x
Convex Datacenter
  • #1261
    Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
    Idade
    39
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Aumento de consumo com a troca de pneus




    Senhores, boa noite.
    Creio que as situações apresentadas são diferentes, mas acho que em ambos os casos o gasto de combustível tende a aumentar.

    Os pneus 235 são mais largos e tendem a aumentar o consumo e isto é para qualquer veículo. Tende-se a um ganho de estabilidade e a perda no consumo.
    Quanto ao pneu de maior diâmetro, apesar da conta realizada parecer fazer sentido para consumo (relação entre giros e distancia percorrida), esta alteração afeta toda a relação de torque do veículo, pois o "braço de alavanca" em que o motor transfere seu torque, pelo eixo até os pneus e finalmente ao chão, foi também alterado. Ainda que realmente haja uma economia, creio que a conta não seja tão direta. Há muito mais variáveis a se considerar. No "arranca e para" da cidade eu arriscaria uma aposta que há aumento. Depois de embalado, numa rodovia, talvez até haja economia.

    Amigos engenheiros mecânicos, favor se pronunciar.
    Abraço.

  • #1262
    Usuário
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    poa/RS
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Zé Novais Ver Post
    então pessoal, hj levei o duster pra uma revi do marcador de combustivel que esta apresentando problema, aproveitei para perguntar sobre como calçar o 215/80R16 e o chefe da oficina falou que qualquer centro automotivo faria... ja existe algum calço para para nossas suspas???????
    Segundo o mecânico da Renault, qualquer alteração na suspensão, implica em perda da garantia.

  • #1263
    Usuário
    Entrada
    15/01/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    58
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=fgs.vet;2172674]
    Citação Postado originalmente por Zé Novais Ver Post
    então pessoal, hj levei o duster pra uma revi do marcador de combustivel que esta apresentando problema, aproveitei para perguntar sobre como calçar o 215/80R16 e o chefe da oficina falou que qualquer centro automotivo faria... ja existe algum calço para para nossas suspas???????[/QUOTE

    Segundo o mecânico da Renault, qualquer alteração na suspensão, implica em perda da garantia.
    Pois faça então o que eu fiz. Falei que então não ia mais fazer revisões na Renault. Mudaram de conversa na hora.

    Pensando bem, que "garantia" tem uma suspensão?

    Amortecedor não tem - podem alegar desgaste normal.
    Mola não tem - idem..
    Buchas também não tem - você que anda em estrada esburacada.
    E você ainda tem que pagar por alinhamento, balanceamento e cambagem.

    Confesso ainda que fiz as 2 primeiras revisões na Renault. E já pulei fora. O motivo principal é que eu costumo ficar muito tempo com os meus veículos, assim garantia de 3 anos não me atende.

    Além disso, quero fazer algumas alterações no carro, tais como lift de suspensão e colocar um piloto automático. Vou também colocar uma saida extra de 12 volts na traseira.

    O Duster é um veículo simples, com um motor já conhecido pelos mecânicos e parte elétrica sem grandes complicações. Vale a pena ficar pagando a Renault para ficar trocando óleo, filtros e vela pelo dobro do preço, quando se pretende ficar bastante tempo com o veículo?

  • #1264
    Usuário Avatar de Zé Novais
    Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    Idade
    50
    Posts
    599
    Agradecimentos: 0
    " colocar um piloto automático " interessante . . .

  • #1265
    Usuário
    Entrada
    25/07/2014
    Local
    Araruama/RJ
    Idade
    71
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luis Artur - SP Ver Post
    Não, estou apenas relatando minha experiência, troquei os 225 por 235 e aumentou no CB 0,5 km/L. Essa conta mostra o que acontece no velocímetro, aquela folga normal de fábrica se perde pois o carro realmente percorre uma distancia maior por giro mas acredito que com mais borracha o arraste seja maior.
    Pode ser luis,
    O mundo real nem sempre segue o mundo teórico. O arraste do pneu mais largo realmente pode fazer o motor gastar mais.
    Mas são detalhes tão pequenos ( como diria RC ) que não compensa esquentar a cabeça.
    Se fosse para me preocupar com consumo, teria comprado um celta 1.0.

    Mudando de pato pra ganso.
    Notei no meu Duster, um estalo na trazeira quando passo em quebra molas. Aquele sobe e desce da carroceria faz um barulho como se eu estivesse levando tabuas dentro do carro.
    Puxei com a mão a mola do lado direito e ela tem um pequeno jogo lateral. A do outro lado permanece firme.
    Botei uma chave soquete na cabeça do amortecedor mas não consegui apertar mais do que já estava.

    Alguem tem experiencia semelhante. O carro é multi-link com 2000km rodado.
    Claro que eu vou levar na concessionaria mas por enquanto não estou com tempo.
    grato.

  • #1266
    Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    58
    Posts
    436
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CSergioF Ver Post
    Pode ser luis,
    O mundo real nem sempre segue o mundo teórico. O arraste do pneu mais largo realmente pode fazer o motor gastar mais.
    Mas são detalhes tão pequenos ( como diria RC ) que não compensa esquentar a cabeça.
    Se fosse para me preocupar com consumo, teria comprado um celta 1.0.

    Mudando de pato pra ganso.
    Notei no meu Duster, um estalo na trazeira quando passo em quebra molas. Aquele sobe e desce da carroceria faz um barulho como se eu estivesse levando tabuas dentro do carro.
    Puxei com a mão a mola do lado direito e ela tem um pequeno jogo lateral. A do outro lado permanece firme.
    Botei uma chave soquete na cabeça do amortecedor mas não consegui apertar mais do que já estava.

    Alguem tem experiencia semelhante. O carro é multi-link com 2000km rodado.
    Claro que eu vou levar na concessionaria mas por enquanto não estou com tempo.
    grato.

    Opa, sem dúvida, o consumo aumentou muito pouco e além disso o carro ganha em estabilidade e fica beeeeem mais bonito. Se tivesse mais caixa de roda colocaria até um maior mas como não cabe teria que colocar um lift
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

  • #1267
    Usuário
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Senhores, dei uma desaparecida por razões de trabalho. Agradeço as respostas, mandei uma mensagem para o pessoal da Técnica4x4 pedindo mais informações sobre o curso. Estou sim, meio decepcionado com as possíveis limitações que o Duster possa ter, mas encaro qualquer desafio, lógico, muito bem acompanhado com outros veículos que possam me tirar da enrascada. O negócio é se divertir, sem depredar o carro... afinal, continuo precisando dele no asfalto. Vamos ver a resposta deles e se eu serei aceito em alguma turma "mais leve". Abs,

  • #1268
    Recentemente troquei meus amortecedores dianteiros na garantia mesmo depois de ter rodado 30 mil km....acho que cada caso é um caso; desde 2006 que eu tenho carro renault e o pessoal da concessionária, até o momento, nunca me deixou na mãoAcredito que o novo modelo do Duster virá com piloto automático, o LOgan tem, por que não o duster que é um carro bem mais caro? Por mim, além do piloto automático, queria muito ver o duster com controle de estabilidade e de tração. Acho que isso ainda falta....uma motivação para isso é o EcoSport....ele tem tudo isso. Vamos ver se a renault acorda ....mas......meu sonho de consumo é um duster com consumo de celta, pense num carrão....rsrsrs....

  • #1269
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #1270
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Caros Professador e mRaposo,
    Comprei meu guincho pelo MercadoLivre da Paulista4x4 porque eu não podia esperar, ia viajar pro Nordeste. Custou 699,00 + 69,00 de frete para Brasília.
    A base do guincho fui eu mesmo quem fiz. É muito simples e barato, eu apenas fui a uma metalúrgica aqui em Brasília, mandei cortar e dobrar as chapas adequadas (eu mesmo fiz o dimensionamento). Comprei os pinos e as presilhas em uma loja de implementos agrícolas (pinos para trator) e depois levei a um torneiro para fazer as furações nas chapas e usinar os pinos no tamanho que eu queria. Entre chapas, pinos e torneiro gastei aproximadamente 150 Reais.
    Depois disso, na minha oficina lá na fazenda, fiz na base os recortes que desejava e as furações para aparafusar o guincho, pintei a base e as peças de engate no carro e fiz a montagem do guincho na base.
    Foi muito fácil e barato.
    Fiz alguns vídeos para mostrar a vocês o sistema de engate, as âncoras de madeira que uso (são ótimas e levíssimas!) e o guincho em operação. Esqueci apenas de mostrar a base que fiz, mas como para isso precisarei desmontar o conjunto, mostro a vocês em outra postagem.
    Um detalhe: para que o suporte possa ser usado na frente, tive que alargar para cima o orifício do parachoques onde tem a argola de tração dianteira.
    P.S: Não estou conseguindo mandar com os vídeos, estão muito grandes. como faço para disponibilizar? seguem agora apenas algumas fotos.
    Abraço a todos.
    Citação Postado originalmente por mRaposo Ver Post
    Professador

    Os 25 Kg é o peso que eu estimo por baixo para se colocar o guincho na frente, já com base de instalação. Baseei-me em um peso de um engate de automóvel mais o peso de um guincho. O guincho Superwinch Terra 45 com cabo sintético pesa 8.6 Kg e o com cabo de aço pesa 9.98 Kg. A capacidade de tração de ambos é de 2 toneladas.

    Considerando que a base e o suporte terão que aguentar até 2 Toneladas, quero arrumar um sujeito que me faça um projeto decente, sem superdimensionamento (que significa custo e peso extra) nem subdimensionamneto (que significa quebra do suporte em um momento crítico).

    Cordialmente,

    Raposo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-20140815_144154.jpg   Renault Duster 4X4-20140815_144231.jpg  

  • #1271
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Mais fotos... depois vou tentar zipar os vídeos pra ver se vão...
    Renato

    Citação Postado originalmente por Renato Gallo Ver Post
    Caros Professador e mRaposo,
    Comprei meu guincho pelo MercadoLivre da Paulista4x4 porque eu não podia esperar, ia viajar pro Nordeste. Custou 699,00 + 69,00 de frete para Brasília.
    A base do guincho fui eu mesmo quem fiz. É muito simples e barato, eu apenas fui a uma metalúrgica aqui em Brasília, mandei cortar e dobrar as chapas adequadas (eu mesmo fiz o dimensionamento). Comprei os pinos e as presilhas em uma loja de implementos agrícolas (pinos para trator) e depois levei a um torneiro para fazer as furações nas chapas e usinar os pinos no tamanho que eu queria. Entre chapas, pinos e torneiro gastei aproximadamente 150 Reais.
    Depois disso, na minha oficina lá na fazenda, fiz na base os recortes que desejava e as furações para aparafusar o guincho, pintei a base e as peças de engate no carro e fiz a montagem do guincho na base.
    Foi muito fácil e barato.
    Fiz alguns vídeos para mostrar a vocês o sistema de engate, as âncoras de madeira que uso (são ótimas e levíssimas!) e o guincho em operação. Esqueci apenas de mostrar a base que fiz, mas como para isso precisarei desmontar o conjunto, mostro a vocês em outra postagem.
    Um detalhe: para que o suporte possa ser usado na frente, tive que alargar para cima o orifício do parachoques onde tem a argola de tração dianteira.
    P.S: Não estou conseguindo mandar com os vídeos, estão muito grandes. como faço para disponibilizar? seguem agora apenas algumas fotos.
    Abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-20140815_142630.jpg   Renault Duster 4X4-20140815_144047.jpg   Renault Duster 4X4-20140815_144057.jpg   Renault Duster 4X4-20140815_144304.jpg   Renault Duster 4X4-20140815_144203.jpg  

  • #1272
    Usuário
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Excelente! Serria interessante postar os videos no YouTube!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade