x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Carretinha DIY

  • #1
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0

    Carretinha DIY




    Pessoal, pessoal,

    Estou com uma ideia, e queria tirar umas dúvidas com quem já fez ou conhece o caminho das pedras...

    O que estou querendo fazer é uma Carretinha, emplacada que dee para levar:

    Isopor tamanho GG
    Churrasqueira - pelo menos uma base para colocar aquelas churrasq. portateis
    Guarda-Sol com suporte
    Um reservatorio de agua para um banho de água doce talvez ativado por uma bomba eletrica de combustivl
    Talvez até uns altos falantes ligado no sistema de som do carro.

    Tipo assim, uma carretinha churrascator tabajara para levar nos passeios rebocado por um 4x4. Mas, como ela tem que ser bem feita para segurança e emplacada, pergunto:

    Qual eixo de qual carro costuma-se usar?
    Qual material e design do chassi para usar sobre esse eixo?
    Qual a suspensão mais simples que irá dar conta do recado?
    E finalmente, como faço para emplacar depois?

    Pois o que tenho visto, são vendidos carretas por cerca de R$ 1.500,00. Mas para mim sairia caro e queria fazer algo, aos poucos, do zero, pois tenho máquina de soldar, soldador, tinta e pintor a disposição.

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Ojaneri,

    Acho que o primeiro passo definir o tamanho.

    Vai rebocar com o Troller ou com a Ranger ?

    Vai levar em passeios ligth ou trilha ?

    A um bom tempo já mostraram umas churrasqueiras, mas era para alfalto.

    Abraços Du.

  • #3
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Pessoal, pessoal,

    Estou com uma ideia, e queria tirar umas dúvidas com quem já fez ou conhece o caminho das pedras...

    O que estou querendo fazer é uma Carretinha, emplacada que dee para levar:

    Isopor tamanho GG
    Churrasqueira - pelo menos uma base para colocar aquelas churrasq. portateis
    Guarda-Sol com suporte
    Um reservatorio de agua para um banho de água doce talvez ativado por uma bomba eletrica de combustivl
    Talvez até uns altos falantes ligado no sistema de som do carro.

    Tipo assim, uma carretinha churrascator tabajara para levar nos passeios rebocado por um 4x4. Mas, como ela tem que ser bem feita para segurança e emplacada, pergunto:

    Qual eixo de qual carro costuma-se usar?
    Qual material e design do chassi para usar sobre esse eixo?
    Qual a suspensão mais simples que irá dar conta do recado?
    E finalmente, como faço para emplacar depois?

    Pois o que tenho visto, são vendidos carretas por cerca de R$ 1.500,00. Mas para mim sairia caro e queria fazer algo, aos poucos, do zero, pois tenho máquina de soldar, soldador, tinta e pintor a disposição.
    Eu fiz duas carretinhas. Ná época era fácil. As exigência feitas pelo detran para emplacar eram simples de cumprir: Marcação em relevo com um número de chassi fornecido pelo Detran, todos os parafusos com porca e contra porca, placa no centro ou no lado esquerdo, amortecedores, pintura preta e amarela na traseira e para-barro.
    Hoje só é possível com a assinatura de engenheiro responsável e laudo favorável do Imetro e assim é preferível comprar uma usada.
    As que construí usei as peças do eixo traseiro do Gol (ponta do eixo, rolamento e cubo). As molas usei a da cabina do caminhão Mercedes 1113.

    Apenas como curiosidade: Um amigo conseguiu licenciar um carretinha que ele mesmo construiu da seguinte forma: Como um irmão dele tinha uma igual ele simplesmete clonou a placa , o número do chassi e tirou uma segunda via do documento.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por du Ver Post
    Ojaneri,

    Acho que o primeiro passo definir o tamanho.

    Vai rebocar com o Troller ou com a Ranger ?

    Vai levar em passeios ligth ou trilha ?

    A um bom tempo já mostraram umas churrasqueiras, mas era para alfalto.

    Abraços Du.
    Queria puxar em qq um dos dois...

    Eu achei uma carretinha semi nova por R$ 1.200,00 estilo fazendinha. To tentado a pegar ela, e fazer uma 'armação' que entre nela e presa por parafusos com borboletas, levaria toda a parafernalia. Quando quisesse usar para levar carga, era so tirar as borboletas e levantar a armação, deixando ela livre.

  • #5
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Queria puxar em qq um dos dois...

    Eu achei uma carretinha semi nova por R$ 1.200,00 estilo fazendinha. To tentado a pegar ela, e fazer uma 'armação' que entre nela e presa por parafusos com borboletas, levaria toda a parafernalia. Quando quisesse usar para levar carga, era so tirar as borboletas e levantar a armação, deixando ela livre.
    Se estiver em boas condições, o preço está bom.

    Verifique o ângulo de saída. Talvez quando instalada na Ranger fique um pouco rebaixada atrás. Se for o caso já dê uma levantadinha nela.

    Embora não seja obrigatório o estepe, verifique se a furação da rodas são iguais, provavelmente não, deve ser uma boa idéia investir em um estepe.

    Coloque umas fotos para podermos opinar. Sua idéia acho que é o desejo da maioria.

    Abraços Du.

  • #6
    outro dia na fernão dias eu vi um cj-5 com uma carretinha fazendinha bem alta com uns pneuzoes tava quase da altura do jipe bem legal...

    eu tenho um eixo de carretinha em casa mas não sei de que carro é, as panelas são de fusca 5 furos vou montar uma carretinha tbm e depois meter um bode na de jet que eu tenho
    a susp. dela é feixe de mola mas sei la do que é.

    um amigo meu tem uma com mola helicoidal é um quadro traseiro de gol, é bem macia não pula nada mas quando vc da mais que 120 ela parece um joão bobo

    até mais

  • #7
    Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Idade
    45
    Posts
    3,321
    Agradecimentos: 2
    Eu fiz uma carretinha que puxo no jeep, usei eixos da picape estrada, com feixes de mola e amortecedores. abraços
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #8
    Banido
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,477
    Agradecimento: 1

    Fabricacao Artesanal parte 1

    Experimente criar a sua carreta e registre como fabricacao artesanal

    Procedimento de Veículo: Primeiro Registro de Reboque de Fabricação Artesanal
    Constitui-se no primeiro registro do reboque no Detran e na Base de Índice Nacional, com atribuição do número da placa, tarjeta, lacre e expedição do CRV/CRLV.

    Da Pessoa Física
    Cópia do documento de identificação e CIC;
    Comprovante de residência ou declaração equivalente.
    Da Pessoa Jurídica

    SE SOLICITADO PELO CLIENTE
    .Cópia do documento de comprovação de titularidade, constando o nº do CNPJ e endereço;
    .Cópia do documento de identificação e CIC do titular da empresa.

    SE SOLICITADO POR EMPLACADORA
    .Cópia do cartão de CNPJ ou do Contrato Social e a assinatura do responsável pela empresa solicitante, no envelope – formulário específico.
    .Apor a assinatura do responsável pela emplacadora no envelope – formulário específico.
    Do Reboque

    . Nota fiscal das peças do reboque;
    . Parecer técnico de segurança veicular e anotação de responsabilidade técnica do eng. responsável (se peso bruto até 350kg) ou Certificado de Segurança Veicular (se capacidade de carga maior que 350kg);
    . Autorização para gravação do nº VIN no chassi;
    . Declaração da empresa que gravou o nº VIN;
    . 4 fotografias coloridas ou cópias digitalizadas com dimensão mínima de 10x15cm do reboque (lateral direita, lateral esquerda, dianteira e traseira);
    . Laudo de vistoria constando o PBT e decalque de gravação do nº do VIN do chassi.
    Taxas

    Obrigatórias

    1º Emplacamento............................. 104,57
    Licenciamento Anual ......................... 72,04
    Vistoria de Veículo.......................... 24,40
    Total....................................... 201,01
    Eventuais

    Número Especial de Placa.................... 253,28
    Notas Importantes

    DA ASSINATURA DO REQUERENTE NO "ENVELOPE/FORMULARIO" ATUALIZADO 13/10/2009
    Somente o proprietário ou seu representante legal poderá solicitar ao Detran/SE, mediante a assinatura no formulário Requerimento de Serviço, a efetivação de qualquer processo de veículo. Entretanto, excetua-se desta exigência o serviço de Certidão para Seguradora. Sendo que no processo de certidão para seguradora será exigido uma copia autenticada do recibo de compra e venda (CRV) devidamente preechido,assinado e reconhecido firma em nome da seguradora,identidade e CPF do representante alem do oficio da seguradora solicitando o serviço.
    DA CÓPIA DO CPF - ATUALIUZADO EM 15/09/2009
    A cópia do CIC poderá ser substituída por consulta de regularidade do CPF, através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
    DA DATA PARA EFEITO DO 1º REGISTRO
    Será considerada como data de aquisição para efeito do primeiro registro, àquela constante no campo da data de última atualização do pré-cadastro.
    DA DISPENSA DE AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS - ATUALIZADO EM 15/09/2009
    As cópias dos documentos pessoais (RG, CPF etc.), do documento de comprovação de titularidade etc, não necessitam da autenticação em cartório, desde que sejam acompanhadas dos originais para verificação de autenticidade ou estejam conferidas pelo despachante credenciado se o processo for dado entrada pelo setor do despachante.
    DA IMUNIDADE DE IPVA
    O reboque é imune de IPVA e seguro obrigatório - DPVAT, posto que não se caracteriza como veículo automotor.
    DA PROCURAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE PROCESSO - AT.17/09/2009.
    A execução do serviço através de procuração só será aceita uma única vez ao ano, a não ser em casos excepcionais, os quais precisarão de autorização da Gerência de Veículos - GERCONV ou da Coordenadoria de Registro de Veículo - COREV.
    O instrumento de mandado (procuração) público ou privado deverá conter, obrigatoriamente, a qualificação do outorgante e do outorgado, constando o número do CIC e RG e, no caso de venda do veículo poderes específicos para que seja efetivado o registro da transferência.
    No caso de processo de pessoa jurídica é necessário cópia do documento de comprovação de titularidade.
    À exceção do licenciamento anual, em todo serviço por procuração será exigido cópia do documento de identificação e CIC do procurador, além da documentação do proprietário.

    DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA OU DECLARAÇÃO EQUIVALENTE
    O comprovante de residência poderá ser substituído pela declaração contida no próprio formulário "Requerimento de Serviço" do Detran/SE.
    DO LAUDO DE VISTORIA - AT. 17/09/2009
    Os Laudos de Vistoria realizados por Detrans de outros Estados da Federação para os processos de 2ª Via do CRV, Licenciamento Anual e renovação, somente serão acatados pelo Detran/SE quando devidamente lacrados. Neste Laudo deverá constar alem das características do veículo o decalque do chassi e número do motor ou decalque. O referido Laudo será encaminhado, através de ofício do Detran do Estado de origem do veículo ao DETRAN/SE. O Chefe da Vistoria do DETRAN/SE deve proceder a abertura deste envelope, cadastrando os dados no sistema se estiver de acordo com o exigido, datar e apor sua assinatura no verso do Laudo da Vistoria.
    As vistorias de CIRETRANS de outros estados da Federação, só serão aceita após analise da Gerencia de veiculo - GERCONV, Coordenadoria de registro e licenciamento de veiculo COREV, GEREX-RENAVAM e Diretoria de Operações.

    O Laudo de Vistoria realizado pelo Detran/SE tem validade de 30 dias e somente o original será acatado por este órgão de trânsito.

    Os veículos oficiais de propriedade da Administração Direta, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de qualquer um dos poderes, excetuando-se os veículos de representação, conforme Resolução nº 32/98, do Contran, e os previstos no Art. 116 do CTB, quando submetidos à vistoria técnica, neste Órgão, deverão estar com indicação expressa, por pintura nas portas, do nome, sigla ou logotipo do órgão ou entidade em cujo nome o veículo será registrado. (Parágrafo primeiro, do Art. 120 do CTB).

    Qualquer processo que envolva veículos de transporte de carga (peso bruto superior a 4.536kg) e que tenham sido fabricados até 29/04/01 e que ainda não foi submetido a uma vistoria para verificação do dispositivos de segurança, conforme determina a Deliberação nº 30, do Contran, de 19/12/01 e Resolução 128/2001. (CI nº 007/02, de 16/01/02 de Diretoria de Operações)

    No processo de 1º emplacamento de veículo, o laudo de vistoria deverá ser exigido, em substituição ao decalque do número do chassi na Nota Fiscal, nas situações abaixo especificadas:
    .veículo adquirido em bingos, sorteios etc.;
    .veículo utilizado para transporte escolar/auto escola/oficial;
    .veículo com Nota Fiscal de compra com data superior a 30 dias;
    .veículo, cuja nota fiscal não conste o decalque do chassi;
    .veículo para transporte de CONTÊINERES, para reconhecimento da plaqueta de identificação de certificação do fabricante, afixada na estrutura do veículo.
    .veículo com Nota Fiscal emitida por concessionárias de outros Estados da Federação.

    Excetua-se dessa obrigatoriedade os casos em que o veículo for adquirido, via internet, diretamente da montadora, através de concessionária sediada no Estado de Sergipe, desde que o cliente disponha de uma Declaração de Venda da própria concessionária ou que esta informação conste na Nota Fiscal. A Declaração deverá vir acompanhada do comprovante de titularidade do responsável pela concessionária;

  • #9
    Banido
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,477
    Agradecimento: 1

    Fabricacao artesanal parte 2

    DO NÚMERO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO PERMITIDO POR FABRICANTE
    Será permitido o registro e licenciamento de no máximo três reboques para cada fabricante, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

    (Respaldo Legal: Res. 063/98/CONTRAN)
    DO RECONHECIMENTO DE FIRMA EM PROCURAÇÃO - AT.20/09/2009
    Procuração Pública: reconhecer o sinal público, quando emitida por cartórios de qualquer Estado da Federação.
    Procuração Particular: reconhecer a firma em cartório do outorgante, bem como o sinal público, se o cartório que reconheceu a firma não for estabelecido em Sergipe.
    DO RECONHECIMENTO DE FIRMA POR SEMELHANÇA - AT.17/09/09
    Com exceção do CRV, todos os documentos que compõe um processo e são passíveis de reconhecimento de firma em cartório, serão acatados pelo Detran com o reconhecimento de firma por semelhança.

    DO REGISTRO DO 1º EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS OFICIAIS DE PROPRIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA, DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, DE QUALQUER UM DOS PODERES
    Deverá haver indicação expressa, por pintura nas portas, do nome, sigla ou logotipo do órgão ou entidade em cujo nome o veículo será registrado, excetuando-se os veículos de representação e os previstos no Art. 116 do CTB.

    (Respaldo Legal: Art. 120, § 1º do CTB)
    DO VEÍCULO DE PROPRIEDADE DE DUAS OU MAIS PESSOAS
    Quando o veículo pertencer a duas ou mais pessoas, colocar-se-á no CRV/CRLV – campo destinado ao nome do proprietário – o nome do indicado como responsável e no campo OBSERVAÇÕES dos mesmos documentos, o nome dos demais co-proprietários com a seguinte expressão: “CO-P” (Co-Proprietário).

    Os co-proprietários deverão apresentar um Termo informando a intenção da compra em co-propriedade e indicando o responsável legal pelo veículo. Quando da venda deste, deverá constar uma procuração assinada por todos os co-proprietários com poderes especiais, autorizando a venda.
    DO VEÍCULO ADQUIRIDO EM BINGOS, SORTEIOS, ETC. (Atualizado em 14/09/2009)
    Dado a necessidade de manter o registro da cadeia sucessória do veículo, deverá ser cobrada as taxas de 1º emplacamento e de transferência de propriedade dos veículos adquiridos através de sorteios, bingos etc. Havendo atraso no emplacamento, deverá ser cobrada, apenas, a multa por atraso do 1º emplacamento. Neste caso, para efeito de expedição dos documentos (CRV/CRLV), a data a ser considerada como referencial será aquela constante na primeira nota fiscal de aquisição do veículo.
    Para o primeiro registro é necessário compor o processo uma via da nota fiscal de entrega do veículo à revendedora e o Termo de Entrega, com a identificação da nota fiscal, fornecido pela empresa patrocinadora do sorteio.

    DO VEÍCULO COM GRAVAME
    Toda baixa, inclusão, alteração ou cancelamento de gravame é de inteira responsabilidade da financeira.

    (Respaldo Legal: (Portaria nº 118/05, de 12/05/2005).)

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Eu fiz duas carretinhas. Ná época era fácil. As exigência feitas pelo detran para emplacar eram simples de cumprir: Marcação em relevo com um número de chassi fornecido pelo Detran, todos os parafusos com porca e contra porca, placa no centro ou no lado esquerdo, amortecedores, pintura preta e amarela na traseira e para-barro.
    Hoje só é possível com a assinatura de engenheiro responsável e laudo favorável do Imetro e assim é preferível comprar uma usada.
    As que construí usei as peças do eixo traseiro do Gol (ponta do eixo, rolamento e cubo). As molas usei a da cabina do caminhão Mercedes 1113.

    Apenas como curiosidade: Um amigo conseguiu licenciar um carretinha que ele mesmo construiu da seguinte forma: Como um irmão dele tinha uma igual ele simplesmete clonou a placa , o número do chassi e tirou uma segunda via do documento.

    que CABRITÃO!!!!!

    por essas e outras, é mais barato e facil comprar uma com os docs ok e adaptar pro uso necessario

    carlos sallespickup

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Carretinha para levar o Spider
      Por Wallace no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 24
      Última resposta: 19/08/2006, 14:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade