e todas as marchas foram justas, com a exceção da 4ª marcha, na qual a alavanca teve alguma movimentação (muito pequena e acredito que normal).

    Você testou também a marcha-a-ré?

    Teria como você postar um pequeno vídeo mostrando apenas a alavanca de câmbrio (de preferência com você dirigindo mas com outra pessoa segurando o celular por questões de segurança, ok?) para termos a idéia de quão grande é este movimento? Pelo vídeo poderemos cada um comparar a movimentação e dizermos se é semelhante à dos nossos carros ou se está exagerada.

    Se a movimentação estiver exagerada deve ser alguma folga nos cabos de aço ou no suporte da alavanca mesmo, ou até mesmo algum coxim de borracha desgastado, sendo que nesses casos, o ideal seria levar o carro na concessionária para averiguação e, se constatado problema, acionar a garantia, pois, pelo ano do carro, ainda deve estar com cobertura. Não importa que não seja o primeiro dono, pois a garantia é vinculada somente ao carro, desde que tenha atendido aos pré-requisitos, como todas as revisões efetuadas na concessionária e que não tenha sido constatado nenhum impacto, mau uso, etc. Eu mesmo já utilizei a garantia e, graças a Deus, não houve estresse algum com a Renault.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1727
    dd1969 a movimentação visual é muito pequena, mas posso tentar fazer um video, e acho que a 4° é a que mais se sente mesmo. Mas ao colocar a mão sobre o cambio parece que há uma movimentação da alavanca dentro do engate da marcha, mas não é folga, é justinho só se mexe ao acelerar e desacelerar

    Difícil explicar em texto.

    Mas achei alguma coisa parecida discutida num fórum de sandero que usa esse cambio de 6 marcha. Pela rápida lida é uma característica do câmbio!

    abs

  • #1728
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    dd1969 a movimentação visual é muito pequena, mas posso tentar fazer um video, e acho que a 4° é a que mais se sente mesmo. Mas ao colocar a mão sobre o cambio parece que há uma movimentação da alavanca dentro do engate da marcha, mas não é folga, é justinho só se mexe ao acelerar e desacelerar

    Difícil explicar em texto.

    Mas achei alguma coisa parecida discutida num fórum de sandero que usa esse cambio de 6 marcha. Pela rápida lida é uma característica do câmbio!

    abs
    Bom dia, fhsantos,

    Então com certeza é uma característica do câmbio do carro, pois a tua descrição sobre a pequena movimentação (sem folga) da alavanca que se percebe com a mão quando em 4ª marcha ao acelerar e desacelerar é exatamente o que percebo no meu carro.

    Não há motivos para preparar um vídeo, ok?

    Parabéns pela aquisição do carro!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade