International Fornecerá o Substituto do Hummer, em Zonas de Combate, aos US Marines - 1.200 Unidades do MRAP
A empresa Navistar International Corporation anunciou que sua divisão militar, International Military and Government, LLC, recebeu um contrato do US Marine Corps no valor de U$623 milhões para a produção de 1.200 veículos, Category I Mine-Resistant Ambush Protected (MRAP) para serem entregues até Fevereiro de 2008. O veículo será chamado de International® MaxxPro™ e as estimativas são de que sigam outras encomendas do MRAP, que podem ultrapassar o valor de U$8 bilhões, para mais de 7.700 unidades.
O programa Mine-Resistant-Ambush Protected (MRAP) é um programa de urgência do Corpo de Fuzileiros Navais. O objetivo é de substituir TODOS os veículos tipo Hummer nas zonas de combate, incluindo as versões blindadas como a M1114.
O Programa MRAP tem dois níveis que classificam os veículos:
Categoria 1 (MRAP-MRUV)
O Mine Resistant Utility Vehicle (MRUV) é mais leve e menor, projetado para operações em áreas urbanas, configuração 4x4 como o MaxxPro
Categoria 2 (MRAP-JERRV)
O Joint Explosive Ordnance Disposal (EOD) Rapid Response Vehicle (JERRV) é projetado para missões, que incluem: ser testa de comboios, transporte de tropas e ambulância, geralmente na configuração 6x6.
A International entregou quatro unidades ao US Marines, em Março de 2007, para extensos testes no campo de provas de Aberdeen Proving Grounds para avaliar a sobrevivência da tripulação e performance do veículo. O MaxxPro™é propulsado por um motor diesel International MaxxForce™ turbocharged, com as seguintes características:
• Sobrevivência da Tripulação.Com características únicas de blindagem para proteger a tripulação das ameaças do campo de batalha moderno.
• Capacidade de alta produção do veículo
• Facilidade de manutenção e um ciclo de vida superior. É vital para as Frças Americanas consigam manutenir os veículos no campo de batalha e retorná-los o mais rápido possível à ação
A International empregou um conceito de blindagem modular, deenvolvido em conjunto com a empresa Plasan Sasa, para blindar o veículo MaxxPro™. O projeto incorpora uma proteção em forma de "v", no compartimento da tripulação de um chassis de caminhão pesado International. O formato em v é projetado para dissipar o efeito de cargas explosivas sob o veículo, ou próximo, reduzindo a ameaça à tripulação.
Defesa @ Net
Ao custo médio de U$ 520.000 a unidade o Corpo de Fuzileiros Navais Americano, procura de forma urgente o substituto ao Hummer, incluindo a versão blindada M1114. Essa posição americana deve trazer alguns ensinamentos.
Quando a AVIBRAS apresentou o AV-VBL e posteriormente o Guará, ambos tiveram uma fria recepção no Exército Brasileiro. Afinal veículos blindados em cima de chassi de caminhão (MB Unimog).
Agora os americanos baseado sem sua experiência no Iraque e Afeganistão colocam um chassi de caminhão pesado, especialmente blindado para operar em zonas de combate.
Fonte: Defesanet
http://www.defesanet.com.br/zz/afv_mrap.htm