x
Convex Datacenter
  • #1453

    Troca dos pneus




    Olá, estou chegando aos 40 mil km rodados e vou precisar trocar os 4 pneus do duster. Tenho um amigo que tem um duster 1.6 e seus pneus já chegaram em 60 mil km e parece que ainda roda mais. Bom, detalhes a parte, achei na internet que a areia, dunas, são verdadeiras lixas para pneus. Na realidade, partindo-se das mesmas condições de pressão, peso, tocada de condução, etc, o carro que roda muito em estrada de terra tende a gastar mais os pneus. Se isso for verdade, eu gostaria de entender o porquê. A unica explicação que vejo é que existe mais deslizamento (derrapagem) dos pneus em estrada de terra e isso tende a gastar mais os pneus do que em piso de asfalto. Agora, duna ser uma verdadeira lixa, aí fica difícil de entender pois a terra é solta e, sendo assim, o pneu tende a levar a areia também evitando o efeito lixa ( ou não). Trocar pneus de 4x4 aos 40 mil está normal? Alguém sabe me dizer se areia gasta mais pneus tem fundamento?

    Gratíssimo.

    Ricardo

  • #1454
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Olá, estou chegando aos 40 mil km rodados e vou precisar trocar os 4 pneus do duster. Tenho um amigo que tem um duster 1.6 e seus pneus já chegaram em 60 mil km e parece que ainda roda mais. Bom, detalhes a parte, achei na internet que a areia, dunas, são verdadeiras lixas para pneus. Na realidade, partindo-se das mesmas condições de pressão, peso, tocada de condução, etc, o carro que roda muito em estrada de terra tende a gastar mais os pneus. Se isso for verdade, eu gostaria de entender o porquê. A unica explicação que vejo é que existe mais deslizamento (derrapagem) dos pneus em estrada de terra e isso tende a gastar mais os pneus do que em piso de asfalto. Agora, duna ser uma verdadeira lixa, aí fica difícil de entender pois a terra é solta e, sendo assim, o pneu tende a levar a areia também evitando o efeito lixa ( ou não). Trocar pneus de 4x4 aos 40 mil está normal? Alguém sabe me dizer se areia gasta mais pneus tem fundamento?

    Gratíssimo.

    Ricardo
    Olá, ricardo arlen,

    É verdade mesmo: areia e dunas gastam bem mais (para mim também foi surpresa). Há diversos outros fatores também como temperatura do piso, carga (peso) no carro, alinhamento, balanceamento, calibragem, etc.

    Vide o endereço: "http://www.manecopneus.com.br/index.php?src=maneco/faq"

    Assim, seria bem difícil responder à tua pergunta ("Trocar pneus de 4x4 aos 40 mil está normal?"), pois cada um utiliza o carro em percursos diferentes, com diferentes qualidades de piso. No meu caso, com pouco mais de 50.000 Km, estimo que ainda durarão mais alguns poucos milhares de quilômetros. Uma das razões é que, apesar de andar muito frequentemente por trechos de terra (quase diariamente), são trechos curtos, e ando bastante no asfalto (mesmo que seja asfalto de média/baixa qualidade...).

    Sugeriria pesquisar alternativas de marcas e modelos para a troca (Bridgestone, Continental, etc). Os meus são Bridgestone originais, mas não descarto a possibilidade de experimentar os da Continental ou Dunlop, mesmo que esteja satisfeito com os Bridgestone.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1455
    Usuário
    Entrada
    18/06/2014
    Local
    Recife/PE
    Idade
    44
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, ricardo arlen,

    É verdade mesmo: areia e dunas gastam bem mais (para mim também foi surpresa). Há diversos outros fatores também como temperatura do piso, carga (peso) no carro, alinhamento, balanceamento, calibragem, etc.

    Vide o endereço: "http://www.manecopneus.com.br/index.php?src=maneco/faq"

    Assim, seria bem difícil responder à tua pergunta ("Trocar pneus de 4x4 aos 40 mil está normal?"), pois cada um utiliza o carro em percursos diferentes, com diferentes qualidades de piso. No meu caso, com pouco mais de 50.000 Km, estimo que ainda durarão mais alguns poucos milhares de quilômetros. Uma das razões é que, apesar de andar muito frequentemente por trechos de terra (quase diariamente), são trechos curtos, e ando bastante no asfalto (mesmo que seja asfalto de média/baixa qualidade...).

    Sugeriria pesquisar alternativas de marcas e modelos para a troca (Bridgestone, Continental, etc). Os meus são Bridgestone originais, mas não descarto a possibilidade de experimentar os da Continental ou Dunlop, mesmo que esteja satisfeito com os Bridgestone.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Caro dd1969,

    Obrigado pelas resposta anterior. Você saberia informar a pressão dos pneus recomendada para uma trilha pela beira da praia? Eu ia utilizar 22, mas vejo alguns outros tópicos aqui do fórum recomendando 15 (outros carros).

  • #1456
    dd1969....andei vendo o link, valeu.

  • #1457
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por hermannps Ver Post
    Caro dd1969,

    Obrigado pelas resposta anterior. Você saberia informar a pressão dos pneus recomendada para uma trilha pela beira da praia? Eu ia utilizar 22, mas vejo alguns outros tópicos aqui do fórum recomendando 15 (outros carros).
    Olá, hermannps,

    A princípio, qualquer mínima diminuição na pressão dos pneus será favorável para trafegar melhor em trilhas e fora-de-estrada, mas é uma questão proporcional: até um determinado limite, progressivamente quanto mais baixa a pressão melhor.

    Neste mesmo fórum e neste mesmo tópico na página 53 há relatos de outros membros alegando o uso de 15, 12, 10, 8 e até 6 PSI, mas em outros veículos (outra massa, outro tipo de pneu).

    No caso do Duster, parece que eles têm utilizado 15 PSI. Acho que você pode tentar 18 PSI com segurança para começar, lembrando que se descer a menos de 15 PSI pode correr maior risco de destalonar o pneu e isto dá muito trabalho para recolocá-lo (não sei o limite porque não tomei conhecimento de eventual ocorrência de destalonamento com o Duster aqui no fórum).

    Veja o link: "http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-53.html"

    Outra dica: procure nunca fazer um trecho off-road sozinho. Sempre com no mínimo outro veículo, ok? Ahh: de preferência com rádio-comunicador (se possível), um par de manilhas e cinta de resgate.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1458
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Alguém mais teve problema com o botao do Media Nav descascando? Como resolveram?
    Grato

  • #1459
    Usuário
    Entrada
    27/01/2015
    Local
    guajara mirim/RO
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos!

    Respondendo ao colega hermannps, eu tenho um Duster Dynamique 4x4 2.0 2013 e o mesmo apresenta o emblema 2.0.

    Respondendo ao colega cakito, o meu MediaNav apresentou este problema com menos de um ano de uso. Na concessionária eles ofereceram trocar na garantia, assim como os difusores do ar condicionado...

    Pensei que iam trocar somente o botão, mas colocaram um medianav novo... vai entender... rsrsrs... Estou pensando em passar uma fita transparente encima pra evitar deteriorar denovo...

  • #1460
    Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Idade
    44
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caro hermannps,

    Desde o lançamento até o presente momento, todos os Duster no Brasil vem seguindo o padrão abaixo, no tocante a esse quesito:

    Modelos 1.6: Sem emblema de indicação do volume do motor (cilindrada);
    Modelos 2.0: Sempre com a plaqueta 2.0;

    Os 1.6 são o Duster (sem modelo, o mais "pelado" e dificílimo de ver pelas ruas), o Expression e o Dynamique.
    Os 2.0 são sempre no modelo Dynamique, sejam eles normais (4x2), com câmbio automático ou 4x4.

    O meu é 2.0 4x4 2012/2013 e veio normalmente com a plaqueta.

    Acredito que a Renault não tenha retirado esta pequena peça por redução de custos. Sugiro que você verifique na seção de stand/exposição de modelos 0Km das concessionárias para comparar. O 4x4 é mais difícil de encontrar lá e nem todas as concessionárias possuem-no em exposição no estoque.

    Outra dica é procurar no site oficial da Renault por fotos do 4x4 0Km que contenham a plaqueta para comprovação da falta da peça no teu carro.

    Se você comprovar que os outros possuem a peça, apesar de a mesma ser bem barata, sugiro que requeira gratuitamente na concessionária, pois seria o teu direito.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Acho que o Duster TechRoadII 4wd vem sem o emblema 2.0 que é o meu caso... não vi nenhum com emblema até agora.

    Qual a tua versão hermannps?

    Abraço a todos... cada vez mais satisfeito com o desempenho offroad do carro...
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

  • #1461
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Angry

    Citação Postado originalmente por claytoncova Ver Post
    Olá a todos!

    Respondendo ao colega hermannps, eu tenho um Duster Dynamique 4x4 2.0 2013 e o mesmo apresenta o emblema 2.0.

    Respondendo ao colega cakito, o meu MediaNav apresentou este problema com menos de um ano de uso. Na concessionária eles ofereceram trocar na garantia, assim como os difusores do ar condicionado...

    Pensei que iam trocar somente o botão, mas colocaram um medianav novo... vai entender... rsrsrs... Estou pensando em passar uma fita transparente encima pra evitar deteriorar denovo...
    Pois é, acabei de vir da BRFrance em Taguatinga, o cara disse que passei algum produto quimico aquilo pra descascar.
    Falei pra ele que o unico produto que se passa no painel é silicone, que é proprio para isso, mostrei o frasco.
    Depois de muito reclamar ele disse que ia abrir um OS pra ver se a renault autoriza. Já sei que vão recusar pela conversa do mecânico... agora dessa vez vou levar pra Justiça, se ele disse que passei algum quimico ali ele vai ter que provar, pelo codigo de defesa do consumidor o ônus da prova é da empresa.

    Estou muito chateado com o pós venda da renault, o carro é ótimo, mas a Renault é uma droga. Tenho um honda também, é outra coisa o pós venda. Provavelmente será meu primeiro e último carro renault.

  • #1462
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Pois é, acabei de vir da BRFrance em Taguatinga, o cara disse que passei algum produto quimico aquilo pra descascar.
    Falei pra ele que o unico produto que se passa no painel é silicone, que é proprio para isso, mostrei o frasco.
    Depois de muito reclamar ele disse que ia abrir um OS pra ver se a renault autoriza. Já sei que vão recusar pela conversa do mecânico... agora dessa vez vou levar pra Justiça, se ele disse que passei algum quimico ali ele vai ter que provar, pelo codigo de defesa do consumidor o ônus da prova é da empresa.

    Estou muito chateado com o pós venda da renault, o carro é ótimo, mas a Renault é uma droga. Tenho um honda também, é outra coisa o pós venda. Provavelmente será meu primeiro e último carro renault.
    Minha esposa e meu sogro tiveram o C4 Picasso (da Citroen) e painel, botões de controle do rádio e portas descascaram onde o acabamento era de plástico. O da minha esposa foram dois botões apenas, mas o do meu sogro (que ficava em estacionamento descoberto durante o dia) estava todo descascando. CSS? Isenção total de qualquer responsabilidade. Um absurdo.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #1463
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Pois é, acabei de vir da BRFrance em Taguatinga, o cara disse que passei algum produto quimico aquilo pra descascar.
    Falei pra ele que o unico produto que se passa no painel é silicone, que é proprio para isso, mostrei o frasco.
    Depois de muito reclamar ele disse que ia abrir um OS pra ver se a renault autoriza. Já sei que vão recusar pela conversa do mecânico... agora dessa vez vou levar pra Justiça, se ele disse que passei algum quimico ali ele vai ter que provar, pelo codigo de defesa do consumidor o ônus da prova é da empresa.

    Estou muito chateado com o pós venda da renault, o carro é ótimo, mas a Renault é uma droga. Tenho um honda também, é outra coisa o pós venda. Provavelmente será meu primeiro e último carro renault.
    Olá, cakito,

    Sugiro aguardar até você receber a resposta do consultor da Renault da concessionária na qual você abriu a OS. Pode ser que a Renault autorize e você não precise acionar a Justiça.

    Uma dica que deixo é que, caso não consiga nada com esta autorizada, tente outra. O pós-venda da Renault, na minha experiência é bom. Não tive carro da Honda, e pelo que ouço falar, na Honda e na Toyota o pós-venda é excelente, mas não tenho do que reclamar do pós-venda da Renault. Das poucas vêzes que precisei não tive problemas. Já acionei a garantia sem problemas. Já usei o Renault Assistance e foi excelente o serviço. O atendimento da concessionária onde faço revisões, de um modo geral é muito bom. Na única vez em que estava se configurando um ligeiro estresse, telefonei para o SAC da Renault e tive os serviços reclamados executados gratuitamente.

    Espero que tudo corra bem com você também!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1464
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Pois é, acabei de vir da BRFrance em Taguatinga, o cara disse que passei algum produto quimico aquilo pra descascar.
    Falei pra ele que o unico produto que se passa no painel é silicone, que é proprio para isso, mostrei o frasco.
    Depois de muito reclamar ele disse que ia abrir um OS pra ver se a renault autoriza. Já sei que vão recusar pela conversa do mecânico... agora dessa vez vou levar pra Justiça, se ele disse que passei algum quimico ali ele vai ter que provar, pelo codigo de defesa do consumidor o ônus da prova é da empresa.

    Estou muito chateado com o pós venda da renault, o carro é ótimo, mas a Renault é uma droga. Tenho um honda também, é outra coisa o pós venda. Provavelmente será meu primeiro e último carro renault.
    Ahhh, cakito,

    Se não estou enganado, já li neste fórum, neste mesmo tópico sobre o Duster, que um dos companheiros membros do fórum teve uma experiência não muito boa com sua concessionária a respeito dos amortecedores, e alguns meses depois conseguiu a troca das peças gratuitamente em garantia em outra concessionária. Somente não me lembro o nome do companheiro que postou isto.

    Abraços,
    dd1969.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade