x
Convex Datacenter
  • #1381
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    DD1969,
    Muito boa sua comparação, porém entendo que
    O melhor do Renegade 4x4 em relação ao duster 4x4 é:
    -O motor diesel de 170 hp e torque máximo de 350 NM em apenas 1750 rpm
    - Câmbio automático de 9 marchas
    -toda a eletrônica embarcada no sistema 4x4
    -Capacidade de reboque de 1.500 kg

    O melhor do Duster 4x4 em relação ao Renegade 4x4:

    -Você passa em todos os lugares que o renegade passa por um preço 30% menor, que eu acredito que deva cair mais, pois esta é a grande arma do duster frente a seus concorrentes: custo benefício.

    os números deste motor diesel me impressionaram, deve ser muito bom dirigir este carro.
    Olá, Professador,

    É verdade. O Renegade é bem tecnológico, bem equipado e deve ter um excelente acabamento também.

    Quando fiz o rápido comparativo, realmente procurei focar apenas nas características mais importantes para o fora-de-estrada (ângulos de ataque, de saída, breakover, etc.).

    Eu somente tenho uma restrição ao câmbio automático: com um carro com câmbio manual na hora de atravessar um riacho ou um trecho alagado, podemos manter o motor em média ou alta rotação e o carro em baixíssima velocidade (para não respingar muita água na parte elétrica e eletrônica do cofre do motor), controlando a velocidade do carro com o pedal da embreagem. O giro mais alto do motor evita que entre água no cano de descarga. Como no automático não há pedal de embreagem, teríamos que optar por, ou manter o carro em giro mais alto e atravessar levantando muita água na parte eletrônica do motor, ou passar bem devagar mantendo a rotação forçadamente baixa, o que aumentaria o risco de o carro engasgar com água dentro da descarga. Não sou engenheiro, e não saberia lhe dizer se haveria o risco da possibilidade da ocorrência de um calço hidráulico. Normalmente o calço hidráulico ocorre quando a água entra no coletor de admissão de ar (mas para isto existe a possibilidade de instalar snorkel).

    Mesmo o Renegade 4x4 possuindo motor a diesel, acredito que não seria conveniente a entrada de água na parte elétrica e eletrônica do motor. Com relação ao escapamento, talvez fosse necessário instalar um outro snorkel para o escape também estar protegido, para o caso de travessia de riachos.

    Talvez alguém aqui do fórum com um bom conhecimento de mecânica possa opinar sobre isso e esclarecer esta questão do grau de risco da entrada de água pelo escapamento.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1382
    SErá que o renegate não tem a opção de mudança de velocidade manual, ou seja, ou você usa o automático ou opta por passagem de marcha manualmente....outra coisa, Conversei com um colega da Renault e este me falou que os engenheiros da renault acreditam que duster não precisa de controle de estabilidade....bom....j´amandei uma cartona para a renault e comentei que o Eco tem, e por que o duster não pode ter?

  • #1383
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    SErá que o renegate não tem a opção de mudança de velocidade manual, ou seja, ou você usa o automático ou opta por passagem de marcha manualmente....outra coisa, Conversei com um colega da Renault e este me falou que os engenheiros da renault acreditam que duster não precisa de controle de estabilidade....bom....j´amandei uma cartona para a renault e comentei que o Eco tem, e por que o duster não pode ter?
    Olá, ricardo arlen,

    É verdade, não comentei sobre a possibilidade de engate manual em carro com câmbio automático. Talvez o Renegade até possua a possibilidade de escolha manual de determinada marcha, mas isto o Duster Automático e vários dos demais carros com câmbio automático também possuem.

    O problema é que, mesmo que você com um 4x4 automático fixe o câmbio manualmente em 1ª marcha para atravessar um trecho alagado (de uma grande cidade em época de verão, por exemplo, ou mesmo de um riacho em época de cheia), terá dificuldade em manter rotação média ou alta do motor para evitar entrada de água pelo escapamento, porque o carro vai andar em velocidade proporcional à rotação do motor pelo fato de não termos o pedal da embreagem. Em um carro com câmbio manual, podemos utilizar a técnica de mantê-lo com o pedal da embreagem parcialmente pressionado, visando alto giro do motor com baixíssima velocidade do carro, permitindo não espalhar e/ou espirrar água na parte alta do motor. No caso do Renegade 4x4, mesmo sendo movido a diesel, ainda assim possui muita eletrônica embarcada, diferentemente dos primeiros Jeeps e Trollers que eram totalmente mecânicos e podiam manter funcionando o motor sem parte elétrica alguma, até mesmo sem bateria (em carro antigo movido a diesel podia-se até dar a partida no motor somente com um pequeno "tranco", que não é mais recomendado nos veículos mais recentes).

    Abraços e fique na Paz de Cristo!
    dd1969.

  • #1384
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0
    Permita discordar,
    Não se deve de maneira alguma pisar na embreagem quando se atravessa áreas alagadas, já ouvir relatos de danos no atuador da embreagem de 3 duster em alagados. Além do mais a travessia de ser em velocidade constante, marcha mais reduzida possível para manter o giro alto. Quando se para ou varia a muito a velocidade, a onda formada volta para o carro "elevando" a profundidade em mais de 10 cm.
    vou resumir as dicas para atravessar alagados:
    1. Antes de entrar, esperar um pouco para o motor esfriar mais, pois se o ventilador do radiador ligar durante a travessia, vai dar problema;
    2.Só entrar depois que o carro da frente já saiu.
    3.Obter informações do alagados antes, para traçar o melhor caminho. Isso pode ser feito observando outros carros passarem ou explorando o local a pé, para saber da profundidade, de obstáculos (pedras. tocos...) e do tipo de solo.
    4. Passar devagar com velocidade constante, em marcha mais reduzida, sem usar embreagem, no máximo, variando a aceleração (em desacelerar totalmente) caso haja patinação.
    5. Avaliar bem antes de entrar, vale muito a pena dar uma volta grande para evitar um alagado que pode lhe causar um grande prejuízo.

    Bom, isso é a opinião de quem está aprendendo ainda. Outras serão muito bem vindas.


    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, ricardo arlen,

    É verdade, não comentei sobre a possibilidade de engate manual em carro com câmbio automático. Talvez o Renegade até possua a possibilidade de escolha manual de determinada marcha, mas isto o Duster Automático e vários dos demais carros com câmbio automático também possuem.

    O problema é que, mesmo que você com um 4x4 automático fixe o câmbio manualmente em 1ª marcha para atravessar um trecho alagado (de uma grande cidade em época de verão, por exemplo, ou mesmo de um riacho em época de cheia), terá dificuldade em manter rotação média ou alta do motor para evitar entrada de água pelo escapamento, porque o carro vai andar em velocidade proporcional à rotação do motor pelo fato de não termos o pedal da embreagem. Em um carro com câmbio manual, podemos utilizar a técnica de mantê-lo com o pedal da embreagem parcialmente pressionado, visando alto giro do motor com baixíssima velocidade do carro, permitindo não espalhar e/ou espirrar água na parte alta do motor. No caso do Renegade 4x4, mesmo sendo movido a diesel, ainda assim possui muita eletrônica embarcada, diferentemente dos primeiros Jeeps e Trollers que eram totalmente mecânicos e podiam manter funcionando o motor sem parte elétrica alguma, até mesmo sem bateria (em carro antigo movido a diesel podia-se até dar a partida no motor somente com um pequeno "tranco", que não é mais recomendado nos veículos mais recentes).

    Abraços e fique na Paz de Cristo!
    dd1969.
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1385
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Permita discordar,
    Não se deve de maneira alguma pisar na embreagem quando se atravessa áreas alagadas, já ouvir relatos de danos no atuador da embreagem de 3 duster em alagados. Além do mais a travessia de ser em velocidade constante, marcha mais reduzida possível para manter o giro alto. Quando se para ou varia a muito a velocidade, a onda formada volta para o carro "elevando" a profundidade em mais de 10 cm.
    vou resumir as dicas para atravessar alagados:
    1. Antes de entrar, esperar um pouco para o motor esfriar mais, pois se o ventilador do radiador ligar durante a travessia, vai dar problema;
    2.Só entrar depois que o carro da frente já saiu.
    3.Obter informações do alagados antes, para traçar o melhor caminho. Isso pode ser feito observando outros carros passarem ou explorando o local a pé, para saber da profundidade, de obstáculos (pedras. tocos...) e do tipo de solo.
    4. Passar devagar com velocidade constante, em marcha mais reduzida, sem usar embreagem, no máximo, variando a aceleração (em desacelerar totalmente) caso haja patinação.
    5. Avaliar bem antes de entrar, vale muito a pena dar uma volta grande para evitar um alagado que pode lhe causar um grande prejuízo.

    Bom, isso é a opinião de quem está aprendendo ainda. Outras serão muito bem vindas.
    Olá, Professador,

    Boas dicas. Quando me referi anteriormente a pisar na embreagem, a idéia seria não pisar quando o carro já estivesse no alagado, e sim, pisar parcialmente ainda no seco, manter a aceleração mais alta antes de entrar e não variar mais o pedal, mantendo-o na altura inicial.

    Tenho utilizado isto nas poucas vêzes em que passei, e têm dado certo (tudo bem que não era radical (muito profundo)), mas foi bom saber da informação postada por você, e terei mais atenção nas próximas situações que tiver que enfrentar.

    Será que nesse caso (manter parcialmente pressionado o tempo todo sem variar) também não seria aconselhável?

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1386
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Pessoal,

    Para quem não tinha visto ainda:

    - A projeção:
    Projeção: Renault Duster Oroch em versão de produção - Notícias Automotivas - Carros

    - E o conceito:
    Duster Oroch chega em setembro de 2015, segundo jornal - Notícias Automotivas - Carros

    Para vocês, é interessante que venda e venda muito. Já que é provável o grande compartilhamento de peças.

    Abraço,

    Miranda
    4X4 Brasil
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #1387
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0
    Miranda,
    Hoje, conversando com um vendedor, ele me disse que de início só viria a versão 4x2, pois estão com dificuldades de acomodar o estepe, o diferencial traseiro e sua parafernalia sem diminuir o volume de carga útil da carroceria.
    Alguém sabe algo sobre isso?
    Creio eu, que sem 4x4, se torna uma coisa comum sem muitos atrativos.
    O que acham?

    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Pessoal,

    Para quem não tinha visto ainda:

    - A projeção:
    Projeção: Renault Duster Oroch em versão de produção - Notícias Automotivas - Carros

    - E o conceito:
    Duster Oroch chega em setembro de 2015, segundo jornal - Notícias Automotivas - Carros

    Para vocês, é interessante que venda e venda muito. Já que é provável o grande compartilhamento de peças.

    Abraço,

    Miranda
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1388
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Miranda,
    Hoje, conversando com um vendedor, ele me disse que de início só viria a versão 4x2, pois estão com dificuldades de acomodar o estepe, o diferencial traseiro e sua parafernalia sem diminuir o volume de carga útil da carroceria.
    Alguém sabe algo sobre isso?
    Creio eu, que sem 4x4, se torna uma coisa comum sem muitos atrativos.
    O que acham?

    Professador,


    Muito provável que nem a Renault saiba ainda. Das matérias, muito é especulação. Temos mesmo é que aguardar. Quanto às dificuldades técnicas, se a Pampa era 4x4 em 84 ou 85, por que a Renault não conseguiria hoje?


    Abraço,


    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #1389
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Miranda,
    Hoje, conversando com um vendedor, ele me disse que de início só viria a versão 4x2, pois estão com dificuldades de acomodar o estepe, o diferencial traseiro e sua parafernalia sem diminuir o volume de carga útil da carroceria.
    Alguém sabe algo sobre isso?
    Creio eu, que sem 4x4, se torna uma coisa comum sem muitos atrativos.
    O que acham?
    Problema resolvido!

    Renault Duster 4X4-foto.jpg
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #1390
    Usuário
    Entrada
    18/02/2013
    Local
    Sapucaia do Sul/RS
    Idade
    40
    Posts
    272
    Agradecimentos: 0
    Amigos, estou vendendo minha atual viatura - uma Pajero Sport - para partir para um veículo mais novo. A Duster, pelo preço e pelo que oferece, acaba sendo uma opção que a gente não passa desapercebido.

    Eu particularmente iria de 1.6 Expression MT - tem tudo o que eu quero e preciso, sem aditivos que para mim não fariam grandes diferenças e só encareceriam. "Só" tenho dois receios básicos:

    I) Motor 1.6 vai bem com um carro desse porte? Não é manco?
    II) Por tudo o que já li chego a conclusão fatídica de que o carro é "polêmico": há MUITOS usuários com reclamações de toda a ordem: concessiona´rias mercenárias, peças que quebram, barulho etc etc etc. Devo me preocupar ou as qualidades que o carro tem superam os contras?

    Agradeço pela ajuda dos amigos - qualquer opinião é bem-vinda. Estou tateando no escuro
    Partindo para um novo 4x4, veremos...
    Ex Pajero Full 3.2
    Ex Pajero Sport 2.5

  • #1391
    Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Idade
    44
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    Boa tarde.... acabei de comprar uma Duster 4wd 14/15, troquei em uma S10 LT Flex 12/13 por causa do consumo e falta de tração... peguei uma Verde amazônia... por enquanto estou gostando do consumo 12,5 na estrada gasolina e vazia..., nenhuma maravilha mais bem mais econômica que a minha S10...

    Alguma dica, ou cuidado com ela?? algum problema crônico que eu precise saber??

    Abraço a todos...
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

  • #1392
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela compra, bem vindo ao verdadeiro mundo SUV.
    Dicas, depende do uso que vai fazer com seu duster. Aí no Rio Grande do Sul tem vários duster 4x4 com intensa atividade off road. Veja neste tópico ou em duster.forumeiros.com
    Um grande abraço.
    Henrique
    Citação Postado originalmente por Rmdamiani Ver Post
    Boa tarde.... acabei de comprar uma Duster 4wd 14/15, troquei em uma S10 LT Flex 12/13 por causa do consumo e falta de tração... peguei uma Verde amazônia... por enquanto estou gostando do consumo 12,5 na estrada gasolina e vazia..., nenhuma maravilha mais bem mais econômica que a minha S10...

    Alguma dica, ou cuidado com ela?? algum problema crônico que eu precise saber??

    Abraço a todos...
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade