x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 96
  • #1
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Ajuda "Javalizeiros"!!!!!




    Olá Pessoal dos Javalis,
    Estou precisando da ajuda e experiência de vcs!!!Estou pensando em comprar um Javali e queria saber dos que entendem quais pontos devo observar!!!!já ví muitos relatos de alguns temas,motor,etc!!!não tenho tanto medo do motor CBT 3 cil, acho que se for comprado em bom estado e bem cuidado deve ser bom!!!meu grande medo são a cx marchas/ redução e diferenciais!!!dizem que o câmbio é um clark procede?os diferenciais iguais ou similares com os Dana 44!!!!Gostaria que vcs me ajudassem pois quero ter um "bicho" destes!!!!todos os javalis são freio a disco dianteira?acha peças do motor CBT com certa facilidade(exceto Tratorgama)????principais problemas que "a maioria" do jipes costuma apresentar.etc!!!!!segue meu email caso alguém queira responder pvt: simtesch@yahoo.com.br E outra coisa já passou da hora de ter o Tópico Javali!!!!!só depende de vcs!!!Espero ajuda mesmo!!!obirgado
    abs

    Roland Tesch

  • #2
    Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Idade
    61
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Na verdade o maior problema do Javali é mesmo o "Motor", tem bom torque em baixa rotação mas pouco desempenho, muita trepidação e barulho típico de qualquer motor 3 cilindros Diesel. Quanto ao resto não há tanto problema assim, é mais lenda. Jipe nenhum agrada a todos os jipeiros, se consultar os tópicos verá, e problemas todos sem nenhuma excessão os tem.Não existe jipe que não quebre e que não possa ser melhorado ,"não existe!",. O câmbio é o Clark 260F,a tcase é uma fusão de parte da Clark (parte onde fica a alavanca) com uma caixa ainda não identificada por mim, mas deve ter sido copiada de outra já existente, pois a CBT/MPLM aproveitou muita coisa dos veículos leves/medios da época, os dif são DANNA44 com relação 13/41, freios a disco todos, com pinças da Kombi, traz tudo da F1000 antiga , feixes diat Rural e traz da F75, semi-eixos semelhante aos DANN44 19 estrias.No mais suas peças ficam entre (D10,C10,D20,A20,Kombi,Rural, F75,e etc).O motor dizem ser um estacionário da MB, adaptado para veicular.Ele é a maior causa dos problemas do javali, devido a constante desregulagem da bomba injetora ocasionando a dificuldade na partida.Trocando o motor vc terá um bom jipe pois tudo nele é simples como o Jeep.

  • #3
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Ajuda Javali mais dicas por favor!!!

    Zé Renato mais uma vez obrigado pelas dicas!!!achava que mesmo sendo um motor "excêntrico" 3 cil era um bom motor de baixa rotação, bastante econômico,etc(exceto vibração,etc) queria manter o mesmo original,desregula com muita frequência, muito complicado sua manutenção???.Sei que muitos dos que falam mal nem mesmo conhecem o jipe!!!e que todos os carro tem problemas específicos da marca!!!! não quero para longas viagens e sim algumas trilhas de leves a médias!!!!minhas dúvidas maiores eram em relação aos eixos e tcase mas vc me esclareceu alguns pontos!!!obrigado pelas dicas!!!!PESSOAL DO JAVALI, PRECISO DE MAIS OPINIÕES SOBRE O JIPE!!!
    Obrigado
    Roland

  • #4
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Roland, eu também estou querendo comprar um Java, na verdade já está até combinado com o antigo proprietário, mas ainda está pendente a questão da documentação. A minha idéia sobre o java é fazer algumas mudançãs que julgo simples e viáveis. Primeiro, eu vou colocar outro motor, ou um Mercedes 608 ou um Perkins Q20b4.236 . Em qualquer caso o motor vai ser desmontado, consertado, regulado e depois de montado eu vou turbiná-lo. O cambio eu vou colocar um do Toyota de 4 marchas caso use o motor 608, ou um clarck 240v caso o motor seja o Q20b. A caixa de redução eu vou usar a do Toyota Bandeirantes. Os eixos eu acho que não tem o que mexer. Freios também. As molas eu vou trocar pelas molas do Toyota Bandeirantes, e o resto é perfumaria.

  • #5
    Usuário Avatar de José Tadeu
    Entrada
    14/07/2004
    Local
    Palmas/PR
    Idade
    60
    Posts
    132
    Agradecimento: 1
    Roland e Dalmo:

    Tenho um Javli desde de 2003, qualquer veículo tem seus prós e contras, mas, o Javali, acho que é bom jeep. Sempre gostei de toyota, mas, não troco o meu por toyota. Coloquei no meu um MWM 229, turbinado, ficou excelente, coube justo no compartimento, talvez o perkins 4236 ou o Q-20-B, fiquem melhor, porque são menores. Coloquei a caixa do toyota 4 marchas, os feixes de mola do toyota, devido ao aumento do peso; os eixos não modifiquei e não tem porque trocá-los, devido a relação, 13x41, são em torno de 18% mais longos que os do toyota, aí está o segredo, enquanto você está no Toyota a 100 km/h, a 3000 rpm, na mesma velocidade, está andando tranquilamente com o Javali.

    Abraços

    Tadeu

  • #6
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    José, o seu Java ficou muito bom mesmo, eu tenho umas fotos do motor dele salvas no meu computador, para ajudar a fazer a adaptação do meu. Concordo com vc em número e grau, todo veículo tem prós e contras, eu já andei numJavali e gostei muito, e as idéias dos engenheiros da CBT , como por exemplo, em fazer um jipe com chapas retas, também são muito boas, esta por exemplo facilita sobremaineira o concerto de uma eventual batida.
    O que eu mais gosto no javali é a possibilidade de se usar um motor robusto e potente, como os MWM 229, que na minha opinião, ainda são exelentes motores.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/04/2008
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Aos Javalizeiros, orgulhosamente!!!!

    Saudações jipeiras a todos.

    Seguinte, tenho um Javali desde 2001 e ele está hoje na versão 3.5.9 Plus Advanced.

    Quando comprei já não tinha o motor 3 cil, mas tbm não tinha um motor bom. Era um motor do paraguai precursor dos 14B da toyota, pra ter uma idéia, ele era o "B", o original.

    Bom, o que posso dizer é que adoro o Javali mas dele hoje só tenho o chassi, a lata e o câmbio.

    Ao longo do tempo eu fui modificando e hoje ele está na seguinte configuração:
    Motor Maxion HSD 2.5 Turbo - versão S10
    Diferencias do Troller - 5 furos sem roda livre
    Tração da Sportage - não prestou, vou trocar (fui na onda da tratorgama)
    Câmbio Original Clark
    Direção hidráulica da F1000 moderna.
    Cilindro de freio eu não sei de nde é e o hidrovácuo é do gol bola (e bão hein)
    Rodas da Ranger Aro 15 com pneus 35"
    Suspensão genérica - Com estirantes feitos de molas de caminhão e suportes fabricados por mim, estabilizadora dianteira do troller e trazeira da ranger. Muito alta, muito mesmo.

    Do motor original não posso falar mas dos diferencias originais sim. Eles não permitem alteração da relação pois a coroa e pinhão não seguem o padrão DANNA. A vedação do dif. dianteiro é péssima e entra muita, mas muita água dentro. Não tem jeito, fiz de tudo e não resolveu. A relação 13X41 é muito longa e não serve para motores modernos de alto giro, principalmente os turbinados pois é muito difícil encher a turbina.
    O Câmbio é ótimo mas para a relação que está o meu hoje, falta uma 5ª marcha.
    Viajo com o meu em rodovia toda semana, 200km ida e volta e ando na média de 100 a 110 km/h.
    Na trilha é muito bruto, nossas trilhas aqui são longas e muito pesadas, com muita água (Pantanal Sulmatogrossense) deslocamentos (média de 600km) e percursos de trilha (média de 300km) muito extensos e por isso os jipes tem de ser confiáveis.
    O chassi suporta qualquer adaptação. É tubular e muito resistente e leve.
    tem um cofre para colocar qualquer motor e ainda ar condicionado, e sobra muito espaço para instalar um grande radiador (muito util em trilhas longas e quentes)
    A Lata é espetacular, nem ferrugem acaba com ela.

    É isso, e gosto de discutir adaptações, eu mesmo as faço e até posso dizer que entendo um pouco. De javali então!!!!!

    Abraços a todos.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/04/2008
    Idade
    57
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Opa, só pra completar a história, coloquei as molas aspirais do troller.

  • #9
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    E as fotos?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    01/05/2008
    Idade
    62
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Chico, você realmente gosta de adaptações e isso é essencial para quem tem javali, eu tenho 2 (!!!) e andei fazendo pequenas alterações, mas preciso melhorar os bichos; então mande fotos para o pessoal do porcão.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/05/2008
    Idade
    62
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Roland, tenho Javali desde 1997, quando comprei o primeiro, cujo chassis é o de nº 25 (isso mesmo, quase protótipo), ano 1989. Depois disso, em 1998, comprei um 1991, chassis n° 1.354 e de lá para cá, foi só alegria, não tenho nada sério a reclamar do jipão. É claro que o bicho possui suas limitações, que devem ser conhecidas e respeitadas, pois o projeto da CBT foi o de construir um jipe para serviço pesado, de baixo custo e de fácil reposição de peças; além disso o processo natural de evolução do produto foi interrompido com a falência da Companhia Brasileira de Tratores, fabricante do jipe, o que dificultou mantê-lo "original", pela falta de peças específicas fabricadas pela CBT, que hoje só são encontradas em São Paulo (na Tratorgama) e são caras. Dependendo o ano do jipe que você comprar observará que ocorreram inovações no decorrer do tempo, sendo que os últimos fabricados apresentavam inúmeras soluções novas, conforme catálogo da evolução do produto, publicado pela própria CBT, do qual possuo cópia. O mais importante, antes de comprar, penso eu, é se perguntar: qual o uso que pretendo dar ao Javali? Se for serviço, é só mantê-lo original, fazer uma boa revisão em um mecânico de confiança (e de jipe) e fazer as manutenções periódicas básicas. Agora, se for para outra finalidade, como trilha, lazer, aí você terá inúmeras possibilidades; é só dar asas à sua imaginação e preparar o bolso ... Estou à sua disposição para conversar sobre o pouco que sei de Javali.

  • #12
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Ajuda Javali

    Pessoal,
    Obrigado a todos pelas dicas!!!!Essa pergunta já fiz várias vezes e realmente gosto do estilo do Javali, gostaria de achar um original, com motor 3cil,etc, pretendo fazer alguns passeios, trilhas leves, nada muito ruim!!!!!tinha dúvidas em relação aos eixos, cx marchas, tcase,etc; acho algumas peças extremamente caras!!!o pessoal da Tratorgama exagera na dose!!!sei que existem diversas opções de "upgrade" variando somente de acordo com o bolso!!!!não pretendo fazer muitas modificações, somente uma boa manutenção inicial, rolamentos, retentores,etc e ir arrumando tudo aos poucos. Tenho outra dúvida: as rodas livres para ele somente Tratorgama? só serve no javali mesmo???estou vendo um até arrumado, mas está com a RL quebrada e a alavanca do câmbio muito molenga, já me falaram que pode ser "kit da alavanca com a mola ou coisa assim",(inclusive durante um teste fui engatar a ré e encavalou, não desengatava mais, depois um mecânico foi e conseguio desengatar) ainda foi feita uma genialidade de "isolar" o freio dianteiro e tirar fora o disco de freio, ou seja, um jipe com esse peso só freiando na traseira!!!Estou tentando baratear este carro devido a estes pequenos detalhes!!!
    mais algumas dúvidas:
    Cilindro mestre só original?
    cilindro de roda qual serve?
    rolamentos rodas acham certa facilidade?parecidos ou iguais ao do Jipe Willys???
    quanto litros óleo motor???
    filtros só originais (ar,diesel e óleo motor)????
    Obrigado pelas dicas!!!!!!!!!!!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Suzuki Swift Ajuda
      Por arqueiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 16
      Última resposta: 17/05/2004, 14:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade