x
Convex Datacenter
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678
Resultados 85 a 95 de 95
  • #85
    Banido
    Entrada
    07/05/2004
    Idade
    74
    Posts
    630
    Agradecimentos: 0



    Esse carrinho é a antitese do que é um off-road de verdade pra mim.

    Pra mim tem que ser:
    Grande, com muito curso de suspenção, pneus enormes, boa autura livre
    e principlamente, um motor muito potente e com muito torque.

    Como eu ja disse:
    Tah mais pra Palios e derivados adventure, Gols e derivados cross-alguma-coisa, Fordeco Sport.....
    Gurgel Super Cross Arquivos Anexos

  • #86
    Citação Postado originalmente por Klendatu

    (...)
    Pra mim tem que ser:
    (...)
    Exatamente isso! Gosto pessoal é igual C#@* ... cada um tem o seu. Isso não se discute!

    Em relação ao Quatrax e à adaptação do X12 4x4, acho muito louvável a iniciativa do seu idealizador! (minha opinião )

    A[]'s
    Márcio[/b]

  • #87
    Usuário Avatar de ereidler
    Entrada
    07/04/2008
    Idade
    45
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Na boa (Santa ignorância)

    Santa ignorância. Ninguém viu o Jeg nacional com a mesma mecânica do gurgel, só que 4x4? A Kombi 4x4?

    Valores excelentes em testes inclusives de resistência.

    Nem se compara à mecânica precária dos willys da época que quebram que é uma beleza.

    Eu mesmo, tenho um Jeg 4x2 que está vivo com motor e câmbio originais ja faz 23 anos. E olha que era modelo de teste da fábrica... Eles judiaram do carro como podiam.

    Eu tb faço trilhas direto e uso o carro pra trabalhar todos os dias.
    Mecânica simples e muitas coisas eu mesmo consigo arrumar.. A diferença dele pro gurgel xavante/tocantins é que a carroceria é de aço e ele é um pouco mais alto, usando mecânica de kombi em vez de usar a de fusca.

    Mesmo assim, a mecânica de fusca era tão simples quanto a de Kombi e também muito resistente.

    Eu tenho um Jeg e sei do que ele é capaz. Quem tem um Gurgel com motor boxer, também deve saber.. É carro offroad sim. Vamos colocar o willys numa pista de motocross e ver se ele sai inteiro de lá. Ou uma cherokee.. Até mesmo uma defender 110.

    Duvido não quebrar nada.. (Não precisa andar muito devagar.. Onde está a emoção da decolagem?)

    Se o Jeg aguenta eu acho que o Gurgel deve aguentar também...

    Agora.. se o Jeg 4x2 sem selectraction (o meu no caso, mas ja estou providenciando a instalação desse nobre recurso) já dá um pau em muito jipe 4x4, imagina o Jeg 4x4.. Simplesmente imbatível por muitas razões. Uma delas é a sua elevada resistência

  • #88
    Bom, acho que posso dar uma pequena contribuição aqui...
    eu sempre tive uma boa admiração pelos Gurgéis, tá certo que não gosto muito do Supermini(muito pequeno), mas gosto bastante do X12, tanto que como eu mexo com modelismo, resolvi fazer um Gurgel para mim na escala de 1:25 e usando estireno(plástico) como material, bom durante a construção fui pesquisando o histórico do veículo e acabei até achando um X12 com mecanica do Jeep, bom depois que eu terminei o primeiro que foi um com teto de lona, resolvi fazer a versão teto rigido e brincando mais um pouco acabou saido uma pickup também...
    bom, mas no final das contas eu acabei imaginando como seria um Gurgel mais atualizado...
    que tal essa versão para um X13?
    Dá pra sair até uma versão pickup...
    logo logo eu vou me arriscar á fazer essa dupla na escala
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gurgel Super Cross-gurgel-x13.jpg   Gurgel Super Cross-gurgel-pickup.jpg  
    4X4 Brasil Razão: fotos não abrem

  • #89
    Eu tenho um carajás 4x4, com o valor dele eu poderia comprar qlq jipe do mercado desde willis ate engesa, mas optei pelo meu carro pela imensa paixão que tenho pelo Carajás e pela trajetória da Gurgel, meu carajás é 1 mes mais velho que eu e meu x-12 4 anos mas mesmo assim eu os tenho e não troco por nenhum carro novo seja ele qual for. Tem gente que não conhece a trajetoria da gurgel e nem seus carros e fica falando coisas sem fundamento, infelizmente não é 1, 2 são vários... só nos resta dar risada

    Meu Carajás
    Motor/Cambio: Sprinter 310
    Transferencia: Hilux
    Eixos: Rural, sendo o tras. flutuante
    Pneus: BF A/T 33'
    Chassis: Camper/Engesa
    Guincho Hdw 9000lbs.
    entre outras coisitas...

  • #90
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    To chegando agora nesse tópico... e tá bom de ler e de rir..
    mas uma coisa me chamou muitoooooo a atenção:

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    principalmente pelas suas críticas sem fundamento e seu método de avaliar a qualidade de um carro em função do tipo de dobradiça de porta utilizado.
    Deixa a turma do Land Rover saber disso que vai ter gente rolando no chão de tanto rir...
    Pelo método de avaliação aqui exposto, a BANDEIRANTE tá no mesmo balaio das Lands e dos Gurgéis, pq as BANDS tem dobradiça externa.

    Mas o assunto é gurgel, e como estive em Rondônia faz pouco tempo, faço meu relato: o pessoal de lá gosta muito do gurgel e se vê bastante por lá. É o veículo que resistia às condições de estradas, antes do mercado 4x4 explodir e virar moda.
    Sim, pq se olharmos com atenção o nosso mercado, nossas montadoras (mesmo que tragam veiculos 4x4 da argentina -Ford ranger p. ex.) temos infinidade de opções tracionadas e alguns lançamentos com "locker" - linha adventure, palio week, idea. Tudo por conta do modismo e muito provavelmente essas trações ou lockers nunca serão utilizados.
    Trabalho num órgão público federal que recentemente comprou uma ranger cabine dupla 4x4 e o pior, sem motivo para tal, pois uma 4x2 atenderia muito bem para o uso que é feito dela.

    Eu nunca tive gurgel, não pretendo ter, MAS respeito o veículo, porque são valentes e resistentes.
    Como veterinário, já pude presenciar fusca, brasília, variant e também gurgel sem nenhuma preparação passando em lugares que muito "JIPEIRO" com certeza usaria a 4x4LOW para passar.

    É isso aí...
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #91
    eu ja tive uma idéia de fazer umas modificações num supercross, entre as quais converter para 4x4 usando a transmissão de algum keitora japonês... e a do subaru sambar talvez (acredito que não seja tão fácil em função do motor transversal) pudesse servir para quem quisesse converter um x12 em 4x4, problemático seria importar os componentes para fazer a adaptação...

  • #92
    Citação Postado originalmente por NeRo Ver Post
    Fala pessoar!

    Eu respeito a Gurgel! Valorizo o que ela fez!
    Mas respeitosamente... a Gurgel não tomou tombo de empresa ou governo nenhum... tomou tombo sim do mercado! O mercado não queria os produtos da Gurgel.
    Na verdade... a Gurgel nunca pode competir com as multinacionais, seus produtos estavam sempre à beira... muitos eram visionários.
    O X-12 eram exceção... mas lembro bem de um teste da 4Rodas em que o BR800 tinha um problema de suspensão: suas duas bandejas tinham medidas diferentes.
    Eram feitas à mão? Processo de produção em série com esse tipo de defeito?
    Cara, uma empresa tomar uma rasteira do governo jamais será uma exceção ou algo raro, alguém lembra aí da Engesa e da Envemo ? Pois é, o Hummer H1 teve muita solução de engenharia ROUBADA dos engenheiros da Engesa, que na época tinham parceria com a americana AM General, se não me engano, que é a responsável pelo projeto do Hummer, então, acho que a indústria automobilística nacional como um todo merece respeito. Da mesma forma o motor de concepção AP da Volks foi desenvolvido no Brasil, por engenheiros brasileiros, e no entanto a base de seu funcionamento foi, ou ainda é, copiado até hj, até mesmo pela AUDI !!! O que falta pro brasileiro é se informar um pouco melhor, e confiar um pouco menos no comentário popular geral. Pensar, gerar uma opinião com base sólida, e então comentar sobre algo.

    Gurgel foi um fracasso ? me diga o nome ou a marca de outro veículo da mesma época do Gurgel, que fez o mesmo sucesso que ele, não precisa nem ser do mesmo segmento, competindo com qlqr outro carro da mesma época, o Gurgel fez milagre.

    Quem diz que esse jipinho ( X-12 ) é fraco e quebradiço, deve ser fã de Fiat 147, ou ficou trancado no fundo do oceano nos últimos 50 anos. Gurgel, Fusca e Baja tem praticamente tudo em comum, e vai querer discutir a durabilidade de um fusca ? Conhecido mundialmente por ser um carro inquebrável, aventureiros já cruzaram desertos com eles... aliás, esse era o mkt da porsche/volks, o carro pra cruzar um deserto sem precisar de uma gots de água, foi o grande trunfo e sensação da época.. os 1ºs porsche era refrigerados a ar, com mecânica VW !!!
    Com todo esse histórico de engenharia, tinha como o X-12 ser boicotado ? tinha, e tanto que aconteceu, e por parte do governo corrupto ( nenhuma novidade, boicotam qualqr tipo de empresa, até hj, com esses absurdos de impostos ) e a volkswagen.

    O Gurgel, seja qual for modelo, sempre teve aptidão p/ o off-road moderado, com manutenção mínima. Incrível a solução do freio traseiro bipartido. Em erosões esse jipinho c esse freio deixa muito 4x4 na poeira. levantando a suspensão, com pneus mais agressivos, e um guinchinho mixuruca, verá o gurgel indo mais longe e quebrando menos que um Niva por exemplo.

    E por falar em Niva, o sistema 4x4 que tanto comentam, é nada mais nada menos que a mecânica do Niva 1.6 carburado. trocam-se os eixos, suspensão, câmbio, tira tudo original fora, menos o motor VW, e coloca todo sistema do Niva. Dizem que fica MUITO bom. Quem acostumado c niva, acha o carro mais leve, quem acostumado c Gurgel, vai achar mais pesado um pouco e talvez mais xoxo de saída. Mas a vantagem é ter um Gurgel 4X4 integral, com bloqueio e reduzida !!! Vira um Niva, mas com motor e carroceria de gurgel.

    Pra quem não acredita, assisti a matéria dessa adaptação no Autoesporte. E não é gambiarra, a estrutura do Gurgel aguenta as adaptações s/ problema. Não sei quem faz, mas sei que fazem.

    respeito ao Gurgel, tanto ao carro quanto ao indivíduo.

    Eu já tive um Gurgel X-12 e é muito mais jipe que vários 4x4 por aí.

    []
    4X4 Brasil
    VITARA V6 2.0 - 235-70/16r Ost Oligator + 2"susp + guincho + braço e coragem

  • #93
    Pessoal,

    Sobre os que pensam que substituir os motores Enertron (de 792cc) por motores AP, sugiro que primeiro considerem alguns pontos.

    Por exemplo, é interessante levar em conta o excesso de peso no eixo dianteiro (um motor AP pesa consideravelmente mais que o motor da Gurgel), o tamanho (um AP não cabe muito facilmente no espaço reduzido dimensionado para o Enertron), o consumo (que é muito menor no caso do Enertron!), o sistema de ignição (a Gurgel adotava um sistema eletrônico, sem distribuidor nem platinado, muito mais resistente a intempéries), entre outros pontos diversos.

    Aliás, outro ponto importante diz respeito ao torque máximo e sua relação com a potência em um determinado momento: no caso do Enertron, o torque máximo aparece cedo, já que são 66Nm @ 2500rpm. Parece pouco, mas para um veículo com 625kg, são 23cv @ 2500rpm. Nenhum dos carros 1.0 mais populares atualmente (Gol, Palio, Uno) chega nesta relação peso/potência nesta rotação, o que reflete numa agilidade muito boa para os veículos da Gurgel.

    Claro que a potência final é menor sim, mas quando você começa a olhar os gráficos em vez dos números, e a fazer algumas contas, percebe que este motor é muito bem desenhado e adaptado para o veículo em questão. Sugiro aos incrédulos que andem com um Supermini, dêem uma volta pela cidade, estrada, subam ladeiras, e aí vejam se realmente é necessário um outro motor.

    Bom, sobre a Gurgel em si, depois de tudo que foi dito neste tópico é até redundância falar novamente. Mas para quem quer ter uma visão geral da história, tem uma matéria bem informativa e imparcial sobre a Gurgel no BCWS, neste link:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/hm/2...o-gurgel-1.htm

    Abraços,
    Leonardo

  • #94
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    eu ja tive uma idéia de fazer umas modificações num supercross, entre as quais converter para 4x4 usando a transmissão de algum keitora japonês... e a do subaru sambar talvez (acredito que não seja tão fácil em função do motor transversal) pudesse servir para quem quisesse converter um x12 em 4x4, problemático seria importar os componentes para fazer a adaptação...
    o europeu Fiat Panda 4x4 parece ideal, se conseguir importar a mecânica dele... é leve e ágil, ideal pra situação. não tem reduzida .

    []
    VITARA V6 2.0 - 235-70/16r Ost Oligator + 2"susp + guincho + braço e coragem

  • #95
    Usuário
    Entrada
    09/08/2015
    Local
    Patos de Minas/MG
    Idade
    73
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Francamente, "Klenadu", você nao entende absolutamente nada de veículos Gurgel. Saiba que o grande João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um brasileiro que merece enorme respeito e admiração de todos nós. Ao afirmar que "A Gurgel faliu pq fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente" você demonstra desconhecimenti até de História do Brasil. Saiba que a Gurgem faliu não pelos motivos que aponta, mas por falta de apoio do traidor governo Brasileiro (Collor), que sucumbiu o lobby da indústria estangeira. Veículos Gurgel trafegam até hoje e são alvo de cobiça de inúmeros admiradores. Informe-se e retorne a este fórum, com pedido de desculpas.


    Citação Postado originalmente por Klendatu Ver Post
    Não acho que essas carinhos seriam bons foras-de-estrada. Ser leve nem sempre é vantagem, depende do terreno, o curso da suspenção deles é pífia, altura livre, minima. angulos de entrada e saia tb ruins, não tem espaço para pneus adequados. Pra fazer com que eles tenham essas caracteristicas seram nescesárias tantas modificaçoes que ficariammais fácil fazer outro carro.

    Esse super cross tá mais pra esses off-roads engana besta. palio, gol, doblo, paraiti, strada, montana, fiesta(ecosport) e (pasmen) Fox. Que seguem a receita de suspenção 2 dedos mais alta e parachoques pretos, como é fácil fazer um off-road!!!


    A Gurgel faliu pq fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente, não teve como competir com a concorrencia que oferecia produtos muitos superiores, principamente com a abertura das importações. A gota dáqua foi um golpe que acabou sendo um tiro no pé, tramou com governo um subsidio na forma de imposto menor para veiculos de até 1000cc(que dura até hj) para diminuir o preço do seus carros equipados com o seu motor propio de 800cc(na verdade um motor de fusca cortado do meio) e assim aumentar suas vendas, so que as outras montadoras simplesmente diminuram o motor dos seus carros de entrada(gol e Uno) para aproiveitar o subsidio, tornando-se muito mais competitivos devido a qualiade superior.
    E essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas. Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado.

    Um exemplo do era a gurgel, é o modelo Carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha cardã, a tração era traseira sendo o motor dianteiro ecaixa de marcha traseira, era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com flanges nas estremidades, que vibrava como um auto-falante. calculem a durabilidade.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade