Olá, uma pequena apresentação: Acompanho a uns 2 anos o 4X4 mas nunca postei. Sempre tive veículos "especiais", quase sempre com adaptações e usados no dia a dia, prefiro os on/off-road, mas sou eclético: Já tive de Landau a Bandeirante, além de buggys, Jeeps, Gurgel e motos das mais malucas.
Estou postando hoje aqui porque o pessoal do 4X4 também faz grandes adaptações e com muito conhecimento técnico. Desta vez pretendo fazer algo bem diferente.
Tenho um BR800, adorei o carrinho: Ótimo na areia e na terra, bom na cidade, ruim na estrada. O motorzinho boxer de 800 CC de 2 cilindros à agua, montado na dianteira com um câmbio de Maverick (alguns usam o do Chevette 4M) cardã e tração traseira tem pouca potência, então botei um VW 1600 que também não gostei por ser gastão e barulhento na dianteira. A distribuição de peso é ruim, com todo o peso na dianteira e como o carro muito curto e muito leve, com feixes de molas faz traseira pular e perder tração. Mesmo assim o carrinho é ótimo, versátil e ligeiro. O pessoal tem adaptado CHT, mas isso não resolve o problema de distribuição de peso.
Contei essa histórinha para não acharem que estou louco no que pretendo fazer, e por isso peço ajuda:
A solução seria colocar um AP na dianteira e passar o cambio para a traseira distribuindo melhor o peso e possibilitando uma suspensão independente. Para ligar motor e cambio pretendo fazer um sistema como o TTS do Carajás que nada mais é um prolongamento do eixo piloto dentro de um tubo e preso por rolamentos e buchas de tecnil imitando um cardã, talvez até usando algumas peças do Carajás, como a capa de embreagem. Só que o Carajás usa cambio de Kombi 4M e pretendo usar de Santana 5M.
Não parece ser complicado. Montaria o motor na dianteira e o cambio na traseira com coxins e daí faria as medições para o cardã e o tubo. Como o BR800 é muito curto o "cardã" seria pequeno, minimizando alguns efeitos indesejáveis que aparecem no Carajás, como a inércia do cardã sobre a embreagem.
O que me dizem, será que é viável?