x
Convex Datacenter
  • #1297
    Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    South Waterfalls/RS
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por geroliveira Ver Post
    Ola amigos ! Descobri da maneira mais difícil um ponto super fraco no meu Duster . Por descuido, cai no acostamento, indo pra Goias e raspou o fundo do carro no chão. Resultado : Quebrou o filtro de combustível e arrancou as conexões da tampa da bomba de combustível, que fica debaixo do banco de passageiros , quebrando os terminais onde se conectam as mangueiras. Na autorizada em Itumbiara não tinha, na de Uberlândia também não, e pra fazer pedido pediram um prazo de 7 a 20 dias ( piada ne ? ) .So encontrei em Goiânia mas so vendiam o sistema completo por míseros R$ 1.200,00 ( ha mais de 150 KM de onde eu estava ) . O mecânico honesto e muito competente que me atendeu me ajudou procurando no mercado local e ACHOU a tampa que havia quebrado , EXATAMENTE a mesma peça, so diferente na cor. Custo do reparo : R$ 300,00 completo com mão de obra, filtro, braçadeiras, e a bendita peça . Fica a dica : Vou mandar fazer uma proteção metálica pra proteger o filtro de combustível que fica totalmente vulnerável e quase exposto debaixo do carro .
    Amigo....talvez as informações e fotografias deste tópico lhe sejam úteis.
    Eu já fiz isso no meu.
    Tem outra parte que é um pouco sensível....o fio da sonda lambda sai do escapamento de uma maneira pouco estudada. Mas tanto a proteção do filtro, quanto esse lance do fio da sonda são fáceis de resolver. No caso do filtro, na maneira mais simples, é só soltar ele do tanque e prender mais a frente com abaraçadeiras plásticas.
    Veja o tópico abaixo:

    Login


    T+

  • #1298
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cloviscarleto Ver Post
    Galera mais uma dúvida ?
    Alguém ja colocou Quebra Mato no Duster ?
    Anexo 476743Anexo 476744

    Desistir do OverBumper, depois de saber que é fraco não vou colocar mais , acho que mesmo com muito cuidado é arricar muito. Vi umas fotos como essas.
    Anexo 476745 Anexo 476746
    Minha dúvida é quais são os pros e os contras ? do Quebra Mato ?
    Olá, cloviscarleto,

    Pela foto apresentada no post, me parece que esse quebra-mato piora bem mais o ângulo de ataque (de entrada) do Duster do que o protetor frontal original (pode se que algum outro quebra-mato seja diferente).

    O quebra-mato, pelo que já li, protege o carro em baixa velocidade, mas pode aumentar o prejuízo em acidente frontal em velocidades maiores, porque não distribui a energia do impacto na parte frontal do carro, e sim em uma pequena área, fazendo afundar mais a frente do carro nessas situações. Se não me engano, parece que é até proibido em alguns países porque aumenta muito a gravidade dos acidentes com pedestres.

    Possuo o protetor frontal (protetor de rampa) original instalado na concessionária Renault.

    Posso falar das vantagens e desvantagens (não em relação ao quebra-mato, mas sim em instalá-lo ou não instalá-lo):

    Vantagens:

    a) Possui 2 faróis auxiliares que melhoram a visibilidade na estrada quando ligados os faróis altos (você passa a ter 6 faróis acesos: 2 baixos, 2 altos, e 2 auxiliares). Observação: Conforme já postei aqui neste fórum, eles não são faróis de milha (de longo alcance), e sim aumentam a luminosidade na área iluminada pelos normais do carro;
    b) Parece proteger a parte frontal do carro;
    c) Na minha opinião, possui uma boa estética (detalhe menos importante entre todos os demais);

    Desvantagens:

    a) Realmente piora um pouco o ângulo de ataque (de entrada);
    b) Conforme já postei aqui no fórum, dificulta um pouco o engate de manilhas de reboque, sendo necessário adquirí-las em medida um pouco menor para o gancho frontal do que para o gancho traseiro;
    c) Deve piorar um pouquinho o CX (o coeficiente de penetração aerodinâmica) em velocidades mais altas, porque talvez gere alguma turbulência, mesmo que mínima, e nem perceptível ao volante (uma vez fiz um teste de acelerar na BR-101 a até 170 Km/h numa grande reta e o volante não vibrou, mas tive que reduzir pois havia carros na frente bem mais lentos);
    d) É realmente um acessório caro;

    Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1299
    Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    104
    Agradecimento: 1

    Smile Filtro InFLOW

    Tenho no meu Focus Duratec e ajuda muito, ainda mais se vc aliar a uma Pódium de vez em quando.

    Viajo bastante com o Duster e sinto uma certa falta de fôlego do motor em rotações mais altas.

    Não tenho do que reclamar pois é uma Ferrari perto do Niva. Mas penso que um 2.0 16v poderia ter um melhor desempenho em alta, a culpa deve ser em boa parte pela enorme área frontal que nos proporciona um ótimo espaço interno.
    Em ultrapassagens tive que me acostumar a esse fato que inexiste no meu antigo Focus, cuja 3ª o leva rapidinho a 150km/h e a 4ª pára nos 210 qdo o motor corta a 7mil giros. Nota: a área frontal do Focus é bem menor que o Duster.

    O desempenho em curvas, no caso da 4WD, é superior a muitos carros pseudo-esportivos com eixo rígido na traseira, mesmo com o CG mais elevado. Nesse quesito a diferença na dirigibilidade em estradas com curvas, andando entre 90 e 110, não foi tão grande em relação ao Ford.

    Uma boa pedida testar esse filtro no Duster, só não sei o que aconteceria com a garantia.
    4X4 Brasil
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

  • #1300
    Usuário Avatar de cloviscarleto
    Entrada
    16/02/2014
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    44
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela explicações

    Pela foto apresentada no post, me parece que esse quebra-mato piora bem mais o ângulo de ataque (de entrada) do Duster do que o protetor frontal original (pode se que algum outro quebra-mato seja diferente).

    O quebra-mato, pelo que já li, protege o carro em baixa velocidade, mas pode aumentar o prejuízo em acidente frontal em velocidades maiores, porque não distribui a energia do impacto na parte frontal do carro, e sim em uma pequena área, fazendo afundar mais a frente do carro nessas situações. Se não me engano, parece que é até proibido em alguns países porque aumenta muito a gravidade dos acidentes com pedestres.

    Possuo o protetor frontal (protetor de rampa) original instalado na concessionária Renault.

    Posso falar das vantagens e desvantagens (não em relação ao quebra-mato, mas sim em instalá-lo ou não instalá-lo):

    Vantagens:

    a) Possui 2 faróis auxiliares que melhoram a visibilidade na estrada quando ligados os faróis altos (você passa a ter 6 faróis acesos: 2 baixos, 2 altos, e 2 auxiliares). Observação: Conforme já postei aqui neste fórum, eles não são faróis de milha (de longo alcance), e sim aumentam a luminosidade na área iluminada pelos normais do carro;
    b) Parece proteger a parte frontal do carro;
    c) Na minha opinião, possui uma boa estética (detalhe menos importante entre todos os demais);

    Desvantagens:

    a) Realmente piora um pouco o ângulo de ataque (de entrada);
    b) Conforme já postei aqui no fórum, dificulta um pouco o engate de manilhas de reboque, sendo necessário adquirí-las em medida um pouco menor para o gancho frontal do que para o gancho traseiro;
    c) Deve piorar um pouquinho o CX (o coeficiente de penetração aerodinâmica) em velocidades mais altas, porque talvez gere alguma turbulência, mesmo que mínima, e nem perceptível ao volante (uma vez fiz um teste de acelerar na BR-101 a até 170 Km/h numa grande reta e o volante não vibrou, mas tive que reduzir pois havia carros na frente bem mais lentos);
    d) É realmente um acessório caro;

    Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
    cliviscarleto@mail.com

  • #1301
    Usuário
    Entrada
    18/06/2014
    Local
    Recife/PE
    Idade
    44
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, reparei que o Duster 4x4 é perceptivelmente mais baixo (altura do solo) do que a versão manual do mesmo carro. Alguem sabe dizer se essa é uma característica que ocorre por conta da suspensão traseira diferente da versão 4x4, ou trata-se de um problema isolado da suspensao do meu veículo?

  • #1302
    Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
    Idade
    39
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Já usei e aprovo.

    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Há algum tempo comprei um filtro de ar esportivo da marca InFlow, modelo HPF6600, no site:
    http://www.filtrosinflow.com.br/loja...&category_id=0
    preço: R$ 98,50 + frete
    Comprei por 3 motivos:
    -Vi em um tópico deste fórum que não me lembro, mas falando muito bem;
    -Quando fui fazer a revisão de 40.000 não tinha filtro na única autorizada Renault aqui em Aracaju e
    -Soube que ele é lavável, não descartável.
    (...)
    Já usei num palio 1.4 que eu tive e aprovo DEMAIS este filtro.
    No meu caso notei muito economia também, além do motor mais solto. Vazão de ar pro motor melhora bem!
    Fui de BH a Juiz de Fora quarto pessoas e bagagem, 100 ~ 120 km/h. Fez média, medida na boca do tanque em Juiz de fora (não no computador de bordo) de 16,4 km/l. (A mesma viagem antes dava no máximo 14km/l nas mesmas condições)
    Não sabia que tinha dele pra Duster. Certamente vou adquirir.
    Abrx,

  • #1303
    Sobre a altura do carro: eu também tenho notado que o duster 4x4, o meu em particular, é mais baixo do que outros duster que tem rodando por aí. Agora, normalmente comparo o meu com aqueles que não são 4x4. Estes são mais difíceis de se ver na rua. Não sei porquê, mas, pra mim, o 4x4, por natureza, deveria ser mais alto.

  • #1304
    Sobre o filtro de ar: aachei no link que o colega postou por 98 reais, o frete sai por 27,00. O governo aprovou o percentual de 27,5% de álcool na gasolina (bom para os usineiros...) o que vai elevar um pouco mais o consumo do carro. Esse filtro, se ajuda a aumentar o pouquinho a economia sem danificar o motor, então acredito que vale a pena colocar. Afinal, ele pode chegar até 60 mil km....mas, como devemos lavar esse filtro? As vezes eu temo esses milagres...se a coisa fosse tão boa assim, acho que muita gente colocaria e, melhor, quase todos teriam conhecimento disso. Bom, por favor, isso é apenas uma opinião...acho que vou testar esse negócio.
    4X4 Brasil

  • #1305
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Sobre a altura do carro: eu também tenho notado que o duster 4x4, o meu em particular, é mais baixo do que outros duster que tem rodando por aí. Agora, normalmente comparo o meu com aqueles que não são 4x4. Estes são mais difíceis de se ver na rua. Não sei porquê, mas, pra mim, o 4x4, por natureza, deveria ser mais alto.
    Caros ricardo arlen e hermannps,

    Apenas uma idéia (não sei se é nesta parte que vocês estão percebendo): o Duster comum, devido a não possuir diferencial traseiro, e suspensão multi-link, pode utilizar um silencioso traseiro posicionado de forma diferente, de modo a ficar "escondido", aparecendo somente a ponteira de escape. No caso do Duster 4x4, o silencioso traseiro fica posicionado transversalmente ao carro e fica exposto visualmente. Do mesmo modo, o 4x4 possui aquelas "varetas" que interligam a transmissão traseira às rodas traseiras. Será que vocês não estão tendo a impressão apenas visual devido aos itens mencionados acima (silencioso e "varetas" de transmissão)?

    Vocês estão achando que é de modo geral ou apenas na traseira, ou apenas na dianteira?

    As especificações técnicas divulgadas pela Renault apontam para a mesma altura livre do solo, ou seja, 210 mm (21 cm), tanto para o modelo 4x4, quanto para o automático e os comuns, sejam 2.0 ou 1.6. Vocês já chegaram a medir para checar?

    Uma outra dica é que normalmente os fabricantes divulgam estas medidas com o carro vazio. Com os passageiros e bagagens a altura certamente diminui, mas, infelizmente, não encontrei divulgação do vão livre para os carros com carga máxima, especialmente à época de quando estava pesquisando diversos modelos para me decidir por um para a aquisição.

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1306
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Sobre o filtro de ar: aachei no link que o colega postou por 98 reais, o frete sai por 27,00. O governo aprovou o percentual de 27,5% de álcool na gasolina (bom para os usineiros...) o que vai elevar um pouco mais o consumo do carro. Esse filtro, se ajuda a aumentar o pouquinho a economia sem danificar o motor, então acredito que vale a pena colocar. Afinal, ele pode chegar até 60 mil km....mas, como devemos lavar esse filtro? As vezes eu temo esses milagres...se a coisa fosse tão boa assim, acho que muita gente colocaria e, melhor, quase todos teriam conhecimento disso. Bom, por favor, isso é apenas uma opinião...acho que vou testar esse negócio.
    Caros ricardo arlen, Carmoro, ajmacedo e Professador,

    Sobre o filtro, fica sempre a dúvida se, para aumentar a vazão, ele não teria um fator de filtragem inferior ao original, talvez, (quem sabe?) eventualmente deixando passar um pouco de poeira e/ou poluição, o que poderia ao longo do tempo riscar os cilindros do motor.

    Normalmente, os engenheiros do fabricante projetam todo o sistema de alimentação/ignição do motor em função de um conjunto. Se a vazão do ar é maior, pode ser que aumente um pouco o torque e/ou potência, e eventualmente diminua um pouco o consumo, mas infelizmente não sei a que custo da durabilidade do motor e do eventual aumento de poluição.

    Carros esportivos e de competição costumam utilizar filtros com maior vazão, além de terem alterados os parâmetros de ignição e de injeção eletrônica, além de utilizarem velas de iridium, etc., mas não possuem a mesma preocupação com a durabilidade do motor e com o meio ambiente.

    Não estou dizendo que este filtro seria ruim, até mesmo porque, pelos relatos, a diferença é pequena, o que pode sugerir que a filtragem deve ser parecida, mas eu não arriscaria em perder a garantia do meu carro por causa de um filtro. Quem sabe, quando terminar a garantia, eu pense no assunto.

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1307
    CAro dd1969....eu fiz o comentário baseado na altura entre o topo dos pneus e o vão livre do paralama. Confesso que alguns duster que tem o alargador, pode me confundir com relação ao vão livre pelo fato de serem escuros. Outro detalhe é que, considerando que o meu duster já realizou algumas aventuras, fico imaginando que as molas, com o tempo podem ter cedido devido ao "cansaço" e assim o carro vai abaixando. Não sei, sinceramente.

    Os amortecedores dianteiro do meu duster são novos mas, mesmo assim, acho que o carro está mais baixo...por isso que eu "culpo" as molas...claro, se essa observação de carro mais baixo, procede.

    Tenho um colega que também tem um duster, inclusive comprado por uma pequena influencia minha, fez esse comentário.

    Obrigado

  • #1308
    Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
    Idade
    39
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Altura e filtro

    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    CAro dd1969....eu fiz o comentário baseado na altura entre o topo dos pneus e o vão livre do paralama. Confesso que alguns duster que tem o alargador, pode me confundir com relação ao vão livre pelo fato de serem escuros. (...)
    Tenho um colega que também tem um duster, inclusive comprado por uma pequena influencia minha, fez esse comentário.

    Obrigado
    Sobre a altura: Bom, eu também já tive esta nítida impressão do 4x4 ser mais baixo. O meu eu medi há muito tempo e realmente aferi 21 cm em alguns pontos que julguei que estariam abaixo deste valor. Não estavam.

    Sobre o Filtro: Usei-o, no pálio, de uns 32K km até quando o vendi com 75K km e notei a melhoria de economia (mensurada) e aceleração (impressão). Usei em estrada de terra e creio que o filtro não foi projetado para estas poeiras "fora do asfalto". Para lavar usava, conforme a recomendação, água morna com detergente neutro e deixava secar a seco em local fresco. Depois embebia toda a superfície com óleo (se não me engano mineral) comprado em farmácia (vidro muito semelhante ao de uma glicerina). Ou seja, para quem não o viu nas mãos, é um filtro que utiliza um óleo para absorção das impurezas junto ao elemento filtrante (espuma). Há uma estrutura rígida (metálica, imagino) no interior da espuma.

    Abrx,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade