x
Convex Datacenter

Tópico: Tac Stark

  • #3145
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    125
    Agradecimentos: 0



    Não tenho certeza, mas pesquisa junto à fabrica, pois, salvo engano, havia um recall para as homocinéticas do Stark.

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #3146
    Usuário
    Entrada
    09/10/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    71
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Homocinética.

    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    Não tenho certeza, mas pesquisa junto à fabrica, pois, salvo engano, havia um recall para as homocinéticas do Stark.

    Gefferson (Troller 2009/2010)
    Não pessoal. As homocinéticas são proprias do Stark e não tem à venda no mercado. Quando quebrei, comprei com o Antonio da TAC ( 88-9722 1011), os eixos reforçados dos modelos mais novos e acabaram-se os problemas. Nunca ouvi falar de recall das homo.

  • #3147
    Usuário
    Entrada
    31/05/2015
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    35
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Boa noite galera,
    tudo bem?

    Bom, sobre a homocinética vou relatar aqui como foi a minha experiência...
    Comprei meu TAC em Março de 2014 em São Bernardo do Campo (ele é ano 2010), e veio com pneus MUD 33.
    Antes dele tive um Troller 2007 que fiquei 6 meses. A princípio a experiência com o TAC foi sempre muito boa... ótima suspensão, ótima dirigibilidade, e um motor mais fraco que o Troller, mas suficiente para meu uso.
    O objetivo do carro é viajar e pegar no máximo estradas de terra... nada de trilha.
    Semana passada (Junho de 2015) a homocinética traseira esquerda quebrou sem ouvir barulho algum... estava fazendo uma curva em subida, segunda marcha, motor acima dos 2000rpm (turbina cheia, toque lá em cima)... o carro perdeu tração sem nem mesmo ouvir "creck".
    Desde que comprei ele não fiz nenhuma revisão nas homocinéticas, apenas troquei uma coifa rasgada, mas já havia um barulho "clock-clock" quando saia com ele em primeira marcha.

    A homocinética quebrada havia sinais de desgaste apenas na "estrela" interna. A "caixa" externa estava sem sinal algum de desgaste. Essa estrela estava com material deformado, repuxado, como se tivesse sofrido uma deformação à frio. Essa homocinética é exclusiva do TAC, fabricado pela Garma. Achei a peça pra reposição por R$ 850,00.
    Logo em seguida liguei na autorizada TAC em MG, e fui informado o seguinte:

    Até o ano de 2010 o carro vinha com essa homocinética que aguentava somente o carro com pneus originais. Se trocasse o pneu elas não aguentavam. À partir de 2010 a TAC trocou as homocinéticas por ouro modelo, e se meu carro fosse mais novo seria dado o conserto em garantia.
    Me ofereceram um conjunto de homocinéticas "High Torque" que aguenta o tranco até pneus 35. Porém seria substituídos os 4 semi-eixos-árvore pelo valor entre 6 a 7 mil reais!

    Achei essa solução inviável, pois a princípio eu não faço trilha e seria muita coisa pro carro. Além do que "sucatear" os 3 semi-eixos-árvore ainda com vida, jogar dinheiro fora.

    Após isso achei um cara em São Paulo que recondiciona homocinéticas. Levei a homocinética lá e me ofereceram um serviço de substituir a homocinética com defeito por outra um pouco maior, aproveitando o semi-eixo original e soldando uma nova homocinética. A bolacha também havia uma pequena folga onde seria feito um ajuste para retirá-la. Valor: R$ 350,00.
    Mandei fazer e sexta-feira fica pronto, logo em seguida postarei fotos das peças. A princípio vou retirar o conjunto traseiro do lado direito para fazer o mesmo serviço e ficar igual dos dois lados.
    Os conjuntos dianteiros vou desmontar e analisar e farei o serviço apenas se necessário.

    Amanhã postarei fotos...

  • #3148
    Usuário
    Entrada
    31/05/2015
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    35
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Boa tarde pessoal,
    tudo bem?

    Vou continuar o relato sobre as homocinéticas do meu TAC Stark...


    Suspensão Dianteira Direita desmontada.


    Homocinéticas abertas.

    A homocinética que quebrou foi a traseira esquerda... quando desmontei já estava sem as esferas e sem a gaiola.
    O mais estranho foi o munhão estar deformado, o que não deveria acontecer em aço dessa dureza, apontando provavelmente má tempera durante a fabricação.


    Munhão da homocinética traseira esquerda.


    A caixa estava brilhando na parte onde as esferas trabalhavam, e sem sinal de desgaste.


    "Caixa" da homocinética traseira esquerda.


    Minha surpresa maior foi quando desmontei a homocinética dianteira (não lembro o lado) e me deparei com um munhão trincado de lado a lado! Com o esforço da tração esse munhão tendia "abrir", causando outra trinca que ainda estava se propagando no lado oposto! (dêem um zoom se precisar)


    Munhão com uma trinca completa e outra ainda se propagando no material.

    Vou ressaltar aqui que liguei o 4x4 do meu Stark apenas 5 vezes em um ano, em estradas de terra, por trechos curtos de menos de 8km! Esse trincado já estava lá há um bom tempo. Apesar das homocinéticas do Stark serem consideradas "frágeis", não sei as condições que o antigo proprietário utilizou para condenar essa peça.

    A caixa do conjunto desse munhão estava em perfeito estado, sem sinal de desgaste.

    Caixa da homocinética, sem sinal de desgaste.


    As outras duas homocinéticas estavam em melhor estado das anteriores, não apresentavam trincas, mas ambas estavam com folgas. Só tirei foto de uma delas:


    No final das contas recondicionei os 4 semi-eixos do carro, substituindo as 4 homocinéticas e as 4 bolachas (todas bolachas apresentavam folgas), por peças novas. A homocinética que colocamos foi uma semelhante da Garma, possui o entalhado interno idêntico ao original para manter o semi-eixo e não precisar de tantas adaptações.

    A homocinética velha foi cortada e removida do eixo original, e soldada uma nova.
    Na foto pode não aparecer, mas é a homocinética velha e a nova já soldada no semi-eixo!


    Semi-Eixo original já com a nova homocinética ao lado da homocinética velha cortada.


    Os pneus do meu Stark são 35, e utilizo o carro somente em asfalto, estradas de terra, etc... com esse uso "normal" essas homocinéticas devem aguentar bem. Quem realmente fizer questão de colocar as da Fiat Ducato (são bem maiores) para trilhas pesadas e uso severo o próprio Pedro da MacLan disse que faz o serviço, valor negociável.




    Segue o contato:

    Mec Lan
    Eixos Homocinéticos (Nacionais e Importados)
    (11) 2296-9424
    (11) 2941-7812
    (11) 2092-2940
    Rua Mariano Souza, N: 339
    Tatuapé
    São Paulo

  • #3149
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    125
    Agradecimentos: 0
    Muito legal seu relato, espero que o serviço tenha ficado bom. Sempre que puder poste também suas impressões sobre o carro ou algum detalhe técnico; talvez alguns como eu tomem gosto e comprem um Stark também. Na verdade, estou esperando uma melhor definição do futuro da fábrica para poder comprar um.

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #3150
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    Muito legal seu relato, espero que o serviço tenha ficado bom. Sempre que puder poste também suas impressões sobre o carro ou algum detalhe técnico; talvez alguns como eu tomem gosto e comprem um Stark também. Na verdade, estou esperando uma melhor definição do futuro da fábrica para poder comprar um.

    Gefferson (Troller 2009/2010)
    O Stark ainda está sendo fabricado? Também já pensei em comprar um, mas a "novela" do Stark já está mais demorada do que o " O direito de nascer" ( a novela brasileira mais longa de todos os tempos , nunca superada por outra). Para quem não se lembra, ou para quem ainda não era nascido, esta novela é de 1964.

    Válter -Troller 09/10-
    4X4 Brasil

  • #3151
    Usuário
    Entrada
    31/05/2015
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    35
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal,
    tudo bem?

    O carro está sendo montado no momento e até agora está tudo bem.
    Como mencionei no meu relato eu tive um troller antes do stark... claro que são dois jeeps "concorrentes" (estou falando do stark vs. troller antigo - não o troller 2015).

    Acho que o TAC fez um ótimo trabalho, principalmente querendo trazer inovações para o modelo... se colocassem uma suspensão comum de eixo rígido a coisa continuaria da mesmice de sempre, seria apenas uma cópia do troller. Gosto da ousadia dos engenheiros de se proporem a fazer algo novo e diferente. O que mais gosto no meu Stark é a dirigibilidade, volante super macio, sem folgas, e o balanço do carro é incrível e na minha opinião melhor que o troller.

    Disse acima que eles são "concorrentes", porém a verdade é um pouco diferente... a suspensão do troller é eixo rígido, um sistema bem robusto e bruto, difícil de quebrar e bom pra trilhas pesadas.
    O stark possui suspensão independente nas 4 rodas... a suspensão tipo paralelogramo mantém a cambagem praticamente constante durante todo o curso de trabalho, ou dependendo do projeto você ainda consegue deixar a cambagem negativa quando a suspensão é "comprimida". Uma suspensão assim é muito mais sofisticada e delicada, ideal para curvas e velocidade.
    São carros com propostas diferentes.


    Exemplo: Variação de Cambagem em suspensão com duplo braço.



    Suspensão Eixo Rígido vs. Suspensão Independente


    E esse problema da homocinética, são coisas que acontecem em projetos novos... criar um carro do zero é muito trabalho, e muitos detalhes. Acho importante a fábrica tomar consciência de tudo isso e ir melhorando o projeto.


    Quem pretende um carro 4x4 ágil para uso mais urbano, estradas de terra, recomendo fazer um test drive no Stark sem compromisso. Se não gostar vai de troller mesmo.

  • #3152
    Usuário
    Entrada
    01/02/2015
    Local
    novo repartimento/PA
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Tenho um stark com aprox.20.000km, mas nunca fiz revisao em autorizada por causa da distancia onde moro.Recentemente viajando pelo Ceara passei em Sobral,na fabrica da TAC MOTORS onde parei para trocar o parabrisa que quebrou na viajem,fui recebido pelo gerente de fabricacao Antonio Carlos,que me atendeu muito bem,me deixou no hotel,levou o carro para a fabrica,e nao so trocou o vidro como fez uma revisao na garantia trocando um farol,mangueiras do radiador que estavam um pouco ressecadas,guarnicao da bomba do tanque,abracadeiras,etc.Paguei somente o vidro,cola e guarnicao do vidro. Ele me falou que despacha qualquer peca que eu precise,basta eu telefonar,fiquei muito satisfeito.VALEU ANTONIO!!!

  • #3153
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Alexandre, teve alguma noticia sobre a fabricação do Stark ???
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #3154
    Usuário
    Entrada
    02/02/2010
    Local
    Taquara/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Alguém têm notícias da Stark? Como anda a empresa e sua produção?

  • #3155
    Usuário
    Entrada
    01/02/2015
    Local
    novo repartimento/PA
    Idade
    61
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    willian,esta quase parado,fabricando sob encomenda.O Antonio me falou que estao aguardando deliberacoes judiciais,pois estao na justica contra o estada do RN para que cumpram os contratos firmados,e isto deve demorar...Quanto ao carro ja tem um com o interior todo modificado e a frente dele parece que vai ser diferente,na mecanica segundo me falaram,o ABS ja foi desenvolvido e a caixa de direcao tambem e outra.

  • #3156
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Valeu Alexandre ,fico feliz que eles não desistiram ,o Stark tem muito a acrescentar ao mercado off road. Precisamos de mais modelos com vocação fora de estrada.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo jipe brasileiro - TAC Stark
      Por Tropeiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3528
      Última resposta: 08/10/2012, 09:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade