x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/03/2008
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0

    MOTOR GASOLINA X COMMON RAIL, semelhanças técnicas... conversão!




    Inicialmente peço desculpa por qualquer heresia técnica que possa surgir nas minhas palavras, pois não sou mecanico!


    Tenho procurado uma opção 4x4 compacto, do naipe do Suzuki Gran Vitara Diesel. Mas de tão mal falado (quanto à luzinha do Check engine motor Peugeot, ou da pouca agilidade do Mazda) que passei a procurar uma outra opção mais em conta ($$$$).

    As opções são carros grandes e caros (Hilux sw4, frontier, etc).

    Conclusão! não existe no brasil similar ao Gran Vitara (tracker) Diesel.

    O Gran Vitara Diesel existe no Chile, chama-se NOMADE, mas se chegar no brasil vai custar mais de R$100.000,00 ...

    http://www.suzuki.cl/automovil/model.../grand-nomade/

    AQUI VAI UM SONHO QUE TIVE ESSA NOITE?

    tenho visto na internet que o motor COMMON RAIL "parece" com o gasolina; alguns tem até duplo comando de valvulas, etc ... (será?)

    PEÇO então aos Expertes desse Sensacional Forum que nos esclareçam se procede essas semelhanças ....

    ABRO O DEBATE:

    É POSSÍVEL UMA CONVERSÃO DO MOTOR GASOLINA EM DIESEL COMMON RAIL???

    (desculpas antecipadas por qualquer heresia às leis da Mecânica)

    abraços!

  • #2
    não é impossível converter um motor a gasolina para diesel... mas o injeção do diesel é feita quando o ar ja foi comprimido e inflama por conta do aumento de temperatura do ar...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    31/03/2008
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Caro Cripple,
    pegando um gancho nas suas palavras... pelo que tenho visto, a grande charada do motor diesel mecânico é a sincronia perfeita da bomba com o momento certo de injeção. Logo, me parece, que essa sincronia, em uma conversão de gasolina para diesel mecânico, seria algo insano, pois a bomba deveria ser desenvolvida para o motor que se quer converter.Isso por que a sincronia é mecânica. (me corrijam se não for!)

    Lado outro, no Common Rail essa sincronia é eletrônica!

    No Common Rail existem tantos
    sensores quantos existem em um motor a gasolina com injeção eletrônica: Temperatura do ar; temperatura do motor; sensor do giro do motor; sensor de massa de ar; etc, etc...(quanto a sonda Lambda eu não sei se no Common rail tem...)

    Em tese, repito, em tese... um motor a gasolina, se possível for a conversão para Common Rail, usaria dos aparatos (sensores) já existentes no motor, e, far-se-ia a adaptação para a Central Eletrônica de Comando.

    Do mais (em tese), seria adaptações mecânicas para o bico injetor do Common Rail, que poderia utilizar-se (por exemplo) do furo da vela... (será????)


    segue a debate...

  • #4
    Citação Postado originalmente por checker Ver Post
    Do mais (em tese), seria adaptações mecânicas para o bico injetor do Common Rail, que poderia utilizar-se (por exemplo) do furo da vela... (será????)
    não seria a melhor ideia usar o furo da vela como porta-injetor pq precisaria da válvula para controlar a entrada da mistura ar/combustível na câmara... recomendo que pesquise no google sobre eduardo barreiros, engenheiro espanhol que, apesar de ter falecido a 17 anos, é até hoje considerado uma referência em motores a diesel, e que desde a época em que trabalhava como mecânico na empresa de ônibus do pai ja convertia motores a gasolina para diesel...

  • #5
    Banido
    Entrada
    17/01/2007
    Idade
    48
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 0
    muita calma ai...


    motor de ciclo de otto é uma coisa motor diesel é outra completamente diferente

    Um bloco de um motor a gasolina não resistiria a pressão de uma bomba de diesel

    são conceitos de concepção de motor completamente diferentes

    se quer economia em um motor a gasolina tente o gvn ou o uso de álcool.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    31/03/2008
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Prezados,

    muito interessante esse EDUARDO BARREIROS...

    http://es.wikipedia.org/wiki/Barreir...i.C3.A9sel_S.A.


    Ele em 1952 registrou o nome BARREIROS DIESEL com o propósito de utilizar veiculos da 2ª guerra à gasolina transformando-os em Diesel, veja o texto:

    "A continuación, se procedió a registrar una marca para la actividad específica de latranformación de motores gasolina en diesel. El 6 de diciembre de 1952, Eduardo Barrerios Rodríguez, residente en Orense, solicita registrar la marca "Barreiros Diesel", con un tipo de letra que será popular en España durante dos decenios, vinculada a los "motores de
    explosión y de combustión interna, así como sus piezas y accesorios". La idea del nombre de "Barreiros Diesel" salió de Orense, de la misma cabeza y las mismas manos que transformaban en un taller los motores de gasolina en diesel".(1)

    Dizia ele que havia uma fartura de veículos superdimencionados (a gasolina) utilizados na guerra que poderiam ser convertidos em Diesel...

    Lado outro, é sabido que oportunidades surgem para os curiosos e corajosos, que ousam enfrentar desafios aparentemente insolúveis, que ao final renderam bons frutos. $$$$

    e ainda, em que pese a boa lembrança do gás natural, temos diversos inconvenientes: o enorme cilindro, peso, fim do porta malas, dificuldade de abastencimento no interior e até nas grandes cidades (não é qq posto que tem o GNV).

    muito interessante a discussão...

    isso poderia até virar uma monografia para os acadêmicos em mecânica!!! quem sabe?!

    a questão colocada a estudo? "é viável converter motores a gasolina em diesel?"

    vale frizar, que se for possível, e alguém desenvolver algum método, havendo procura, poderia ser um bom negócio, $$$$$, e, a tendência seria, já em escala comercial, do preço final ficar atraente.

    SEGUE O DEBATE! TODA INFORMAÇÃO, CRITICA E AJUDA são bem vindas!

    (1) http://www.unizar.es/eueez/cahe/garciaruizsantos.pdf

    abs



  • #7
    Usuário
    Entrada
    31/03/2008
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Em tempo,

    vale lembrar que viaturas espetaculares, mais antigas, e a gasolina, tem um preço bem acessível, pelo simples fato de consumirem muiiiito... ex.:

    Pajero, Dakota, Hilux, jeep...

    caminhonetes tem espaço para GNV, mas, e a pajerinho (3 portas) 3000 ou 3500? Jeep Wrangler 4.0? NÃO HA ESPAÇO!!!

    valewww!!

  • #8
    houve uma época em que era relativamente comum conversões clandestinas de motores de fiat 147, opala 4 cilindros e veraneio com motor 265 para diesel...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,806
    Agradecimentos: 0
    OK a convite do criador do Post, vou dar minha singela opnião baseada em algumas experiencias que conheci.

    É possivel a conversão de motor Otto para diesel ?: Sim é possivel.

    É viavel: Não

    Motores Otto trabalham com taxa de compressão bem inferiores as taxas diesel, sua construção fisica não é robusta o suficiente para as cargas geradas em um motor diesel, o rendimento ficara bem distante de um progeto genuinamente Diesel pois seus componentes dinãmicos náo foram projetados para tal funcionamento.

    Resumidamente: Até funciona, mas com alto consumo de combustivel, pouca durabilidade e um alto investimento relacionado ao custo beneficio.


    Já o inverso é largamente utilizado em empresas especialmente as ligadas a fabricação de alcool, projeto genuinamente Brasileiro e desenvolvido por meu Sogro a mais de 20 anos, que continua evoluindo.

    Resumidamente: Começou na usina Zillo Lorenzenti como experimento particular de meu sogro, em caminhões Scania 12 litros, Foi um sucesso o motor ficou perfeito e foi integrado a frota para mais testes, porem o alcool era injetado da mesma forma que o diesel, para tanto era nescessário um aditivo altamente toxico para a lubrificação da bomba injetora, o que inviabilizava seu uso em frotas, pois o risco era muito grande no caso de um acidente.

    Em virtude deste problema, esses motores foram utilizados largamente como estacionários.

    Mais tarde porem, veio a eletronica e hoje meu sogro converte muitos motores Diesel em Flex, ou seja Ciclo Otto e Diesel, onde o combustivel alternativo não entra mais em contato com o sistema de injeção diesel, pois tem seu proprio sistema de injeção.

    Só para quantificar um pouco, somente no nordeste este ano, foram convertidos 120 caminhões variados, que trabalham em usinas na safra de cana.

    Obviamente essa tecnogia está distante de nós, mas logo desfrutaremos dela, pois a Boch demonstrou enorme interesse e consolidou uma parceria.



    Abração.

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro Afonso!

    Lendo seu texto, me recordei do que escreveu sobre a primeira conversão.

    Quando eu erá pequeno (cheguei a ver um num ferro velho), existia o tal do "misto quente", já ouviu falar deste motor?

    Era um gm 6 cil, que se colocava o cabeçote do MB 1111, com sua bomba injetora.

    Cara, vazava, fumaceava e não rendia, mais para o pessoal das C14, até que ia bem...

    Sobre a segunda conversão, meu sogro tem um Valmet, ano 84, modelo 88, com motor MWM 229, que originalmente éra a álcool.
    Tinha duas B.I. boch, sendo uma para álcool, e outra para diesel (partida a frio)

    Então na primeira partida do dia, fazia a diesel, depois afogava esta e trabalhava com álcool, normalmente.

    Hoje, roda com diesel, foi retirado a B.I. que trabalhava com correia dentada.

    Nessa época, haviam muitos tratores a álccol na minha região, e a minha família tinha posto de gasolia, então vendíamos caixas fechadas de prooal da Bardhal, pois segundo o pessoal, assim não travava os bicos e bomba durava mais.

    Meu sogro não lembra a media do trator.

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,806
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Afonso!

    Lendo seu texto, me recordei do que escreveu sobre a primeira conversão.

    Quando eu erá pequeno (cheguei a ver um num ferro velho), existia o tal do "misto quente", já ouviu falar deste motor?

    Era um gm 6 cil, que se colocava o cabeçote do MB 1111, com sua bomba injetora.

    Cara, vazava, fumaceava e não rendia, mais para o pessoal das C14, até que ia bem...

    Sobre a segunda conversão, meu sogro tem um Valmet, ano 84, modelo 88, com motor MWM 229, que originalmente éra a álcool.
    Tinha duas B.I. boch, sendo uma para álcool, e outra para diesel (partida a frio)

    Então na primeira partida do dia, fazia a diesel, depois afogava esta e trabalhava com álcool, normalmente.

    Hoje, roda com diesel, foi retirado a B.I. que trabalhava com correia dentada.

    Nessa época, haviam muitos tratores a álccol na minha região, e a minha família tinha posto de gasolia, então vendíamos caixas fechadas de prooal da Bardhal, pois segundo o pessoal, assim não travava os bicos e bomba durava mais.

    Meu sogro não lembra a media do trator.

    Abraços.

    Kim.

    OK Grande Kim é isso ai veio, conheço sim o misto quente, pra te falar a verdade tenho um lixo desse jogado num canto, kakakakakakakakakaa.

    Da hora veio, muito bacana esse lance do trator do seu sogro, nunca tinha ouvida falar disso fora meu sogro.


    Abração.

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Grande Afonso!

    Se quiser, posso fotografar ele no domingo...

    Ainda tem umas letras do antigo adesivo "álcool"...

    Sobre o misto quente, tava pensando em fazer no meu ex-4.1 para ficar no engesa...

    ...já era da sucam mesmo...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade