x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2

    Gurgel Carajás Diesel: projeto 4x4




    Olá,

    Não me inscrevi no fórum para este assunto especificamente, mas surgiu a possibilidade de adquirir um Carajás a diesel, ano 1986.
    Segundo consta, era carro de uso diário até 2016, depois ficou numa garagem, no tempo, sem muitos cuidados. Pelas poucas fotos que vi, precisa de reparos, mas nada grave. Contudo, nem faço ideia de como deve estar o metalon do chassi!
    Estou viajando por esta semana e terei que decidir lá pelo dia 30 próximo se me candidato ou não à viatura.
    Minha intenção não é restauração, é customização. Pretendo mexer nele bastante e o principal seria instalar uma tração 4 x 4. Catei de tudo na web esses dias e descobri que a maioria dos sites e postagens sobre Gurgel ficaram no tempo, congelados em 2010, 2013....* Projetos 4 x 4, só achei em vagas menções...
    Então resolvi recorrer ao Fórum. O que eu gostaria de saber dos amigos é se é viável um 4 x 4 num Carajás. O único projeto que achei pronto e documentado na web é de uma carroceria de Carajás num chassi de picape, motor de carro, caixa de suv....

    (posso demorar um pouco a responder, estou em viagem)
    4X4 Brasil
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Tem como adaptar a tração... já "documentar" não sei dizer, mas acredito que sim.
    Até por que já é diesel... (isso pode facilitar o convencimento no detran, por que se o caro é 4x4, pode colocar diesel)

    Enfim, quanto a adatação, existem várias estratégias.
    Desde as utilizadas pelos Gaioleiros para criar gaiolas 4x4... até adaptação de uma mecânica completa de um veículo 4x4.

    Sugiro comprar um subaru 4x4 (talvez um legacy tenha as dimensões próximas do carajás, como distância entre eixos, etc), retirar a cabine do subaru e colocar a mecânica no carajás.

    Vai dar trabalho, mas acho que o mais simples a se fazer.

    Vai ficar com um ótimo sistema de tração e uma mecânica segura e moderna.

    Lembre-se apenas que: É Adaptação.
    Dá trabalho,
    Custa caro,
    Vai gastar com o serviço de adaptação,
    Regularização,
    Revisão geral da mecânica comprada (e mecância de subaru não é "troco de pinga" pra manter como um AP).
    Toma tempooooo
    E exige um profissional com experiência e disposição para esse tipo de serviço.

    Se pegar um que já esteja meio na preguiça , capaz de ele te deixar na mão no meio do caminho.

    O problema aí seria que adaptar uma mecânica de Subaru você perderia a questão do diesel né!?...

    Outra opção seria pegar uma mecânica de hilux 4x4 antiga batida (95).
    O Motor 2.8 é suficiente para puxar bem a cabine do carajás e contiuaria diesel.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Tem como adaptar a tração... já "documentar" não sei dizer, mas acredito que sim.
    Até por que já é diesel... (isso pode facilitar o convencimento no detran, por que se o caro é 4x4, pode colocar diesel)

    Enfim, quanto a adatação, existem várias estratégias.
    Desde as utilizadas pelos Gaioleiros para criar gaiolas 4x4... até adaptação de uma mecânica completa de um veículo 4x4.

    Sugiro comprar um subaru 4x4 (talvez um legacy tenha as dimensões próximas do carajás, como distância entre eixos, etc), retirar a cabine do subaru e colocar a mecânica no carajás.

    Vai dar trabalho, mas acho que o mais simples a se fazer.

    Vai ficar com um ótimo sistema de tração e uma mecânica segura e moderna.

    Lembre-se apenas que: É Adaptação.
    Dá trabalho,
    Custa caro,
    Vai gastar com o serviço de adaptação,
    Regularização,
    Revisão geral da mecânica comprada (e mecância de subaru não é "troco de pinga" pra manter como um AP).
    Toma tempooooo
    E exige um profissional com experiência e disposição para esse tipo de serviço.

    Se pegar um que já esteja meio na preguiça , capaz de ele te deixar na mão no meio do caminho.

    O problema aí seria que adaptar uma mecânica de Subaru você perderia a questão do diesel né!?...

    Outra opção seria pegar uma mecânica de hilux 4x4 antiga batida (95).
    O Motor 2.8 é suficiente para puxar bem a cabine do carajás e contiuaria diesel.

    Caro titanium,

    Muito obrigado pela resposta. Eu não fazia ideia do quão complexo seria.....

    Eu vou agendar uma visita ao carro, mais por desencargo de consciência. Se ele estiver bom o suficiente para valer como antigo e barato o bastante para caber no meu orçamento, quem sabe....

    Eu busco um carro para trilhas mais pesadas, aquilo que eu, decididamente, não vou fazer com meu Grand Vitara. Como um carro moderno (Troller, Jummy, etc...) está fora do orçamento, esse me pareceu uma boa alternativa, mas é óbvio que não se prestará a este objetivo sem grandes investimentos.

    Um grande abraço, mais uma vez, agradeço pela resposta!!!!
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #4
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Para trilhas pesadas o pessoal tem usado as Cherokees v8 antigas... Explorers.. .

    Já estão prontas.
    São fortes.
    Brutas..

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    Sim, vi no Youtube o desempenho delas....
    Jeep é Jeep!!!!
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    Prezados,

    O Carajás em questão não integrará mais a partilha de bens e será mantido na família. Sendo assim, encerro o assunto, agradecendo ao amigo titanium pelas dicas.
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #7
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Tranquilo Helio!

    Fica tranquilo e Confie em Deus que já já o jipinho ideal para trilhas chega na sua garagem!

    Já ouvi falar muito bem dos Jipes Cherokee Rubicon e das Explorers década de 90.
    Procura por qualquer uma das duas com câmbio manual... vai se surpreender com a economia do 6cc e com a capacidade offroad de ambas!

    Sem contar o conforto..

    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. gurgel carajas
      Por catamaran no fórum Outros
      Respostas: 36
      Última resposta: 30/03/2011, 14:12
    2. gurgel carajas carroceria
      Por catamaran no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/07/2009, 08:21
    3. Rodas do Gurgel Carajás no CJ5
      Por dvenia no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 06/05/2008, 03:47
    4. Vendo Gurgel Carajás 1.6AP Diesel
      Por jaeka no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/11/2007, 20:58

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade