x
Convex Datacenter
Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 123
  • #25



    Adquiri um JAVALI em out/2005 e estou fazendo o motor do mesmo, que por sinal esta ficando em R$ 3.500,00 com retifica completa.

    Não tenho nada a reclamar do TIRIÇÃO esse é o apelido dele.

    Tinha um CJ5 1964 vermelho, Carrasquinho, era muito bom para subir rampas, mas para sair de erosões era um desastre. Já o TIRIÇÃO sai numa boa, parece que o peso do motor ajuda.

    Estou muito satisfeito com a viatura e não troco por nenhum CJ5.

    Aos que falam mal do JAVALI deveriam rever conceitos, ou pelo menos andar em um e ver o desempenho/economia.

    Mas gosto é igual a C# cada um tem um.

    sds

    Fazollo

    Defensor dos CATITU

  • #26
    Olá Roberto,

    Comprei um Javali a um ano, de la' para ca' estou colocando o bicho em pe'. A minha intencao inicial e deixá-lo 100% de mecanica antes de comecar a enfeitá-lo. Vou relatar o que ja aconteceu, quem sabe te ajuda.

    Antes de comprar pesquisei, estava procurando um carro que: eu nao iria ficar chateado o dia inteiro se arranhasse na vaga da garagem, nao fosse vizado para assaltos ou sequestros, no transito afastasse os outros carros e espantasse os motoqueiros. Resolvi comprar um jipe, mas qual? Fiquei entre um CJ(zinho) e um Javali. O tamanho, a estrutura do chassi, o freio a disco de fabrica, a lataria robusta e a idade me fizeram compar o Javali. Com ele ja' enfrentei uma lâmina dagua (rio) que estava entupido por dois CJs: um no meio e outro no barranco.

    O motor nao é o original, é um perkinho 4.203 que fiz a 3 meses por R$ 4k. Agora faço 13km/l na cidade usando biodisel e 17km/l na estrada. 1 litro de oleo lubrificante a cada 1500km. Apesar de ser perkins ainda nao esta vazando.

    Em Goiania há um mecanico muito experiente em Javali, ele conhece o bicho em detalhes e trabalhou com eles desde o inicio da fabricacao. Ele me sugeriu algumas modificacoes que fiz: direcao hidraulica (depois que o eixo pitman quebrou ), troca do sistema da cangalha da direcao (o meu javali agora nao tem folga nenhuma), trocas das cruzetas e reforma do cambio e transmissao (ainda tenho uma engrenagem da tracao dianteira sem um ou outro dente).

    Ao fazer uma viagem a uma cidade antiga, onde o calcamento era de paralalepipedo, o copo de vidro decantador (proximo ao tanque) trincou com a trepidacao e o diesel vazou (consegui voltar com a ajuda de um pedaco de silver-tape). O mecanico sugeriu uma modificacao, agora o copo nao quebra nem a paulada.

    Um cuidado que deve ser tomado e' com a caixa de cambio e companhia, algumas folgas entre as engrenagens podem danifica-las. Pretendo a cada seis meses abrir a tampa de inspecao inferior e verifica-las, faca isso com um mecanico que conheca o javali - meu mecanico antigo trocou o oleo do cambio pela entrada do cabo do velocimetro!

    Falando em velocimetro: o meu parou de funcionar, fui a um "conçertador" que sentenciou a engrenagem do cabo do velocimetro que fica no eixo cardã. Ele arrancou a danada e desferiu um monte de golpes de marreta na coitada, instalou novamente e o ponteiro agora esta muito suave - nao trepida.

    O eixo trazeiro original e' conico, ao trocar o retentor e o rolamento verificou-se que ja haviam adaptado/soldado outro eixo nas metades internas, ate' hoje nao quebrou.

    Pretendo agora trocar o tanque de combustivel por um de aço inox e trocar as rodas livres dianteiras e rolamentos.

    Tenho quebrado a cabeca em uma capota de aço, o desenho esta quase todo pronto (na minha cabeca), em julho/2006 quero comecar a cortar as chapas e procurar um ar-condicionado para instalar.

    Por enquanto eh o que me lembro. Concordo com voce, trata-se de um veiculo agricola muito bom. No dia a dia so' uso o meu Jipuço (apelido que minha esposa insiste em usar), mas ja fui rebocado muitas vezes ate' chegar no atual estado de confianca - arrisco ate a viajar sozinho. Na oficina que frequento ha um javali em reforma (motor de D-20 perkins 4236) o dono disse que vai de Goiania ate' o Pará no porco...

    Ih o texto ficou muito grande.

    Até mais.

  • #27
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Melo e Roberto

    Cade as fotos???


    rgds
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #28
    Senhores, boa noite;

    Seguem algumas fotos do Tirição.

    Abraço grande

    Fazollo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viabilidade do Javali-s3010792_203.jpg   Viabilidade do Javali-s3010803_175.jpg   Viabilidade do Javali-s3010794_381.jpg  

  • #29
    Quem tiver mais fotos postem!!!!!

  • #30

    fotos da montagem do motor

    Vou postar aqui o dia da montagem do motor do meu java (apelidado de Pequizão)..rsss
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viabilidade do Javali-dsc00442_459.jpg  

  • #31
    Recomendo aqueles que forem retificar seus motores de certificar que as medidas dos diâmetros internos das camisas estejam dentro dos valores padrões... Acreditem! Tem muita retífica por aí que não sabe os valores das medidas do motor do javali
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viabilidade do Javali-ag20_026_402.jpg   Viabilidade do Javali-ag20_025_174.jpg  

  • #32

    Re: fotos da montagem do motor

    Citação Postado originalmente por vinicius32
    Vou postar aqui o dia da montagem do motor do meu java (apelidado de Pequizão)..rsss
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Viabilidade do Javali-dsc00444_142.jpg  

  • #33
    Usuário Avatar de José Tadeu
    Entrada
    14/07/2004
    Local
    Palmas/PR
    Idade
    60
    Posts
    132
    Agradecimento: 1
    Comentei anteriormente, que o Javali sofre grande preconceito, acho que os que falam mal, não conhecem as suas qualidades, e se aproveitam de seus defeitos.

    Pena que o Javali, foi fruto da Indústria Brasileira, que infelizmente a CBT teve que fechar suas portas, e nós ficamos com a herança, de mais um objeto orfão.

    O Javali, na realidade, em sua parte estrutural é muito boa, a CBT, pelo fato de querer produzir um veículo 100% nacional, em que certo ponto seria um previlégio, no meu ver, falhou na produção do motor, que apesar, de ser valente, mas tem o problema de vibração, barulho e vazamentos; e sim deveria ter optado por um motor Perkins ou MWM, pois assim não perderiam tempo, e principalmente nós consumidores não teriamos tantos problemas.

    O meu Javali, depois de praticamente, oito meses parado para a reforma da lataria, esta em plena atividade, faltando apenas a colocação da capota. Todo este tempo parado se devem a busca de uma capota de fibra, que infelizmente não consegui, e assim estou colocando novamente uma nova capota de lona da pissoletro.

    Mas quanto a capota, temos uma luz no final do túnel, pois tem em Maringá-PR, o Pedro Hernandes, que tem um projeto de fabricação de capota de fibra, conversei com ele pessoalmente, para ver o modelo do qual ele fará o molde, o objetivo dele é que no primeiro semestre deste ano tenha a nova capota pronta, então vamos esperar, para vermos o que acontece.

    O meu Javali, está equipado com motor MWM-229 turbinado, feixes de mola do Toyota do ano de 1996 em diante, direção hidráulica, e ficou muito bom, tanto para andar em estradas de terra, como no asfalto, e já fez muita F-1000 passar vergonha em subidas.

    O que falta nele, é resolver o problema da caixa montanha, a qual produz um ruído, que não chega a encomodar, o que é normal para o Javali, mas, que comparando com o Toyota, que trabalho sem este ruído.

    Mas, foi bom reativarmos este tópico, pelo fato de relatarmos os méritos dos Javalis.

    Abraços


    José Tadeu

  • #34
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Senhores

    Parabens pelos Javalis!!!

    Eu ja tive alguns 4x4, e o unico que não troco, não vendo e não empresto e o Javali. O bichão e valente mesmo.

    Jose Tadeu

    Nos mantenha informados sobre essa capota de fibra, talvez eu tenha interesse.

    rgds
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #35
    Olá José Tadeu,

    Estou interessado em instalar outras molas em meu Javali. Entao me diga: como ficou o seu Javali após a instalacao das molas da Band? Ficou mais macio? Nao perdeu estabilidade?

    A modificacao foi muito complicada?

    Abracos,

  • #36
    Usuário Avatar de José Tadeu
    Entrada
    14/07/2004
    Local
    Palmas/PR
    Idade
    60
    Posts
    132
    Agradecimento: 1
    Melo:

    Ficou bem melhor com os feixes de molas do Toyota, ficou mais macio, e mais firme, consequentemente melhorou a estabilidade, o detalhe é que ficou caro, aproximadamente R$ 900,00 reais por feixe, usei todas as peças novas. O trabalho de adaptação foi simples, o mecânico que faz os serviços no Javali, gosta de trabalhar com adaptações, então junta a fome com a vontade de comer.

    Mas, depois que vi um Jeep Willys, ano passado no Fenajeep, com feixe de mola da pick-up fiorino, acho que faria isto em vez de usar os feixes do Toyota. Este Jeep esta com quatro molas da Fiorino, e mais quatro molas helicoidais da saveiro, com amortecedores Rancho, e eixos da Rural, portando as molas helicoidais foram colocadas por fora do chassis, o que achei interessante é que a suspensão trabalha, apenas com o esforço dos braços, veja bem, a avaliação feita sómente no visual, não andei no Jeep, mas que achei interessante, achei. Este Jeep você pode ver neste site, em Frota 4x4 - Willys militar preparado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade